Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vai começar a NBA! - Parte II

Para quem nao viu, eu postei mais cedo (Está logo ai abaixo) a primeira parte desse post. Era um post só, mas tava ficando exageradamente grande e por isso eu postei uma parte antes e outra agora. Naquele post eu explico tudo, mas se voce tem preguiça de ler, eu brinquei de analisar os dados da pré-temporada dos times da NBA sob varios pontos de vista. Lembrando que a pré-temporada nao quer dizer nada, mas como esses times passaram por alguma mudança significativa, a pré temporada serviria pra fazer testes, e portanto da pra ter uma noção geral.

Nessa segunda parte, vamos ver alguns times que tiveram mudanças importantes do ano passado pra esse. Os times que eu escolhi foram Cavaliers, Wizards, Heat, Pacers, Knicks, Raptors, Jazz, Wolves, Suns, Warriors e Clippers. Deixei o Bulls de fora porque o Carlos Boozer não jogou na pré temporada direito, e nao da pra avaliar como fica o time com ele direito. A ideia é analisar o ponto onde ocorreram as mudanças ou, em casos mais extremos, a divisão do time como um todo, e caso o time tenha recebido reforço, seu impacto, e caso tenha perdido alguem importante, quem herda suas funções.

Cleveland CavaliersO Cleveland perdeu Lebron James e agora fede. Sim, a verdade é bastante simples: Com Lebron la, o time funcionava perfeitamente. Sem Lebron, nao tem ninguem que pontue, nao tem quem controle o jogo, não tem um dos melhores jogadores da NBA, não tem nada. Lebron era o lider do time em pontos, em assistencias, em rebotes... Ou seja, ele fazia tudo, o time era dele, e o resto a gente sabe. O Cavs foi um dos times que mais mudou a formação titular ao longo da pré temporada, da pra entender que o Byron Scott está tentando achar a melhor formação do time sem Lebron. Com base nos jogadores que mais começaram, o quinteto titularseria Ramon Sessions, Anthony Parker, Jamario Moon, JJ Hickson e Ryan Hollins, mas Mo Williams só jogou uma unica partida e quando ele entrar acredito que seja titular. Antwan Jamison tambem pouco jogou e pouco fez, mas deve aumentar seus minutos na temporada regular.

Na ausencia de James, o time teve que dividir bastante a pontuação: Sessions, Hickson e Daniel Gibson tiveram 14.3 ppg de media. Sessions e Gibson tambem lideraram o time em assistencias e Hickson e Anderson Varejão em rebotes. Ou seja, o time não tem um pontuador nato (Talvez o melhor do time seja o Williams) e provavelmente vai ter que dividir o fardo. Eu pessoalmente gosto muito mais do Ramon Sessions do que do Mo Williams. Ainda que nao arremesse bem, ele é ótimo armando o jogo, infiltra bem e não é fominha que nem o Mo, e num esquema focado na armação como o do Scott, acho que nao demora pra ele virar titular. O Gibson tambem pode acabar forçando uns minutinhos a mais, não só pontuou bem como tambem armou o jogo direitinho. Se eu fosse o Cavs eu deixava o Sessions de titular e trocava o Mo Williams por um ala ou por um pivô. Com a saida do Shaquille O'Neal, o time deixou de ter um pivozão legítimo. A pontuação no garrafão deve ficar por conta do JJ Hickson mesmo.


Washington Wizards
O time é do calouro John Wall e ponto final. Ele é a estrela do time, ele vai ser o lider do time, ele vai fazer o que quiser em Washington. Tudo bem que o Gilbert Arenas jogou muito pouco na pré temporada (Até porque mentiu pro técnico que tava lesionado pra dar uma chance pro Nick Young e ficou de castigo) e não da pra saber como o técnico pretende usá-lo. Mas pelo que podemos ver, o John Wall não só vai ser o responsavel pela armação (7.9 apg) como pela pontuação (15.7). O número de turnovers (3.6 por jogo) foi muito alto e assim deve continuar, ja que a bola deve ficar na sua mão boa parte do tempo. Precisa treinar mais seu arremesso, principalmente de tres pontos, onde seu aproveitament foi só de 7,7%, o que tambem deve fazer cair o numero de turnovers. A não ser que o Flip Sauders decida dar outro molho (Ja chega, cacete!) no Arenas, acho bem provavel que ele seja o titular na posição 2 (Shooting Guard). Assim resta ver qual será o papel dele, se terá mais a bola mas mãos como ele gosta ou se o ataque continuará começando no John Wall e acionando o Agent Zero apenas quando ele tiver afim.


Se o Wall deve ser mesmo o pilar do time fora do garrafão, dentro dele vai ser o Andray Blatche. Blatche teve media de 14.7 pontos e 6.3 rebotes jogando pouco mais de 26 minutos e deve se beneficiar da presenção não só do Wall mas do Arenas, tendo mais espaço pra trabalhar dentro do garrafão. JaValle McGee e seu lindo nome tiveram 9.9 pontos e 6.9 rebotes de media e deve complementar o garrafão.


Miami Heat
O time mais badalado da história da NBA me causou um problema sério nesse post: Dwyane Wade se machucou logo no primeiro jogo e perdeu o resto da pré temporada, e portanto nao da pra avaliar o desempenho do time com seu trio de estrelas completo. Mas sem Wade, Lebron e Chris Bosh que dominaram o time: Lebron teve media de 24.2 pontos, 4.8 assistencias e 5.3 rebotes, enquanto Bosh teve 16.3 pontos e 7 rebotes. Se a gente ja sabia que esses dois (sem Wade) iam ser os principais, ja deu pra ver que vão ter muito pouca ajuda dos coadjuvantes. Tirando Udonis Haslem com seus 11.3 pontos e 9.2 rebotes, o resto do time só conseguiu pontuar em alguns arremessos de tres pontos e ninguem se destacou com mais de 10 ppg. A falta de um pivozão bom (Sério, se alguem citar o Ilgauskas nos comentários vai receber uma resposta desagradável) talvez force o Haslem a ser titular com o Bosh jogando de pivô (O que ele odeia). Com Wade, o numero de pontos do Big Three deve diluir ainda mais, tanto em assistencias como em pontos e rebotes.


Indiana Pacers
O Pacers me interessava porque com a chegada do Darren Collison o time tinha pela primeira vez um armador que prestasse. Collison fez um bom trabalho, com 12.9 ppg e 4.4 apg, controlou bem o jogo e parece que o Pacers não vai jogar tanto na correria esse ano como com o TJ Ford. Danny Granger, que pra mim é um dos melhores pontuadores da NBA, teve modestos 14.2 ppg e 4.8 rebotes, o que com certeza não vai tirar o sono de nenhum torcedor do Pacers, só o fato dele ter saido andando da quadra ja valeu. O destaque do time foi Roy Hibbert, com 17 pontos e 8.7 rebotes por jogo, alem de 2.3 tocos. Hibbert, que tem evoluindo bastante desde que entrou na Liga, se beneficiou bastante da cadência que o Collison traz ao time. Com a porralouquice que era o time com o TJ Ford, sobrava muito poucas chances pro Hibbert jogar de costas pra cesta, o que ele faz muito bem. Ta muito cedo pra falar, mas pra mim o Hibbert tem chances de ser o 'Most Improved Player' ao fim da temporada.


New York Knicks
O Knicks fez sua parte na orgia de Free Agents e trouxe Amare Stoudamire pra ser o seu franchise player e Raymond Felton pra fazer o papel do Steve Nash no time, mas perdeu David Lee para o Warriors. Amare foi o destaque do time com 25.7 pontos por jogo, mas pegou apenas 5.7 rebotes por jogo, o que foi pessimo pro seu time, que teve uma atuação muito fraca em rebotes, cedendo mais de 14 rebotes ofensivos por jogo. Se a chegada de Amare deu ao time uma força ofensiva bem superior ao David Lee, Amare não deve repetir a cacetada de double doubles que o Lee tinha. Se com o Lee, que é um tremendo reboteiro, o time ja tinha problemas com rebotes e era um dos piores da Liga nesse qusito (Ta, ele jogava com o Eddy Curry), com o Amare o time vai ficar ainda pior, a não ser que o Timofey Mozgov consiga melhorar MUITO dos pífios 3.9 rebotes por jogo que teve na pré temporada.

Ofensivamente, Amare claramente é a principal opção ofensiva do time mesmo: Enquanto terminou com seus 25.7 ppg, os outros tres jogadores seguintes em pontuação do time foram Danilo Gallinari, Toney Douglas e Wilson Chandler, com 117, 11.3 e 11 ppg, respectivamente. Ou seja, Amare vai pontuar feito um maluco e o resto do time vai pontuar vez ou outra. Felton nao se destacou pela pontuação e sim pelas 6 assistencias por jogo, mas acho que conforme o time for se ajustando ele deve começar a chutar mais bolas, principalmente de tres, mas nao seria de estranhar se com o tempo o Toney Douglas roubasse sua vaga de titular.


Toronto Raptors
Sem Hedo Turkoglu (Sim, ele é ala, mas ele quem armava o time varias vezes ano passado), o time confiou a armação das jogadas na mão do Jarrett Jack, que terminou com 4.9 assistencias e 12.5 pontos por jogo, e do Jose Calderon, com boas 5.3 assistencias por jogo. A saida de Bosh foi mais sentida: Enquanto que a carga de pontuação acabou caindo sobre as recentes aquisições Linas Kleiza e Leandrinho (13.6 ppg cada) e o sophomore DeMar DeRozan (12.5), são todos jogadores de perímetro (Sim, o Kleiza tambem é ala, mas tem como principal caracteristica o arremesso), e o problema no garrafão continua longe de ser resolvido: Andrea Bargnani teve apenas 12 ppg e 4 rebotes por jogo, o que é ridiculo pra um pivô. Ou seja, o Bargnani vai ter que mostrar que pode liderar o time no garrafão, principalmente pontuando. Como 4 rebotes por jogo pra um pivô que jogou 27 minutos por jogo é muito pouco, quem acabou ficando com uma boa parte dos rebotes foi o Reggie Evans, com 8.4 por jogo em apenas 22.5 minutos, uma das melhores da Liga. Nao deu pra avaliar melhor como o time resolveu o problema no garrafão porque o novato Ed Davis se machucou e perdeu toda a pré temporada, mas com certeza o time vai sentir demais a saida do PF, tanto ofensivamente (Parece que o time vai sofrer demais pra pontuar no garrafão) como nos rebotes.


Utah Jazz
O Jazz perdeu Carlos Boozer e ganhou Al Jefferson. Nao deu pra medir o quanto Boozer foi util ao Bulls porque se machucou, mas Jefferson teve um bom impacto no Jazz: foi o lider do time em pontos (14.5) e rebotes (6). Claro que o Deron Williams se poupou, nao foi pra cima como de costume pra nao causar problemas ao seu corpo, mas acho que isso só tende a ser benéfico ao Jefferson, Williams com certeza nao vai ter só 4.2 assistencias por jogo na temporada regular e pode ter certeza que varias das assistencias do armador vao ser em pick and rolls pro Jefferson, uma das jogadas mais comuns de se ver no esquema do Jerry SloanPaul Millsap, que com Jefferson e sem Mehmet Okur estava jogando de titular, teve discretos 8 ppg e 4.8 rpg. O calouro Gordon Hayward, apesar de discreto (8.1 pontos e 2.8 rebotes em 22.8 minutos), mostrou talento e acho que vai acabar virando um bom jogador. E o fato do Raja Bell ter conseguido jogar os oitos jogos sem se machucar ja deve ter feito os torcedores do Jazz terem esperanças. Ainda que discreto (6.1 ppg), Bell acertou 50% das bolas de tres que chutou, o que é bem importante pro esquema do Jazz: O Deron infiltra, o Millsap e o Jefferson pontuam no garrafão, e o resto fica chutando de fora. Simples assim.


Minnesota Timberwolves
Se a estrela do Wolves era Al Jefferson, que deu o fora, ja ficou bem claro que é a nova estrela do time: Kevin Love. O branquelo é uma máquina de double doubles, teve 17.8 ppg e 10.6 rpg em apenas 24.9 mpg. Love deve ter muitos minutos sem Jefferson pra disputar a posição e tambem pelo fato que o Wolves é bem fraco e tem muita gente jovem, devem desenvolver os moleques na base do suor, e deve ser o líder do time no ataque e nos rebotes. Tambem tem uma ótima visão de jogo e pode fazer o papel de distribuir a bola no ataque, como o Kevin Garnett faz as vezes no Boston quando o Rajon Rondo ta no banco. Outra adição interessante do Wolves foi o Michael Beasley. Enquanto muitos botavam o Beasley de PF, eu sempre achei que o feioso ia render mais de SF, que é onde ele tem jogado no Wolves. E tem jogado bem, 13.1 pontos e 4.1 rebotes. Só tem que parar de ser fominha e querer resolver tudo sozinho, seu aproveitamente foi abaixo dos 40% e teve mais de 3.3 turnvoers por jogo. O branquelo e eterno draft bust, Darko Milicic, nao teve uma pré temporada ruim, foram 5.1 rebotes, 2.4 assistencias, 2 tocos e 6.6 pontos por jogo.  O calouro Wesley Johnson, que teve uma pré temporada discreta, deve vir do banco atrás do Beasley mesmo, nao se destacou muito nos números, foram apenas 7.9 pontos por jogo em mais de 21 minutos, mas tem talento defensivo, chuta bem (54% de aproveitamento de tres pontos), tem velocidade pra jogar nos contra ataques (Com aqueles passes de garrafão a garrafão que o Love volta e meia da) e pode evoluir ainda bastante, principalmente se o Kurt Rambis colocar ele pra aprender na marra de titular na posição 2.

Phoenix Suns
Sem Amare Stoudamire era questão de tempo para que o ataque do Suns começasse a sentir. Mas o que nós vimos foi um absurdo: só 95.8 pontos por jogo, o maior pontuador do time teve 11 pontos por jogo (Jason Richardson) e mais ninguem passou dos 10 ppg!! Tudo bem que o jogador que mais teve minutos foi o Steve Nash com 22, o que é bem pouco, mas ainda assim, ninguem se destacou o suficiente pra dar alguma esperança pros torcedores do Suns. Claro, é pré temporada, o Nash vai jogar muto mais tempo na temporada regular, e ele tem aquela habilidade de fazer qualquer zé mané virar um craque, mas o Amare e o Nash se complementavam perfeitamente, não vejo o Turkoglu ou o Hakeem Warrick fazendo o mesmo, atacando a cesta com ferocidade depois de um pick and roll. Mas nao da realmente pra prever muito porque o time jogou pouco tempo juntos, os reservas tiveram muito tempo, e não deu pra ter uma noção clara de quem deve ficar com a carga ofensiva sem o Amare.


Golden State Warriors
O Warriors recebeu David Lee, Monta Ellis voltou de lesão, mas mais importante do que isso talvez tenha sido a saida do técnico maluco Don Nelson. Sem ele o time nao foi tão porra louca no que diz respeito à correria, mas ficou bem claro que o técnico novo quis achar na pré temporada uma formação ideal: Ellis, Lee, Stephen Curry, Reggie Williams e Dorrell Wright jogaram todos mais de 27 minutos por jogo, e tirando Williams os outros foram titulares quase sempre. Outro que foi titular em todos os oito jogos, mas teve menos minutos, foi o Andris Biedrins. Não deu pra ter uma noção tao clara de como vai ser o plano de jogo do Warriors sem o Nelson, mas o time sofreu menos na defesa e correu menos no ataque. Se havia uma duvida de como Ellis e Curry iriam jogar juntos, parece que nao existe mais: Os dois dividiram bem as funções, mas deu pra ver que Curry ficou mais encarregado da armação (15.4 ppg, 5 apg) e Ellis da pontuação (21.1 ppg, 3.4 apg). O David Lee continua sendo a máquina de double doubles que era no Knicks, teve medias de 15 ppg e 10.3 rpg. Apesar de ter jogado pouco, Biedrins teve medias de 6.1 e 8 rpg, e deve fazer uma boa dupla de garrafão com o Lee. A carga ofensiva ficou muito concentrada nesses jogadores, o que quer dizer que eles vão ter alguns problemas com o banco de reservas, mas é um time titular muito interessante e divertido de se ver jogar. Se conseguirem manter um jogo rapido mas sem exagerar naquela maluquice que era o time do Don Nelson, os jogadores tiverem minutos consistentes e eles começarem a usar os jogadores direito (Epke Udoh, calouro, nao jogou ainda por lesão), da até pra sonhar em brigar pela nona vaga do Oeste (O que eu duvido que consigam, o Oeste é disputado demais e o time não tem banco, mas acho que iria pros playoffs se jogasse no Leste).


Los Angeles Clippers
Claro que alguem vai se machucar sério e perder o resto da temporada, mas o time do Clippers está bem interessante. Blake Griffin foi um monstro na pré temporada, foram 17.3 ppg e 12.3 rebotes, e parece ser realmente um futuro superastro da NBA. O garrafão do Clippers está muito forte com Griffin e Chris Kaman (16 ppg, 7.1 rpg) e parece que realmente vai ser o foco do time ofensivamente. Atras da linha dos tres pontos tem Eric Gordon, que tambem teve uma boa preseason com 14.9 ppg, ainda que um aproveitamento de só 33% de bolas de tres. Pela milésima vez, ta bom que é pré temporada, mas o Baron Davis (9.8 ppg, 7.2 apg) parece que ficou bem confortável distribuindo a bola pro seu time. Ele vai ter que pegar a bola embaixo do braço e ir pra cima algumas vezes, o que nao fez muito na pré temporada, mas o Davis tem jogado muito desmotivado em LA e com esse bom elenco de coadjuvantes  o Davis tem tudo pra se empolgar denovo e voltar a ter bons números. Pelo visto o Clippers vai focar seu ataque no garrafão que tem e ver quem sobra livre do lado de fora, com a bola passando pelo Davis quando apertar.

Galera, eu sei que a analise ficou bem superficial, mas a ideia era essa mesmo, senao fica grande demais. Amanha eu venho falar da World Series e quarta e quinta eu posto o resuminho resumido da rodada da NFL. Embolou tudo por causa do começo da NBA, vamos ver como fica o ritmo de posts agora. Nao prometo nada, mas acho que da pra equilibrar numa boa! Valeu a compreensao!

Um comentário:

  1. Bom meu ponto de vista...
    Os Cavs perderam muito com a saída de Lebron e Shaq, eles dizem que ainda tentam se recuperar
    após a saída desses dois jogadores. Fizeram uma pré temporada boa, mas não acredito que façam uma boa temporada. JJ Hickson de pivô tem a vantagem de ser mais veloz e versátil, mas como o Vitor disse, falta um pivozão...Parker é bom de chutes de 3 e Sessions vem jogando bem, mas Jamario Moon está longe demais do nível do Lebron...não acredito que o time tenha grandes chances.
    Quanto aos Wizards, John Wall vem jogando bem, mas quero ver como ele reage a uma marcação mais apertada...Arenas é polêmico, mas bom jogador e deve ajudar o time...McGee e Blatche são bons no garrafão. Washington tem um time bom, quero ver o quão longe eles vão...
    Miami está se apoiando demais no big three, chris bosh pega bastante rebotes e eu acredito que ele e udonis haslem como titulares seria ideal para o time...mas acredito na implosão do time como ocorreu com o Lakers de Payton, Kobe, Malone e Shaq.
    Os Pacers estão mais fortes, Collison é um ótimo jogador, mas sua característica principal é pontuar, assim como a de Danny Granger..Roy Hibbert cresceu muito e considero o time bom...mas eu acho o Earl Watson (que foi para o Utah) bom armador, não concordo com o "finalmente tem um armador decente"..são características diferentes: Collison pontuador e Watson distribuidor...
    Knicks, mesmo com Stoudemire, precisarão de bons desempenhos de Felton e Gallinari para irem longe.
    Raptors sem Bosh não tem presença de garrafão, Bargnani é chutador de 3 assim como Okur dos Jazz...vai sofrer com os rebotes na minha opinião...
    Utah Jazz está bem interessante, Al Jefferson é excelente jogador e o time conta com P Milly que fez boa temporada como sexto homem ano passado,
    Okur que tem bom arremesso e kirilenko..sem contar o ótimo Deron Williams...Raja Bell é ótimo chutador de 3 e Hayward tem tudo pra se tornar um grande jogador.
    Wolves pra mim é outro time interessante, Kevin Love tem jogado muito, eles têm Webster que fez ótima pré temporada e Beasley que tem acertado muitos arremessos. Wesley Johnson tambem tem entrado bem no time...
    Os Suns ainda não acertaram sua defesa, e Nash não faz milagres...continua só ofensivo, mas perdeu muito no ataque com a saída de Stoudemire.
    Os Warriors tem um excelente ataque com Curry, David Lee e Monta Ellis, mas deixa muito a desejar na defesa...E os Clippers têm um time interessante, com Kaman e Griffin compondo um garrafão fortíssimo...Eric Gordon e Baron Davis se estiverem inspirados formarão junto a Kaman e Griffin um quarteto fortíssimo...

    ResponderExcluir