Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Calouro ofensivo, calouro defensivo,comeback player of the year e MVP

Continuando os posts sobre os prêmios, foram divulgados mais três: Calouro ofensivo do ano, calouro defensivo do ano e comeback player of the year, o intraduzível prêmio pro jogador que melhor deu a volta por cima. O prêmio mais importante, de MVP, ainda não saiu, mas quando sair eu venho aqui e complemento o post. Mas tudo bem, hoje ninguém liga pra isso, o que importa é o que vai começar hoje às 9:30 da noite, o Super Bowl XLV. Mas enquanto a gente espera ansiosamente por isso, vamos falar um pouquinho desses três prêmios. Que, aliás, foram prêmios problemáticos para esse blog. Para quem não lembra, eu fiz um post falando dos meus palpites pra cada um dos prêmios da temporada, e não só falando sobre o que são os prêmios e quem eu achava que deveria ganhá-los como também disse porque eu achava que eles deveriam (ou iriam) ganhar o prêmio. Acontece que, para esses três prêmios, eu acertei os vencedores, e ai eu já disse nesse post acima todos os motivos sobre porque eles deveriam ganhar e não tenho muito mais pra falar. Mas tudo bem, vamos aproveitar pra falar um pouco melhor.

Offensive Rookie of the Year (Calouro ofensivo do ano)
E não tivemos nenhuma surpresa nessa votação novamente, o vencedor foi o Sam Bradford, Quarterback do Saint Louis Rams e primeira escolha no draft de 2010. E, como não poderia deixar de ser, a votação foi quase unânime: foram 44 de 50 votos pro Bradford, a maior vantagem até então nas votações pra essa temporada. O segundo colocado foi o Mike Williams, WR do Bucs, com seis, e o Maurkice Pouncey, Center do Pittsburgh Steelers e que está fora do Super Bowl dessa noite, foi o outro que recebeu votos, dois. O que eu escrevi naquele post, pra quem tem preguiça de ler, sobre o Bradford foi o seguinte:

"Essa temporada o Mike Williams do Bucs até merecia menção honrosa, mas não da pra negar tudo que o Sam Bradford, primeira escolha do draft, fez. Ele estabeleceu um novo recorde de calouros numa temporada pra passes completos e tentados (Não teve o de melhor porcentagem, mas já ta bom) e teve marcas impressionantes pra um calouro: 3500 jardas, 18 touchdowns e 15 interceptações, um saldo positivo. Quando Peyton Manning entrou na Liga como calouro, estabeleceu novos recordes de QBs calouros pra TDs (26) e interceptações (28), saldo negativo. Também vale a pena lembrar que o Bradford joga num time ridículo, não conta com WRs confiáveis e o melhor jogador do time é o seu RB, que pelo menos ajuda a aproximar a defesa da linha de scrimmage. Ele fez muito com um elenco muito limitado e quase levou o time, que tinha sido o pior da temporada em 2009, pros playoffs."

Acho que isso resume a maior parte dos motivos pro cara ser eleito o OROY, até porque a posição de QB é a posição mais importante dentro de um campo de futebol americano, o líder do ataque, e é normal que os jogadores dessa posição tenham em suas ações um peso maior, tanto quando acertam como quando erram. E o Bradford acertou muito essa temporada, revolucionou o seu time e mostrou muita maturidade pra um calouro. Para quem perdeu esse moleque jogando, aqui está uma pequena mostra do talento docara:



Defensive Rookie of the Year (Calouro defensivo do ano)
A primeira regra do draft da NFL é a seguinte: Nunca deixe passar um grande Quarterback. Foi essa máxima que levou o Rams a escolher o Bradford em primeiro no draft, acertadamente. No entanto, antes do draft muitos falavam que o melhor jogador disponível desse draft não era um Quarterback. E eu disse que o Bradford foi o jogador que ganhou um prêmio esse fim de ano com a maior unanimidade até então, mas essa honra durou pouco. Minutos depois de terem anunciado que o Bradford levou o prêmio pra casa com 44 de 50 votos, a segunda escolha do draft e cotado como o melhor jogador disponível aquela noite, o Defensive Tackle Ndamukong Suh levou o prêmio de calouro defensivo do ano com incríveis 48 votos, enquanto o Cornerback Devin McCourty, do Patriots, ficou com os outros dois votos. Como eu disse no outro post:

"Mas é difícil fugir do Ndamukong Suh nesse ano. Ele liderou TODOS os DTs da Liga essa temporada em sacks com 10, liderou também todos os calouros nesse quesito, foi o líder de calouros DTs em tackles, teve um fumble retornado pra TD, uma interceptação e foi uma força dominante no interior da linha defensiva do Lions e o principal responsável pela melhora da defesa do time de Detroit. Sua velocidade e força motora é incrível, tem muita força e um grande controle do corpo e não é incomum vermos ele passando por dois marcadores juntos pra continuar em cima do QB."

Ou seja, por mais que o McCourty tenha sido um tremendo achado pelo Patriots e seja um excelente jogador, não dava mesmo pra não votar no Suh. Existem jogadores de vários tipos, bons, ruins, muito bons, mas o Suh é diferente, é um jogador que está num nível completamente diferente de qualquer outro calouro que tenha jogado essa temporada. A habilidade física desse cara é absurda, ele é muito talentoso, sabe usar seu corpo e tem uma força motora assustadora, ele é o tipo de jogador que é capaz de mudar toda uma defesa só estando por lá, não era incomum ver defesas colocando dois ou até três jogadores só para bloqueá-lo na linha de scrimmage, e também não era incomum ver ele passando por cima de dois jogadores como se eles não existissem e ainda chegar no Quarterback. No seu primeiro ano da Liga ele ja foi eleito pro All-Pro, o time da Liga formado pelos melhores jogadores de cada posição após uma votação dentro da própria Liga (não sendo voto popular, como no Pro Bowl), e na minha opinião ele já o melhor DT de toda a NFL. Como você vota contra um cara desses??
Aqui vai uma pequena amostra do que esse cara é capaz de fazer:





Comeback Player of the Year (Intraduzível, seria algo como 'Jogador que deu a volta por cima do ano')
Apesar de não ter sido tão unânime como foram as votações pra calouro do ano, em nenhum momento o Michael Vick teve esse prêmio ameaçado. E nem poderia. Se é um prêmio pra um jogador que esteve mal, por qualquer motivo que seja, e deu a volta por cima, não existe nenhum jogador que mereça mais do que o Michael Vick. Nas minhas palavras, em outro post:

"Mas nenhuma história chamou mais a atenção do que a do Michael Vick. Era um bom QB da Liga quando jogava até 2007, dinâmico e divertido, mas não estava na Elite. Foi preso por promover brigas de cachorros em sua residência, condenado a dois anos de cadeia, ficou um ano e meio preso, saiu, foi contratado pra ser o TERCEIRO QB de uma Franquia em decadência e começou o ano na reserva de um QB que só começou dois jogos na sua carreira. Mas Kevin Kolb machucou e ele assumiu a titularidade, levou o Eagles aos playoffs, foi um dos melhores jogadores da NFL e vai receber muitos votos pra MVP. Acho que entre todos os jogadores que 'deram a volta por cima' ele não só foi o que jogou melhor essa temporada como também foi o que saiu do buraco mais baixo pro ponto mais alto. "

Como um cara que vai preso, passa quase dois anos na cadeia e consegue voltar pra NFL e ainda ser um dos três melhores QBs da temporada não foi o cara que mais ou melhor deu a volta por cima essa temporada? O cara saiu do ponto mais baixo pro ponto mais alto (caso ganhe o MVP hoje a tarde), ou pra um dos pontos mais altos, em altíssimo nível e revolucionando totalmente o ataque do Eagles, um time que ja estava preparado pra encarar um processo de reformulação e transição. O cara foi sensacional o ano todo, ainda pode coroar isso com um título de MVP (Embora eu duvide) e isso depois de três anos praticamente fora da Liga, ano passado ele jogou só em formações wildcat como terceiro reserva do time. Independentemente de você gostar ou não do cara, achar que ele é bom ou mau caráter, que o que ele fez extra campo é isso ou aquilo, dentro de campo ele mereceu o prêmio como ninguém. Com 29,5 votos, ele ficou ainda muito à frente do Mike Williams do Seahawks, com oito votos apenas. Quer ver mais do que ele andou fazendo esse ano? Só ver o vídeo abaixo.




Most Valuable Player (Jogador mais valioso)
E finalmente saiu o prêmio de MVP, o prêmio mais importante e polêmico da temporada. O vencedor foi, lógico, Tom Brady, como todo mundo já esperava depois da brilhante temporada do QB e do seu time, que teve a melhor campanha da NFL com 14 vitórias e 2 derrotas enquanto ganhou de times fortes como Colts, Steelers e Jets, esse último um massacre épico. Mas pra ter uma noção melhor de como esse prêmio foi merecido, vale a pena falar que dos 50 votos, Brady recebeu nada menos que todos os 50! Foi unânime, nada que eu falasse sobre o Quarterback poderia falar mais alto do que isso, a primeira vez que essa unanimidade ocorre no prêmio de MVP desde que o atual formato foi instituido. Ele se tornou apenas o oitavo jogador da história da NFL a ganhar mais de um MVP, se juntando a grandes jogadores e até lendas, como Joe Montana, Johnny Unitas, Brett Favre, Peyton Manning, Steve Young, Jim Brown e Kurt Warner. Quem quiser saber mais detalhadamente o porque desse prêmio vale a pena conferir o que eu escrevi no post linkado la em cima. Não vou colar aqui porque iria ficar grande demais, mas quem quiser, vale a pena. O outro MVP de Brady foi em 2007, quando ele bateu o recorde de mais passes pra touchdown, com 50, e liderou o maior ataque da história da NFL e recebeu 49 dos 50 votos pro prêmio. Vale ressaltar que o MVP é um prêmio que leva em conta apenas a temporada regular, e não os playoffs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário