Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 10 de outubro de 2010

Guerra psicológica

Ray Lewis acabou de achar Rex Ryan na lateral do campo


Hoje é domingo, e isso significa que é dia de rodada da NFL. Vou aproveitar que ainda é cedo pra dar um palpite e uma justificativa para cada um dos jogos de hoje porque é divertido se vangloriar dos acertos e rir dos erros absurdos (Embora eu nao seja tao doido pra dizer que o Saints perde do Cardinals). Eu ia falar hoje mas vou deixar pra amanha, quando terá acabado a terceira rodada das semifinais da MLB, pra atualizar voces nos resultados (Tem um time ja classificado pros playoffs. Quer saber qual? Nao mude de canal e volte amanha). Mas antes disso, vou me deter pra falar um pouco do jogo de segunda feira entre Jets e Vikings.

O jogo em si ganhou um interesse muito maior quando foi anunciada a troca que levou Randy Moss pra Minnesota. Primeiro porque o Vikings imediatamente se tornou um time muito mais forte do que aquele time da semana passada que nao tinha nenhum alvo que prestasse pra bolas longas e pode ser o que faltava pro vovô Brett Favre finalmente mostrar a que veio no ano. Segundo porque Randy Moss e Darrelle Revis se enfrentaram duas vezes ano passado e Revis dominou os dois confrontos. No entanto, esse ano, Moss levou a melhor sobre o cornerback do Jets, vencendo-o numa jogada longa para um touchdown espetacular e ainda viu Revis sair machucado na mesma jogada, e todos esperam um ótimo confrontos pra amanhã a noite. E terceiro, porque o Rex Ryan é um tremendo de um pentelho.

O Rex Ryan, técnico do Jets, é um excelente técnico, mas é um dos técnicos mais chatos e insuportaveis ao redor da Liga. Ele serviu de anos como coordenador defensivo do Ravens e foi responsável pelas defesas doentias que o Ravens teve ao longo da década, em especial a de 2000, que ganhou o Super Bowl mesmo tendo Trent Dilfer de quarterback. Ele é um gênio defensivo e sua habilidade pra montar defesas é, hoje, a melhor da NFL, melhor até que a do Bill Belichik (Não, o Ryan não é um técnico melhor que o Belichik, ele só é melhor armando defesas, fim). Mas ele tambem é um provocador, adora encher o saco dos adversários antes das partidas e de mexer com o lado psicológico dos adversários (Embora de uma forma muito menos sutil do que o Phil Jackson faça).

Depois que ano passado o Jets surpreendeu e foi pra final de conferência, onde Rex Ryan teve seu esquema defensivo completamente dissecado por Peyton Manning, Ryan se viu confiante o bastante pra declarar no começo da pré temporada que o Jets iria para o Super Bowl. Antes do jogo contra o Ravens, na primeira rodada, aproveitou para provocar o rival, o que rendeu uma reação de Ray Lewis, que jogou demais aquele jogo e o Ravens mostrou pro Jets que a defesa sobrevive mesmo sem seu coordenador defensivo. Depois, Ryan aproveitou pra cutucar o Patriots antes do duelo onde seu time saiu vitórioso com boa atuação de Mark Sanchez. Ou seja, o Rex Ryan adora dar uma cutucada e fazer de tudo pra desconcentrar os adversários antes de um jogo. Essa semana, saiu na imprensa uma possivel acusação de racismo contra Brett Favre. Só que o que é estranho é que essa acusação é de algo que teria ocorrido mais de dois anos atrás, quando Favre era quarterback do - adivinhe - New York Jets. Voces podem ter certeza de que essa acusação, independente de ser real ou fictícia, só apareceu agora porque o Rex Ryan quis assim. Nao foi de forma alguma uma coincidência o fato dessa denuncia ter aparecido logo antes do Jets enfrentar o Vikings, e tambem não estranharia se fosse algo totalmente inventado apenas pra desestabilizar o vovô.

Outra apimentada pro jogão foi uma declaração de Darrelle Revis dizendo que Randy Moss fez corpo mole no segundo tempo do jogo entre Patriots e Jets. Como eu ja disse, no primeiro tempo o Moss superou o Revis algumas vezes, principalmente para um touchdown longo, onde se machucou. No segundo tempo, Revis nao voltou e Moss foi marcado por Antonio Cromartie, onde foi totalmente anulado e nao tocou na bola. Claro, o Revis é outro tremendo mala e pode muito bem ter sido o jeito dele pra explicar porque ele levou na cabeça do Moss e o outro cornerback do Jets não, mas nao deixa de ser uma provocação explícita a um jogador que já teve criticas por fazer isso quando jogava no Raiders. Essa provocação pode ter partido do chato do Revis, mas é o reflexo do que o treinador do time implementa a cada partida: provocar o adversário e mexer com seu psicológico.

Revis e Ryan provocaram o Vikings, e é algo pra deixar ainda mais imperdivel o jogo de segunda feira. As reações a essas provocações do Ryan variam: Algums times sentem  o golpe (em geral times mais jovens) e outros usam isso como um motivacional, como foi o caso do Ravens. Moss e Favre são beeem experientes (33 anos e 41 respectivamente) e sabem lidar com essas coisas.  Mas ver como eles vão lidar dessa vez será interessante tambem porque o Jets vem numa ótima sequencia e o Vikings joga sob desconfiança. Ou seja, mais um elemento para deixar o jogo ainda mais divertido e interessante. Para nós que estaremos assistindo de casa, bem entendido, nao para o pobre do Shonne Greene que vai estar levando porradas de Linebackers com sangue nos olhos.


Palpites da rodada

Packers at Redskins
Santana Moss vai ser muito bem marcado por Charles Woodson e Aaron Rodgers está jogando muito, mas os Packers tiveram muitos problemas semana passada contra um Quarterback muito inferior a Donovan McNabb. Acredito numa vitória apertada do
Packers.

Rams at Lions
Os Rams tem jogado muito bem em semanas recentes com um Sam Bradford mostrando que é pra valer. Mas o Lions perdeu vários jogos apertados contra times fortes esse ano e acho que vai conseguir sua primeira vitória contra o Rams.

Bears at Panthers
Os Panthers tem um jogo terrestre bom e um jogo aéreo fraco. Os Bears tem uma fortissima defesa terrestre e uma fraca defesa aérea. Mas Todd Collins de quarterback é algo pra assustar os torcedores de Chicago, ainda mais que os esquemas do Mike Martz não são muito bons pra runningbacks correrem com a bola. Esse é meu palpite mais duro porque acho que esse jogo vai ser uma droga e decidido nos detalhes, mas fico com o Panthers.

Saints at Cardinals
Max Hall vai começar de quarterback pra Arizona e Drew Brees pro Saints. Preciso dizer mais?

 Eagles at 49ers
Os Eagles jogam sem Assante Samuel e Michael Vick, e Lesean McCoy provavelmente tambem ficará de fora. Os Niners jogam muito melhor em casa do que fora e virão babando pra nao começar 0-5 a temporada. Acredito numa vitória convincente do 49ers.

Titans at Cowboys
A defesa do Cowboys é forte e Chris Johnson ainda nao mostrou que é o mesmo corredor do ano passado, alternando jogos bons e ruins. A defesa aérea do Titans está forte, mas a terrestre está vulnerável, e o trio de running backs do Cowboys vai dar uma vitória apertada pro time.

Buccaneers at Bengals
Os Bucs foram um time muito divertido no começo do ano, começando 2-0 até levar uma surra de pau mole do Steelers. O Bengals vem numa sequencia dificil e um começo de ano com más atuações de Carson Palmer e Cedric Benson. Mesmo assim, o Bengals tem mais time e vai levar essa.

Giants at Texans
Eli Manning tem jogado muito mal e o Texans contará com a volta de Brian Cushing. Como ele voltará sem esteróides ainda é uma incognita, mas nao esperem que o Giants consiga 10 sacks contra o Texans. O time do Texas (qual será?) leva.

 Falcons at Browns
Falcons tem jogado um futebol muito consistente e ainda que Peyton Hillis tenha tido bons jogos, o ataque do Falcons é muito bom pro Browns.

 Broncos at Ravens
Não é pegadinha: Kyle Orton é o líder da NFL em jardas aéreas! Ainda assim, sem Knowshon Moreno o ataque do Broncos fica unidimensional demais, e Joe Flacco parece ter achado seu jogo. Ravens ganha.

 Chargers at Raiders
Os Raides não tem nenhum grande retornador como Dexter McCluster ou Leon Washington. Assim, o Chargers nao vai ceder 14 pontos de retorno e vai ganhar com um touchdown do Antonio Gates, como sempre.

 Jaguars at Bills
Eu disse antes da temporada começar que o Jaguars era um time que ninguem prestava atenção e quando ia ver tava melhor do que o esperado. Bom, eles estão 2-2 e pegam a tragédia que sao os Bills. Embora eu ache que nao vai ser um jogo facil pro Jaguars, eles conseguem evoluir pra 3-2.

 Chiefs at Colts
O Chiefs é o único time invicto na NFL e mostrou uma evolução muito grande da temporada passada pra essa. O Colts perdeu Melvin Bullitt e agora tem um buraco na posição de strong safety. Nao vai ser um jogo facil porque o Colts tem gravissimos problemas defensivos, mas acho que Peyton Manning nao vai tolerar uma segunda derrota seguida.

Vikings at Jets
Falei tudo que tinha pra falar no post de hoje, acho que Favre e Moss vao vir babando e que o Vikings e sua forte defesa terrestre vai segurar o Jets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário