Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 28 de novembro de 2010

O que está acontecendo com o Miami Heat?

Bosh urra, Wade pensa e logo existe e Lebron está com prisão de ventre

Antes de começar minha sessão diária de falar mal do Miami Heat, um esclarecimento (na verdade dois). Primeiro que eu estou na ultima semana de aula da faculdade, e em portugues isso quer dizer 'semana de provas'. Portanto, essa semana (até a outra segunda, na verdade) eu vou estar estudando feito idiota pra fechar o semestre. Nao vai dar pra postar todos os dias e as vezes vou ter que fazer posts mais curtos, mas depois a gente deve voltar ao normal nas ferias (talvez até mais, sabe como é o tédio...). E a segunda é que na ultima semana eu andei bem enrolado com faculdade tambem e pedi pro Celo me cobrir alguns dias e... bem, vamos falar mal do Heat.

Acho que, desde que comecei a acompanhar NBA, eu nunca vi um time com tanto hype em cima quanto o Miami Heat. Ta bom que  não vi o Lakers de 2004 com Kobe Bryant, Shaquille O'Neal, Gary Payton e Karl Malone. Mas desde que todo mundo viu que Chris Bosh, Dwyane Wade e Lebron James iam virar Free Agents juntos, começaram a pipocar boatos e especulações sobre pra onde eles iriam e, claro, sobre se eles iriam jogar juntos. Quando o ego do Lebron superou o bom senso e ele fez o The Decision pra anunciar que iria pra Miami, foi uma comoção nacional: Bosh, Wade e Lebron, os tres maiores Free Agents da maior classe de Free Agents da história, jogando juntos no Miami Heat?? Enquanto alguns se ocupavam amaldiçoando até a décima geração da familia do Lebron, outros começaram a pensar no impacto que isso teria dentro de quadra. Confesso que minha primeira reação foi de tristeza: Imagina se o Lebron vai pro Bulls, por exemplo. Imagina a rivalidade intensa e insana que teriamos pelos proximos cinco anos entre Bulls e Heat (com Bosh)?? Seria genial, quando Lebron e Wade se enfrentavam era promessa de show, e ver esses dois jogadores sensacionais em dois times brigando rodada a rodada por posições e depois pelo título seria uma das coisas mais legais de ver do esporte na atualidade. Depois tambem achei o Lebron um idiota. Entendi a ansia dele em querer ganhar títulos, afinal as pessoas pegavam (e ainda pegam, e vao pegar enquanto nao mudar) no pé do Lebron porque ele nao tinha um título. Como fossem os títulos que fizessem uim jogador grande ou pequeno. Se é assim, Sasha Vujacic é melhor do que Lebron James e o Trent Dilfer é melhor do que o Dan Marino! Mas nessa ansia por ganhar um título, eu achei que ele perdeu a chance de deixar algo maior, pro basquete e pra ele mesmo. Mas a decisão foi essa e só nos restava lamber os beiços pensando nesse Heat em quadra em 2010/2011 ou então falar que o Cavs ia ganhar um título antes do Lebron.

Só que a temporada começou e, até agora, o Miami Heat ainda não convenceu ninguem. Depois de uma derrota humilhante pro Celtics na abertura, o Miami Heat implacou quatro vitórias esmagadoras seguidas, uma delas contra o Orlando Magic, jogando uma defesa excelente, um ataque rápido e eficiente e parecia que o time ia engrenar de vez e alcançar as expectativas colocadas antes da temporada: título, melhor time da história, recorde de vitórias, e etc. Até que o Heat enfrentou o Hornets, até então invicto. O jogo foi apertado, o Heat teve chance de ganhar a partida, o Hornets teve que suar, mas o fato é que o Hornets expos novamente os mesmos pontos fracos que o Celtics ja tinha mostrado. O Heat venceu o Nets logo depois, mas em seguidas duas derrotas: Celtics e Jazz, essa ultima uma virada histórica. Depois de mais tres vitórias contra times fracos, o negocio começou a pegar. Dos ultimos cinco jogos (Os cinco depois dessa vitória contra os tres times fracos), o Heat perdeu quatro jogos e ganhou um e, talvez mais importante, perdeu Udonis Haslem por tempo indeterminado. Agora o Heat está 2-7 contra times .500 ou acima, e 7-1 contra times abaixo de .500. Tudo bem, ganhar de times fracos é importante pra conseguir um bom record no final, mas sem ganhar de times fortes voce não vai chegar a lugar nenhum!

Antes de mais nada, como eu sempre afirmo, ainda não é hora do Heat entrar em pânico. O Heat VAI pros playoffs, e é lá que a coisa conta, não agora. Alguem lembra como Celtics e Lakers entraram nos playoffs do ano passado? Fim de temporada regular muito fraco, muitas derrotas, time inconsistente, sem padrao de jogo, ninguem acreditava. Ou seja, o que acontece agora não é o que vai necessariamente acontecer depois. O que é importante é o time identificar AGORA os problemas e começar a corrigir a tempo dos playoffs, pra ai poder competir com Celtics e Magic. Mas de onde começam os problemas do Heat?

Começando de cima, o Phil Jackson, técnico do Lakers, deu uma declaração que ganhou um pouco de polêmica ao longo da semana. Ele disse que imaginava quanto tempo ia demorar pro Pat Rilley descer do cargo administrativo pra assumir o time e mandar o Eric Spolestra passear. Pra quem nao lembra, ele ja fez isso com o Stan Van Gundy, no time do Heat que foi campeão em 2006, com Wade e Shaq. Tudo bem, o Phil Jackson adora mexer com o psicologico dos adversários e é um mestre nessa arte. O Van Gundy saiu babando reclamando do Jackson e defendendo o Spolestra, o que no fundo só mostra que o Jackson está certo. E a verdade é que por mais que ele tenha provocado o Heat e tentado abalar o time (aposto que conseguiu), ele nao falou nenhuma mentira. Eu nunca gostei do Eric Spolestra, o Celo concorda comigo nisso, ele é bom em montar defesas mas no geral ele não é um técnico com jogo de cintura, que nao sabe montar nem algo que lembre vagamente um ataque e nunca me chamou a atenção por modificações que faz durante os jogos. Ja o Pat Rilley é um técnico consagrado e que na minha opinião tem como tirar desse elenco do Heat mais do que o Spolestra. Se o Rilley VAI fazer isso eu nao sei, mas se ja fez uma vez, aposto que o Spolestra fica feliz todo dia ao chegar ao ginásio do Heat e ver que nao é barrado na porta.

Eu não acho, e nunca disse isso, que a culpa do Heat nao estar aquelas coisas É do Eric Spolestra. Só acho que ele não está conseguindo resolver os problemas (alguns nem o Red Auerbach resolveria) a tempo, e a pressão que ele vem sofrendo só complica mais a vida do coitado. O Bola Presa falou uma coisa que eu achei muito verdade esses dias: De tanta pressão pra arrumar o ataque, o Spolestra deixa de se focar na sua especialidade, a defesa. Mas enfim, o Miami Heat tem problemas sérios que não tem nada a ver com técnico. Tem a ver com o trio de superastros que o time juntou na offseason.

A primeira coisa que chamou a minha atenção e de muita gente com o The Decision foi: Como o Heat vai arrumar teto salarial pra assinar com mais 10 jogadores? O time só tinha mais o Mario Chalmers sob contrato, entao o Heat dispunha de um nada de teto salarial pra assinar com nove jogadores. Depois que cada um do Big Three cortou 15 milhões do salário (um minuto de silêncio) pra poderem renovar com o Haslem, o time foi atrás de Free Agents dispostos a ganhar pouco. Tirando Mike Miller, que assinaram usando a Mid Level Exception (Uma certa quantia que voce pode assinar com um ou mais jogadores e nao entra na conta do Salary Cap), o resto foi assim: Zydrunas Ilgauskas, Eddie House, Joel Anthony, James Jones (Esses ultimos ja eram do Heat, mas viraram Free Agents e renovaram). Era um bando de restolhos, mas ninguem esperava que eles ganhassem jogos: O Big Three que iria fazer isso! Mas acontece que os tres craques do Heat tem um problema: Eles tem o mesmo estilo de jogo. São os tres jogadores que infiltram muito bem, finalizam proximo À cesta e gostam de jogar com a bola na mão, com liberdade pra armar o jogo. Tanto Lebron como Wade  não são grande arremessadores e embora tanto eles como o Bosh sejam capazes de acertar arremessos de meia distancia e até de tres, não é a principal caracteristica deles e não são os arremessos mais confiaveis do mundo - um dia podem acertar 8 de 10 e no outro 1 de 12. E como a NBA não permitiu que os times usassem tres bolas em quadra ao mesmo tempo, o Heat as vezes tem problemas com a distribuição da bola pelos jogadores: O Lebron pega a bola, infiltra, toca pro Wade no perimetro. Wade nao vai arremessar, ele infiltra, toca a bola pro James no perímetro... Ou seja, são excelentes jogadores, Wade e Lebron tao no meu top 3 da NBA, mas eles tem as mesmas caracteristicas, e o time fica sem variação de jogada. Pra piorar, o ataque vive dos 'Passe a bola pra um dos tres' e não parece ter um esquema envolvente e trabalhado de ataque.

Alem disso, o time sofre barbaramente com a falta de peças. Principalmente de um armador e de um jogador de garrafão. As primeiras derrotas do Heat foram pra Celtics, Hornets e Jazz. Ou seja, Rajon Rondo, Chris Paul e Deron Williams, pra mim os tres melhores armadores da NBA. O Jazz demorou pra pegar o esquema que o Celtics e o Hornets pegou rapido: A bola ficava 90% do tempo nas mãos do armador, que batia pra dentro e deixava o Carlos Arroyo ou o House pra trás. Assim, o Heat era obrigado a modificar seu esquema defensivo, e era alvo facil dentro do garrafão sem bife do time ou pro perímetro, com os chutadores de tres pontos. Lembro que quando o Heat estava montado eu falei pro Celo que eu achava que a defesa do Heat ia sofrer bastante pela falta de um pivô grandalhão e de um armador de contenção. A boa defesa do time resultava não das marcações individuais, mas do sistema bem montado pelo Spolestra e de um ou dois jogadores mais ágeis e capazes de roubar bola - Wade e Lebron. Mas quando o adversário tinha um armador capaz de passar facil pelo marcador individual e partir pro garrafão fragil do Heat, voce desmontava todo o esquema de contenção do Heat e abria totalmente a defesa. Principalmente no garrafão. Celtics e Jazz tem garrafões muito fortes e o Emeka Okafor pareceu o Dwight Howard de tanto pegar rebote ofensivo e colocar de volta na cesta no meio do garrafão do Heat.

Alem disso, o Heat tambem sofre na parte ofensiva. O Heat não tem nenhum jogador que pontue de costas pra cesta ou dentro do garrafão. O Lebron ou o Wade podem fazer esse papel, mas não é a melhor opção. O Bosh joga muito melhor de frente pra cesta, com infiltrações ou arremesso de meia distancia. O Udonis Haslem vivia dos seus arremessos de meia distancia, assim como o Ilgauskas - dois com alergia de garrafão. E o pivô de bife, o Joel Anthony... bem, ele é horrivel. O time vive dos arremessos de meia distancia e de tres, e das infiltrações e olhe lá. Ou seja, é facil demais marcar um time assim, no papel. Se nao fosse o talento individual insano dos jogadores, o Heat tambem não teria ataque. Os arremessadores de longe sofrem com a falta de alguem capaz de jogar todos os jogos, como o machucado Miller, e o House e o Jones ficam revezando tanto em quadra que é capaz do Lebron tocar pro Joel Anthony arremessar de tres só porque ele parece com o Jones e na verdade quem está em quadra é o House. Ou seja, uma bagunça, o Spolestra não sabe mais o que tentar pra arrumar o ataque.

Pra mim, o Heat tem que parar de insistir tanto em jogar aquele ataque de 24 segundos e começar a acelerar mais as coisas, pra começar. O time rende muito mais com o Wade ou o Lebron vindo em velocidade, com um jogador acompanhando do lado e um arremessador no perímetro. Claro, nao tou falando pra eles virarem o novo Suns com o Lebron de pivô, só que não precisa tentar toda maldita vez que pega a bola um ataque cadenciado de meia quadra sendo que voce praticametne não tem jogadas desenhadas no ataque! Deixa o Lebron e o Wade levarem a bola mais rapido pro ataque, não vai matar ninguem acelerar um pouco o jogo, voce só explora melhor a velocidade dos seus jogadores. O time sofre demais no ataque de meia quadra, o Lebron é o lider da NBA em turnovers, e no final acaba forçando um arremesso ou com alguem tirando o coelho da cartola - e eu garanto que nao é o Anthony. E de uma vez por todas, assinar com o Erick Dampier nao vai resolver nada, catrambias! O cara é um Joel Anthony mais rico e mais velho!! O Heat tem peças repetidas demais e não tem as variedades que um time campeao precisa ter. Tudo bem, a volta do Mike Miller vai ajudar porque vai ter algum arremessador de tres que nao precisa jogar um dado de RPG pra ver quantos minutos vai ter em quadra e dai da pro time criar uma identidade, mas não vai salvar a patria, até porque ele nao defende.

O que o Heat precisa agora mais do que tudo é calma. Não vai ajudar muito o Pat Rilley botando pressão no Spolestra, ele tem que decidir: Se é pra assumir, assume agora. Senão, aparece logo a publico, fala que o Spolestra vai continuar, e deixa o cara trabalhar em paz. A midia, os torcedores (A favor ou contra), os jogadores, todo mundo está de certa forma botando pressão no time. Odiando ou amando, o Heat foi o time mais falado dos ultimos anos. É normal que tenham muitas atenções voltadas no Heat. O time parecia tão ansioso em calar os criticos que as vezes parecia afobado... exagerado. O time falava que estava focado e nao ligava pra pressão externa, mas a cada vez que o time perdia, o time parecia voltar com mais ansia pro próximo -  e iss ta acontecendo cada vez mais. As vezes funciona, mas as vezes só atrapalha. Enquanto o Heat - e o técnico - não conseguirem deixar o elenco focado dentro dele mesmo, o Heat vai continuar tendo esses problemas. O quinteto titular não está rendendo e o seu melhor reserva ta machucado. Cada vez parece mais dificil pra Wade e Lebron jogarem juntos - é extremamente raro ver os dois com boas noites no mesmo dia. O Heat precisa ir com calma, aceitar os erros, entender que só na individualide dos craques eles vao pros playoffs, e agora se preocupar em corrigir o que está errado. Botar o Chalmers toda noite pra chutar 1000 bolas de tres pontos no ginásio, chamar um espirita pra colocar o Pete Maravich no corpo do Arroyo e rezar pro Dampier conseguir jogar alguma coisa, ter no Bosh seu melhor marcador de garrafão é triste demais. E por fim, o Heat ainda tem mais 65 jogos. Foram 17 jogos interessantes, instrutivos, mas só 17 jogos. Tem mais 65 pra se arrumar, e ai entrar nos que valem de verdade.

Um comentário:

  1. Miami ta jogando mal mesmo, ontem o Tyson
    CHandler pesou 7 rebotes ofensivos e o
    Shawn Marion 4...falta realmente um pivô
    tanto para defesa quanto para o ataque no time
    Concordo que o Dampier não soluciona muito o ataque, mas acho que na defesa ele é muito melhor
    que o Joel Anthony e que vai melhorar um pouco a questão de pegar rebotes defensivos...Nos Mavs ele e o Haywood tinham o mesmo estilo de jogo, melhoravam a defesa dentro do garrafão mas no ataque eram muito deficientes, e a coisa melhorou agora com o Tyson Chandler no time
    QUanto ao Spolestra, ele é um bom técnico, mas nao se adaptou ao elenco e ao estilo de jogo do Miami...o time tem 3 dos maiores pontuadores da NBA que JOGAM DO MESMO JEITO...mas o cara é especialista em defesa porra, não vai conseguir aproveitar o maximo do Big Three sendo que jogam individualmente e não em time...
    O Boston Celtics aproveita muito mais do Big Three deles (agora Big Five), Doc Rivers fez eles trabalharem em time, e lá não tem vaidade como tem no Miami..
    Mas a temporada tá só no começo e tem tempo pro Heat arrumar seus problemas

    ResponderExcluir