Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mais um Quarterback bipolar

"Quem sou eu? O Peyton? O Eli? O Archie? Todos eles? Nenhum?"

Eu sempre brinco falando que os QBs são bipolares quando eles tem mudanças muito bruscas no seu jogo. Uma hora estão sensacionais, dois drives depois são patéticos e cometem turnover, depois lideram uma cam,panha de quarto quarto pra virar o jogo, no jogo seguinte lançam quatro interceptações. Pra mim o maior QB bipolar da Liga era o Alex Smith do meu 49ers, que nesse ano ia do ceu ao inferno em questao de segundos e tu ainda perguntava: porque esse filha da mãe nao pode jogar sempre assim?? Outros QBs se mostraram assim ao longo do ano, como Brett Favre e David Garrard. Agora quem está entrando no QBA (Quarterbacks bipolares anônimos) é o Peyton Manning.

Assusta quando voce ve que um QB lançou 11 interceptações em tres jogos. Mas assusta muito mais quando voce ve que quem fez isso foi um mané chamado Peyton Manning! Manning teve um começo de ano muito bom, varios TDs e poucas interceptações. Até a semana 11, Manning tinha apenas 4 interceptações na temporada, tanto quanto Tom Brady, por exemplo. Mas ai Manning levou tres contra New England, quatro contra San Diego e mais quatro contra Dallas. E foram fatais: Duas contra o Chargers foram retornadas pra TD, duas contra DAllas tambem e uma outra contra os Cowboys, na prorrogação, posicionou o FG do Cowboys que ganhou o jogo.

Mas nao adianta generalizar. Contra Patriots, Manning teve um jogo excelente, e mesmo o Patriots dominando o jogo todo, no final da partida Manning conduziu dois drives rapidos pra TD e quase conduziu o terceiro pra virar a partida, até ser interceptado numa boa jogada do calouro Jermaine Cunningham e do safety James Sanders. Contra o Chargers, porem, a situação foi totalmente diferente. Manning jogou mal do começo ao fim da partida, nao teve controle sobre seus passes e sobre seus alvos, nao conseguiu ler a defesa e foi dominado totalmente pelo pass rush e pela secundária do Chargers. Ja contra o Dallas, Manning começou muito mal, e foi interceptado tres vezes. Mas ele se recuperou, conseguiu empatar o jogo on finalzinho, ai na prorrogação mais um vacilo e o jogo acabou. Tres derrotas que podem custar a vaga nos playoffs.

Qual é, exatamente, o problema com o Peyton Manning? Muita gente ta falando que ele ta na descendente da carreira agora, que ele ta ficando velho, que os reflexos e rapidez de raciocinio nao sao mais os mesmos. Parece aquela mania que todo mundo tem com o Miami Heat, essa vontade de usar dois ou tres jogos como um parametro pra tudo. A verdade é que o Peyton Manning sempre teve uma certa... aura em volta dele. É como se ele atraisse uma atenção muito maior do que o necessario. Ele nao é overated, como varios gostam de falar. A habilidade dele é real, está ali faz 12 anos, e todo mundo sabe que ele é um QB de Hall da Fama e um dos maiores da história. Acontece que ele é overhyped, tanto pro bem como pro mau, tudo em torno dele ganha um contorno diferente, aumentado, ganha uma aura de importancia. AS vezes isso é bom pra ele, eu até hoje nao engoli os ultimos dois MVPs que o Manning ganhou. Como ninguem havia se destacado com uma temporada sensacional e irretocavel, como a do Tom Brady em 2007, todo mundo teria uqe votar pra MVP num cara bom, mas que nao fosse unanime. E todo mundo vira pro cara que chama mais a atençao, tem mais apelo, tem mais essa aura de importancia ao redor dele. Manning nao merecia nenhum dos ultimos dois MVPs que ganhou, e quem acompanhou a tempoarda sabe disso. Isso faz de Manning pior? É claro que não, esss premios individuais nunca serviram como medida pra nada. Tom Brady, que pra mim tambem está entre os melhores da história, só tem um MVP. Troy Aikman não tem nenhum e com certeza está no top 10 de qualquer analista de NFL. Só estou falando que o que acontece é que tudo que acontece em volta do Manning acaba aumentado quinze vezes. Ninguem teve uma temporada brilhante, entao de repente a temporada do Manning parece muito maior. O Manning jogou mal dois jogos seguidos? Meu deus, tirem ele de perto do Hall da Fama, ele está tendo uma temporada pavorosa!!

É exatamente a mesma coisa. A temporada muito boa do Manning acaba virando uma temporada fantástica. Mas dois jogos ruins em sequencia acabam virando um cataclisma nacional! O que aconteceu com Manning? Simples: Manning está tendo que soltar mais o braço do que nunca antes na carreira! Manning está com uma media absurda de 46 passes por jogo, contra 37 ano passado, uma marca ja alta para sua carreira. Mais do que nunca ele está tendo que soltar seu braço e confiar nele e somente nele. O ratio de interceptações a cada passe lançado nos diz que ele tem uma int a cada 37,9 passes, enquanto ano passado ele tinha uma interceptação a cada 36.7 passes. Mas como ele tem que soltar o braço muito mais essa temporada, ele acaba sofrendo mais interceptações. Não estou negando que ele tenha jogado mal e que 11 interceptações em tres jogos seja um numero abusivamente alto, mas se voce analisar a temporada como um todo, ele nao tem mais problemas com interceptações do que teve nos ultimos anos de sua carreira.

Mas existe uma ligação muito clara entre tudo isso. Manning está precisando soltar mais o braço por dois motivos. O primeiro é a falta de um jogo terrestre capaz de balancear o ataque do Colts, seja capaz de diminuir as distancias pra primeiras descidas, até conseguir alguns avanços maiores, principalmente perto da end zone. A linha ofensiva do Colts nunca foi das melhores com o jogo terrestre (Embora fosse a melhor com jogo aéreo) e mesmo com Joseph Addai o jogo terrestre ja era muito pouco importante e operante, Addai muitas vezes servia mais de recebedor que corredor, mas agora com a linha ofensiva tendo caido muito de produção e com Addai lesionado, o jogo terrestre praticamente não existe. O segundo problema é que a defesa do Colts, até por conta das sucessivas lesões, está muito mais fraca, só ver o baile que eles levaram ontem do Titans, conseguiram complicar um jogo que era facil. Isso faz com que o time fique atrás no placar e principalmetne no segundo tempo voce nao vai correr com a bola atrás no placar, vai gastar o relógio, entao voce tem que contar com o jogo aéreo. Esses fatores forçaram muito mais o braço de Manning, o que é péssimo: A defesa sabe que voce vai passar a bola e coloca todo mundo na secundária esperando o passe, o que torna muito mais difiicl pra um QB - mesmo Manning - acertar o passe. Alem disso, Manning é um dos melhores QBs que eu vi jogar fazendo o play action, e ele adora trabalhar assim. MAs se ele faz o play action agora, que safety vai pensar duas vezes antes de sair em cobertura aos receivers? Isso torna muito mais dificil a tarefa do QB.

Outro fator que não pode ser descartado é a falta de alvos. Desde o começo do ano os principais alvos de Manning tem se machucado. Dallas Clark, eterno preferido e melhor TE na atualidade da NFL se machucou e perdeu o resto da temporada. Joseph Addai, que fez falta nao só pro jogo terrestre como pro aéreo, tambem se machucou. Austin Collie, que vinha sendo o principal WR de Manning na temporada tambem vem perdendo varios jogos. E Reggie Wayne, apesar de ainda ser bom, está tendo uma temporada bem abaixo do seu normal. Ou seja, Manning ficou sem seus principais alvos. Ele tem a habilidade incrivel de fazer um jogador mediano jogar muito bem, como tem feito com Jacob Tamme, o TE reserva que entrou no lugar de Clark, mas ele claramente sente a falta. Tamme tem tido uma temporada muito próxima do que Clark vinha fazendo em numeros, mas a diferença nao é medida assim: Clark era o alvo de confiança, quem Manning procurava na pressao, e agora ele nao tem mais alguem pra fazer isso. O jogo de Manning, nessa sequencia ruim do QB, me mostrou uma coisa que eu raramente via nele antes: Ele nao confia nos seus alvos, não esta´com confiança nas rotas, na capacidade de recepcionar o passe dos seus jogadores. Muitas vezes voce via Manning, principalmente com Clark, fazer um passe sem olhar enquanto evitava um sack, um passe que era arriscado mas Manning tinha certeza que o seu TE estaria lá. Agora eu nao vejo masi ele fazendo isso, ele prefere jogar a bola fora do que confiar na rota do sue jogador, e isso tem dificuldado muito a vida do QB. Outra coisa que eu notei é que ele estava começando a jogar sem confiança nele mesmo, como se ele segurasse o braço na hora de passar, nao tivesse confiança de soltar um passe longo, como se estivesse com medo. Ele nao está a vontade conduzindo esse ataque, ou até mesmo esse time. Sua confiança está abalada, tanto nele como nos outros, e isso tem se refletido numa queda de desempenho dentro de campo.

Mas como agora eu falo que caiu o desempenho dele? Eu não acabei de falar que o indice de interceptações por passes estava até melhor do que ano passado? Sim, mas apenas falei isso pra mostrar que na temporada como um todo ele nao está tendo um problema sério com interceptações, foram apenas tres jogos. O aumento no numero de interceptações claramente é uma consequencia direta do fato dele estar lançando mais bolas. Nao estou mudando o que falei. Mas se voce for pensar, se lançar mais bolas naturalmente gera mais interceptações, mantido o mesmo nivel que ano passado, tambem deveria render mais touchdowns. Mas não está. Ele lança um TD a cada 21,9 passes nessa temporada. Em contrapatrida, no ano passado, lançou um TD a cada 17.3 passes. No ano anterior a esse, 20.5 passes pra cada TD. Em 2007, 16.6 passes. Esse número sofreu uma queda clara, e fazem parte dessa queda muitos dos fatores que eu falei ali em cima: defesas ja esperando passes, falta de alvos, falta de confiança do QB. E tambem temos que ser sinceros, ele está jogando pior do que ano passado, por exemplo. Desse 'jogando pior' tambem fazem parte todos esses fatores, mas tambem tem a parte do proprio jogador. Isso faz dele ruim? Claro que nao, cazzo! Ele ainda está jogando em altissimo nível e, se nao fosse por ele, o Colts nao teria a menor chance de playoffs. O que Manning está fazendo ali é sensacional, nao é culpa dele que ele pegou uma conjuntura desfavoravel e... bom, ele ESTÁ envelhecendo. Nem um pouco perto de dizerem que a idade está atrapalhando, mas o corpo naturalmente vai perdendo o pique. Antes, Manning costumava sair do pocket, correr pra distancias curtas. Agora ele escapa dos sacks com inteligencia e velocidade de raciocinio. A idade deu a ele outras armas, masas vezes nao sao tao eficientes. Manning ainda é um QB sensacional e tem meu voto pro Hall da Fama, mas talvez ele realmente esteja passando do seu auge. E dai? Favre com 40 anos ano passado nao destruiu todas as defesas que viu pela frente e só parou na final de conferência? Manning tem 34, ainda tem PELO MENOS mais uns 3 anos de altissimo nivel pela frente. E quem ganha somos nós, quem assiste a esse grande QB que com certeza está entre os melhores na história. O Manning nao está mais no seu auge? Talvez nao esteja, talvez esteja: só vamos saber quando a situação do Colts melhorar de forma que de pra comparar o Manning que vemos com o Manning que vimos. E isso não vai acontecer esse ano. Aguardo ansiosamente pelo próximo, mas enquanto isso, vamos ver se Manning consegue tirar mais um coelho da cartola e levar seu time aos playoffs. Se alguem pode, é ele.

2 comentários:

  1. bela analise do desempenho do manning! a pior coisa no mundo da NFL é a comparação idiota dele com Brady, ao inves de aproveitar e curtir os dois jogando, quem gosta de um, odeia o outro sem motivo algum, todos dois são QB's de altissimo nivel.

    Manning ter tido jogos abaixo de sua media envolve diversos fatores, não é dizer que o cara é ruim (quem teve a oportunidade de ve-lo jogar sabe que a unica coisa q ele nao é), colts vem mt "machucado" pelas lesões, e é complicado confiar em jogadores que se tornaram titulares e bases de um ataque durante a temporada, é mt dificil, não torço pro colts, mais gostaria de ver manning conseguir levar sua equipe a pos-temporada, seria um feito importante para a volta de sua confiança no seu imenso talento.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lucas. A melhor frase do Colts eu li hoje na NFL.com: "Voce tem que tacar no google metade do elenco de apoio." Bem verdade, machucou tanta gente que tao colocando quem tem pra jogar.

    E nao é só no mundo da NFL não, na NBA tem muito disso tambem, odiar o Kobe por gostar do Lebron e vice versa. Eu gosto mais do Brady que do Manning mas isso é pessoal, simplesmente porque eu simpatizo com o Patriots mesmo. A coisa que eu mais gosto na temporada é ver Colts vs Patriots porque sempre é promessa de um duelo do cacete entre os QBs. Tanto brady como Manning estará no Hall da Fama, first ballot. Eu tenho uma 'bronca' com o Manning antiga por ele nao conseguir jogar tão bem nos playoffs, mas isso nao tira o prazer que tenho de ver ele jogar. É que como eu disse no post, por ser O Peyton manning tudo acaba 10x maior, o que é bom e o que é ruim do jogo dele. Nao gosto disso, prefiro simplesmente aproveitar o que tem de melhor na NFL no momento.

    OBrigado pelos comentarios de sempre, Lucas!

    ResponderExcluir