Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Preview: Green Bay Packers at Philadelphia Eagles

Dois concorrentes ao prêmio de melhor QB e de pior bigode da NFL.

Por fim chegamos ao ultimo jogo, e meu dedo ja ta cansado de escrever. Dois jogões abriram a rodada ontem, e hoje vamos ter mais dois que tem tudo pra serem muito bons tambem. Alias, detalhe que eu errei meus dois palpites dos jogos de ontem, ams pelo menos o que eu escrevi nos previews fez a diferença no jogo e me sinto orgulhoso e mala. Ah, alguem quer apostar que o Ravens vai perder e qualquer que seja meu palpite pra esse jogo vai tar errado? Do jeito que as coisas andam... Tou só esperando a gente alcançar o ritmo certo pra comentar de coisas como a ida do Jim Harbaugh pro Niners, o Tony Sparano e o Jeff Fisher voltando em 2011, e a dispensa do Vince Young.

Mas mesmo todo mundo sabendo o resultado desse jogo (o oposto do que eu palpitar aqui no blog), nao é um jogo que voces vão querer perder. Eu ja cancelei tudo que eu tinha pra estar 7h na frente da TV. O Packers é um time muito melhor do que sua 6th seed indica, mas o time lidou com muitas lesões e classificou apenas na ultima rodada. Ja o Eagles foi um dos times mais malucos da Liga. Começou com Kevin Kolb, machucou, entrou um Michael Vick desacreditado, jogou demais, machucou, voltou Kolb, fedeu, entrou Vick, destruiu geral e agora concorre ao prêmio de MVP e é, pra mim, o único que tem chance de tirar o prêmio do Tom Brady. Mas Vick perdeu o ultimo jogo, machucado, e ninguem sabe como ele vai estar. Ja o Packers entra com uma sequencia muito boa e uma defesa extremamente embalada, liderara por Clay Matthews. Mas o time tem um ataque muito competente, liderado pelo espetacular Aaron Rodgers, e eu acho que esse jogo tem tudo pra ser, se não o mais disputado, o mais divertido e porra louca dos playoffs.

As chaves da partida pro Packers:
Tudo começa e termina com parar Michael Vick. Legal, eu acho que ja escrevi isso antes, quando falei de Jets vs Colts. Parar um grande QB é essencial pra qualquer time que queira vencer um jogo contra ele, mas isso pode ser feito de muitas maneiras. Isso depende muito não só das armas que voce tem (o jogo terrestre do Jets é infinitamente melhor que o do Packs, por exemplo) mas tambem do que o outro QB tem de caracteristicas. Falei muito ontem sobre o que o Jets teria que fazer pra nao deixar  Peyton Manning explodir, mas se o Packers seguir a mesma cartilha, quase com certeza vai dar errado. O Packers não tem as mesmas forças que o Jets, e vice versa. Alem disso, o estilo do Manning é o completo oposto do Vick, e portanto voce tem que atacar áreas diferentes. Mas sem enrolação, como o Packers faz pra parar Michael Vick?

Vick sempre foi um QB que tinha uma enorme habilidade atlética, era capaz de sair do pocket, fazer jogadas com as pernas e abrir a defesa assim. Era capaz de lançar a bola, mas sua principal habilidade sempre foi com as pernas. Mas acontece que o Michael Vick do Eagles não só está fazendo tudo o que fazia antes, como tambme está acertando muito mais lançamentos do que acertou em toda sua carreira! Desde que saiu da prisão e recebeu o voto de confiança do Eagles, ele tem se dedicado como nunca nos treinos, tem estudado cada vez mais o playbook e tem ganho cada vez mais confiança. Agora ele não é só uma ameaça com as pernas - embora seja mais perigoso com elas do que qualquer outro QB na história, inclusive Steve Young - mas tambem consegue lançar a bola com força e precisão, e usa e abusa da velocidade dos dinâmicos DeSean Jackson e Jeremy Maclin. Mas se a defesa da espaço, ele vai correr pra 20 jardas, 30 jardas, 100 jardas. Estabelecer o jogo terrestre vai ser importante pro Eagles, mas o Vick torna isso muito mais facil porque ele proprio atrai marcação especializada com sua habilidade de escapar pelas laterais para grandes corridas. E aqui está a primeira e maior preocupação do Eagles com Michael Vick: Colocar bastante pressão no QB, mas fazer isso principalmente pelas laterais. Voce tem que forçar o Vick a ficar dentro do pocket, se voce der espaço pra ele sair, um abraço. Claro que nao adianta cercar o Vick e deixar ele olhar, pensar, mirar e soltar o braço, porque o Jackson é tão rápido que a qualquer segundo ele pode conseguir se livrar do marcador, a pressão tem que ir fechando pra evitar que ele tenha tempo. Mas não adianta fazer isso aleatoriamente, tem que forçar ele a nao ter tempo dentro do pocket. Foi o que a defesa do Giants fez com ele no primeiro confronto entre as duas equipes, e foi a unica equipe que conseguiu parar Vick, ainda que por algum tempo. Pra isso funcionar, quem vai ter que aparecer serão os OLB do Packers, porque o Packers usa uma defesa 3-4 e nesse esquema geralmente quem entra pra fazer a pressão lateral no QB são os OLBs. Isso quer dizer que Clay Matthews e Frank Zombo (e as vezes o AJ Hawk) vão ter que jogar bem contra a vulnerável porem razoavel linha ofensiva do Eagles. O Packers tambem tem que aproveitar e usar pacotes de blitzes variados, e uma coisa que pode dar muito certo pra conter o Vick no pocket é a blitz com cornerbacks. Eles tem um caminho maior a percorrer mas cobrem justamente a área pra qual o Vick gosta de escapar. Mas se der errado, eles estão se arriscando a levar 20 jardas na cabeça. Claro que isso não vai parar o Vick, nunca vai, mas como o jogo tem tudo pra se transformar num shootout de alta pontuação, tem que parar o maximo de vezes possivel, e o caminho pra conseguir deixar o cara sem ritmo é esse.

O Packers não tem um RB decente desde que o Ryan Grant machucou e o melhor corredor do time atualmente é o proprio Rodgers. Tudo bem, o ataque terrestre pode estar inspirado, mas não é uma coias com a qual da pra contar. Por isso voce não pode esperar que o Packers seja um time que controle o relógio, arranque terceiras descidas curtas e mantenha o Vick sentado no banco. O jogo tem muito mais chance de virar uma porralouquice como foi Cardinals vs Packers nos playoffs passados. E ai o time vai contar mesmo com o braço de Rodgers contra uma defesa desfalcada, e eu gosto das chances do Packers ai. Claro que nao adianta fazer o Rodgers lançar 60 vezes, como o Saints fez ontem com o Drew Brees, volta e meia voce tem que jogar pelo chão, mas o que importa é que o Packers tem que ter em mente que a melhor forma de vencer é ter o Rodgers confortavel. Nao importa a defesa, o Vick vai fazer muitos pontos, então o Packers tem que estar pronto pra responder à altura. O Packers tem que aproveitar rotas longas pra jogar em cima dos safetys, ja que ambos são reservas e os titulares estão machucados. E claro, aproveitar o braço forte e preciso do Rodgers, mas pra isso eles precisam do QB inteiro e de pé. A linha ofensiva melhorou bastante mas ainda tem problemas, e é preciso evitar a todo custo que cheguem em cima do Rodgers. Ele pode fugir pelas laterais e tem boa mobilidade, mas a linha defensiva do Eagles é muito boa forçando sacks e é bom que o técnico Mike McCarthy explore formações até com dois RBs pra dar ao Rodgers uma proteção alem da linha.

As chaves da partida para o Eagles:
Parar Aaron Rodgers é um bom começo, mas isso é tão impossivel quanto parar Vick. O que eles tem que fazer é deixar Rodgers desconfortavel. A linha defensiva do Eagles conta com Joshua Parker e Trent Cole, ótimos DEs que somam 16 sacks na temporada. Alem disso, o miolo da linha é bastante sólido e geralmente consegue forçar o QB adversário a se movimentar. Rodgers é perigoso saindo do pocket, mas não é o monstro atlético que é Vick, então é possivel deixar um Linebacker na sobra fazendo o chamado QB Spy, uma jogada na qual um jogador da defesa tem como unica função responder aos movimentos do QB. O QB Spy não funciona contra Vick porque a velocidade dele deixa qualquer LB pra trás, mas Rodgers não tem essa capacidade atlética, e por isso é uma tática que limita o QB do Packers. Nao vai ser usada toda jogada, mas se voce forçar o Rodgers a sair do pocket e dar de cara com o Jamar Chaney ele vai começar a pensar duas vezes antes de fazer isso denovo. A linha ofensiva do Packers ainda é fragil e eu acho que a linha defensiva do Eagles (Que alias usa uma defesa 4-3) pode brincar com ela o dia todo, mas mais importante que isso: ela TEM que conseguir isso. Se a linha for capaz de colocar pressão sozinha no QB, voce pode reduzir o número de blitzes e manter o máximo possivel de homens na secundária pra evitar os lançamentos longos e precisos do quarterback dos cabeças de queijo. O PAckers provavelmente vai tentar forçar algumas corridas cedo no jogo e usar passes curtos para o running back pra forçar a defesa do Eagles a se aproximar da linha de scrimage, então é bom que os LBs do time estejam espertos pra parar essas jogadas cedo e forçar o time a ganhar com o Rodgers. Como ja disse, o jogo deve terminar num tiroteio, e portanto o Eagles vai querer abrir a vantagem rapidamente a fim de limitar esse jogo do Packers.

Pra isso acontecer, o time vai ter que executar bem no ataque. Vick é perigoso como sempre, e eu falei acima da estratégia pra conter Vick. Pra aliviar a pressão no QB, o Eagles precisa que LeSean McCoy faça o papel que o Vick costuma fazer e que o Packers vai tentar impedi-lo de fazer: Explodir pelas laterais. O Packers vai vir provavelmente com muitas blitzes e, tendo Maclin e Jackson correndo campo acima, voce precisa de pelo menos um safety cobrindo o fundo do campo e alguem fechando o meio com Jason Avant o slot ou até mesmo Brent Celek. E ai simplesmente va faltar jogador pra competir com o McCoy em passes curtos ou até mesmo screen passes. É como se a defesa do Packers fosse um cobertor curto demais: Pra evitar os super atléticos WR do Eagles, o time precisa de um cornerback E um safety, mas pra evitar as escapadas do Vick o time precisa de todo mundo forçando a linha do Eagles pra dentro, o que torna impossivel tambem ter uma segurança pro McCoy. Nao só passes, mas tambem corridas laterais, podem fazer o papel de deixar a defesa do Packers preocupada, fazê-la respeitar o jogo terrestre, e ai vai abrir outra ponta do cobertor defensivo, e tudo que o Eagles quer é que seja no DeSean Jackson. Outra coisa que pode ajudar a desgastar esse cobertor seria o uso de ataques sem conferência, forçando a defesa a manter os mesmos jogadores em quadra.

O Eagles tem mais chance de, se conseguir abrir uma vantagem, cadenciar e controlar o ritmo de jogo gastando o relógio, e embora eu não veja o time fazendo isso tão cedo na partida, pode ser importante no final da partida, ja que ambos os times possuem quarterbacks que executam muito bem nos finais de partida e ambos tem total capacidade de realizar uma virada no final da partida com 1 minuto e 20 e dois tempos pra pedir, e portanto é importante que o time estabeleça o jogo terrestre cedo. Seja com Vick, seja com McCoy.

Palpite: Sinto muito fãs do Eagles, mas eu acho que o time da Philadelphia vai ganhar. Não ficaria nem um pouco surpreso em caso de derrota, só sei que estou desde ja animado com essa partida. Dois dos ataques mais explosivos da NFL se enfrentando. A defesa do Packers é bastante superior à do Eagles, mas eu acho que o ataque do Eagles tem uma dimensao a mais que o do time de Green Bay e não vejo a defesa do Packers parando o Michael Vick vezes o suficiente. Mas que é promessa de jogão, é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário