Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 19 de dezembro de 2010

A rodada de domingo


Assim como o Donovan McNabb, eu tambme gosto de ficar de papo pro ar de domingo!

Ainda é domingo cedo e hoje temos uma rodada animada. Vou aproveitar e falar um pouco dos jogos e dar meu palpite. A ideia não é analisar o que cada time tem que fazer pra ganhar, e sim a importancia de cada jogo pros playoffs. Começando do começo:

New Orleans Saints vs Baltimore Ravens
Jogo duro e eu só voto no Ravens porque jogam em casa, porque os dois times são bem equilibrados. Vai ser mais um teste pra defesa do Ravens, que tem se mostrado meio vulneravel recentemente. São dois times de playoffs, mas a maior importancia aqui é simbólica. O Ravens precisa de uma vitória em tres jogos pra se garantir nos playoffs, duas pra ser matematicamente, mas uma é suficiente. Ainda pode tentar caçar o Steelers, mas sem o criterio de desempate, acho dificil. O Saints praticamente ja está lá. A questão pro Saints é tentar ganhar pra se manter na cola do Falcons pra tentar roubar o titulo da divisão no confronto direto que ambos terão, mas pra ir pros playoffs qualquer resultado vale. A questão aqui é que ambas as equipes devem encarar o jogo como um teste do que vao encontrar nos playoffs - talvez até no Super Bowl.

Arizona Cardinals vs Carolina Panthers
Preciso comentar sobre esse jogo mesmo? Produção, isso é pegadinha? Esse é daqueles jogos que eu pago pro Roger Goodell cancelar e dar um empate!! Mas acho que o Cardinals nao quer pagar mais mico do que ja pagou, e o Panthers nao liga pra uma derrota, que o deixa mais perto do Jake Locker ou Andrew Luck. Da Cardinals. Alias, interesse no duelo de QBs: John Skelton vs Jimmy Clausen. Interesse masoquista, claro!

Cleveland Browns vs Cincinnati Bengals
Outro que nao tem nada a ver com playoffs. Os Bengals podiam ganhar pra evitar pagar um mico maior do que ja pagam. Mas o Bengals tem boas chances de ter a segunda escolha dos playoffs, e se Locker ou Luck estiverem la, devem ser escolhidos. O time está a um grande QB de voltar aos playoffs. Por isso, aposto no Browns, com Colt McCoy de volta jogando muito.

Washington Redskins vs Dallas Cowboys
Essa rodada ta de sacanagem com meu post?? Terceiro jogo seguido sem a menor importancia pros playoffs, com dois times sem a menor chance de playoffs. Mas o Redskins vem em crise, Donovan McNabb foi pro banco até o fim da temporada e o tosco do Rex Grossman vai ser titular. O Cowboys jogam por eles mesmos e vão afundar ainda mais o Mike Shanahan.

Jacksonville Jaguars vs Indianapolis Colts
Aaah, agora sim! Um jogo de verdade entre times de verdade!! Esse é ainda mais simples, porque o que está em jogo aqui é uma vaga disputada diretamente entre os dois. O Jaguars está um jogo na frente e, se ganhar, vai levar o titulo da divisão pra casa. De passagem, ainda afunda o Colts pra fora dos playoffs. Ou seja, o Jaguars tem que ganhar, ganhar e ganhar! O Colts tambem precisa desesperadamente dessa vitória. Se vencer, os dois empatam e o criterio de desempate tambem fica igual. Ou seja, vao depender totalmente da ultima jogada. O Colts precisa ganhar a todo custo, mas a defesa está fraca e Maurice Jones-Drew ta jogando demais, ahco que o Jaguars fecha o caixão do Colts em Indianapolis.

Buffallo Bills vs Miami Dolphins
Ta de sacanagem, né, produção?? Tudo bem, o Dolphins tem chances matemáticas, mas pra isso precisa ganhar os tres jogos - inclusive Patriots -  e torcer por tropeços de Ravens ou Jets. Acho que o Dolphins leva e continua sonhando com a derrota do Jets, mas acho que sonhar com os playoffs ja é demais... Até porque eles perdem no desempate de ambos. Mas de qualquer forma, o Dolphins precisa ganhar pra manter as chances vivas - e o fará.

Philadelphia Eagles vs New York Giants
Puxa, parece que o que tem de jogos ridiculos, idiotas e inuteis tambem temos em igual numero jogos interessantes e com brigas por playoffs. O Giants e o Eagles estao empatados e ambos iriam aos playoffs se a temporada terminasse hoje. O Packers não deve ganhar do Patriots sem Aaron Rodgers, mas o Bucs tem uma tabela relativamente facil e pode ganhar mais duas partidas. Mas ambos ganham no desempate do Bucs, o que quer dizer que o perdedor tambem não deve se complicar muito no wild card. Mas o que vale aqui é o titulo da divisão, e quem ganhar deve levar. O Giants é o time que tem o pass rush certo pra conter o Michael Vick no pocket, mas acho que o ataque do Eagles simplesmente tem talento demais. Dá Eagles. Outro interesse pro jogo? O Bears tem uma tabela dificil e, enquanto não deve cair fora dos playoffs graças à lesão de Rodgers, nao sei se aguenta manter o 2nd seed da NFC. Quem ganhar esse jogo vai disputar com os Bears essa seed e a folga na primeira rodada dos playoffs. Ah, e tambem tem uma certa rivalidade, mas ai ninguem liga, né...

Kansas City Chiefs vs Saint Louis Rams
Um jogo muito interessante, sem um confronto direto mas dois times que jogam pelos playoffs. O Chiefs viu o Chargers massacrar meu 49ers e subir pra 8 vitórias, o mesmo que o Chiefs. O Chiefs joga pra ganhar e pra manter a vantagem sobre o San Diego em uma vitória. O Chargers tem a vantagem no desempate, entao não é interessante pro Chiefs perder um jogo contra um adversário facil. O Rams ainda lidera a NFC West, a mais fraca da NFL, mas empatado com Seahawks e 1 vitória à frente do Niners, que perdeu no meio da semana. O Seahawks recebe o Falcons e deve perder, e com isso é a chance do Rams pra se colocar mais proximo ainda dos playoffs. No entanto, se perder, nao é o fim do mundo pro Rams, mas eles terminam a temporada com dois confrontos diretos com 49ers e Hawks, e por isso uma certa gordura agora viria bem a calhar. Mas é o jogo da vida muito mais pro Chiefs que pro Rams. A questão aqui é se o Matt Cassell, voltando de apendicite, vai poder jogar. Se jogar, Chiefs devem ganhar porque são bem melhores. Se Cassell nao jogar, nao terá Jamaal Charles que fará o Chiefs ganhar do Rams e de um Sam Bradford empolgado.

Detroit Lions vs Tampa Bay Buccaneers
O Lions logicamente nao joga por nada alem de orgulho, e ninguem que tem Drew Stanton de QB poderia querer outra coisa. Alias, talvez nem orgulho. Coitados... Ja o Bucs precisa de uma vitória aqui pra continuar sonhando. Eagles ou Giants, um dos dois vai perder (Nao venham me falar em empate), e se o Bucs ganhar aqui vai empatar com o perdedor. O Bucs perde no desempate de ambos e tem um jogo bem dificil na ultima rodada contra o Saints fora de casa, o que nao é bom pra eles. Se ganharem dos Hawks semana que vem e o Saints poupar jogadores pra ultima rodada, o Bucs tem chances de playoffs, mas ainda terá que torcer por um tropeço de outro time. Mas de qualquer forma, uma vitória aqui é o primeiro passo pro Bucs. Mas com Josh Freeman na fase que ta, nao vao ter problemas.

Houston Texans vs Tennessee Titans
Nenhum dos dois briga por nada, e esse jogo vai ser mais interessante pelo duelo Cortland Finnegan vs Andre Johnson do que outra coisa. O problema de QB continua no Tennessee e nao vejo o time vencendo. Boa chance pra decepção do Texans lavar a alma e se perguntar o que tem de errado com eles.

Atlanta Falcons vs Seattle Seahawks
Falcons ja está praticamente classificado. A ideia do Falcons é ter o titulo da divisão, o que lhes renderia um bye na primeira rodada e mando de campo. A vontade deles é que o Saints perca pra ja decidirem isso sem precisar do confronto direto. Ainda assim, pode ser uma vitória importante pra isso. Ja o Seahawks precisa dessa vitória pra depender apenas de si mesmo pra classificar, ja que na ultima rodada enfrenta o Rams em casa e, caso ganhe do Falcons, se classificará com uma vitória. Engraçado pro Seattle que ganhar os proximos dois jogos ou um só deles não muda nada quanto a depender só de si mesmo: caso o Rams perca um e ganhe outro, de qualquer forma o Seahawks precisará da vitória no confronto direto pra classificar. O mesmo vale se o Rams ganhar os dois jogos. Apesar disso, o Falcons tem talento demais e mesmo sem uma motivação tão forte deve ganhar a partida, forçando o Hawks a ganhar do Bucs semana que vem.

Denver Broncos vs Oakland Raiders
Apesar do Raiders ter chances pequenas de playoffs - que envolvem ganhar todos seus jogos e secar o Chargers - o jogo tem muito mais interesse por ser a estreia do Tim Tebow como profissional! Sim, o Tebow vai ter sua primeira chance com seu time ja desclassificado. Triste? Sim, o resumo da temporada do Broncos, um QB cujo planejamento da diretoria era só jogar daqui a uns dois anos acaba jogando agora porque deu tudo errado mesmo. Tudo que o Broncos queria foi pro lixo e agora ta nos ombros do Tebow dar uma alegria pros torcedores. Eu acredito nele e acho que o Broncos vai ganhar a partida. Ah, esses sonhadores...

New York Jets vs Pittsburgh Steelers
O Steelers joga pela 2nd seed da AFC. O Jets joga pra nao passar sufoco, embora as chances disso sejam minimas. Mesmo perdendo aqui e do Bears e o Chargers e Chiefs ganhando suas duas partidas, o Jets só precisa ganhar do Bills na ultima rodada. Não vejo o Jets perdendo ai, embora com a fase do time seja possivel. O Jets precisa mesmo pensar em ganhar um certo ritmo entrando nos playoffs, e principalmente resolver os problemas com seu ataque: Foi destruido por Pats e Phins, e agora está totalmente no escuro. A ideia de correr com a bola primeiro e passar depois não tem funcionado com o time atrás no placar, e passar a bola antes e correr depois nao funcionou e nao funcionará enquanto o titular do time for o Mark Sanchez. Pode até ganhar um ou dois jogos, mas vai perder quinze. Ou seja, mais do que a vaga nos playoffs, o Jets tem que pensar em acertar seu time e ganhar confiança pros playoffs. Mas nao vejo isso acontecendo aqui, a defesa do Steelers deve destruir o ataque do Jets no Pote de Mostarda.

Green Bay Packers vs New England Patriots
O jogo é em Foxborough. Tom Brady contra Matt Flynn. Brady está 11-1 em jogos na neve, e ganhou os ultimos 26 jogos em casa que disputou, recorde da NFL. Ah, o Patriots tambem tem o melhor ataque e é de longe o melhor time na NFL. O Packers não tem ataque terrestre desde o começo da temporada e agora nao tem ataque aéreo tambem. Dificil palpitar? Packers leva e complica o Packers, eu tenho a impressão. Se o Packers perder mesmo - e vai - e o Bears ganhar, o Bears ja leva a divisão. Caso o Bears perca, o Packers tem que ganhar os proximos dois jogos - um deles contra o proprio Bears - e ainda levar vantagem no criterio de desempate, no que eles empatam atualmente. Ou seja, o Bears tem que perder a todo custo pro Packers sonhar, poqrue esse jogo vai ser uma derrota. O Patriots fica a um passo da 1st seed da AFC.

Chicago Bears vs Minnesota Vikings
O Vikings tem Adrian Peterson, mas enfrenta uma das melhores defesas terrestres da NFL e não tem Quarterback. PArece previsivel, mas o Bears não é bom fora de casa. Ainda assim, aposto em Jay Cutler contra Joe Webb, calouro que vai jogar no lugar do lesionado Brett Favre. A gente sabe que o Peterson pode ganhar jogos sozinho e o Cutler perder jgoos sozinho, mas acho que se o Bears mantiver a calma e a cabeça no lugar, conseguem a vitória. Pro Bears, uma vitória aqui significa playoffs e a permanencia do time na 2nd seed da NFC. Uma derrota coloca o time numa situação delicada: com jogos contra Packers e Jets, e só um jogo de vantagem sobre os cabeças de queijo, o Bears precisaria de uma vitória no confronto direto, em Green Bay, provavelmente com Rodgers do outro lado. Nao é impossivel, mas é dificil, o Packers é mais time que o Bears. Por isso o Bears precisa ganhar aqui, pra despachar o Packers logo e se garantir nos playoffs - depois de acender uma vela pro Lions, claro! O Vikings joga por orgulho e faz as contas pra pegar um QB bom no draft.

-------------------------
Um guiazinho do que observar na rodada, acho que vou fazer isso se tiver interesse mais pra frente. Amanha volto comentando das duas trocas do Orlando Magic desse final de semana. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário