Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Análise dos times - AFC West

Continuando, vou postar mais uma divisão da AFC, a West. Ainda hoje termino a AFC e a idéia é terminar a NFC amanha, e ai começar com os posts conforme os temas forem saindo. Sem mais demoras, AFC West.

"Desce dai, tão te chamando no Jets!"

San Diego Chargers
Os Chargers reinaram na divisão por muito tempo. E sempre cairam no 'quase' nos playoffs. Os conhecidos carrascos dos Colts mudaram o ataque quase inteiro para essa temporada e tambem tiveram algumas mudanças na defesa. Pra mim, a maior incognita da NFL!
O ataque ainda tem Philip Rivers e Antonio Gates, mas perdeu Vincent Jackson e LT. Nao acho que perder LT tenha sido ruim para o time, fazia muito tempo que ele nao rendia, e o calouro Ryan Matthews é capaz de dar uma nova dimensão ao time. Mas perder Marcus McNeil e Vincent Jackson, sim. Jackson era o melhor WR do time, e embora o time tenha outros jogadores capazes de jogar nessa posição, Jackson era o melhor. Acompanhar a evolução desses jogadores mais novos será interessante.
A defesa manteve a base forte, mas perdeu seu DT e o cornerback Antonio Cromartie. Ambos farão falta, e nao houveram grandes reposições. O jogo contra o Chiefs mostrou que esse time nao parou bem o jogo terrestre (DT, talvez?) e sofreu com os especialistas. Os Chargers sao o time mais imprevisivel da NFL, ainda que tenham um grande Quarterback, um excelente TE e muito talento dos dois lados da bola.

Rating: B
Confesso que vejo o time mais fraco do que temporada passada, ainda que agora tenha um jogo terrestre. Rivers ainda é um excelente QB, e com Gates e Matthews, o time ganha uma divisão fraca. Mas nao acho que chegue com força nos playoffs. No entanto, é um time que pode ter um grande salto de rendimento ao longo do ano. A imprevisibilidade do time torna dificil dar um rating, entao fico com uma pessimista.

"Touchdown de bicicleta vale mais?"
Kansas City Chiefs
Os Chiefs estao se remodelando ja faz alguns anos, mas o time parece finalmente estar se acertando. Matt Cassell ainda nao achou sua forma, parece que a deixou em New England, mas o ataque tem boas peças em Dwayne Bowe e Chris Chambers de WR, e principalmente no trio de RBs Thomas Jones, Jamaal Charles e Dexter McCluster (Esse ultimo tambem joga de WR). A linha ofensiva é fraca, mas os RBs conseguem se virar. Se Cassell achar sua forma, o ataque pode ser bem interessante em 2010. Os especialistas ja provaram que são excelentes.
A defesa do Chiefs, no entanto, ainda fede. Brandon Flowers é um bom CB e Eric Berry é um tremendo safety, mas para por ai. O resto realmente fede. Está melhorando, mas nao sao muitos problemas pra resolver em tao pouco tempo. Mas é um time que ta crescendo e tem mostrado algum potencial. Pode vir a ser interessante, numa divisão fraca.

Rating: C+
Confesso que gosto desse time, e o jogo terrestre é sensacional. Cassell irá melhorar ao longo do ano, e Berry irá receber alguns votos pra calouro do ano. Ja é mais do que eles esperavam, entao ninguem irá reclamar.

"Tira ela daqui antes que eu faça merda!"

Oakland Raiders
Confesso que acompanhei pouco esse time, mas ele melhorou bastante. Como? Simples: Mandaram a porra do Jamarcus Russell embora! Ok, Jason Campbell nao é um QB de elite, mas ja ta bem melhor, e ja vai ajudar bastante. Ano passado, quando Bruce Gradkowski teve bons momentos, o time derrotou Steelers, por exemplo. Ou seja, é um time que pode surpreender. Darren McFadden terá mais espaço pra crescer, e a defesa está melhorada. Nao sei analisar com detalhes o time porque sinceramente nao sou um grande fã do Raiders, mas em geral, o time está melhor e numa divisão, a meu ver, equilibrada, pode vir a brigar por uma vaga. Ver como o calouro Rolando McClain se comportará tambem será interessante.

Rating: C+
Melhorou em relação ao ano passado e ja escapou do nivel 'piada', e com sorte talvez até consiga brigar pelo titulo de divisão. Wild card eu duvido muito, o time está abaixo do resto da AFC.

Ser técnico em Denver é contar com uma boa escolta.

Denver Broncos
Um time que aparentemente nao gosta de ganhar. Mandou embora Mike Shanahan, Jay Cutler (Qdo ainda jogava bem) e Brandon Marshall. E trouxe Tim Tebow e Laurence Maroney. Que medinha do Broncos, chamem o Bateman!!
O ataque nao tem um WR confiavel (o calouro Demetryius Williams nao jogou ainda e Eddie Royal precisa provar que pode recuperar a forma de 2008) e nem um grande QB, ainda que Kyle Orton nao seja o pior QB da Liga e consiga ser um QB eficiente e que cuida bem da bola quando tem tempo no pocket. O jogo terrestre tem o ótimo Knowshon Moreno, e o mediano Maroney. A linhaa nao é das piores. Ou seja, é um time absolutamente mediocre e chato!
A defesa era o ponto forte do time ano passado mas perdeu o excelente Elvis Dummerville, um dos principais pass rushers da NFL em 2009 e lider em sacks. A defesa ainda é boa, Brian Dawkins e Champ Bailey estão velhos mas tem gasolina no tanque, mas perdeu seu melhor jogador, e deve cair de produção. E nao esperem que Tebow salve alguma coisa esse ano. Não sou um critico ferrenho do garoto, ele foi brilhante na Universidade da Florida na NCAA e acho que ele tem muito talento, muita personalidade e vai treinar feito um maluco até mostrar que ta pronto pra NFL. Mas nao vai conseguir isso de imediato. Se for escalado como titular, vai apanhar na cabeça pra aprender do jeito duro. Se tivesse que apostar, aposto que ele vai virar um QB muito bom no futuro. Mas precisa ter calma pra isso, tacar o moleque no meio de um jogo contra o Steelers nao vai ajudar em nada esse projeto! Torço pra que isso nao aconteça e pra que ele tenha tempo pra se desenvolver.

Rating: C+
Pois é, mais um C+ nessa divisão, haja saco! Uma das divisões mais chatas da NFL com certeza, talvez seja maldição das 'West'. Ou pelo menos uma das mais equilibradas, ainda que nivelada por baixo. Assim com Kansas e Oakland, Denver tem chances de playoffs numa divisão fraca e cujo melhor time é uma incognita. Mas assim como os outros dois, nao vejo Denver capaz de disputar com as outras equipes fortes da AFC. Fica o projeto pro futuro. Isso se o Josh McDaniels nao brigar com o Neymar e acabar demitido, nunca se sabe com nenhum desses dois...

Um comentário: