Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Resumo da semana 14 da NFL - Parte I

Mais uma rodada, menos times na briga. Agora que passou a 14ª rodada da NFL estamos mais proximos ainda de uma definição dos playoffs. Tambem temos ja um time matematicamente classificado pros playoffs, o New England Patriots, que massacrou mais um adversario, dessa vez o pobre Bears. Mas alem do Patriots various outros times envolvidos na briga pela pós temporada tiveram resultados importantes e vale a pena repassar os jogos.. ou pelo menos alguns jogos, tem jogos nessa semana que se o Roger Goodell tivesse bom senso ele teria cancelado e dado empate pros dois lados.


"E ai, quem é o fodão, mesmo?"

Indianapolis Colts 30 vs 28 Tennessee Titans
O Colts vinha de tres derrotas seguidas e precisava ganhar urgentemente pra encostar no Jacksonville Jaguars e nao ficar pra trás na briga pela divisão. Ja o Titans ta tendo problemas demais na posição de QB e como eu disse ontem, até o técnico Jeff Fisher ta sob pressão. Mas mais do que ninguem, quem precisava desse jogo era Peyton Manning. Depois de lançar mais interceptações nos ultimos tres jogos (11) do que Jay Cutler tinha lançado na temporada inteira (10), Manning tava sofrendo pressão demais de todos os lados (tambem tem um post recente sobre isso, dois abaixo deste) e ele é a unica coisa que ta segurando o Colts nesse momento, porque o time ta completamente destruido. E na verdade, esse jogo só foi apertado porque o Colts deixou que fosse. Peyton Manning jogou muito bem e aproveitou de uma defesa do Titans que jogou bem mal, e o Colts foi pro intervalo ganhando de 21 a 7. Ai no segundo tempo a defesa do Colts mostrou que é uma porcaria e deixou o Titans anotar tres touchdowns com o Kerry Collins, mas um field goal  de 47 jardas do grande Adam Vinatieri colocou o Colts fora do alcance do Titans. O Colts quase entregou um jogo ganho graças a uma defesa patética, mas ganhou e segue vivo na briga pela pós temporada.

Uma imagem vale mais que mil palavras...

Cleveland Browns 6 vs Buffalo Bills 13
O fato desse jogo ter acontecido é uma prova que Papai Noel nao existe. É verdade que eu falei que o Browns era um dos times mais divertidos de acompanhar na NFL, mas isso era quando o Quarterback ainda era o Colt McCoy, agora que ele se machucou e o Jake Delhomme que ta jogando eu quero é distancia! Foi um show de incompetencia de ambos os lados e que eu nao me sinto nem um pouco triste de ter perdido esse jogo. Bills ganhou com um touchdown do Ryan Fitzpatrick. Volta, McCoy!!


"Que inveja do Turner, bem que podia ser eu correndo..."

Atlanta Falcons 31 vs 10 Carolina Panthers
O pior time da NFL contra o melhor time da NFC (Só não é o melhor da NFL porque existe um mané por ai chamado Tom Brady). Nao dava pro Roger Goodell ter cancelado esse jogo, dado a vitória pro Falcons logo e acabado com isso? Bom, pelo menos quem tem o Michael Turner no fantasy ficou bem feliz, foram 112 jardas terrestres e tres Touchdowns do running back. É incrivel como o Falcons nao joga tão bem fora de casa, mesmo contra o pior time da NFL. Matt Ryan, que tambme merece uns votos pra MVP, teve um TD e uma int pra ir junto com 227 jardas, mas foi o suficiente. Afinal, quando se tem o Michael Turner insandecido, voce nao precisa de muito mais pra ganhar do Panthers. Mais um jogo zerado do pior ataque da Liga. Que vergonha do meu Niners ter perdido pra eles...


As vezes as concussões deixam as pessoas meio doidas por um tempo

Green Bay Packers 3 vs 7 Detroit Lions
Esse jogo conseguiu ser pior que Bills e Browns. Sem Matthew Stafford e Shaun Hill, quem jogou foi o terceiro QB do time de Detroit, Drew Stanton, que de semelhança com o Drew Brees só tem o primeiro nome mesmo. Eu ja tava pronto pra apostar no massacre, quando o jogo, que começou muito ruim, ficou pior: no segundo quarto, Aaron Rodgers (que tava mal e tinha sido interceptado) sofreu uma queda dura no chão e bateu a cabeça, sofrendo uma concussão. Rodgers foi forçado a sair do jogo e possivelmente vai perder a proxima partida do time, contra ninguem menos que o Patriots. Quem entrou foi Matt Flynn, que nao foi horroroso mas tambem nao jogou bem, e o Packers foi incapaz de chegar na end zone do Lions. Mas o Lions tambem é uma desgraça ofensiva com o Stanton e só conseguiu um TD no final da partida, que foi suficiente pra ganhar do Packers. Se Rodgers nao jogar contra o Patriots (E na verdade, mesmo se ele jogar), as chances de derrota são grandes e uma derrota semana que vem pode acabar com os sonhos de playoffs do Packers. Uma pena pra um timasso que sofreu muito com lesões nessa temporada.


Maurice Jones-Drew quer abraçar o fotógrafo

Oakland Raiders 31 vs 38 Jacksonville Jaguars
Dois times que precisavam - e muito - da vitória se enfrentaram na Florida. O Raiders contava com a vitória do Chargers em cima do Chiefs pra ficar empatado com o time de San Diego e a um jogo do de Kansas, mas pra isso precisava vencer. E o Jaguars entrava pressionado pela vitória do Colts naa quinta feira. E quem começou melhor foi o Raiders, com Jason Campbell e Darren McFadden jogando muito bem. Campbell passou pra 324 jardas e 2 TDs, e McFadden teve 123 jardas e 2 TDs pelo chão e mais 86 jardas e 1 TD pelo ar. O time foi pro intervalo ganhando de 17 a 7. Mas parece que o discurso no vestiário do Maurice Jones-Drew era tudo que o time precisava, porque voltou arrasando no segundo tempo: Depois de um TD pra cada lado, o Jaguars anotou 17 pontos seguidos e passou à frente no placar, 31 a 24. Mas McFadden assumiu a responsabilidade ao marcar seu segundo TD terrestre no jogo pra empatar tudo. Mas o grande tampinha Maurice Jones-Drew (101 jardas, 1 TD) mostrou que nao era só o Raiders que tinha jogo terrestre (Ryan Jennings teve 109 e 1 TD tambem) e colocou o Jaguars à frente com uma corrida de 30 jardas faltando 1:40 no relógio. O Raiders ainda teve a chance de empatar, mas um sack decisivo da defesa do Jaguars acabou liquidando com a tentativa de empate do Raiders e por tabela suas chances de playoffs. Boa partida tambem do David Garrard, com tres touchdowns e uma interceptação. Semana que vem temos Colts contra Jaguars, e se o Jaguars ganhar, está classificado pros playoffs. Vai ser o jogo mais importante de ambos os times nesse final de temporada, valendo a vaga.


"Quem vai interceptar esse vai ser o cabeludo ali!"

Cincinnati Bengals 7 vs 23 Pittsburgh Steelers
Aparentemente o Carson Palmer nao anda recebendo salário em Cincinnati, porque o que ele anda dando de presentes pros adversários do Bengals nao é pouca coisa. O Bengals abriu o placar com o Left Tackle Andrew Whitworth num passe de Palmer, e a defesa do Bengals conseguiu segurar o ataque do Steelers e nao os deixou entrar na end zone o jogo todo. Mas isso nao adiantou nada, porque o ataque do Steelers nao precisou entrar na end zone: a defesa fez isso duas vezes por ele. Troy Polamalu retornou uma interceptação pra touchdown (ele teve duas) e LaMarr Woodley retornou outra, e assim o Steelers conseguiu ganhar um jogo que tinha tudo pra perder graças ao Palmer. Eu tava me segurando pra nao criticar o Palmer, que ja foi um grande QB destruido por lesões, mas nao da mais pra ele ficar recebendo snaps em Ohio, ta na hora do Bengals ir buscar outro quarterback se quiser ganhar alguma coisa. Quem sabe o Jake Locker nao cai no colo deles no draft...


É mais facil quando a bola está no chão, né?

Tampa Bay Buccaneers 17 v 16 Washington Redskins
O Washington Redskins é impressionante. Até quando é pra ganhar, eles perdem. O time ganhava de 10 a 3 no intervalo, e tinha o controle do jogo até ai. Mas no terceiro periodo o time, que ja tinha errado um field goal, errou mais um e permitiu que o Bucs fizesse dois, trazendo a diferença pra 10 a 9. O ataque foi incapaz de produzir mais qualquer coisa que fosse e, no final da partida Josh Freeman teve um passe maravilhoso pro Kellen Winslow pra TD, que com a conversao de dois pontos fez 17 a 10 pro Bucs. Mas o Reds ainda tinha tempo no relógio, e Donovan McNabb conduziu ótima campanha que terminou com o touchdown de Santana Moss faltando 13 segundos pro fim da partida. Mas na hora de chutar o extra point, o snap foi um pouco alto, estava chovendo e o holder nao conseguiu segurar a bola, que passou por ele e caiu bem longe. Ele ainda tentou buscar a bola pra tentar alguma coisa, mas a defesa foi mais rapida e pegou a bola antes que ele, e assim o Redskins perdeu mais uma partida que deveria, pelo menos, ter empatado. Cacete viu, vai ser zicado assim la no inferno! Ironicamente, o Bucs, que nao teve nenhum extra point na partida, ganhou o jogo por causa de um, só que do outro time. E o Bucs continua vivissimo na busca pelos playoffs.


- "O titular do próximo jogo vai ser o Smith!"
Descoberta a origem das confusões com o Qb titular do 49ers

Seattle Seahawks 21 vs 40 San Francisco 49ers
Quando voce ve o Alex Smith sendo o melhor Quarterback da rodada, é porque tem alguma coisa errada ai. Muito errada. Depois de jogar com Troy Smith por cinco partidas (3-2), o técnico Mike Singletary decidiu voltar com Alex por ora. Eu entendi a manobra do técnico: como Troy só tinha treinado com o time titular UM DIA antes de começar a jogar, ele nao teve tempo de aprender, estudar e treinar o playbook do time, e por isso o numero de jogadas que o time podia chamar era muito limitado. Sem Frank Gore, o melhor jogador desse ataque e tambem o carregador de piano dele, o time perdeu sua arma mais letal e precisva desesperadamente dar um jeito de conseguir atacar. E sem Gore, o técnico Singletary decidiu, numa manobra controversa mas a meu ver acertada, colocar em campo nao o QB que vinha jogando melhor, e sim o que sabia melhor o playbook e dava ao time maior capacidade de variação, deixando o ataque menos previsivel, ja que nao contava mais com seu melhor jogador.

E eu aposto que o Singletary deve estar rindo a toa agora, porque Alex Smith teve uma atuação de gala, com 255 jardas, 3 TDs e nenhum turnover, e o time massacrou o rival de divisão pra voltar a brigar por uma vaga nos playoffs, ajudado pela vitória do Saints sobre o Rams. Eu nunca achei o Alex Smith um mau Quarterback, ja defendi ele varias vezes aqui, mas ele tem dois problemas. Primeiro que ele é extremamente azarado, e segundo que ele é da escola Jay Cutler de QBs que nao conseguem jogar bem quando pressionados pelo adversario, e por isso colocar Smith pra jogar com uma linha ofensiva que mais lembra uma peneira é extremamente arriscado. Mas dessa vez o Smith jogou muito bem, teve calma no pocket, soube achar os alvos certos na hora certa e acabou contando com boas atuações de seus alvos pra ter sua melhor partida na temporada. Eu ainda acho que ele pode trabalhar mais com o Michael Crabtree em meias distancias, ele é ótimo nisso, mas ontem ja foi um grande progresso. A defesa tambem colaborou com quatro interceptações e um fumble forçado, uma das ints retornadas pra TD. Agora o Niners está um jogo atrás de Rams e Seahawks, e ainda tem confronto direto com o Rams. A divisão pode ser ruim, mas a briga pela vaga vai ficar em aberto até a ultima rodada!


E é isso galera, amanha o Celo traz o final. Lembrando que, como caiu o teto do estadio do Vikings, o Metrodome, o jogo foi adiado pra hoje a noite, e vai ser no Ford Field, em Detroit. Até a proxima!

2 comentários:

  1. cara, nesse fds treinando FA, tava discutindo com uns amigos sobre o palmer, eles elogiando, dizendo q ele ainda é um otimo QB pq ja foi pro bowl, e eu dizendo q ele ta mais pra la do q pra ca, palmer ja deu o q tinha q dar, deveria, sei la ir pro cardinals, ou panthers tentar algo novo, pq em cicinatti ja deu. pior e ver dois otimos WR sem receber bolas da maneira q merecem

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia. No Panthers eu acho ruim porque é um time que claramente vai ter que passar por uma reconstrução, e ai um QB velho nao ajuda. Mas no Cardinals talvez seja bom, mas pra isso o jogo terrestre vai ter que funcionar. Pelo menos pra tapar um buraco por ora, o time ta desesperado. O Palmer foi um ótimo QB, era um dos meus favoritos de assistir, mas as lesões e os times horriveis acabaram com a carreira dele e a chance de, agora que tem um time bom, ir longe. Uma pena, mas faz parte do esporte. E acredite, NADA me doi mais o coraçao do que ver o Larry Fitz livre e o QB errar o passe

    ResponderExcluir