Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 2 de outubro de 2010

Uma atenção especial

"Quem é você, mesmo?"

Uma velha máxima do esporte diz: Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos. No entanto, a duras penas, um time está aprendendo esse ano que essa máxima está incompleta. Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos. E o que dizer dos especialistas?
O San Diego Chargers tem um bom time. Uma boa defesa, um ótimo Quarterback, um dos melhores Tight Ends da NFL, um corredor calouro promissor... Mas, por algum motivo, está com um record de 1-2, tendo perdido para Kansas City Chiefs e Seattle Seahawks. Freud explica?

Os Chargers tem algums problemas sérios, eu falei de alguns deles no post sobre os fujões, mas uma coisa que está clarissima até agora é essa: Os Chargers perderam dois jogos por causa dos seus especialistas. Na primeira semana, contra Kansas, o calouro Dexter McCluster retornou um punt 94 jardas pra touchdown. Na terceira semana, contra Seattle, Leon Washington retornou dois kickoffs pra Touchdown, de 101 e 99 jardas, selando a vitória dos azuis. O que aconteceu com o Chargers??

Por incrivel que pareça, um time que perdeu Antonio Cromartie, Marcus McNeill (Esse volta na sétima semana), Ladainian Tomlinson e Vincent Jackson pra temporada está perdendo os jogos porque perdeu na offseason Kassim Osgood. Sim, Kassim Osgood, voce não leu errado. Levante a mão quem aqui sabe quem é esse cara. Sério, o cara é um total desconhecido, acho que nem o Norv Turner sabia quem ele era. Mas por mais louca que pareça essa afirmação, o Chargers nao conseguiu compensar de nenhuma forma a saida de Osgood. Porque?
Osgood era um WR com um papel totalmente secundário no ataque. No entanto, ele era o principal jogador dos especialistas do Chargers. Ele era o lider dos especialistas em tackles e era o cara que organizava aquele grupo. Foi a tres Pro-Bowls nessa função. É um papel muito escondido na equipe mas que muitas vezes é essencial para o time, tanto quanto um bom WR ou RB. É o cara que atrai os bloqueadores, que consegue criar espaços, que não necessariamente vai dar o tackle, mas que vai puxar a marcação dos bloqueadores adversários para abrir caminho para seus companheiros.

Kassim era um free agent terminada a temporada passada, mas ele queria um papel mais ativo como receiver e o Charges nao estava disposto a lhe garantir isso. Assim, saiu do Chargers e assinou com os Jaguars. Chega até a ser irônico, ja que sem o Vincent Jackson o Chargers bem que precisa de WRs dinâmicos. Isso prova também que tudo da errado pro Chargers, exceto quando eles enfrentam o Colts.
Desde sua saida, os especialistas do Chargers são uma peneira. São o segundo pior time da NFL cedendo jardas pra kickoffs e tambem o segundo cedendo jardas pra punts. Isso não é mera coincidência. Um time de especialistas nao é só o retornador, os jogadores que dao os tackles e fazem os bloqueios também são importantes pra unidade funcionar como um todo. E Kassim Osgood era o melhor do Chargers nisso. Ou o Chargers começa a prestar atenção nisso, ou vai continuar tendo que suar pra reagir contra times fracos.
Talvez seja melhor complementar aquela velha máxima. Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos. Especialistas ruins perdem os dois.


Desean Jackson desconta sua raiva na pobre flag.

Uma coisa que tambem pode perder jogos importantes são as faltas. As faltas não são uma caracteristica do time, assim como os especialistas, são mais algo que ocorre num momento ou durante um jogo. Mas que com certeza podem prejudicar suas intenções.
No primeiro Sunday Night (Aah, Faith Hill) que vimos nessa temporada, o Washington Redskins estava seis pontos na frente do Dallas Cowboys com alguns segundos por jogar e a bola próxima da end zone dos peles vermelhas. Era claramente a ultima chance que o Dallas tinha pra virar o jogo. Tony Romo recebeu o snap, escapou da pressão, saiu do pocket e achou Roy Williams livre na end zone para o touchdown. Recepção e vitória do Dallas, certo? Errado. Os jogadores do Dallas ja comemoravam quando o juiz apitou uma segurada da linha ofensiva do Dallas na jogada. Como o relogio ja tinha estourado, o jogo acabou e o Redskins saiu vencedor.

Quem viu o Monday Night da semana passada viu uma performance absurda. Os Packers perderam para o Bears, o que por si só ja foi uma surpresa. Apesar do que eu ja disse aqui num post recente sobre o Chicago Bears e seu ataque, é inegavel que o Packers é o melhor time. No entanto, os Packers cometeram incriveis DEZENOVE faltas naquela partida, um recorde (No caso negativo) para a franquia. Essas faltas anularam um fumble, um sack e duas interceptações do Bears (Embora uma delas nao teria acontecido se nao fosse a falta) e cederam preciosissimas jardas para o Bears, que muito provavelmente nao teria vencido se nao fossem tantas faltas.

As faltas geralmente sao influenciadas por muitos fatores: desestabilidade emocional, má comunicação, barulho excessivo da torcida que impede os jogadores de ouvir a contagem do snap, falta de habilidade (Tantas pass interferences são assim) entre outros fatores. Mas pegue os dois exemplos à mão: Dois jogos dentro das respectivas divisões, entre times que brigam diretamente por vaga nos playoffs. Pode fazer muita falta no final.
O que eu quero dizer nesse post é: Nao adianta prestar só atenção nos ataques e nas defesas dos times. Muitos outros fatores tambem são decisivos pro sucesso ou fracasso de um time. Os especialistas e as faltas são dois ótimos exemplos. E olha que eu nem comecei a falar dos kickers ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário