Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cinco Jardas ou Menos

Bom, como voces devem ter reparado, o Celo voltou a postar no blog agora que ele ta com um pc novo. Agora finalmente vamos poder fazer a alternancia que a gente queria. Um posta um dia, outro posta outro... Sem uma ordem fixa, nao vamos necessariamente seguir o dia um-dia outro, vamos indo conforme for dando, o Celo tambem nao ta de ferias ainda e talz. Tambem queria ressaltar que eu e o Celo (embora nao pareça) somos duas pessoas diferentes. Temos gostos, opiniões e ideias diferentes, e portanto vamos escrever posts diferentes, possivelmente discordantes às vezes, um exemplo é o Jets: Escrevi dia desses falando o quanto eu nunca acreditei no Jets e tal, enquanto o Celo sempre achou o Jets o melhor time da AFC. É interessante essa divergencia de opinioes, deixa o blog menos viciado e com mais espaço pra discutir. Outra coisa que temos diferente é o estilo de escrever. O Celo gosta mais de noticias, de jornalismo, e eu gosto mais de fazer analises, especular, brincar com números pra fazer posts analíticos. São estilos diferentes que vao render posts diferentes. Mas antes da gente começar a pensar no que vai ter daqui pra frente, vamos pro nosso querido Cinco Jardas.

Por falar nisso, alguns de voces talvez tenham reparado que eu nao fiz o tradicional post sobre NBA no meio da semana e antecipei o Cinco Jardas. O motivo é simples: Com a corridissima semana de fim de faculdade que eu tive, quando eu mal postei aqui, eu nao tive tempo pra acompanhar nada de NBA, e não quis postar sobre algo que acompanhei bem por cima. É muito m,ais facil acompanhar NFL do que NBA por dois motivos: Primeiro, que sao muito mais jogos por time na NBA que an NFL. E segundo que na NFL os jgoos estao praticamente todos concentrados em um dia só, e portanto é mais facil acompanhar. Por isso, vou esperar um pouquinho (bem pouquinho) antes de voltar a postar sobre NBA. Mas vamos parar de enrolar e começar logo as Cinco Jardas.

O charuto do Werth é feito de dinheiro e Crawford levanta orgulhoso seu novo contrato

- Jayson Werth e Carl Crawford eram os dois principais Free Agents outfielders da MLB. Ambos tiveram temporadas sensacionais com Phiilies e Rays, respectivamente, em 2010 e eram cotados pra receberem enormes contratos. No entanto, havia um certo receio em assinar os dois, principalmente no que diz respeito a cifras. Bom, nao tem mais. Depois que Werth assinou um contrato de sete anos e 126 milhões de patacas, ele se mudou pra Washington pra jogar pelo Nationals (Com esse dinheiro ele podia de quebra ganhar um cargo na Casa Branca). O contrato é enorme e absurdo, mas o Nationals está desesperado pra sair do fundo do poço, ainda mais que o seu pitcher calouro Stephen Strasburg, que teve um começo de temporada histórico, com 14 strikeouts na abertura, lesionou seriamente o ombro. Mas o que aconteceu de importante ai é que o contrato do Werth se tornou o parâmetro pra quem quisesse assinar o Crawford. Todo mundo sabia que o contrato que trouxesse o LF de Tampa Bay teria que pagar mais de 126 milhoes por dois anos. E foi o que aconteceu: depois do Yankees colocar Crawford como seu 'plano B' caso nao trouxessem Cliff Lee, o Red Sox foi la e assinou o LF pra um contrato de sete anos e grotescos 142 milhões de patacas! O Red Sox nunca foi, ao contrario do rival Yankees, um time que fizesse gastos imensos, mas pelo visto o Boston está mais decidido do que nunca a voltar a ser campeão. Pros Yankees, agora resta assinar Lee, pra quiem eles andam oferecendos contratos totalmente absurdos. Os valores? Atualmente, 6 anos e 140 milhões de patacas.

- Mas o Boston Red Sox não se contentou com uma estrela pro outfield. O Red Sox tambem trouxe uma estrela pra jogar na primeira base trocando por Adrian Gonzalez com o San Diego Padres. Gonzalez é um excelente rebatedor e sempre foi cotado pra ser uma superestrela, mas sempre jogou num estadio que é muito mais orientado pra pitchers do que rebatedores, e Gonzalez era o melhor rebatedor do time. Gonzalez está no ultimo ano de contrato onde vai ganhar 6,8 milhões e, aos 28 anos, é um jogador jovem pro baseball - o auge de um jogador de baseball gravita em torno dos 30 anos, generalizando - e foi trocado por tres jogadores que ainda não jogaram na MLB e cujos direitos pertencem ao Sox, algumas jujubas e uma copia pirata de Winning Eleven. Nos ultimos dois anos com San Diego, Gonzalez rebateu 40 e 31 Home Runs. Alguem imagina o estrago que ele vai fazer no Monstro Verde do Fenway Park? Boston ainda pode ter a volta do 3B Adrian Beltre, atualmente um free agent. Ja ta na hora de começar a cantar Sweet Caroline??

Parece foto de filme de ação antigo, mas esse grupo ta forte pra caramba

- Nao é facil pra um torcedor do Red Sox ficar calmo com esses dois jogadores chegando. Crawford e Gonzalez chegando colocam o Red Sox talvez com a melhor rotação de toda a MLB se seus jogadores conseguirem ficar saudaveis, um problema temporada passada. O time atualmente jogaria com Jason Varitek (C), Adrian Gonzalez (1B), Dustin Pedroia (2B), Marco Scutaro (SS), Kevin Youkilis (3B), JD Drew (RF), Jacobe Ellsbury (CF), Carl Crawford (LF) e David Ortiz (DH). Se Ellsbury conseguir ficar saudavel, o que não tem conseguido, ele e Crawford não só farão a dupla de corredores mais devastadora da MLB como com Drew farão possivelmente o melhor outfield defensivo de toda a Liga. Se Beltre voltar, deve ir para a terceira base e Youkilis para SS, ou até um dos dois pode acabar vindo do banco pra ter algum poder de fogo de Pinch Hitter. Big Papi ainda é uma força no bastão e essa lineup mete medo em qualquer um. Ainda acho que o Boston podia, caso Beltre volte, trocar Scutaro por um closer melhor, o Red Sox teve o segundo melhor ataque da MLB e uma das melhores rotações de pitchers titular na temporada passada mas ficou fora dos playoffs por causa da absoluta incompetencia do bullpen de ganhar jogos e tambem devido a inumeras lesões de jogadores importantes. Mas ja ta bom. Muito bom.

- Duas ultimas noticias rapidas sobre MLB: Carlos Pena, 1B, assinou um contrato de 10 milhões por um ano com o Chicago Cubs. Definitivamente nao vai mudar nada na Liga, o Cubs ta muito longe disso. E o White Sox renovou com o veterano Paul Konerko, que teve um ano sensacional em 2010, 39 Home Runs e 111 RBIs, e terminou em quinto na votação pra MVP da AL. Agora com Adam Dunn no White Sox, esse time merece alguma atenção.


"Esse é o nosso novo dono?? Eu nao conheço esse fdp de algum lugar??"

- E o David Stern aprontou mais uma das suas. A NBA agora está comprando o New Orlenas Hornets das mãos do George Shinn. O Shinn nao era das figuras mais populares no mundo do basquete, em parte porque tirou o Hornets de Charlotte pra levar pra New Orleans e, como o Celo sempre diz, "Duvido que voce encontre alguem que nunca teve nada do Charlotte Hornets quando criança", mas o David Stern tambme é um pentelho. Mas tudo bem, ninguem liga pra quem é o dono das franquias, embora eu acredite que ter um Mark Cuban de dono torna as coisas mais divertidas pra quem ve de fora, não pra quem paga 12 milhões por ano pro Erick Dampier.  Acontece que o Hornets tem um problema serissimo de publico. A galera de New Orlenas adora esportes, a festa homérica que eles fizeram após o titulo do Saints é prova disso, mas infelizmente a grana anda curta por la depois do Katrina. Mesmo na temporada 2008 da NBA, quando o Hornets terminou em terceiro no Oeste e o Chris Paul brigou rodada a rodada até o fim com o Kobe Bryant pelo titulo de MVP, o ginasio sempre tinha muitos lugares vazios, e nessa temporada nao é excessão. Como o Shinn queria vender a franquia e o novo dono quase com certeza tiraria a franquia de New Orleans, a NBA usou sua grana sobrando pra comprar o time e mantê-lo na cidade até que um novo comprador disposto a tambem manter o time apareça. Nao deve mudar muito em nada, só achei interessante a iniciativa pra New Orleans nao perder o seu time.

- Lembram do George Karl? O técnico do Nuggets que teve dois câncers ano passado e teve que se ausentar pra se tratar mas agora está de volta? Pois é, não só ele está de volta, saudavel e fazendo seu time vencer como está a uma vitória de se tornar o sétimo técnico da história da Liga a alcançar 1000 vitórias. À sua frente só tem nomes como Don Nelson, Jerry Sloan, Pat Rilley, Phil Jackson, Lenny Wilkens e Larry Brown. Sua milésima vitória ontem foi negada pelo Celtics, mas amanha contra o Raptors ninguem duvida que ela finalmente venha.

- Quem gosta de Buzzer Beaters? Eu com certeza adoro, um dos motivos de gostar tanto de ver o Kobe jogar. E ontem a noite apenas tivemos tres deles, e ainda uma cesta da vitória (game-winner) nos segundos finais que nao foi exatamente um buzzer beater mas nem por isso menos divertida. Rudy Gay, Raymond Felton, Andrew Bogut e Derek Fisher foram os protagonistas da noite. Vale a pena conferir, estão todas no video abaixo.



- Ja que estou dando foco maior a NFL por hora, acabei deixando apenas duas noticias importantes pra esse espaço. Alias, só uma é realmente importante, a outra é sobre o Niners. Primeiro, o Broncos demitiu o head coach Josh McDaniels. McDaniels foi coordenador ofensivo do Bill Belichick em New England por muito tempo e recebeu a chance de ser o técnico de Denver. Se por um lado ele conseguiu transformar o Kyle Orton num dos melhores QBs da Liga sem nenhum grande WR, transformando Brandon Lloyd no novo Brandon Marshall, ele tambem foi o responsavel pelas saidas de Jay Cutler e do proprio Marshall do time, com quem se desentendeu. Muita gente reclama desse lado mais intratavel do técnico do Broncos, mas como técnico ele era muito bom. O ataque está rendendo bastante, e não é culpa sua que Elvis Dumerville, melhor pass rusher da NFL em 2009, tenha se machucado antes da temporada começar. Eu achei um erro do Denver: Se é pra mandar embora jogadores importantes e talentosos por causa do técnico, pelo menos nao demita o téncico na primeira escorregada de um elenco bastante limitado. Ao contrario do Wade Phillips e do Brad Childress, essa eu achei uma demissão precipitada de uma diretoria que tem errado mais que acertado recentemente. Espero que o meu Niners o traga pra ser coordenador ofensivo, nisso ele é muito bom.

- Nao é como se alguem ligasse, mas o Niners decidiu que Alex Smith vai voltar a ser o QB da equipe 'por hora'. O problema com Troy Smith eram dois e eram dois que eram claramente vistos pra quem assistia aos jogos. Primeiro a inexperiencia, Troy Smith só tinha jogado dois jogos de titular antes de assumir a vaga de Alex. As vezes ele toma algumas decisões precipitadas, sua leitura das defesas as vezes deixa a desejar e as vezes ele é displicente demais. Sao coisas normais de se verem, por exemplo, em calouros, e embora o Smith nao seja um calouro, ele teve pouco tempo pra aprender na manha. Segundo que o Troy Smith era só o terceiro QB do time e só foi treinar com a equipe titular dois dias antes de começar jogando contra o Broncos! Ele nao teve tempo pra estudar o playbook do time direito, tanto que o numero de jogadas que o coordenador ofensivo do time chama pra ele é bem limitado, o que torna o ataque mais previsivel. A mudança por Alex Smith tem provavlemente dois lados: Primeiro, um movimento desesperado pra tentar classificar pros playoffs: O time está dois jogos atrás do Rams, que jogam contra o Saints essa semana, e ainda tem um confronto direto com o time de Saint Louis, e portanto eles devem estar apostando tudo nesse confronto direto. Tambem, é um ultimato ao Alex Smith: Ou voce produz, ou voce está fora. Nao se surpreendam se, em caso de fracasso, Troy Smith volte como titular ano que vem: dessa vez desde o começo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário