Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Preview: Seattle Seahawks at Chicago Bears

Isso nao me agrada, mas infelizmente esse preview só vai sair agora. O Celo (Meu parceiro de blog) tinha me prometido que ia fazer esse porque ele torce pro Bears e acompanhou o time muito mais que eu ao longo do ano, e eu nao sei porque acreditei que ele realmente ia postar. Não postou, e agora eu vou ter que fazer o preview correndo. Eu odeio fazer preview sem antes pesquisar e sentar pra pensar um pouco sobre os times, mas como o jogo é as 4h hoje eu nao vou ter tmepo de fazer isso direito. Peço desculpas aos leitores, infelizmente o meu parceiro de blog deu mais um vacilo e vamos ter que corrigir isso na pressa. Por outro lado, agora que o sufoco ta passando, pelo menos vamos voltar a falar um pouco de NBA, estou com a mão coçando pra falar sobre o Timberwolves.

Esse jogo coloca frente a frente duas surpresas da temporada. Depois de uma NFC South dominada por Vikings e Packers em 2009, eram pouquissimos (E o Celo era um deles) os que acreditavam que o Bears pudesse ir aos playoffs. Mas menos ainda, se é que tinha alguem mesmo, acreditavam que Chicago podia desbancar os dois e ganhar a divisão. Eu confesso que nunca gostei das chances do Bears, a frente da defesa era forte mas a secundária é muito vulnerável, e o ataque inconsistente. O Jay Cutler, que teve ótimas temporadas em Denver, não vniha jogando nada no Bears e o jogo terrestre praticamente não existia. A chegada do Mike Martz pra coordenador ofensivo, no entanto, ajudou tanto Cutler como Matt Forte a voltarem a jogar o bom futebol americano que demonstraram mais cedo na carreira, a defesa jogou muito bem e o time seguiu ganhando os jogos. Acho que o Bears nunca convenceu muita gente por causa principalmente do Cutler, que é um QB capaz de um jogo genial de quatro TDs e no fim de semana seguinte ser interceptado cinco contra times igualmente fortes na defesa. Um time é medido em primeira instancia pelo seu QB, e o Cutler não é o que a gente chama de confiavel.

Do outro lado, o Seahawks, um time que não sabe se ta em reconstrução ou não, e que se classificou no melhor estilo bumba meu boi na NFC West, a divisão mais fraca da história da NFL, com um recorde negativo de 7-9, primeira vez na história da NFL que um time com record negativo ganha a conferência. Mas o Seahawks recebeu o Saints na primeira rodada dos playoffs no Qwest Field e todo mundo saiu de la boquiaberto: O Seahawks se impôs do primeiro ao último minuto, controlou as ações do jogo, o Matt Hasselback fez uma leitura da defesa do Saints de dar inveja ao Peyton Manning e o Marshawn Lynch finalmente explodiu numa das corridas mais sensacionais que eu ja vi e ganhou de um time que tinha quatro vitórias a mais que eles, sem falar que eram os atuais campeões. Ou seja, dois times que ao longo da temporada todo mundo imaginava varios motivos pelos quais eles não estariam aqui, mas que estão. E depois do Wild Card, eu nunca mais digo que um jogo de playoffs da NFL vai ser sem graça.

As chaves da partida para o Seahawks:
O Seahawks ja ganhou do Bears uma vez no Soldier Field essa temporada, e tem que repetir o feito sob pressão. Agora que o Hawks ganhou dos atuais campeões com atuação de gala do seu ataque, ninguem vai mais duvidar deles, e ja vi muita gente apostando no Hawks pra essa partida. Isso vai gerar uma pressão que eles não tinham quando enfrentaram o Saints, e que pode ser perigoso. Mas o Seahawks tambme tem todos os motivos do mundo pra estar confiante na própria competencia, principalmente porque o Matt Hasselback mostrou que ainda é capaz de jogar como jogava antigamente, antes das milhões de lesões. O Marshawn Lynch tambem tem que aparecer bem, como apareceu contra o Saints mesmo antes daquela corrida histórica no final da partida, arrancando jardas na marra e atraindo a atenção. Mas a linha de frente do Bears é excelente, talvez uma das melhores da NFL, e portanto não avi ser nada facil isso. O Matt Hasselback tambem tem que estar inspirado pra distribuir o jogo e lançar bolas longas com a maestria que msotrou contra o Saints, mas agora ele tem tambem que contar muito com jogadas rapidas pra se livrar logo da bola, porque o pass rush do Bears não deixa a desejar pra ninguem e o Julius Peppers está numa ótima temporada. Slants rápidos com o Mike Williams e screen passes tem que estar ali pelo menos como uma opção, caso a linha do Seattle nao aguente e eles tenham que se livrar rapido da bola.

O Seattle tambem tem que contar com alguns turnovers da sua defesa, e a melhor forma pra isso acontecer é botando o máximo de pressão possivel no Jay Cutler. A linha ofensiva de Chicago é horrivel e o Cutler não é um dos jogadores mais inteligentes da posição, ele costuma ficar nervoso, perder a cabeça e fazer alguma besteira quando nao tem tempo pra trabalhar e geralmente isso resulta numa jogada forçada que gera turnovers. Ajuda o fato do Bears não ter nenhum WR muito confiavel. Tem WRs decentes, mas nenhum realmente confiavel, e por isso talvez valha a pena sacrificar um pouco a secundária pra mandar a casa atrás do Cutler. O Hawks tambem tem que ficar esperto e deixar o Lofa Tatupu pra cobrir o passe rápido lateral pro Matt Forte, que o Bears tanto gosta. Não é uma tarefa facil, mas o melhor jeito de se vencer é o Bears é dando sacks e forçando o Cutler a gerar turnovers.

As chaves da partida pro Bears:
Muito jogo terrestre, pra tirar a pressão de cima do Cutler, é um começo. O Seahawks vai pressionar o Cutler o jogo todo como fez com o Drew Brees, e a linha ofensiva do Bears é bem pior que a do Saints. O Matt Forte e até o Chester Taylor vão ter que correr bastante pra não deixar a responsabilidade nas mãos do Cutler, e tambem pra que o Cutler possa usar mais o play action em bolas longas, o que ele faz melhor. O Cutler não é o Mark Sanchez, é um QB mais competente e experiente, mas tambem um que tende a perder a cabeça mais facilmente. Se, e somente se, ele conseguir controlar isso, ai o jogo fica muito mais agradavel pro Bears, mas é um enorme se. Ele tambem é meio bipolar, tme dias que joga rápido fugindo da pressão antes que ela chegue e acertando os alvos rapidos e dinamicos que ele tem, mas tambem tem dias que ele segura demais a bola, espera a pressao chegar pra tentar se livrar da bola e acaba forçando uma jogada idiota. Dependendo de qual Cutler aparecer, o plano de jogo pode ser diferente. Mas em ambos os casos, estabelecer o jogo terrestre e deixar o play action mais funcional é o que daria mais certo.

Na defesa, o Bears não deve fazer nada alem do que costuma fazer: usar a forte linha de frente pra colocar pressão no QB e tapar o jogo corrido e tentar atrapalhar que o jogo aéreo explore sua secundária vulnerável. O Seahawks não exige nenhuma mudança de plano, nao por ser fraco ou forte mas por sua característica, que ja bate com as caracteristicas de defesa do Bears. O que o Bears tem que parar de bichisse e fazer logo é botar o Devin Hester pra retornar tudo que ele puder, punts, kickoffs, bandeiras, etc. É ridiculo voce ter o melhor retornador da história da NFL e não usá-lo pra retornar por causa dessa vontade idiota de colocá-lo como WR. Tudo bem, sua velocidade e agilidade são uteis como WR, mas ele ainda é uma arma muito maior como retornador, e boas posições de campo podem ser cruciais no começo da partida quando o time buscar o jogo terrestre.

Palpite: Tou quase desistindo de dar palpites, mas vamos de Bears. Engraçado que se eu errar esse, o Seahawks 7-9 vai jogar a final de conferência em casa.

Galera, desculpa, ficou curto e apressado, mas foi o quedeu pra fazer em cima da hora assim. Aproveitem os jogos de hoje, e fiquem ligados que amanha e depois vamos trazer os resumos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário