Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Final das análises - Alex Smith e os San Francisco 49ers

Tirar a bola das mãos do Alex Smith ja foi nossa melhor jogada

Enfim terminamos os resumos das oito divisões da NFL. A ultima divisão, NFC West, foi postada hoje mais cedo, e embora tenha faltado um time, terminei o que tinha para postar. A partir de agora, os post serão novos, sobre coisas que virão a acontecer. Mas ja explico isso com calma. Para quem quiser ler os resumos das divisões da NFL, seguem os links abaixo.
Lembrando que o ultimo time que falta, o San Francisco 49ers, está nesse post.

Agora deixa eu me explicar. Como ja falei algumas vezes, eu escrevi todos os resumos entre a primeira e a segunda semana da NFL e postava uma por dia na FEIA. A NFC West caiu pra ser postada na terça feira.
No entanto, após o Monday Night (Niners vs Saints), eu fiquei em choque com o jogo. Sou torcedor dos Niners e tinha coisas demais passando pela minha cabeça naquele momento. Assim, reli o que tinha escrito sobre os 49ers... e apaguei tudo. Nao estava satisfeito com aquele resumo. Tinha muita mais coisa que eu queria falar, que eu tinha na cabeça e precisava colocar pra fora. Assim, a primeira coisa que fiz quando chegueie m casa na terça foi escrever um post enorme não só sobre o time do San Francisco, mas pelas situações que marcaram a decadência e reconstrução da franquia passando principalmente pela peça central do sucesso ou do fracasso dela, o quarterback Alex Smith. Foi um post longo e analítico, e eu fiquei satisfeito com o resultado, e confesso que gostei bastante de escrevê-lo. Na verdade, foi ele que me motivou a criar um blog. Um blog não pra dar noticias, e sim pra analisar as coisas que eu quiser, comentar, divagar, e falar sobre o que tiver na minha cabeça. Quem lê o blog de basquete Bola Presa, no qual eu me inspirei, sabe mais ou menos do que eu falo.

Assim, agora que eu ja postei as análises por divisão, vou começar a postar desse jeito. O que tenho a dizer sobre Alex Smith e o San Francisco 49ers segue abaixo, e no final acabei analisando pra completar os 32 times. A partir de amanha ou domingo eu vou parar com o ritmo alucinado de post desses dias e postar em media um texto por dia. Agradeço novamente a quem venha a ler isso, e espero que se divirtam.
---

San Francisco 49ers
Ja aviso que, por falar do meu proprio time, talvez nao seja uma analise tao fria como as outras, talvez tenha uma dose mais passional. Mas tudo bem, somos humanos, torcedores, com emoções, então isso faz parte da graça.

Os 49ers sao um dos times mais tradicionais da NFL. Dominaram a decada de 80 ('Niner Decade') e mesmo na decada de 90, com a lesão e saida de Joe Montana, continuaram como fortes competidores atrás de Steve Young. Jeff Garcia conseguiu continuar esse legado durante algum tempo, mas Terrell Owens saiu, o resto do time fedia e Garcia tava ficando velho. O Niners passou por tempos negros. Saiu de Montana para Young e de Young para Garcia, e o time ficou em panico com medo de de repente parar de competir pelos playoffs (rotina na época) pra passar um tempo no fracasso. Ao inves de aceitar que ia passar por uma reformulação, o time passou por uma má gestão: Gastou muito dinheiro com quem nao precisava ou nao devia, tentou remendar o time, gastou demais pra ter resultados de menos. No final, perdemos nossa hegemonia na NFC West, o time estava com um rombo na contabilidade enorme e nao tinha quem prestasse no time. Em 2004, enfim, amargamos o ultimo lugar da NFL.

Como voces sabem (Para quem é novo em NFL, fica a dica) o ultimo colocado na NFL é o que começa escolhendo em primeiro no draft seguinte. Com a primeira escolha do draft, os 49ers draftaram Alex Smith. Smith tinha sido um ótimo QB em Utah, e foi escolhido para ser o novo QB da franquia, uma franquia por onde ja passaram dois dos melhores Quarterbacks que ja pisaram nessa Terra. Só que como todos sabem, Smith foi uma decepção. Como todo QB que jogava num spread offense no colegial, haviam duvidas sobre como ele jogaria under center(Quando o quarterback recebe o snap com a nao junto do Center, e nao a uma distancia). Bom, ele jogou mal, perdeu muitos jogos e perdeu a confiança. A sorte da franquia foi que, na terceira rodada, draftou um corredor chamado Frank Gore.

Enquanto Gore mostrava que era bom pra valer, Alex Smith sofria pra se adaptar à NFL. Falta de experiencia, falta de um bom coordenador ofensivo e talvez até de capacidade fizeram ele sofrer como titular, até que se machucou feio no final da temporada seguinte.
A lesão foi séria e fez Smith perder duas temporadas, e quando voltou foi como reserva. Nesse meio tempo os Niners fizeram ótimos drafts, pegando por exemplo Patrick Willis e Vernon Davis. Em 2008 nosso QB titular foi J.O. Sullivan, e em 2009 Shaun Hill, com Smith no banco. No entanto, em 2009, Hill estava num jogo péssimo, perdendo de 21 a 0 no intervalo contra Houston. Smith foi entao colocado em campo e terminou o jogo com 200 jardas e 3 TDs em metade de um jogo e só nao levou o time à vitòria por causa da grande desvantagem no primeiro tempo. Desde então, Smith teve uma boa temporada. Alguns problemas de comunicação, falta de entrosamento e de confiança, mas terminou o ano com bons numeros: 18 TDs e só 12 Ints. Foi um Alex Smith bastante diferente do que estavamos acostumados a ver, um Alex Smith que nao só um jogador, era um lider, conduzia o time, chamava jogadas, mostrava maturidade e confiança no pocket. Foi nomeado o titular para 2010 e as esperanças nele voltaram a crescer.

Em 2010, Kurt Warner se aposentou e o Arizona perdeu seus principais jogadores. Era a chance pra, enfim, retomar a ponta da Divisão. A offseason foi tranquila e o draft trouxe jogadores importantes, principalmente para a linha ofensiva, com Mike Iupati e Anthony Davis. O grupo estava montado, a grande duvida era Alex Smith e até onde ele poderia levar um time muito bem montado.
Até agora, nao temos uma resposta. Smith teve um jogo muito fraco contra o Seattle, após um começo bom vendo Maurice Morris furar uma bola na end zone, um TD de Josh Morgan ser anulado e o mesmo Morris escorregar numa 4 pra 1 na linha do goal. Smith ficou nervoso, perdeu a cabeça e lançou interceptações, passes toscos, e jogou muito mal.
Contra o Saints, todo mundo esperava o mesmo, e foi assim que começou. Mas depois de uma interceptação, Smith mudou: Começou a ousar nos passes, e acertar esses passes. Comandou o ataque como um lider, se impôs, e mostrou que talento nao é o problema ali. Nao saiu com a vitória por incompetencia de alguns jogadores e azar. Mas foi uma postura totalmente diferente para Smith, que foi impressionante conduzindo uma campanha no final do jogo para empatar a partida, com uma maturidade e liderança que muitos, incluindo eu, nao sabiam que ele tinha.

No final, parece que o Niners está de volta onde começou. Uma partida sofrivel do Smith seguida por uma brilhante. O problema é essa inconstancia. Pra mim nao é falta de talento, e sim excesso de pressão: Se Smith fosse uma escolha da terceira rodada, ninguem ia ligar que ele fedeu como novato, nao teria pressão em cima dele, ele nao botaria tanta pressão nele mesmo e teria tido calma pra evoluir e ainda seria uma boa steal no Draft. Por ser uma primeira escolha, todo mundo sempre vai pegar no pé a cada erro e falar que ele foi um bust. Nas poucas vezes que vi o Alex Smith calmo e princpalmente confiante, vi um Quarterback talentoso, ágil, que sai bem do pocket e que tem boa precisão, apesar de nao ter um braço muito forte (ainda que tenha lançado duas bombas maravilhosas contra o Saints). Mas infelizmente ninguem sabe que Smith aparecerá em cada jogo. Por isso prever algo para esse time é muito dificil: Se Smith jogar como jogou contra o Seattle, estamos ferrados. Se ele jogar como jogou contra Saints, tenho certeza que vamos à pós-temporada e ainda causaremos problemas la. Fica a esperança de um torcedor. E a dúvida.
Problemas com o Smith à parte, o time tem um bom ataque. Michael Crabtree e Morgan são uma excelente dupla de WRs e que ainda tem Ted Ginn, machucado, para se juntar. Vernon Davis mostrou ano passado que pode ser um dos melhores TEs da NFL e Gore é um dos jogadores mais underrateds da NFL em anos. Sabiam que ele tem a maior sequencia ativa de temporadas com mais de 1000 jardas? Pois é. A linha ofensiva foi a maior fraqueza do time ano passado, mas esse ano trouxe duas escolhas de primeira rodada(Davis e Iupati) pra reforçar e tem a volta do Joe Stanley, que perdeu boa parte da temporada passada com lesões. Como toda linha ofensiva com varios calouros, ela vai feder um pouco no começo, mas vai melhroando devagar com o tempo e a experiencia. Só ver o jogo contra o Saints: começou tomando um vareio do rush do Saints, cedendo pressão e espaços, mas ao longo do jogo foi melhorando e Smith começou a ter mais tempo pra trabalhar no pocket. Essa pirralhada ainda precisa crescer, mas tem potencial.

A defesa dos Niners, por outro lado, é uma das melhores da NFL. A linha de frente é excepcional, Patrick Willis é o melhor MLB da NFL (Sorry Lewis, voce ainda é um monstro, mas ta velho), e o conjunto de coajuvantes é excelente. O Pass Rush melhorou muito ao longo do ano passado e com a chegada do Travis LaBoy deve melhorar ainda mais. A secundária ainda tem alguns probleminhas, mas Dashon Goldson é um safety muito fisico e eficiente, Nate Clements um bom CB e os calouros Taylor Mays e Navarro Bowman tem impressionado os criticos. Mais um Cornerback pra aliviar pro Clements seria fundamental, e o Mays tem que amadurecer pra virar titular, mas ainda é uma unidade muito boa, muito fisica e que conseguiu segurar muito bem o Saints. Ano passado foi a terceira melhor da NFL em pontos cedidos!! E uma das mais eficientes dando sacks e criando turnovers.

Acho que o principal problema do Niners é a inconsistencia, principalmente quando joga fora de casa. O potencial do time é imenso, o time é muito jovem e vai crescer MUITO ao longo dessa temporada e das proximas, mas apesar do potecial tem que pensar no talento que JA ESTA ali. Mas parece que as vezes o time nao consegue usar. Um jogo toma uma surra do Seattles e no outro ta quase ganhando dos campeões. O time é imaturo, o tecnico ta só na segunda temporada, e ainda tem muito a evoluir. Ainda nao é um time pra agora, embora eu ache que ganha a divisão. Daqui a um ou dois anos eu acredito que verei esse time brigando pelo topo. Mas pra isso tem que resolver esse problema. Nao pode jogar de formas tao variadas nos jogos! E principalmente, tem que parar com os turnovers idiotas! O time foi lider de fumbles em Punts em 2009 tambem, e ja teve um esse ano!
Alex Smith com calma e confiança, um elenco jovem que vai aprendendo na marra, um bom tecnico, motivador, consistência, um ataque muito completo, um jogo terrestre matador e uma defesa fortissima. Essa é a formula do sucesso para os Niners.

Rating: B
Rating controverso porque, como ja disse, é um time muito inconstante. O time pode jgoar como B+ ou como C, é imprevisivel. B é uma boa média. E repito, eu acredito nos playoffs.

Um comentário:

  1. Espero que o Smith faça algo, to contando com ele no Fantasy... meus super QB's Orton e Smith e o Kolb que vai ser trocado se ficar de banco mesmo... ¬¬

    ResponderExcluir