Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Pro Bowl

Antes de mais nada eu queria, novamente, pedir desculpas. Aproveitando que era uma semana sem maiores interesses no mundo dos esportes americanos, já que essa é a semana de folga entre as Finais de Conferência e o Pro Bowl na NFL, e o All Star Game da NBA ainda está escolhendo seus jogadores, aproveitei pra colocar em ordem várias coisas, e deixei o blog um pouco de lado. Desculpas aos leitores que entram aqui periodicamente, espero que continuem querendo voltar. Mas a falta de tempo, excesso de coisas pra fazer e a falta de um parceiro pro blog (confiável) atrapalharam e eu optei por deixar essa semana mais vazia de lado pra poder me concentrar exclusivamente nessa semana preparatória pro Super Bowl. Prometo posts todos os dias até o fatídico domingão, inclusive um post com várias sugestões de onde assistir ao jogo, pra quem não sabe e não tem ESPN. Portanto desculpem a falta de posts e vamos agora voltar ao ritmo normal.
-------------------------------------------

Isso resume bem o que é o Pro Bowl: Uma diversão bastante confusa
O Pro Bowl da NFL, tradicionalmente, era um jogo realizado no Hawaii no domingo seguinte ao Super Bowl. Nele, se enfrentavam os times da AFC e da NFC, onde ambos os times eram eleitos por votação popular, pelo menos um (ou dois, dependendo da posição) titular e um (ou dois) reserva(s) pra cada posição (exceto special teams e Fullback). Ano passado, no entanto, o comissário Roger Goodell decidiu mudar tudo e subverter a ordem de uma vez: aproveitando que o contrato pro Pro Bowl ser realizado no Hawaii tinha acabado, ele decidiu que a edição de 2010 fosse no mesmo estádio do Super Bowl, o Sun Life Stadium de Miami, e que fosse no domingo anterior ao Super Bowl, e não no posterior. Muita gente reclamou que isso era uma quebra de tradição e tudo mais, e ai o Goodell desistiu e levou o Pro Bowl de volta pro Hawaii, embora o domingo ainda seja antes do Super Bowl, que nem ano passado.

Mas o Pro Bowl, assim como o já citado All Star Game, é um jogo que divide um pouco as opiniões. Os dois jogos têm a mesma função: Divertir, colocar os jogadores que a torcida mais gosta pra jogar juntos numa partida festiva e também é uma forma de reconhecer os atletas que a torcida considerou mais dignos de estarem lá. Tanto na NFL como na NBA, ser um Pro Bowler (Ou All Star) é uma honra, uma medida de como o cara é importante dentro da Liga (Pode reparar que várias vezes ao se falar de um jogador você acompanha seus dados básicos na carreira do número de aparições do jogador nesses jogos) e de por quanto tempo ele foi capaz de manter seu jogo em alto nível.

Mas as divergências existem, e por dois motivos principais. O primeiro e talvez o mais importante é que é um jogo sem importância nenhuma. Não é como o All Star Game da MLB, que é realizado durante a temporada regular entre as conferências e que determina quem terá o mando de campo na World Series, que é o campeão da conferência que venceu o All Star Game. Portanto, vencer o All Star Game é uma questão que é importantíssima, principalmente porque a maior parte dos jogadores e técnicos dos times no All Star Game pertencem aos times que estão disputado vagas nos playoffs e que portanto tem um interesse direto na vitória: caso vençam e seus times cheguem ao Clássico de Outono, esse time terá o mando de campo, mesmo que tenha tido quarenta vitórias a menos que o campeão do outro lado. Mas não na NFL e na NBA, nesse caso é apenas um jogo festivo. Os jogadores se exibem um pouco, fazem festa pra torcida, se divertem, mas no fundo eles sabem que aquele jogo não vale nada, e ninguém realmente da 100% de si, até porque corre o risco de uma lesão (Todo mundo está à mercê de uma lesão quando está correndo num campo com oito ou nove linemans de 140kg por perto) ou até pra não levar umas pancadas quando você já está de férias. Por mais que sejam grandes jogadores, ninguém joga com seriedade, simplesmente porque o jogo não vale nada, e depois de um tempo isso começa a ficar cansativo, aquela situação que todo mundo quer jogar mas ninguém quer suar a camisa. As vezes, quando o final das partidas começa a ficar apertado, começa a ter um pouco mais de vontade de ambos os lados, mas isso só quando se chega no final da partida com um placar apertado e dependendo também de quem está em quadra.

O segundo argumento contrário é justamente essa questão do 'mérito' de quem está lá. A votação, em ambos os casos, é popular, e portanto quem está escolhendo são torcedores sujeitos a vários tipos de torcida, a favor de um, contra outro, e que muitas vezes vota em jogadores que não mereciam estar lá, quando jogadores da mesma posição tiveram anos melhores, simplesmente porque esse jogador já foi muito bom no passado ou porque a torcida gosta muito dele. Ou então deixam de eleger algum jogador porque ele teve uma má conduta um ano, porque é chato ou arrogante, mesmo que ele esteja destruindo dentro de campo. Não é uma votação baseada somente na produtividade ou rendimento do jogador dentro de campo, está muito vinculada a tudo que um torcedor sente fora das quadras. O que mais, além do amor cego e incondicional de um bilhão de chineses, seria capaz de eleger o Yao Ming pro All Star Game quando eu joguei basquete mais vezes que ele nos últimos seis meses?? Porque o Logan Mankins, do Patriots, é titular do All Star Game na frente do Brian Waters (Chiefs) quando o Mankins, que é um dos grandes Guards da Liga há alguns anos, perdeu sete jogos por causa de uma disputa contratual e jogou apenas metade da temporada, começando fora de forma e jogando mal até finalmente se acertar depois de jogar várias partidas fracas, e o Waters foi o principal responsável na linha ofensiva do Chiefs pelo melhor ataque terrestre da NFL?

Esse "mérito" é uma noção que não leva em conta muitas coisas e que, pelo menos pra mim, é uma medida muito fraca de rendimento de um jogador. Claro que um jogador que foi pro Pro Bowl durante 12 anos seguidos merece uma atenção, ninguém vai pra tudo isso só no nome, não foi isso que eu quis dizer, mas acontece que se um jogador foi pro Pro Bowl durante 8 anos seguidos por ser um tremendo jogador, muito dominante e carismático, ele pode conseguir mais quatro vagas por causa das oito anteriores quando ele já está na descendente da carreira. Vale lembrar, por exemplo, que o Aaron Rodgers não vai pro Pro Bowl esse ano, e em seu lugar estão indo Matt Ryan e Drew Brees. Rodgers, Brees e Ryan estão todos entre os, digamos, cinco melhores QBs da NFC hoje, sem dúvida, mas na hora de decidir quais são os dois melhores que vão ganhar o 'Pro Bowl 2011' no currículo e qual deve ficar de fora, é uma coisa muito subjetiva e que pode dar um 'prêmio' a um jogador em detrimento de outro por causa de algo que não vai mostrar nunca quem é o melhor, e que aliás nem deveria mostrar. Além disso, o Pro Bowl tem um plantel bastante bagunçado. Muitos jogadores não vão pro Pro Bowl pelos mais diversos motivos, os principais sendo lesões (leves ou graves) e a presença no Super Bowl, mas também tem muitos jogadores que simplesmente pedem pra não jogar essa partida pra irem viajar, pra descansarem, pra não interromperem as férias. E ai você chama mais jogadores que ficaram de fora e vai inchando o plantel. As vezes nem os próprios jogadores selecionados ligam pro Pro Bowl, a gente fica em dúvida também se deveria ligar.

Mas, por outro lado, da pra entender a animação de alguém que vê que um time com Tom Brady passando para Andre Johnson, Reggie Wayne e Dwyane Bowe e correndo com o Jamaal Charles enfrentando uma defesa com Ndamukong Suh, Jullius Peppers, Demarcus Ware e Adrian Wilson, sendo que depois você ainda pode ver o Devin Hester retornar um punt ou kickoff pro Michael Vick entrar em campo enquanto faz chover bolas longas pro Roddy White e pro Calvin 'Megatron' Johnson. São jogadores que estão na elite da Liga e que são ótimos de se ver jogar, talentosos, habilidosos, explosivos, atléticos, e portanto existe essa perspectiva de ver esses grandes talentos dentro de campo. Se a coisa começar a esquentar, é promessa de um jogo bom, e é sempre um prazer ver as jogadas que ocasionalmente saem nesses jogos, frutos do puro talento.

O que exatamente virou o Pro Bowl, eu não sei dizer, e nem é isso que eu quero. Cada um tem sua opinião, cada um encara a partida do seu ponto de vista. O Pro Bowl é necessário? Do ponto de vista profissional talvez não, mas os americanos são muito apegados às suas tradições, e eles adoram mantê-las, acabar com uma tradição é como violar a história do país, e os americanos acham isso um insulto. Só ver a grande reação que foi dentro e fora da Liga quando o Goodell anunciou que o Pro Bowl ia quebrar a tradição e sair do Hawaii. É uma forma divertida (não disse útil) e espalhafatosa de celebrar o principal esporte americano na atualidade e todo seu glamour. Se vale a pena acompanhar, eu sinceramente acho que sim. Tem talento demais, jogadores bons demais pra que não haja pelo menos um lance emocionante ou espetacular no jogo todo, e isso sempre é divertido. Ver certos jogadores jogar é um prazer, e mesmo em ritmo de férias e brincadeira não deixa de ser divertido ver a quantidade de jogadores de qualidade jogando juntos e dando risada. Mas pra mim você tem que ver a partida como o que ela é: Uma partida festiva, que vale tanto quanto o "casados vs solteiros" do final de semana no clube, e que se deve acompanhar apenas pela diversão do que vai ver ali dentro, não pelo que ela signifique ou pelo que ele represente. Até porque, de fato, ela representa apenas isso, uma reunião de jogadores que querem se divertir jogando um pouco o esporte que gostam. Os que não estão afim disso são os que botaram a mão na coxa e pediram pra sair antes de começar, que nem o Ronaldo faz quando não está afim de jogar. Os jogadores que vão pra lá são os que querem se divertir, encontrar outros jogadores de alto nível, dar umas trombadas sem compromisso e bater uma bolinha, já que a temporada acabou mesmo. E é nesse espírito que se deve assistir ao Pro Bowl pra aproveitar ao máximo e esquentar para o grande evento, que será só daqui a sete dias: Super Bowl, direto de Dallas.

A lista com os titulares, reservas e substitutos que foram eventualmente cobrir os jogadores que estão fora por lesão, férias ou Super Bowl pode ser vista nesse link aqui, e pra quem está por fora, o Super Bowl será esse domingo, dia 31, 10h da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário