Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 12 de dezembro de 2010

A dança dos técnicos

"Como eu faço pra arrumar um bico de juiz?"

Não é exatamente comum o que vem acontecendo com os técnicos na NFL. Claro, como em todo esporte, o técnico é o principal responsavel por administrar seu time dentro de quadra (as vezes até fora) e muitas vezes é deles a culpa por um fracasso. Quem acompanha futebol, especialmente o brasileiro, sabe do que eu tou falando: Quantas vezes um técnico que nao consegue ganhar com um elenco fraco acaba demitido? Quantas vezes um time ou uma seleção com muitas expectativas acaba nao as cumprindo e o técnico acaba saindo? Claro que os técnicos tem grande e direta influencia nos seus times e muitas vezes um técnico realmente não consegue extrair o que poderia de um elenco, e ai é hora de trocar. Ou então a convivencia de um técnico com um grupo se esgota, o tecnico começa a perder o controle e nao tem mais como ficar. São coisas que acontecem.

Mesmo assim, os técnicos tambem servem como ótimas valvulas de escape. O time nao está rendendo? Bem... É culpa do técnico! Jogadores importantes deixaram de produzir bem? Claro que é o técnico! O calouro que era pra ser o salvador da patria nao joga nada? Porque o técnico nao faz ele jogar! Nossos tres QBs titulares machucaram? O técnico que é ruim! A Grécia faliu? Culpa do técnico! Mas o que o técnico tem a ver com a Grécia? A verdade é que não tem nenhuma e nem ninguem liga, mas as pessoas insatisfeitas que nao veem o que gostariam ficam mais calmas se tiverem alguem pra colocar a culpa. E o técnico é o mais facil de pagar o pato: Como voce vai negar que aquele timasso que voce montou não está rendendo tudo isso por culpa do cara responsavel por colocar ele em campo?

Claro que nao estou negando a importancia do técnico no time. Eles são importantissimos em varios aspectos, servem de mentores pros jogadores fora de quadra, sao responsaveis por achar a melhor forma do time funcionar dentro de quadra, explorar os pontos fortes do time e camuflar os fracos. O técnico é extremamente importante e muitas vezes, seja por incompetencia, estilo de jogo ou quaisquer outras razões, o técnico realmente nao consegue começar um trabalho e acaba sendo o responsavel por um desempenho ruim. Mas tambem nao da pra negar que eles viram, muitas vezes, bodes espiatorios.

É até engraçado pensar nisso, mas o contrario nao é tao comum. Muitas vezes, em times vencedores ou que se superam, os jogadores sao os responsaveis, tem muito talento no time e tudo mais. O técnico é importante, claro, mas como ele poderia fazer o time ser tao bom se nao fossem os jogadores? Muito comum ver por exemplo o Bill Belichick sendo considerado um genio e talz, mas o Belichick é uma excessão: Quantas vezes alguem atribuiu o sucesso do Chiefs à comissão técnica? Ah não, mas o Matt Cassell está jogando muito bem, o Dwayne Bowe é o novo Randy Moss, o Jamaal Charles é isso e aquilo, o técnico só aproveitou bem o que ele tinha em mãos. Porque o Titans, depois de começar 0-6 ano passado, se reerguer, terminar 8-8 a temporada, ninguem fala que o que causou essa arrancada foi o Jeff Fisher e a sua sacada que ele poderia usar o Vince Young e sua habilidade atlética pra transformar o Chris Johnson na arma mais letal da NFL?? Lembro que no Super Bowl desse ano, quando acabou a partida e o Saints foi campeão, eu falei pro meu amigo que via o jogo comigo: "Deviam dar o MVP pro Sean Payton!". O Drew Brees foi genial, absolutamente brilhante, e praticamente pavimentou seu caminho pro Hall da Fama com isso, mas o onside kick que o Sean Payton mandou o time dar foi a manobra mais doentia e genial que eu vi num Super Bowl e se nao fosse ela provavelmente o Colts teria saido vencedor daquele Super Bowl. Ele foi ousado, e colheu os louros por isso: foi campeão. Outro exemplo que eu dei recentemente foi o proprio Bill Belichick e sua importancia no Patriots vencedor. Desde esse post sobre o Patriots, tem um diferencial importantissimo, que é o nível doentio que o Brady vem jogando desde então. Mas antes dele começar a jogar nesse nivel, a boa campanha do Patriots era 90% merito do Belichick. Mas quase ninguem falava nele: era Benjarvus Green-Ellis pra ca e Danny Woodhead pra lá.

Mas na NFL, bem mais do que no futebol brasileiro, a galera costuma deixar o técnico ir até o final. Geralmente as mudanças de técnico ocorrem no final das temporadas, e muitas vezes no final do contrato. A temporada é vista como um projeto, até porque ela é curta demais pra tentar uma mudança drástica dessas. Cada técnico tem a offseason pra treinar e armar o time no seu esquema de jogo, montar o seu playbook, ou livro de jogadas, e o time vai com essa cara pra temporada. Durante a temporada voce tme tempo de menos pra tentar mudar isso tudo, entao voce pega um técnico novo com um playbook que nao é dele, com um time que ele tem nas maos ha pouco tempo, e com uma pressão ainda maior. Rarissimas vezes isso funciona pra salvar uma temporada. Mas só essa temporada ja tivemos tres mudanças de técnicos, e parece que teremos mais por vir.

Primeiro foi Wade Phillips, do Cowboys. Depois, Brad Childress, do Vikings. E finalmente Josh McDaniels do Denver. O que esses tres técnicos tem em comum? Bom, apesar do McDaniels em menor nivel, eram tres times que tinham expectativas em alta. Os Cowboys tinham um ótimo time, muito completo, que chegou aos playoffs ano passado, viu jogadores como Miles Austin explodirem e ainda contava com um calouro extremamente promissor no Dez Bryant, eram favoritissimos a serem o primeiro time a jogar um Super Bowl no seu estádio. O Vikings teve Brett Favre de volta e manteve o time do ano passado que chegou à final de conferência e só perdeu na prorrogação pro campeão Saints, outro time que entrava com status de favorito a ir jogar em Arlington. E o Denver Broncos, apesar de ter perdido Brandon Marshall e nao contar com um elenco estrelado, jogava numa divisão relativamente fraca, com um Chargers enfraquecido tanto no ataque como na defesa e alem disso era um time que tinha começado a temporada 2009 com um record de 6-0, antes de refugar e terminar a temporada 8-8 e perder os playoffs.

Eu ja tinha falado aqui da demissão desses técnicos, e pra mim duas delas foram acertadas, Phillips e Childress. Nao acho Phillips um técnico ruim, mas acho que o estilo dele no Dallas nao estava funcionando, a mentalidade do time não estava bem e ele nada conseguiu fazer pra mudá-la (só foi mudar quando mudou o técnico) e ele clarmente nao tinha mais o grupo nas mãos. Numa temporada perdida, aplaudi a decisão da diretoria de dar uma chance ao Jason "Sorriso Colgate" Garrett de mostrar do que era capaz. E realmente, a postura do time mudou, a mentalidade mudou e mesmo sem o Tony Romo o time tem ganho partidas e dado muito trabalho em outras. O Childress eu achava um técnico abaixo da media desde o começo: errou quando nao insistiu no Adrian Peterson pra dar o controle do ataque ao Favre, nao teve jogo de cintura em nenhum momento pra adaptar o time à realidade que eles enfrentavam e não teve culhões de botar o Favre no banco pra jogar com o mais perigoso (e doeu escrever isso) Tarvaris Jackson. Tudo bem que nao foi culpa dele que o Sidney Rice machucou cedo e que o Favre voltou jogando muito mal, mas faltou inteligencia pra contornar o problema, e achei que uma mudança de ares tambem faria bem ao time.

Ja o McDaniels eu nao achei boa. O Denver nunca teve um grande time pra começar, e o sucesso do começo da temporada do Denver ano passado se deu devido a duas fontes: Sorte e Elvis Dumerville. Dumerville era o OLB do time mas nunca tinha se destacado muito, até que em 2009 foi o lider da NFL em sacks e deu uma dimensao absurda pra defesa do Denver, que agora podia colar o Champ Bayley no melhor WR do adversário, colocar o Brian Dawkins olhando a bola e contar que o Dumerville ia conseguir fungar no pescoço do QB pra nao dar tempo dele pensar, podia se dar ao luxo de colocar mais gente na linha pra parar a corrida. Bayley no mano a mano e Dawkins de ball hawk metem medo em qualquer QB da Liga. Acontece que o elenco fraco do Denver acabou sucumbindo e nao foi aos playoffs. Essa temporada, mesmo antes de começar, estava perdida pro Denver: Dumerville machcou sério e ia perder toda a temporada. Tudo bem que a divisao nao era das mais fortes, mas Chiefs e Raiders melhoraram e era dificilimo ir pros playoffs assim. O que acabou dando esperanças pro Denver é que o Kyle Orton começou a jogar demais e chegou a liderar a NFL em jardas aéreas. Mas quando dava pro Josh McDaniels - um renomado coordenador ofensivo do seu tempo em New England - começar a estruturar um ataque ai, machuca o Knowshow Moreno, pra acabar de vez com as chances do Denver lidar com isso. Alem disso, Dawkins tambem teve que lidar com lesões e jogar no sacrificio boa parte do ano. Isso tudo estava alem do controle do Josh McDaniels, que conseguiu fazer milagre com o Orton e o Brandon Lloyd mas nao conseguiu levar esse time limitadissimo e sem seus principais jogadores mais longe. Era hora do Denver recolher os cacos e começar a planejar pro ano que vem, quando o Denver de repente me demite o McDaniels. O McDaniels é um encrenqueiro e isso é fato, e nao vazou na imprensa se tinha algum racha no grupo contra o técnico ou algo assim. Se sim, torna mais facil entender essa demissão. Mas se não, o McDaniels ja brigou e causou a saida do Brandon Marshall e do Jay Cutler. A diretoria ficou do lado do McDaniels, deu backup pro técnico e disse que tava mandando os dois embora por contar com o trabalho dele. E de repente ele é demitido: Faz sentido?? Pra mim não faz nenhum. A demissão do McDaniels, pra mim, foi puramente uma tentativa de achar um bode espiatorio por causa de uma expectativa que nunca deveria ter existido.

Mas a dança dos técnicos nao parou por ai. O Titans, que começou 5-2, agora está 5-8 depois de uma derrota pro Colts quinta a noite. E agora ja começaram a falar em demitir o Jeff Fisher dentro de Nashville, Tennessee. Quando eu li, eu confesso que fiquei estarrecido. Eu nao acreditava que o dono do Titans ia ser tão louco a esse ponto. O Fisher foi o responsavel, como eu disse ali em cima, em perceber que colocando o Vince Young pra fazer o bootleg era perfeito pra abrir espaços pro Chris Johnson, e conforme isso acontecia, isso ia abrir espaços pro Young lançar a bola. Foi isso que reergueu o Titans de 0-6 pra 8-8 e quase os levou aos playoffs. E agora o mesmo Fisher que fez isso leva a culpa pelo Vince Young ter machucado, ter dado de louco, ter tido que escalar o calouro Rusty Smith porque o Kerry Collins tava mal ou machucado?? Pra mim o erro do time foi ter ido atrás do Randy Moss, mas culpar a queda de produção de Titans no Moss é desespero ou ódio do cara. O Titans nao consegue estabilizar sua situação de Quarterback e o Chris Johnson teve uma temporada tão boa em 2009 que virou figurinha marcada em 2010: todo mundo sabe do que ele é capaz entao vai fazer de tudo pra pará-lo. Acontece que pra voce conseguir reverter isso a seu favor voce precisa de um QB bom: e faz tempo que isso nao acontece em Nashville. Foi isso que impulsionou o time no começo e é isso que ta causando a decadencia do time. A defesa está jogando bem, mas o ataque nao tem como aproveitar seu melhor jogador porque ele nao tem um QB capaz de fazer a defesa colocar mais de quatro jogadores na secundária. O Kerry Collins tem história, teve uma temporada excelente, de MVP em 2008, mas desde a temporada passada ele nao tem jogado bem e nao da pra confiar mais nele. A solução é o Vince Young, mas lesões e falta de dedicação tem minado seu trabalho por lá.

Outros técnicos que tem seu trabalho marcado são Mike Singletary, do 49ers, e o Mike Shanahan, do Redskins. Eu acho que nenhum dos dois tem feito um grande trabalho esse ano, mas nenhum dos dois é o responsavel pelo fracasso parcial dos seus times. A linha do 49ers tem uma falta de jogadores que nenhum técnico no mundo pode suprir e lesões a jogadores importantes e que matou um time que depende muito do jogo terrestre, que nao encontra espaços, e de um QB que precisa de tempo no pocket pra fazer boas jogadas. Alem disso, o coordenador ofensivo do time não soube em nenhum momento cobrir as falhas do time. Ou seja, o problema ali vai muito alem do técnico, e nao acho que trocar o HEAD COACH seja a solução, embora eu ficaria dando pulos de alegria se trouxessem o McDaniels pra coordenador ofensivo. O Alex Smith conseguir recuperar sua forma do ano passado nao seria nada mau tambem. Por isso acho que, pelo menos agora, Singletary nao deve sair. Ja o caso do Shanahan é mais delicado. A falta de peças realmente tem atrapalhado demais, e o Donovan McNabb ta numa temporada muito fraca, mas nesse caso eu vejo um pouco mais de dedo do Shanahan: ele em nenhum momento passou confiança ao McNabb e ainda fez o favor de botar o Rex Grossman (um minuto de silencio) no lugar dele porque 'estava mais preparado' ou 'estava mais em forma'. Tudo besteira, ele realmente nao confia no cara. Outro problema ali de ordem disciplinar é o Albert Haynesworth, que nao ta sendo contornado, mas pra mim o problema ai foi da diretoria que deu pra ele esse contrato insano. Alem disso, muitas lesões tanto no ataque como a defesa tão segurando o time que, realmente, tem um elenco velho e limitado. Mas talvez esteja faltando algum pulso pro Shanahan nesse time, eu tou sentindo que ele está começando a perder o controle do elenco, e isso é péssimo.

Mas pra voces verem que nem tudo cai em cima dos técnicos, peguem o exemplo do Jim Caldwell e sua cara de coitado. O Caldwell é um técnico limitado e que com certeza nao vai preencher o lugar deixado pelo Tony Dungy, mas o Colts perdeu mais de cinco jogadores importantes com lesões: Isso está muito alem do controle do técnico. Ele é limitado sim, mas todo mundo na organização reconhece que nenhum técnico seria capaz de trabalhar com tantas baixas quanto ele está tendo que lidar. Eu falei num comentario que fiz ao comentário do Lucas no post sobre o Peyton Manning que adorei uma frase que li sobre o Colts "Voce tem que tacar no google o nome de metade do elenco de apoio". O Caldwell, repito, é limitado, mas nao da pra julgar o trabalho do cara sendo que tem muitas coisas alem do controle dele que tão dando errado pro time. E nisso acho que o Broncos foi extremente precipitado e tambem o será o Titans se mandar o Fisher embora: Voce tem que ter cabeça fria e principalmente coragem pra reconhecer onde está o que é de controle do técnico que está dando errado, e o que está alheio a ele e afeta diretamente o rendimento do trabalho dele. Técnicos nao fazem milagres, e resultados não são a melhor forma de analisar o trabalho d técnicos. Mas as vezes falta a coragem de explicar pra torcida que o planejamento foi errado, que as lesões atrapalharam, que simplesmente é hora de esquecer essa temporada e começar a pensar na proxima. Mas as vezes é essa coragem que leva umas pedradas agora e monta um elenco vencedor no ano que vem. Quer um exemplo? Sean Payton, que amargou por dois anos Drew Brees jogando em nivel de MVP com um elenco de apoio mediocre incapaz de ganhar jogos, mas pressão da torcida e da mídia ficaram de lado, Payton ficou no comando do time e, a meu ver, foi o MVP - ou MVC, Most Valuable Coach - do Super Bowl XLIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário