Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Green Bay Packers


Aaron Rodgers é bom porque sabe usar a Força

O Green Bay Packers foi o time sensação do ano passado. Aaron Rodgers, o substituto do eterno ídolo Brett Favre, evoluiu feito doido, jogou muito futebol americano e virou queridinho de muita gente. O então calouro Clay Matthews e os veteranos Nick Collins e Charles Woodson fizeram parte de uma defesa fortíssima e que forçava muitos turnovers, cheia de playmakers, muito dinâmica. E o corpo de WR era recheado de jogadores jovens, dinâmicos e muito talentosos, como Greg Jennings, Jermichael Finley e James Jones. Ou seja, era um time jovem, muito promissor e muito divertido de assistir. Além disso, ganhou atenção especial por causa da ida do Brett Favre pra Minnesota. O vovô revolucionou o time de Minneapolis, transformou um time mediano num dos mais fortes da Liga, e fez isso logo no segundo maior rival do Packers que o consagrou e um dia vai aposentar sua camisa número 4. E, lógico, o confronto entre Packers e Vikings não poderia deixar de ser um jogo muito esperado, a lá Miami vs Cleveland na NBA esse ano. E acontece que o vovô deu duas surras no seu ex-time e mostrou muita superioridade dentro de campo mesmo sobre o Rodgers. E isso trouxe muita atenção pro time de Green Bay que, mesmo assim, ganhou vários jogos, teve o Rodgers jogando muito bem, e conseguiu na marra uma vaga na pós temporada. E na pós temporada teve um dos duelos mais épicos que eu consigo lembrar de cabeça nos playoffs contra o Cardinals de Kurt Warner, um jogo onde cada vez que um ataque pegava na bola era touchdown, Rodgers e Warner duelaram de forma espetacular, cada um anotando 45 pontos no tempo normal, com o ataque do Packs e o Rodgers tendo uma partida fenomenal e o Warner tendo uma das maiores atuações da história dos playoffs. O jogo só foi decidido num fumble controverso na prorrogação, e mesmo derrotado o Packers teve um jogo fantástico e que fez muito mais gente começar a olhar pro time com outros olhos.

Esse ano, o Packers não era mais o time que foi derrotado pelo 'traíra' Brett Favre. Era um time perigoso, liderado por um jovem QB que subia cada vez mais rumo à elite da NFL, que tinha perna pra chegar até o Super Bowl e ver Rodgers ser coroado MVP. Mas os golpes a essas pretensões chegaram: Primeiro, o Nose Tackle, Johnny Jolly, foi suspenso por um ano por uso de substâncias proibidas. Depois, logo na estréia da temporada, o time perdeu o RB Ryan Grant, que além de ótimo corredor também era um alvo importante do Rodgers no jogo aéreo. O time também perdeu o promissor TE Jermichael Finley pro resto da temporada, e perdeu jogadores como Nick Barnett e Atari Bigby ao longo do ano. O time que era cotado como favorito e tinha tudo pra fazer valer seu favoritismo foi devastado por lesões e suspensões, teve seu plano de crescimento ao longo da temporada destruído por conta disso. E o time sofreu um pouco no começo: Uma derrota para o Bears, vitórias sofridas sobre Eagles e Lions. Mas o time foi achando as peças pra remontar seu time: BJ Raji, a beluga, tomou o lugar de Jolly com muita eficiência (e barriga) no meio da linha defensiva. Trammon Williams virou um monstro jogando do lado oposto ao Woodson, e o AJ Hawk tem tido uma ótima temporada no miolo da defesa. É verdade que o jogo terrestre não conseguiu achar um substituto confiável, o John Kuhn e o James Starks tiveram bons jogos mas nenhum produziu com a consistência do Grant.

E o time que foi montado ao longo da temporada pra repor tantas perdas começou a engrenar, começou a ganhar e principalmente começou a convencer. O time ainda sofreu um grande susto com a derrota para o Lions vinda da concussão do Aaron Rodgers, que ainda perdeu o jogo seguinte e colocou seu time numa situação delicada pra classificar para os playoffs, precisando ganhar do Giants fora de casa pra conseguir reverter a vantagem do time de New York. Mas ai o Rodgers respondeu com um dos melhores jogos da sua carreira, massacrou o Giants e o time foi pros playoffs, pra eliminar os favoritos Bears, Falcons e Eagles, com o Aaron Rodgers dando show e a defesa mostrando porque é uma das melhores da NFL, e com destaque também para o Trammon Williams, que elevou demais seu jogo nos playoffs.

E agora o Packers tenta fazer o que, ironicamente, só o Steelers fez antes na história: Ganhar o Super Bowl tendo se classificado com a 6th seed, ou a pior campanha entre os Wild Cards classificados. Mas, pelo menos pra mim, o Packers é o favorito pra esse jogo. O time se classificou com uma campanha muito abaixo do que poderia se estivesse saudável, ou pelo menos com o time atual montado desde o começo. O time perdeu jogos quando ainda se remontava, perdeu jogos com a concussão do Rodgers, mas se reestruturou, evoluiu pra fechar a temporada nos playoffs e, mais importante, elevou o nível do seu jogo quando chegaram à pós temporada. O time massacrou o melhor time da conferência, Atlanta, eliminou os ótimos Eagles, e apesar das dificuldades, ganhou do Bears em Chicago. Aaron Rodgers vem jogado num nível realmente excelente, a defesa tem tido uma excelente atuação não só coletiva mas também dos seus talentos individuais, em especial do Trammon Williams e do Clay Matthews, a minha maior preocupação com o time, a linha ofensiva, tem jogado muito melhor do que a encomenda e os recebedores tão facilitando em muito a vida do Rodgers. É um time completo, muito bem montado e que conta com brilhantes talentos.

Mas, mais importante que isso, o Packers tem conseguido impor com sucesso seu estilo de jogo para os adversários. Eu falei, quando falava ontem sobre o Steelers, que apesar do formato das equipes ser parecida, o estilo é diferente. Que o Steelers gosta de usar seu ataque pra pontuar de forma lenta e cadenciada e usar sua defesa pra segurar o jogo e ai controlar o resultado, embora seja capaz de jogar de forma bem aberta e rápida quando quer, claro. Mas que o Packers prefere usar tanto o ataque como defesa de forma bem agressiva, pontuar de forma rápida e eficiente, usar sua forte defesa sufocante pra forçar turnovers ou um punt e ai correr campo acima e anotar mais um TD, criando um buraco que força o adversário a jogar de forma unidimensional e previsível, incapaz de acompanhar o ritmo do time. Não funcionou tão bem contra o Bears porque a defesa do Bears foi sufocante e jogou de forma praticamente perfeita, mas foi o que esmagou o Falcons e que derrotou o Eagles, e é esse estilo de jogo que o Packers vai ter que impor novamente se quiser ser vencedor. Eu disse ontem que uma briga fundamental vai ser a briga na linha de scrimmage, e repito agora. A linha ofensiva do Packers foi muito fraca ano passado, foi bastante vulnerável durante a temporada regular, mas nesses playoffs ela tem jogado muito bem, tem dado bastante tempo pro Rodgers e também tem feito um bom trabalho abrindo espaço pros corredores do time. E a linha vai ter que fazer isso de novo. O pass rush do Steelers é excelente e a linha ofensiva do Packers não pode deixar eles chegarem no Rodgers como chegou o pass rush do Bears, e isso é a única coisa que tem parado o QB de Green Bay nesses playoffs. O grupo de recebedores do Packers é incrível e o Aaron Rodgers é de outro mundo, esse grupo vai conseguir fazer grandes coisas com tempo e o QB é excelente tomando decisões rapidamente, mas pra isso o Rodgers tem que desenvolver um ritmo bom, tem que ter tempo pra acertar alguns passes médios e longos e abrir a defesa, e ai a linha ofensiva vai ter que ser capaz de dar a ele pelo menos tempo pra saber pra que lado correr, a habilidade de lançar a bola correndo do Rodgers é excelente. Mas pra isso a linha ofensiva não pode sofrer os colapsos pra dentro do pocket que sofreu contra o Bears, forçando o Rodgers a ir pra trás e não ter tempo de ler a defesa e lançar a bola. No ataque, a linha ofensiva do Packers é a chave pra conseguir manter o ritmo.

Já na defesa, o Packers vai - surpresa! - ter que dominar a linha. Mas não só a linha de scrimmage, e sim toda a linha de frente. O time tem que fechar os espaços pro Rashard Mendenhall no muque, dominando fisicamente e tecnicamente a linha ofensiva e não deixando ela abrir espaços, mas também tem que colocar bife em volta do Big Ben Roethlisberger, não deixar ele se mover livremente pra fazer aqueles passes roubados em movimento, ou até mesmo correr pra um first down. Esse é o trabalho da linha de frente e do pass rush, onde o BJ Raji vai ter um papel importantíssimo se o Maurkice Pouncey realmente não jogar. Mas também tem um papel muito importante a cobertura próxima à linha de scrimmage, o que o Woodson tem feito muito bem, pra evitar os passes laterais ou passes curtos em velocidade, você tem que evitar ao máximo que o Big Ben tenha alvos pra soltar a bola rapidamente, ou pelo menos garantir que assim que eles pegarem a bola eles vão cair, ao invés de ganhar jardas após a recepção. O Packers vai ter que abusar das zone blitzes, das coberturas por zona e das blitzes incomuns, como cornerbacks por exemplo, e também vai ter que acertar os tackles, não pode perder tackles de jeito nenhum porque o Steelers é um time muito físico que é ótimo bloqueando como um time, se você errar um tackle e der espaço pro cara com a bola ele vai achar o que fazer. Por isso a defesa do Packers tem que jogar muito fisicamente próxima à linha de scrimmage e acertar o Big Ben sempre que der, não dar espaço. E também vai ser importantíssimo o trabalho do Trammon Williams. Ele tem sido o responsável por cobrir no mano a mano os WRs do adversário e tem feito um trabalho brilhante transformando isso em interceptações. Ele provavelmente vai ser o responsável por acompanhar o Mike Wallace quando ele correr pro fundo do campo nas rotas longas, e ele vai ter que trabalhar bem pra evitar que o Steelers consiga produzir pontos no ritmo rápido que eles podem precisar ao longo do jogo. O trabalho de cobertura do Nick Collins também é importante, mas o Williams vai ter que acompanhar direito o seu cara no mano a mano e, se possível, fazer sua parte pra sair com as interceptações. Forçar turnovers em geral é importantíssimo pro Packers, assim como é pro Steelers, e por isso não vou bater nessa tecla. Mas se o Packers fizer o trabalho defensivo que vinha fazendo, colocando pressão no QB e dando tempo pro Rodgers lançar a bola, eu acho difícil bater os cabeças de queijo nessa partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário