Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os playoffs da MLB

"Ainda não acabou, temos que secar o Yankees nos playoffs!"



Finalmente, depois de uma longa, enorme, sofrida e triste temporada regular, a MLB finalmente chegou aos playoffs. Sério, o formato da temporada regular da MLB é uma das coisas mais toscas que tem. 162 jogos? Qual a graça dessa pora? Só fica legal no final!
Mas tudo bem, o que importa é que agora chegamos na melhor parte de qualquer temporada de esportes americanos: os playoffs. Os confrontos ja estao definidos e os times estão prontos pra entrar em campo. As duas ultimas vagas em disputa, bem como o titulo da AL East, foram decididos ontem. Os Giants ganharam em San Francisco dos Padres e o Atlanta Braves dos Phiilies, assegurando respectivamente o título da NL West e o Wild Card. Tambem tivemos a derrota (deliciosa) dos Yankees frente ao Red Sox que fez os Yankees terminarem no wild card, perdendo o título da divisão pra Tampa.
Agora que a situação ja está resolvida, vamos analisar rapidamente as séries.


Akinori Iwamura dançando um rebolation japonês

Texas Rangers vs Tampa Bay Rays

Como o Tampa Bay entra na série:
O Tampa Bay Rays disputou rodada a rodada, durante toda a temporada regular, a melhor campanha da MLB com os Yankees. E ironicamente, os dois perderam uma cacetada de jogos no final da temporada e ambos foram passados pelos Phiilies. Mas tudo bem, na MLB a melhor campanha nao importa pra World Series (O time com mando de campo na World Series é o time que pertence à conferência que ganhou o All-star game). Os Rays chegam embalados por duas vitórias enquanto viram o Yankees perder duas seguidas.

Os Rays foram, durante boa parte da temporada regular, o melhor time. O ataque começou o ano fenomenal, arrasando, destruindo e estraçalhando. De repente teve uma queda brusca de produção, perdeu a vantagem que tinha de 6 jogos pra Sox e Yankees e chegou até mesmo a ser ultrapassado pelo Jays. Do nada eles voltam a acertar basebolas pra fora do muro e voltam a ter o melhor ataque da Liga. Ou seja, eles são um pouco inconstantes. Mas eles tem todas as peças que um time campeão tem. Tem uma rotação titular excelente, atrás do fantástico David Price (19 vitórias, 6 derrotas, ERA de 2.7) e de Matt Garza (15-10, 3.9 ERA). Alem disso, contam com um dos tres melhores fechadores da Liga em Rafael Soriano.

Claro que, pra um grande time, nao poderia faltar ataque. E o Rays tem de sobra. Os batedores titulares são excelentes e bem balanceados: Nao possuem um Home Runner com numeros extraordinários, mas possuem quatro jogadores com mais de 18 HRs no ano. E pra mim o melhor jogador desse time é o Evan Longoria, terceira base, com suas 104 (Cento e quatro!!)  corridas impulsionadas.O cara perdeu uns trinta jogos por lesão e mesmo assim tem esses números. Monstro.
O Rays tem o melhor time e é favorito, só precisa manter a regularidade e a tranquilidade. De bobo, os Rangers não tem nada!


Como o Rangers entra na série:
O Rangers teve uma campanha bastante regular ao longo da temporada, sem grandes oscilações. O ataque foi o numero 1 da MLB em rebatidas validas e em porcentagem de acertos, mas só o 11º em home runs e o oitavo em corridas. Ou seja, é um time excelente chegando em bases mas que tem alguma dificuldade em finalizar essas jogadas. O coração do ataque é o Left Fielder Josh Hamilton, lider da MLB em porcentagem de rebatidas com .359, tendo 32 Home Runs e 100 corridas impulsionadas.
Mas a chave para o Rangers ganhar será na defesa. Ou melhor, nos pitchers. CJ Wilson foi muito bem ao longo da temporada, com 15-8 e ERA de 3.3 e Tommy Hunter (14-3, ERA de 3.7) tambem segurou bem a barra. No entanto, eles tiveram durante a temporada a adição de Cliff Lee, aquele mesmo que jogava no Phiilies e comeu os Yankees com mostarda na World Series do ano passado. Lee estava no Marines e foi trocado no ultimo dia permitido. No entanto, Cliff Lee, que teve um começo sensacional com 8-3 e ERA de 2.3 (!!) nos Marines, desde que chegou ao Rangers teve miseros 4-6 e ERA de 3.9. Se o Rangers quer ter chance contra o Rays, Lee tem que recuperar sua forma e ser o mesmo pitcher decisivo que foi ano passado (Está escalado pra começar o primeiro jogo das semifinais). E Hunter e Wilson tambem tem que manter o nivel alto. A chave para o Rangers está aqui, se os pitchers conseguirem ou não se impor contra aquele ataque insano dos Rays.



Tem um dólar na primeira base.


New York Yankees vs Minnesota Twins

Como os Yankees entram na série:
Os Yankees tem o melhor elenco da MLB. Ponto. Eles foram os lideres da MLB em corridas anotadas, o terceiro em Home Runs e o primeiro em corridas impulsionadas. Alex Rodriguez é um dos melhores jogadores da história da Major League e rebateu seu Home Run de número 600 esse ano. No entanto, o time do Yankees decaiu no final. A-Rod nao está rebatendo tudo isso, e o lineup titular está variando demais, muito inconstante. É como se, vendo que o Red Sox nao ia alcançar mais, o Yankees tenha entrado com seus melhores jogadores em estado de hibernação. Se eles acordarem, é dificil - muito dificil - segurar. O homem chave desse ataque, no entanto, não vai ser A-Rod, e sim Robinson Cano. Cano está numa temporada de MVP com 29 home runs, 109 corridas impulsionadas e aproveitamento de .319. Claro que o A-Rod tem 125 RBI (Corridas impulsionadas) e é um monstro quando acorda bem disposto e tal, mas o Cano está vindo num ritmo muito melhor que o A-Rod e vai ser o CARA do ataque.

Os Yankees tem em CC Sabathia um picher muito mais que confiavel. O líder em vitórias (21) da MLB está numa fase boa e é um dos melhores (talvez o melhor... Pra mim está no top3) da Liga. Andy Pettite (11-3, 3.2 ERA), Phil Hugues (18-8, 4.2 ERA) são dois ótimos complementos ao CC. A preocupação aqui fica por conta do AJ Burnett (10-15, 5.2 ERA) que vem numa péssima fase e foi tao importante no título do ano passado. Ele vem de sequencias muito ruins e tem sido deixado de lado, mas ele precisa retomar sua forma. Embora o Yankees tenha um dos melhores bullpens da Liga em Mariano Rivera, seu outro fechador Joba Chamberlein está passando tudo menos confiança. Ainda são favoritos pra ganhar a série e rever os rivais Rays na final.



Como os Twins entram na série:
Consistência e equilíbrio tem sido a chave para o Twins até aqui. O ataque nao é o lider em nada mas é bom em tudo: 3º em porcentagem, 5º em RBI, 6º em corrridas anotadas. Só que isso tem uma excessão e é uma excessão perigosa: é apenas o 19º time em Home Runs. E contra o ataque do Yankees voces me desculpem, mas nao da pra vencer sem rebater Home Runs. A defesa do Twins é forte, mas eles precisam que o ataque contribua: eles não vão ganhar essa série na defesa. Joe Mauer teve uma boa temporada mas nao rebate home runs nem contra minha irmã. O Justin Morneau, melhor jogador disparado desse ataque e que durante muito tempo esteve na corrida pra MVP teve uma lesão que vai encerrar sua temporada, nao joga mais nos playoffs.
Como eu disse antes, a defesa é muito forte, e isso porque conta com excelentes pitchers. Carl Pavano  teve uma boa temporada (17-11, 3.7) e Francisco Liriano, escalado pra começar a série, é um excelente jogador (14-10, 3.6).  Matt Capps é um bom fechador. Mas sinceramente nao vao ganhar o jogo na defesa. Pra ganhar, o ataque terá que produzir ainda mais do que de costume. Eu vejo essa série terminando bem rapidinho.




Postei aqui sobre a American League. Amanha eu volto com o preview da National League, e quarta feira o Celo traz os resumos da semana da NFL. Lembrando que a MLB só começa quarta feira a noite.
Só um aviso a possiveis leitores: Acho que baseball é um esporte muito menos divulgado no Brasil do que basquete ou Futebol americano. Caso tenham duvidas ou queiram saber mais sobre algo, perguntem nos comentarios que eu respondo assim que der. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário