Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como assistir ao Super Bowl?

Algumas pessoas têm me perguntado, outras têm perguntado a outras pessoas, em redes sociais, em fóruns e tudo mais, sobre como fazer para assistir ao Super Bowl. Pensando nelas, fiz esse post com várias formas de se assistir ao jogão de domingo, pra quem ninguém tenha que perder esse jogo por falta de informação, porque esse jogo você não vai querer perder por nada. Pelo que eu tenho lido, o principal problema é que nessa temporada a ESPN não vai transmitir o Super Bowl aqui para o Brasil, e a ESPN é a principal fonte de NFL pra boa parte dos brasileiros. Infelizmente a ESPN tem um contrato pra transmitir o Super Bowl por aqui que diz que a emissora tem os direitos de transmissão para cá duas vezes a cada três anos, e esse ano é o que a gente vai ter que ficar sem acompanhar com o Everaldo Marques e o Paulo Antunes esse fim de temporada que promete ser espetacular. Por outro lado, isso significa que os próximos dois pelo menos estão garantidos. Mas como na ESPN não vai passar, onde é possível assistir ao jogo?

A - TV a cabo
Foi-se o tempo que a Band transmitia a NFL aqui pro Brasil. Hoje em dia, o máximo que passa é um compacto de madrugada do Super Bowl, o que é bom pra ver os lances e tudo mais, mas não é nem de longe tão divertido como ver o jogo ao vivo. E na TV aberta não temos alternativas, o jeito é apelar pra TV a cabo. Mas como eu já disse que a ESPN não vai transmitir, a última corte de apelação é o canal Bandsports. A Bandsports passa NFL há muito tempo, todo domingo a tarde e toda quinta a noite (pelo menos quando tem jogos) e também transmite metade dos jogos dos playoffs (A outra metade é da ESPN). Infelizmente, a Bandsports não está disponível em todas as operadoras de TV a cabo e nem faz parte dos pacotes mais simples das que tem o canal. Eu sei que a Net tem a Bandsports, canal 98, mas também faz parte de um pacote especial e nem todos possuem, e também não sei dizer quanto às outras operadoras. O jeito é pegar a lista de canais da sua, verificar se tem a Bandsports, e tentar ver se consegue descolar o canal por um dia que seja, só precisa disso mesmo. Eu não sou o maior fã da Bandsports, eu gosto do narrador Ivan Zimmermman mas acho os comentaristas muito fracos, e as vezes a transmissão fica um pouco chata por causa disso. Mas de qualquer forma o que importa é a partida, e pra essas e outras que serve a tecla SAP.

Outra solução que envolve TV a cabo é se a sua tiver aquela penca de canais americanos. Se no meio deles a sua televisão pegar a Fox Sports dos EUA, lá você pode assistir ao jogo ao vivo e com o Troy Aikman comentando. Se por acaso pegar a BBC Sports ou a Sky Sports, do Reino Unido, você também tirou a sorte grande porque ambas irão transmitir a partida. Só não garanto que os ingleses entendam alguma coisa de NFL.

B - Links alternativos
Extremamente original essa idéia. A internet é um poço de respostas se você souber aonde procurar as respostas que você procura e 99% das vezes vai acabar achando alguma coisa que te ajude. Mas isso também serve pra muito mais que respostas, e transmissões também podem ser facilmente encontradas se você souber aonde ir. Sempre que você quer assistir a uma partida que não vai passar na televisão, você acaba recorrendo aos links alternativos, os streams que a galera bota na internet e que não são tão difíceis de achar. O site que mais gente me disse que usa pra assistir a jogos é o http://www.atdhenet.tv/ (O endereço antigo, www.atdhe.net , saiu temporariamente do ar, mas pode voltar a qualquer momento), um site que redireciona você pra vários streams diferentes de acordo como que você quer assistir. Outro que as vezes tem programas úteis mas que é mais chato de usar e nem sempre tem algo que preste é o http://www.veetle.com/ , mas eu recomendo tentar o ATDHE antes, mais variado e confiável. Esses streams são um pouco instáveis e podem acreditar que muita gente vai estar atrás desses links alternativos pra assistir ao jogo, e por isso eles podem acabar ficando um pouco sobrecarregados. As vezes o ATDHE tem um limite pra usuários de um mesmo país e embora o próprio site ofereça um programa pra burlar isso, as vezes é um pouco cansativo e não seria de estranhar que as transmissões ficassem caindo bastante por causa do grande número de pessoas assistindo à mesma coisa. Entre esses métodos, ele é o único totalmente gratuito, mas ele também é o mais instável e o menos confiável. Embora, é claro, possa dar certo.

Atualizando: O Bola Presa lembrou hoje do site Rojadireta, que também é ótimo pra assistir a essas transmissões. O endereço é  http://rojadirecta.me e vale a pena confefir.

Atualizando²: http://www.tvpc.com/Channel.php?ChannelID=1730 ja está acompanhando o Super Bowl
C - Bares, restaurantes ou afins.
Em várias cidades do país, as pessoas tem se juntado para assistir ao futebol americano, principalmente nesses playoffs. Bares e restaurantes tem passado as transmissões e as pessoas vão lá para assistir, se reunir, festar e curtir umas bebidas ou salgados enquanto assiste à NFL. Sei que durante várias partidas a galera se reuniu aqui em Sampa no O'Malleys, por exemplo. Tenho lido vários comentários, das mais diversas cidades, sobre algum bar ou restaurante que está tomando essa iniciativa pro Super Bowl, e até algumas festas com esse tema. Não sei muitas, só sei do O'Malleys aqui em São Paulo mesmo, mas se vocês procurarem na cidade de vocês devem achar algum lugar onde vai ser transmitida a partida. Se alguém souber de algum na cidade que mora e quiser divulgar, pode colocar nos comentários ou mandar um email pra tmwarning@hotmail.com que eu publico aqui no blog.

D - Game Access
Esse é o que ninguém quer, todo mundo acha horrível a idéia e acaba jogando ela fora sem perceber que, de certa forma, ela é a mais confiável, ainda que não tenha o melhor custo benefício. E a mais cara, é verdade. O Game Access da NFL.com funciona que nem o League Pass da NBA.com, ou seja, um tipo de canal online que você compra e onde se pode ver os jogos que estão acontecendo no campeonato (As vezes mais de um ou os que já terminaram, depende do tipo de pacote que você comprou). Você tem que pagar pela internet pelo serviço que comprou, e não é bem barato, mas você tem direito a assistir online os jogos pelos quais pagou, em altíssima qualidade (dependendo da velocidade da sua internet, claro) e ao vivo. O Game Access também funciona assim, e eles têm um pacote especial para os playoffs, e esse pacote poderia ter sido comprado no início dos playoffs pra assistir a todos os jogos. Infelizmente pra quem não comprou a maior parte dos playoffs já passou, mas você ainda pode comprar o pacote e usá-lo pra assistir ao Super Bowl, o problema é que o preço é feito com base em todos os playoffs, não pra um único jogo. Também tem outro pacote que oferece o Super Bowl e acesso total a toda a offseason da NFL, incluindo draft, combine, e muitas outras coisas dessa offseason. O endereço é www.nfl.com/gameaccess para quem quiser conferir os pacotes e os preços. 

Vale a pena? Bom, é bem caro, se você for pensar que é pra assistir a um único jogo. Tudo bem, é O jogo, Super Bowl e tudo mais, mas talvez seja um pouco caro demais pra grande maioria das pessoas normais. Mas tem suas vantagens, e a primeira e mais clara é que é uma forma de assistir à partida ao vivo da sua casa. Eu comprei o Game Access pra essa temporada e o serviço é excelente, não cai nunca, a qualidade é muito boa e você tem algumas opções enquanto assiste à partida, como ver o box score da partida. Se a sua internet não cair durante o jogo, você não vai ter problema nenhum pra assistir a toda a partida, o que vem antes e o que vem depois, é uma cobertura muito bem feita. Mas como eu disse, é o mais caro de todos e realmente eu coloquei aqui apenas como uma última opção.

2 comentários:

  1. Vitor, muito obrigado pelo seu trabalho de reunir todas essas informações e compartilhar conosco!
    Forrest Gates

    ResponderExcluir
  2. Imagina, é um prazer.

    Assim que eu ficar sabendo de mais alguma coisa aqui eu volto e atualizo o post, como eu fiz com o endereço do ATDHE e do Rojadireta.

    Abraço!

    ResponderExcluir