Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Preview: New York Jets at New England Patriots


"Mas eu já não ganhei desses caras antes??"

Esse é o jogo mais comentado do mundo nos ultimos dias, mas não pelo que acontece dentro de campo. Esse jogo começou, na verdade, no momento que o Nick Folk acertou um FG no ultimo segundo contra o Colts pra classificar o Jets com a 6th seed, que automaticamente enfrenta a 1st. Em outras palavras, quando foi determinado que o Jets iria enfrentar o Patriots nos playoffs. Foi quando o Jets começou a provocar e fazer seu famoso jogo psicologico contra o Patriots. Eu falei aqui algumas vezes (Essa por exemplo) de como o Rex Ryan, técnico do Jets, gosta de avacalhar verbalmente seus adversarios antes da partida, mexer com o adersário e deixá-los desconfortaveis, e como o time do Jets abraçou isso como uma identidade. As vezes é de forma sutil, como no post ali em cima, as vezes de forma descarada, como foi o caso agora. O fato é que o Ryan tem uma rivalidade muito forte com o Bill Belichick, ou pelo menos pelo lado dele. O Belichick é o melhor técnico da NFL ha anos, e acho que o Ryan tem vontade de tomar esse posto pra ele, por isso tanta vontade de vencer o time do Belichick. Ele montou, nas suas palavras, um time pra vencer o Patriots e que tinha isso como objetivo. O time realmente teve algum sucesso contra o time de Foxborough, principalmente no segund jogo ad temporada. Parecia que a defesa do Jets ia relamenet ser superior ao ataque do Pats, ainda mais depois da saida de Randy Moss. Mas o Pats respondeu como o Belichick gosta: na bola. O time massacrou totalmente o Jets, foi a surra mais humilhante da NFL em tempos recentes, e o time expos as fraquezas do Jets que eles vinham camuflando recentemente com vitórias, e mostrou o Jets como um time vulnerável pro resto da Liga.

Agora o Jets tem mais uma chance de se vingar e finalmente derrotar o time que tanto rivaliza. E o Rex Ryan ja disse que vai vencer, o Antonio Cromartie ja falou mal do Tom Brady, e voce nao ouviu uma palavra de protesto ou de reclação do time do Pats, no máximo o Deion Branch falando que nao tinha ouvido antes a trash talk do Jets e que nao ligava pra isso. Em outras palavras, o primeiro round entre os dois teve vitória do Patriots. Não respondeu ao Jets, nao deixou se levar pra uma briga de palavras, simplesmente se fechou e deixou o Jets falando sozinho e se queimando com a midia. O Jets gosta de provocar mas gosta de ouvir uma resposta, de sentir que acertuo a ferida, mas o Pats não deu esse gostinho a eles. Mas não se enganem, o QB mais competitivo da NFL com certeza vai entrar em campo mais empolgado que nunca. E ninguem segura Tom Brady quando ele quer.

As chaves da partida para o Patriots:
Explorar tudo que eles mostraram ao mundo sobre as fraquezas do Jets no segundo confronto entre os dois: a defesa enfraquecida em relação à do ano passado, a inconsistencia do ataque tanto no jogo terrestre como no aéreo, e a incapacidade de jogar atrás no placar. O Patriots nesse jogo, por exemplo, destruiu completamente o Darrelle Revis, as vezes pelo Branch outras pelo Wes Welker. E, em primeiro lugar, o Patriots tem que se estabelecer no ataque. O time ja provou que a defesa do Jets, apesar de muito forte, é vulnerável, especialmente se o Revis nao conseguir fechar seu homem no 1x1. Com a saida do Kerry Rhodes, e o  Jim Leohnard machucado, a cobertura do Jets é muito falha e tem problemas em bola intermediárias. O Patriots tem que estabelecer o jogo terrestre e o fato do Jets nao ter nenhum jogador capaz de marcar o Wes Welker se ele tiver 100% (Quem tem?) pra controlar o relógio e manter a posse de bola, alem de explorar os passes curtos pro Danny Woodhead de forma a manter a defesa mais vulneravel do PAts fora de campo. Se o Pats executar isso direito, pode  sair na frent n placar, o que tambem é importante, o Jets não sabe jogar atrás no placar e tem um ataque inconsistente demais. Mantendo a defesa jovem no banco e pouco tempo em quadra e o fraco Mark Sanchez sem ritmo, voce tem muito mais chance de deixar o Jets sem pontuar a desesperado, como aconteceu no jogo 1. Mas acontece que, apesar de controlar o relógio e manter sua defesa fora do campo, o Pats não pode ter medo de explorar o jogo aéreo. Brady é o melhor QB da NFL no momento, e ele ja mostrou que a defesa do Jets é vulneravel, até porque o Patriots tem muitos alvos perigosos no jogo aéreo em todo o campo. Se o Brady achar uma vulnerabilidade, ele tem que explorar, porque quanto mais ele abrir o placar mais o Jets tem que abandonar o jogo aéreo, sua melhor chance, pra deixar o Sanchez se virar.

Na defesa, o time tem que ir atrás do Sanchez. Ele ja é nervoso, ja nao gosta de jogar atrás no placar e é fraco tendo que conseguir descidas longas sozinho, entao quanto mais pressão voce botar nele maior a chance dele se desesperar e forçar um turnover. O ataque tem que fazer sua parte pra controlar o tempo que a defesa fica em quadra e principalmente colocar a bola na mao do Sanchez pra correr atrás no placar, mas enquanto isso nao acontece, a defesa tem que fechar o jogo terrestre, mesmo que às custas de algumas primeiras descidas. É importante voce fazer o Sanchez assumir a responsabilidade, até porque a defesa aérea do Patriots, que conta com o fantástico calouro Devin McCourty, é melhor que a defesa terrestre, ainda que ambas tenham evoluido loucamente ao longo da temporada. O jogo terrestre ainda é a melhor arma do Jets contra essa defesa, e o PAts tem que fazer o Jets assumir o jogo aéreo como maior arma, nem que isso seja colocando sete negos na frente da linha ofensiva. Se o plano funcionar e o placar abrir, o time do Jets vai ter que continuar jogando com a arma que tinha, mas agora com o Patriots sabendo o que enfrentar. Se não funcionar, ainda é a melhor chande do Pats de forçar turnovers. Mas eu acredito em Tom Brady.

As chaves da partida para o Jets:
Precisa que o esquema de blitzes do Rex Ryan funcione como funcionou contra o Peyton Manning, mas tem tres problemas nisso. Primeiro que Pats e Jets se enfrentam 2x durante a temporada regular. Isso quer dizer que o Tom Brady ja jogou muito mais contra esse esquema e ja o viu muito mais vezes, está muito mais acostumado a enfrentá-lo do que o Manning. Segundo que o Patriots tem um jogo terrestre muito mais confiavel e variado do que o Colts, o que evita que as jogadas fiquem viciadas, e com uma linha ofensiva mais perigosa que exige mais defensores tanto pra parar a corrida como pra chegar no QB. E terceiro é que o Brady está muito mais confortavel com seus alvos do que o Manning com os dele, e assim fica muito mais facil voce acertar uma jogada rapida ou improvisada, voce tem uma jogada de segurança que não depende do Reggie Wayne marcado pelo Revis, porque como eu ja disse o Patriots tem alvos demais com caracteristicas variadas demais e o Revis é menos efetivo do que contra o Colts. O Jets é muito mais familiar pro Brady do que par qualquer outro QB da Liga, e isso torna a tarefa do Jets ainda mais dificil.

Outra coisa que o Jets tem que fazer é algo que eles tiveram dificuldades em fazer contra o Colts e por isso teve tantos problemas naquela partida. Estabelecer o jogo terrestre, encurtar as descidas e deixar o Sanchez trabalhar só em jogadas curtas, de preferencia laterais pro Dustin Keller. Quanto menos o Sanchez tiver a bola na mão, melhor, por isso quanto mais o Ladainian Tomlinson, Shonne Greene e até o Brad Smith sejam capazes de arrancar boas jardas e primeiras descidas antes que o Sanchez tenha que resolver algo com os braços. Contra o Colts o Jets deixou o Sanchez lançar bolas longas, trabalhou os RBs menos do que devia pra tentar que o Sanchez entrasse num ritmo bom, mas deu muito errado, o QB mais atrapalhou do que ajudou e o time só teve sucesso no ataque quando colocou nos ombros do LT a responsabilidade. O Sanchez fez boas jogadas no final, mas foi uma excessão e não a regra durante todo o jogo, e portanto quanto menso ele tiver que resolver melhor. Pra isso a linha ofensiva tambem tem que fazer a parte dela, nao só protegendo o Sanchez como protegendo as corridas. Ai a perda do Alan Faneca tambem pode pesar, ele e o Nick Mangold eram de longe os dois melhores jogadores da linha ofensiva, e quem costumava abrir os caminhos pelo meio. Por melhor que o Mangold seja, ele nao vai sozinho conseguir abrir o espaço, mas ele temq ue fazer pelo menos a parte dele. O Brad Smith tambem pode aparecer em pacotes de wild cat, até mesmo pra lançar a bola, o que confundiria a defesa inexperiente do PAtriots e pode ser mais efetivo mesmo pelo ar. Mas de certa forma, o Jetss tem que fazer um jogo perfeito dos dois lados da bola se quiser ganhar.

Palpite: Não vou colocar meu palpite pra nao secar ninguem, até agora só acerte um palpite nos playoffs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário