Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Preview: New Orleans Saints at Seattle Seahawks

"Agora que a gente chegou nos playoffs, o que a gente faz??"

Bom, vamos voltar à boa e velha correria, ainda hoje tem o segundo preview. Amanha, sabadão, temos dois jogos: Saints e Seahawks, e mais tarde Jets e Colts. A verdade é que o Saints e Seahawks não é nem um jogo de verdade, é só um esquenta pros playoffs de verdade que começam com o jogo da noitinha. Mas mesmo assim, é um jogo dos playoffs e, nesse esquema de mata mata que é a NFL, uma derrota e voce volta pra casa. Portanto não tem jogadores poupados e nem nada do tipo, é força total pra ambos os lados.

Esse esquenta ja começa levantando uma polêmica por causa da campanha do Seattle. É a primeira vez na NFL desde que foi criado o sistema das divisões que um time vai pros playoffs com uma campanha negativa (7-9). Ja houve casos em que times foram 8-8, inclusive o Chargers de 2008 (que alias derrotou o Colts nos playoffs. Faz anos que eu digo que a funçao do Chargers na NFL é eliminar o Colts), mas um time com record negativo é a primeira vez. Muita gente questiona se é válido voce deixar times como Giants e Bucs fora dos playoffs com records melhores pra colocar um time tão fraco só porque ele joga numa divisão tão fraca. Como disse Pete Carroll, técnico do Seahawks: São as regras. E sim, são mesmo as regras, o Seattle jogou por elas e conseguiu a classificação. A NFC West ja foi uma divisão muito forte no começo da década, com dois times que brigavam por titulo (Rams e 49ers) e agora ela está fraca. Acontece, daqui a pouco ela pode estar forte de novo, e portanto nao vejo nenhum motivo pra mudar as regras. Duvido que ano que vem isso aconteça novamente, por exemplo.

Mas o que me incomoda não é o fato do Seattle ir para os playoffs. É o Seattle jogar em casa. As quatro primeiras seeds são para os quatro campeões de divisões, que são ordenados por classificação. As duas seeds inferiores são dos Wild Cards. Assim, o Seattle 7-9 ficou com a quarta seed, e o Saints 11-5 a quinta, e portanto o Seahawks que tem o direito de jogar em casa. Eu não gosto desse esquema: prefiro que, uma vez definidos os seis classificados, eles sejam ordenados por classificação, usando o titulo de divisão apenas como criterio de desempate. Assim, a NFC ainda teria Bears e Falcons folgando, mas o Saints jogaria em casa agora com o Seahawks e o Eagles ainda receberia o Packers. O sistema da MLB é assim: Classificaram na AL Rays, Twins e Rangers, campeões de divisão, e o Yankees no Wild Card. Mas o Rays, dono da melhor campanha, nao enfrentou o Yankees, e sim o Rangers, que tinha a pior campanha entre os quatro. Mas a NFL não é assim, o Roger Goodell nunca deu sinais de que pode mudar isso, então a gente simplesmente aceita. Sabendo isso, como fica esse confronto?

As chaves da partida pro Saints:
O Saints precisa, antes de mais nada, nao entrar de salto alto. O Saints é superior em todas as àreas ao time de Seattle (Tirando talvez os especialistas) e, se conseguir jogar tranquilamente, deve conseguir a vitória sem maiores problemas. Sabendo isso, o Saints deve duas coisas: estabelecer o jogo aéreo e colocar pressão no Quarterback. O Seattle vai ter pra essa partida o retorno do Matt Hasselback, que ja foi um grande QB mas está velho e destruido por lesões, mas o Seattle ainda é um time com um ataque que depende demais do braço do vovô. Eles tiveram o segundo pior ataque terrestre da Liga na temporada regular e são um time muito inconstante. O Saints tem uma secundária muito boa com Jabari Greer, Malcom Jenkins, Tracy Porter e agora com a volta de Darren Sharper. Ou seja, eu duvido que esse time sofra muito com o jogo aéreo, ams mais do que isso. Se o Saints conseguir colocar pressão no QB, como tem tido algumas dificuldades pra fazer, essa secundária cheia de playmakers tem tudo pra conseguir forçar turnovers e colocar o ataque em situações mais confortaveis. O ataque terrestre do Seattle é fraco e não deve apresentar grande ameaça, e eu confio mais no Jonathan Vilma nessas situações do que em 90% dos LBs da NFL, é um jogador muito inteligente e um dos melhores, senão o melhor, Linebacker da NFL reconhecendo as jogadas.

E do outro lado do campo, o Saints, como eu ja disse, precisa estabelecer o jogo aéreo. Com Pierre Thomas e Chris Ivory machucados, o Saints conta só com Reggie Bush. Sim, ele é excelente, um dos meus jogadores preferidos, mas ele é um jogador mais de velocidade, que gosta de jogar recebendo passes curtos e correndo pelas laterais, e isso pode afetar um pouco a eficiencia dele perto da goal line. Por isso o Drew Brees tem que estar num ritmo confortavel, pra assumir essas situações. Quanto mais o Brees conseguir conversões curtas, de preferencia com os TEs, mais espaço pelas laterais o Bush vai ter pra explodir, e quando ele engata a marcha certa, ninguem segura. O Brees ainda é um QB de elite, mas foi o segundo QB mais interceptado da NFL, perdendo só pro Eli Manning. Vale lembrar que os tres RBs do time - Bush, Ivory e Thomas - lidaram com lesões durante muitas rodadas e o Brees teve que lançar demais a bola, o que gera mais chances e até mais facilidade pra interceptações. Geralmente eu diria que o Bush tem que ser capaz de estabelecer o jogo terrestre, ams contra a fraca defesa do Hawks, vale mais a pena poupar o jogador em jogadas de maior contato fisico e deixar o Brees ganhar algum ritmo e momento. Alem disso, com muito jogo aéreo, o Saints é capaz de marcar muitos pontos rapidamente e forçar o Seahawks a jogar ainda mais no jogo aéreo, onde a secundaria do Saints vai estar esperando. De certa forma, se o Saints mantiver a cabeça no lugar e ganhar o jogo com facilidade, como deveria fazer, é um jogo que serve pro time ganhar momento nos playoffs.

As chaves da partida pro Seahawks:
Muita macumba e o uso de armas de fogo escondidas. Mas como a NFL proibe isso, o Seahawks vai ter que simplesmente abaixar a cabeça e se conformar que são um time fraco demais pra estarem onde estão. O Seahawks ja chegou longe demais, o técnico Pete Carroll ja pode sorrir e falar que fez mais pelo time do que ninguem imaginaria, e agora sonhar com as proximas temporadas - que devem ser bem pior, o time é fraco e velho. Mas se o Seahawks parece tar ferrado - e está - eles tem duas vantagens nesse jogo: Não tem pressão de nenhum tipo sobre o time, e o fato do time jogar em casa. Como o time ja chegou longe demais e tem um bando de manés que nem eu praticamente enterrando o time nos playoffs, eles podem se dar ao luxo de fazer o que bem entender. Se tomarem uma surra história, ninguem vai ligar, era esperado. O time não tem, ao contrário do Saints, a obrigação de ganhar. O Saints tem um time veterano e não deve ser afetado por isso, mas o Seahawks joga ainda mais livre, sem nenhuma obrigação. O time pode tentar treze onside kicks, fazer varios fake punts, e até tentar jogar com 12 homens no ataque torcendo pra ninguem reparar. O outro fato, até mais importante, é o fato de jogarem em casa. O Seahawks foi uma desgraça enorme esse ano quando teve que jogar fora de casa, mas em casa venceu jogos contra Rams, 49ers (Puxa! Agora sim, timão!) e Chargers, apesar de algumas surras traumaticas, como contra o Giants. O time joga melhor em casa, e a torcida vai empurrar o que der.

Essas duas coisas ditas, o Seattle tem que simplesmente apelar pro maximo de esquisitice possivel nesse jogo. Tricky plays, onside kicks, tudo que puder aumentar as chances deles, ainda que o custo se der errado seja alto. Nao precisa fazer um wild cat a CADA JOGADA, mas mesclar bem as jogadas, de repente um fake punt numa 4 pra 5, vão começar a deixar o Saints cauteloso e podem até render uns pontos caso peguem o Saints desprevinido. Outra coisa importante que eu citie ali em cima era o jogo terrestre extremamente fraco do Seahawks. É preciso que ele consiga arrancar, nem que seja na marra, algumas jardas e first downs, pra defesa do Saints começar a colocar alguns jogadores perto da linha de scrimage e abrir mais pro Hasselback. O Hasselback é idoso e tem metade do seu corpo quebrado, mas ja foi um dos grandes QBs da Liga mais jovem e levou times mediocres longe nos playoffs, e até a um Super Bowl quando jogava junto com o Shaun Alexander, MVP daquela temporada. Agora, anos e lesões graves depois, ele não consgue mais jogar bem com constancia, mas se tiver um bom jogo ainda é capaz de assustar um pouco. Deve trabalhar ao maximo com passes curtos pra evitar os safetys do Saints, e principalmente proteger bem a bola, e pra isso a linha ofensiva do Hawks vai ter que jogar bem. Claro que a defesa vai ter que jogar bem e tudo mais, mas se o time quiser ganhar, é o ataque quem tem que produzir: O Saints VAI marcar mais de 15 pontos, então o Seahawks tem que estar pronto pra responder. Se o Leon Washington retornar mais um kickoff pra touchdown ajuda bastante.

Palpite: Saints vai ganhar, e vai ganhar bem. É o jogo mais facil desses playoffs, e eu ficaria muito surpreso se acontecesse uma zebra. Embora, é claro, seja possivel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário