Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vai começar a NBA!

Kobe está confuso tentando entender esse post

Pois é, como eu ja disse e nunca vou me cansar de repetir, ACABOU A PRÉ TEMPORADA DA NBA!! Tudo bem, eu não levo a sério, nao assisto, mas nao da pra negar que a pré temporada não é tão inutil assim. Alguns times usam pra testar calouros, alguns pra testar formações, outros absolutamente não levam a sério e portanto nao adianta nem assistir suas partidas. Ainda assim, ela fornece algumas informações interessantes. E fornece alguns dados, talvez importantes, talvez nem tanto. Mas eles fornecem algumas análises divertidas.

O post de hoje ficou exageradamente grande, por isso eu acabei dividindo em duas partes. A primeira é essa aqui, a segunda eu postarei ainda hoje. Da pra ler em partes facil, afinal ficou bem subdividido, mas achei que ficou grande demais pra um post só e preferi dividir. A ideia nesses posts é simples: Primeiro vou botar e analisar alguns dados dessa pré temporada, brincar um pouco com eles. Depois, analisar os dados individuais e coletivos de times que tiveram algum tipo de mudança ou reformulação importante (O Jordan Farmar saindo do Lakers não é uma delas, por exemplo). E me divertir enquanto faço isso, espero que voces tambem achem interessante.

Pra começar, vamos dar uma olhada nos times e nos records finais de cada um:

Eastern Conference:
Orlando Magic: 7-0
Boston Celtics: 7-1
Cleveland Cavaliers: 6-2
Chicago Bulls: 4-4
Charlotte Bobcats: 4-4
Toronto Raptors: 4-4
Washington Wizards: 3-4
Miami Heat: 3-4
Indiana Pacers: 3-4
Detroit Pistons: 3-5
New York Knicks: 3-5
Milwaukee Bucks: 3-5
New Jersey Nets: 3-5
Philadelphia 76ers: 2-5
Atlanta Hawks: 2-5

Western Conference:
Utah Jazz: 8-0
Memphis Grizzlies: 8-0
Minnesota Timberwolves: 6-2
Denver Nuggets: 5-3
Oklahoma City Thunder: 4-3
San Antonio Spurs: 4-3
Los Angeles Lakers: 4-4
Dallas Mavericks: 4-4
Houston Rockets: 4-4
Portland Trailblazers: 3-4
Sacramento Kings: 3-4
Golden State Warriors: 3-5
Phoenix Suns: 2-6
Los Angeles Clippers: 1-7
New Orleans Hornets: 1-7

Tudo bem, isso é inutil e não quer dizer nada, o Heat 3-4 e o Cavs 6-2 não quer dizer que o Cavs esteja mais proximo de ganhar um titulo que o Heat, como o Dan Gilbert sonha. Magic, Grizzlies e Jazz foram os invictos, e nenhum time conseguiu perder todas. Sim, falei o obvio e realmente nao tem muito o que analisar desses dados ai. Os dados indivuais são mais interessantes, portanto vamos a eles (Nessas listas só figuram jogadores que disputaram pelo menos 75% das partidas do seu time.).

Melhores pontuadores
Os melhores pontuadores da pré temporada foram os seguintes:
Em primeiro lugar, Amare Stoudamire, com 25.7 pontos por jogo (ppg) em 27.1 minutos por jogo (mpg).
Em segundo, Lebron James. Foram 24.2 ppg em 27 mpg
Terceiro lugar ficou Monta Ellis, 21.1 ppg e 34.6 mpg (Catapultados por um jogo de 53 minutos e 41 pts na ultima semana)
Em quarto, Arron Afflalo, 20.4 ppg e 35.2 mpg.
E em quinto Brook Lopez, 20.3 ppg em 30.1 mpg.

Normalizando pelo numero de minutos, temos que o melhor pontuador da pré temporada foi ainda Amare Stoudamire (0.948 pontos por minuto, ou ppm), e em segundo tambem ficou Lebron com (0.896 ppm). A surpresa fica com o terceiro colocado: Kevin Martin, 0.748 ppm. O quarto foi Kevin Love, com 0.713 ppm e em quinto Vince Carter com 0.710 ppm. Do Knicks, do Heat e dos Wolves eu vou falar mais no próximo post.

Quanto aos outros jogadores que apareceram ai, o Afflalo tem uma media de pontos por minutos muito baixa e só aparece entre os maiores pontuadores porque joga tempo pra cacete mesmo. O Lopez aparece em sexto em ppm e deve dividir com o Devin Harris de novo o papel de maior pontuador do time. O Vince Carter até agora tem feito o que foi contratado pra fazer, pontuar pra cacete principalmente no final das partidas. E o Kevin Martin é um dos melhores pontuadores da NBA, chuta bem de tres, infiltra muito bem e é ótimo cavando faltas, com certeza vai ser o lider ofensivo de um Houston Rockets que tem um esquema de compartilhar bastante a bola e com o Yao Ming limitado a 24 minutos por jogo.

Melhores reboteiros
Em numeros absolutos, quem leva pra casa essa disputa é o calouro Blake Griffin, com 12.3 rebotes de media tendo 29.5 em media de minutos. Temos em segundo Dwight Howard com 11.7 rebotes por jogo (rpg) em 26.4 mpg, depois Lamar Odom em terceiro (10.7 rpg, 31.8 mpg), Kevin Love aparece denovo em quarto com 10.6 rpg em 24.9 mpg. David Lee ( 10.2 rpg, 30.9 mpg) fecha o grupo dos cinco melhores. Normalizando por minutos, Howard é o primeiro, Griffin o segundo, Tim Duncan o terceiro e Kevin Love o quarto. Merece destaque tambem o calouro Demarcus Cousins, com 8 rebotes por jogo em 25.9 minutos.

Nenhum segredo aqui, Howard e Duncan tem fama de serem excelentes reboteiros (e de mais uma paulada de coisas, mas tamos falando de rebotes agora) e o Kevin Love, que vinha tendo minutos bizarros por causa do time onde ele joga, é um reboteiro absurdo que com certeza vai ter uma media de duplos duplos no ano. Griffin tinha fama de ser um excelente reboteiro na faculdade e está mostrando que realmente é pra valer.

Melhores passadores
Os cinco melhores passadores da NBA tiveram uma presença bastante interessante. Em primeiro lugar, pra surpresa de ninguem, foi Chris Paul, 8.4 assistencias por jogo (apg) em 28.3 mpg. Em segundo, ficou o calouro John Wall! Foram 7.9 apg em 35.4 mpg. Tudo bem, Wall jogou muitos minutos e em termos de assistencias por minutos com certeza ele vai cair muito na lista (Do top5 ele foi o unico com mais de 30 mpg), mas pra um calouro está muito bom. Em terceiro temos Rajon Rondo (7.7 apg, 26.3 mpg), em quarto Steve Nash (7 apg, 22.6 mpg), até aqui nenhuma grande surpresa. Em quinto está nossa surpresa, Raymond Felton! Foram 6 apg (Sim, incrivel como cai aqui) e 28 mpg. Aposto o que voces quiserem que 5 apg em media foram pro Stoudamire! Mesmo assim, é um progresso pra um armador que nunca se destacou por assistencias. Normalizando por minutos Wall e Felton saem do top 5 pra darem lugar a Jameer Nelson e Russell Westbrook, dois jogadores que tem liberdade pra infiltrar, armar e deixar jogadores em condições apenas de finalizar. (Como só jogou cinco jogos ele ficou de fora dessa lista, mas merece menção honrosa o Baron Davis e suas 7.2 apg. Davis pareceu bem confortavel criando pra um time com boas peças de finalização, em especial Griffin)

Seção especial: Calouros
A pré temporada é a segunda (Summer League) e ultima chance dos times avaliarem seus calouros antes do começo da temporada regular, então os numeros dos calouros realmente tem um valor maior do que o resto. Portanto vamos ver quem tem se destacado até aqui (Lembrando: ppg = pontos por jogo, apg = assistencias por jogo, rpg = rebotes por jogo e mpg = minutos por jogo)

John Wall: 7 jogos - 15.7 ppg - 7.9 apg - 2.6 rpg - 35.4 mpg

Blake Griffin: 6 jogos - 17.3 ppg - 1.7 apg - 12.3 rpg - 29.5 mpg

Demarcus Cousins: 7 jogos - 14.3 ppg - 0.7 apg - 8 rpg - 25.9 mpg

Jordan Crawford: 6 jogos - 13.8 ppg - 3.2 apg - 2.8 rpg - 31.6 mpg

Evan Turner: 7 jogos - 7.7 ppg - 3.7 apg - 5.9 rpg - 29 mpg

Esses cinco foram os calouros de mais destaque na pré temporada. John Wall e Blake Griffin parecem ser até aqui os dois que vão disputar até o final o prêmio de calouro do ano, e vai ser uma das disputas mais interessantes dos ultimos tempos. Os dois tem cara de estrelas e tem tudo pra serem os principais jogadores dos seus times. Griffin parece ser um monstro dos double doubles e é um jogador bastante completo ofensivamente. Tem tudo pra ter medias proximas das que teve na pré temporada. Ja Wall deve sofrer um pouco mais, afinal jogou muito mais tempo que qualquer outro calouro por jogo, mas ja mostrou muito talento nas Summer Leagues (Foi MVP em Las Vegas) e realmente tem muita velocidade, infiltra muito bem e tem boa visão de jogo. Resta ver como ele vai jogar do lado do Gilbert Arenas, que costuma jogar com a bola na mão.

Correndo por fora tem o Demarcus Cousins. Cousins era apontado como uma aposta de risco, que tinha problemas extra-campo, não lidava bem com críticas e tinha problemas de adaptação, mas está jogando muito bem até agora, foi lider em Las Vegas em rebotes e com a contusão do pivô Samuel Dalambert deve sair jogando de cara e aprender na marra. Tem talento e é bem atlético, eu acho que vai ser um belo jogador e um ótimo complemento pro Tyreke Evans de dentro do garrafão.

Jordan Crawford é uma cópia do Jamal Crawford até no nome. Nao se destaca por fazer nada alem de pontuar, o que tem feito bem. Com Wall mandando assistencias e Griffin pegando rebotes até no banco, duvido que ele tenha chances de ser calouro do ano, mas pode ocupar o lugar do Jamal no Hawks e liberar o SG pra uma possivel troca, alias um boato que tem pipocado bastante até aqui.

E por fim, Evan Turner, a segunda escolha do Draft. Turner foi muito mal na Summer League de Las Vegas e nao tem sido muito melhor na pré temporada. Parece ser daqueles que faz tudo bem sem dominar nada: Teve bons numeros em assistencias e rebotes mesmo disputando com Andre Iguodala e Jrue Holliday, que tiveram bons minutos, mas Turner teve algum problemas com pontuação. Precisa melhorar um pouco no ataque, mas deve aprender apanhando tambem.

Aposto em Wall e Griffin disputando até o fim o prêmio, com Griffin levando a melhor. Os dois são muito bons, vão ser estrelas na Liga e não duvido ver algum deles no All Star Game.

Mais tarde trago a segunda parte, onde falo dos times. Ainda hoje, não percam.

Um comentário:

  1. finalmente um não armador com grandes chances
    de ser eleito melhor calouro...
    temporada passada os mais badalados eram guards..
    exceto o dejuan blair que acho que fará boa
    temporada como titular dos spurs (bem melhor que
    o Antonio "Cone" McDyess)
    Aposto também que Blake Griffin deve levar o prêmio
    Se bem que ele é rookie mas foi pick do ano passado se não me engano e não jogou por contusão
    mas ele pode ser o novo mailman da NBA

    ResponderExcluir