Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 26 de setembro de 2010

Os fujões da NFL

"Vocês traíram o movimento, véi!"


Você sabe o que Vincent Jackson, Marcus McNeill, Darrelle Revis e Chris Johnson tem em comum, além do fato de serem todos bons jogadores de futebol americano? Todos eles correram o risco de perder essa temporada por questões contratuais. E, de certa forma, por vontade própria.
Todos eles boicotaram os training camps dos respectivos times (Chargers, Chargers, Jets e Titans) alegando que queria um novo contrato. Mas para não generalizar e explicar as coisas com calma, vamos mais devagar.
Darrelle Revis estava no seu ultimo ano de seu contrato de calouro, que iria lhe pagar cerca de um milhão de dólares. No entanto, Revis saiu de uma temporada de 2009 incrivel, se estabeleceu como o melhor cornerback da NFL e mostrou que é peça fundamental na defesa do Jets. Ele queria ganhar um contrato semelhante ao que Nhamdi Asamugha, cornerback mais bem pago da NFL, ganha. Ou seja, um contrato longo ganhando cerca de 15 milhões de dolares por ano!

Chris Johnson teve um ano de calouro bom, mas o ano seguinte foi sensacional. Correu para mais de 2000 jardas (O sexto na história a conseguir o feito) e quebrou o recorde de jardas de ataque, que contabiliza corridas e recepções. Assim, Johnson decidiu que merecia um contrato muito maior do que o contrato de calouro que ainda duraria dois anos, e boicotou as atividades do time dizendo que nao jogaria com um contrato daqueles.
Marcus McNeill e Vincent Jackson eram restricted free agents ao fim da temporada 2009. Isso significa que o Chargers tinha direito de cobrir qualquer proposta feita aos dois E alem disso, caso eles decidissem nao igualar, o time que os assinou teria que dar uma compensação (Escolhas no draft) para o Chargers, que estava pedindo muito alto. No entanto, ambos nao quiseram assinar as ofertas de 1 ano do Chargers, ambos queria conratos longos e com bastante dinheiro garantido.

A pergunta que fica é: Se esses jogadores são tão importantes para os seus times, porque os times nao assinaram logo os quatro em contratos longos para garantir que eles fiquem no time por bastante tempo e ainda acabarem com esse 'holdout', como é chamado esse boicote? A resposta é complexa e envolve uma coisa chamada Salary Cap. O Salary Cap, ou teto salarial, da NFL é um "hard cap". Ou seja, ele existe como um limite definitivo que nenhum time pode ultrapassar (Na NBA temos um "soft cap", mas falaremos disso em uma ocasião melhor). O salary cap da NFL é fixado com bastante antecedência num acordo feito entre a NFL e a associação de jogadores, e os times usam esse teto salarial como base para fazer seus contratos com os jogadores. No entanto, o acordo que a NFL e a associação tinham venceu ao final da temporada passada e nenhum acordo foi acertado para essa temporada. Isso significa que essa temporada não tem teto, se voce quiser assinar um contrato de um ano e 400 milhões com o Peyton Manning voce pode. Mas ao final dessa temporada, um acordo terá que ser feito para os proximos anos (O que pode gerar um novo boicote, dessa vez por parte de todos os jogadores), e um novo teto salarial deve ser fixado. O problema é que o que se espera para esse acordo é que o teto salarial caia, e ninguem sabe dizer o quanto. Isso explica porque os times estão com tanto medo de oferecer contratos longos envolvendo bastante dinheiro: Voce não sabe qual vai ser o salary cap pra se basear. E se voce oferece contratos monstruosos para esses jogadores por longos anos voce pode de repente se ver perto demais do salary cap, sem condiçoes de renovar contratos de outros jogadores por maiores valores ou assinar free agents de valor pra nao estourar o limite.

Os times ofereceram contratos curtos, com valor de um ano para os jogadores, enquanto eles queriam contratos longos. Essa discrepância de interesses gerou esses boicotes. Ao final, os times conseguiram o que queria, enquanto os jogadores tambem: Darrelle Revis assinou um contrato longo (Algo em torno de 46 milhões por quatro anos), ainda que abaixo de Asamugha (Mas o suficiente pro Revis garantir a alimentação dos bisnetos). Chris Johnson jogará esse ano com seu contrato de calouro sob a promessa do time de que quando sair o novo salary cap, ele será o primeiro a ganhar um contrato longo e milionário (Até porque eles não sao burros de querer seu melhor jogador e um dos melhores da NFL saindo). McNeill assinou ontem sua tender que tinha valor de U$ 3.600.000,00 quando foi oferecida, mas devido Às multas por atraso caiu pra 600 mil dolares apenas. Um contrato novo é esperando para a final do ano. McNeill terá que aguentar uma suspensão de tres semanas por nao ter assinado o contrato antes da temporada começar, mas apesar disso é um reforço considerável.
O mesmo se aplica a Vincent Jackson. Mas, no caso dele, a questão é um pouco diferente. Jackson tambem era um free agent restrito que queria um contrato longo e valioso. Quando o Chargers fincou o pé dizendo que nao ofereceria um contrato assim antes de sair o novo teto salarial, Jackson fez de tudo pra forçar sua saida. Mas o Chargers pediu alto por ele, e uma troca acabou nao acontecendo até ontem até quarta feira, que era a data limite pra ele assinar um contrato e ainda poder jogar na quinta semana. Agora terá que sentar, no minimo, mais uma semana. Mesmo assim, ele ainda nao assinou o contrato. Ele ja disse abertamente que espera uma troca e acha 'anti-ético' que o Chargers não o troque. Se até a sexta semana ele não assinar um contrato, ele nao poderá mais jogar esse ano. Eu pessoalmente acho que ele não joga mais pelo Chargers, e ele jogar ou não esse ano depende se ele vai ser trocado ou não.

Alguem mais alem de mim acha ridiculo o cara ganhar mais de um milhão por ano, terem oferecido um contrato de tres milhões e meio, e ainda ficar fazendo boicote porque quer ganhar mais? Nao que isso tenha relevância para o Vincent Jackson, que deve estar gastanto sua grana enquanto espera alguem resolver sua situação. Bons jogadores como VJax raramente ficam sem time por tempo demais.
---
Como é dia de rodada, seguem abaixo os nossos palpites. Primeiro os do Celo e depois os meus(Vitor).
San Francisco at Kansas - 49ers , 49ers
Dallas at Houston - Texans , Cowboys
Tennessee at New York Giants - Giants, Titans
Pittsburgh at Tampa Bay - Steelers, Steelers
Detroit at Minessota - Vikings, Vikings
Atlanta at New Orleans - Saints, Saints
Cleveland at Baltimore - Ravens, Ravens
Buffallo at New England - Patriots, Patriots
Cincinatti at Carolina - Bengals, Bengals
Washington at Saint Louis - Redskins, Redskins
Philadelphia at Jacksonville - Eagles, Eagles
San Diego at Seattle - Chargers, Chargers
Oakland at Arizona - Cardinals, Raiders
Indianapolis at Denver - Colts, Colts
New York Jets at Miami - Jets, Dolphins
Green Bay at Chicago - Bears, Packers (Com sérias duvidas aqui, confesso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário