Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Depois do Super Bowl

Hora que bate aquela ressaca pós Super Bowl

A pior parte do Super Bowl é o que vem depois que ele acaba. Aquela melancolia que bate quando termina o jogo, acaba a festa e a chuva de purpurina se esgota e a TV corta a transmissão. Ou seja, quando acaba a temporada da NFL. Porque aí temos que aceitar o fato de que ficaremos por sete meses sem ver um jogo válido da NFL! O basquete, uma vez acabada a NBA, tem certos eventos de interesse: Olimpíadas, mundial, sul americano, etc. Mas o futebol americano não, uma vez que acaba a temporada, acaba o futebol americano. Temos o colegial começando antes que a NFL, é verdade, mas a NCAA e a NFL jogam dois esportes muito diferentes, por incrível que pareça. Se não acredita, só ver como vários grandes jogadores no College somem na NFL e como jogadores absolutamente secundários no College acabam virando monstros na NFL.

Então, quando acaba o Super Bowl, bate aquela melancolia de falta de futebol americano, começa aquela espera que parece infinita pra que tudo comece de novo. E para um blog que vinha falando principalmente de NFL, a falta é clara. Acabam os jogos, acabam os tópicos e os assuntos. Qual a alternativa que a gente tem? A minha é voltar minhas atenções pra NBA.

Quando esse blog foi criado, ele se propunha a falar de NFL, MLB e NBA, os três principais esportes “americanos". Mas quando ele foi criado a NBA estava parada e a NFL estava começando, então eu naturalmente dei mais atenção a NFL e aos playoffs da MLB. Conforme a NFL foi se aproximando dos playoffs, e principalmente quando esses começaram, o foco do blog passou a ser quase inteiramente NFL. Ela estava numa fase mais importante, com mais material, em relação à enorme temporada regular da NBA. Mas esse 'abandono' temporário da NBA me fez pensar, e numa conversa com um amigo eu percebi como o calendário dos esportes americanos é útil para um blog. A NFL começa, e a MLB chega aos playoffs. Acabando a MLB, começa a NBA, com a NFL a todo vapor. Chegando nos playoffs da NFL estamos mais ou menos na metade da temporada de basquete, aquela temporada longa e chata, e por isso o foco passa a ser maior em futebol americano. Acabando o Super Bowl, logo temos o All Star Game e começa a engrenar a rota final da NBA, definições para a pós temporada e os tão esperados playoffs. Acabando isso a temporada do baseball já está rolando e, embora ela seja maior e mais chata que a da NBA (162 jogos!) ainda da pra ter algum assunto pra falar de vez em quando pra acompanhar a offseason e o draft da NBA e NFL.

Ou seja, o calendário dos esportes americanos já é feito de forma a não dar destaque grande pra duas coisas ao mesmo tempo. A temporada regular da NFL é mais curta e cada jogo vale mais que nos outros dois, e por isso ela tem destaque maior. Mas os outros também têm suas fases mais importantes destacadas das demais, e por isso elas podem ganhar maior foco. E essa é a proposta pro blog de agora em diante: seguir o calendário americano. Enquanto a temporada da NFL e da NBA estiverem rolando juntas, a gente fala das duas com destaque pra NFL, que tem uma temporada regular mais importante, curta e decisiva. Nos playoffs, a gente da destaque especial pra ela deixando a NBA um pouco mais de lado. Passando a NFL, a gente entra na melhor parte da NBA e podemos dar a ela o destaque que ela merece. Não é deixar de lado algum esporte, simplesmente se concentrar no que de mais importante está rolando.

A idéia de mais de um esporte também tem outra coisa, que é aproximar os esportes. Quem gosta de futebol americano não precisa gostar de basquete e vice versa, mas apresentar a uma dessas pessoas outro esporte que ela possa gostar é algo que vale a pena. Eu 'não gostei' de basquete durante anos até alguém me fazer sentar e assistir, e ai eu me apaixonei. Por isso um empurrão inicial em quem quer conhecer um novo esporte é uma coisa que a gente acha bacana e a gente vai manter o blog falando de mais de um esporte. Quem só gosta ou acompanha um, tente conhecer o outro. Você pode não gostar, achar chato e tudo mais, mas conhecer é um passo importante pra ter uma opinião.

Bom, mas o que vai acontecer com NFL de agora em diante? Vai ficar totalmente jogada às moscas enquanto a gente fala de NBA? Naturalmente que não. A NFL não está mais tendo jogos, mas a offseason está ai e temos muitos jogadores sem contrato por assinar, transações a serem feitas e, é claro, o draft. A gente vai continuar cobrindo NFL, conforme as coisas forem acontecendo. Mas como isso  não acontece sempre, e a temporada da NBA é a coisa mais importante do momento, é nela que a gente vai se focar. Quando aparecerem trocas, contratações, e principalmente quando se aproximar o draft, faremos posts pra falar de NFL, assim como na offseason da NBA faremos posts sobre os assuntos importantes. Mas o foco vai ser no que tiver maior importância pra o momento.

Por fim, muito obrigado a todos pela cobertura com o Super Bowl, tivemos recordes de visitas e fiquei feliz de ver que o blog ajudou bastante gente a assistir à final. Espero que sintam vontade de voltar, e se quiserem mandar sugestões, conselhos, reclamações e até pedidos de emprego, nosso email está ali do lado, e também aqui, tmwarning@hotmail.com

E que venha o All Star Game!

6 comentários:

  1. A solução para o fim da temporada da NFL é jogar futebol americano no Brasil. Aliás, fica a dica para o blog começar a acompanhar o jogos de futebol americano no Brasil, que estão cada vez ganhando mais força e já contam com dois campeonatos nacionais full pad.

    ResponderExcluir
  2. Eu inclusive tenho dois amigos que jogam em times brasileiros de full pad e ja pedi para os dois me passarem informações sobre os times e os eventos, caso queiram uma ajuda na divulgação e tudo mais.

    Apoio totalmente essa iniciativa de jogar futebol americano aqui (eu mesmo ja joguei Flag) e, embora estejamos claramente no começo, ja da pra ver um grande crescimento na prática do esporte aqui no Brasil. Espero que isso continue e que os times possam contar, futuramente, com coisas maiores como patrocinios.

    ResponderExcluir
  3. Eu jogo na praia aqui no RJ e devo passar a jogar full pad esse ano também. Agora está tendo um movimento interessante por parte dos jogadores, principalmente do Rio, para que as duas ligas nacionais existentes se unam e passe a existir apenas um campeonato nacional e com isso os custos diminuiam para todos. Aliás é o grande problema de jogar equipado no Brasil, o custo alto não só com a compra do material como com as viagens para os jogos, que acabam sendo bancadas pelos próprios atletas. Mais amador é isso aí, na esperança que um dia isso mude.

    ResponderExcluir
  4. Por isso tenho esperanças que em breve os times possam contar com patrocíios sérios, para que esses custos do equipamento e das viagens não precisem recair tanto nos atletas.

    Eu realmente ouvi falar isso sobre a união das Liags e acho que é a melhor coisa que pode acontecer pro esporte no país. Maior interação, facilita a organização, diluem os custos, temos mais times envolvidos e aí podemos ter uma maior exposição na mídia e tudo mais. Uma Liga grande envolve muito mais gente do que duas menores, e atrai mais atenção dos torcedores e até de investidores.

    É um esporte bem amador no Brasil, mas todo esporte começa assim. Eu tenho ficado surpreso (e muito feliz) de ver como em pouco tempo o futebol americano amador no Brasil evoluiu muito, passou do flag pros full pads (Nada contra flag!), criou Ligas e tem torneios maiores com exposição até na ESPN, que alias faz um trabalho bem legal de divulgação. Ainda tem muito chão pela frente, mas a galera ta bem determinada a crescer e tem feito um bom trabalho, e eu estou otimista com o futuro do fut americano no país. Claro que não vai ser de um dia pro outro, vai demorar, ter que evoluir aos poucos, mas acho que está bem encaminhada!

    ResponderExcluir
  5. Estou, em breve, voltando também para o Futebol Americano de praia, no Rio.

    Voltarei a acompanhar a liga como fazia antigamente, e, provavelmente, passará a ser assunto do blog!

    Obrigado pela sugestão, Thiago!

    ResponderExcluir