Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Offseason - CBA

Kevin Mawae, presidente da NFLPA, é nosso convidado de honra de hoje


A NFL acabou e agora estamos, oficialmente, no período chamado de Offseason, que é a parte da temporada que simplesmente não tem temporada. É quando os jogadores sem contrato assinam seus contratos, os times montam suas estratégias para a próxima temporada e também onde acontece o Draft, quando os jogadores do College são escolhidos para jogar na NFL. E como não é todo mundo que sabe como funciona essa maluquice que é a Offseason, o TM Warning preparou uma série de posts falando sobre o assunto (Ok, talvez 'preparou' seja um pouco exagerado, digamos que a gente teve a idéia de fazer isso e pronto) para quem não conhece muito o funcionamento desse esquema ficar mais atualizado e poder até pagar de intelectual nas rodinhas de discussão com os amigos e também para aprofundar e discutir o tema com as pessoas que já entendem o assunto. Ou seja, vamos puxar um pouco pra quem não está tão por dentro do esquema e ajudar as pessoas a ficarem mais informadas, mas também não vamos deixar de lado a característica mais analítica do blog. Na verdade esses posts fazem parte de um plano maior que só colocaremos em prática quando a preseason começar e quando a Dilma liberar a verba pro TM Warning. Mas sobre nossos planos de dominação a gente fala quando for a hora, por enquanto vamos falar da offseason.

O grande assunto da NFL - da NBA é um assunto bem parecido, na verdade - nesse momento é o tal CBA, ou Collective Bargaining Agreement, ou Acordo de Negociação Coletiva. Para falar mais sobre o CBA, eu primeiro preciso falar da NFLPA, ou National Football League Player Association. A NFLPA é basicamente o sindicato dos jogadores da NFL, que foi formado ao longo dos anos e representa os jogadores da Liga nas negociações com a NFL. O CBA em vigor, portanto, é o acordo entre a Liga e o sindicato firmado em 1993 e que teve reformulações em 1998 e 2006, e que estabelece todas as relações trabalhistas, incluindo o número de jogos que os jogadores jogam, as bases salariais, salários mínimos, questões relativas a draft, free agency, teto salarial, etc. E o acordo fixado em 2006 acabou no final da temporada passada e não houve uma renegociação. Pra essa temporada, portanto, não existe nenhum acordo fixado entre a Liga e os jogadores. O efeito prático foi apenas, por enquanto, que nessa temporada da NFL não teve teto salarial para nenhum time. O negocio começa mesmo a pegar a partir de agora.

A próxima temporada da NFL precisa que um novo acordo seja fixado, e ao longo do ano houve muitas negociações pra estabelecer um acordo que satisfizesse ambos os lados, sem sucesso. Mas afinal, porque diabos isso está acontecendo? Bom, os principais motivos são dois. Primeiro e mais comentado é o fato da NFL estar tentando expandir a temporada regular de 16 para 18 jogos, ao mesmo tempo que reduziria a pré temporada de 4 para 2 jogos. Esse tipo de mudança precisa ser aprovada pela Liga em si, mas também precisa estar presente no acordo trabalhista entre os jogadores, um contrato do número de jogos que os jogadores precisam jogar na temporada, por assim dizer. A Liga quer forçar esse aumento na temporada regular para aumentar suas receitas, encurtando a pouco lucrativa pré temporada, mas é um ponto bastante controverso principalmente por causa do alto número de lesões que a NFL gera. A vida de um jogador de futebol americano não é nada fácil, lembro do Tiki Barber falando que durante a temporada regular ele jogava num domingo, passava os próximos três dias no médico se recuperando, os três seguintes treinando pra jogar novamente no domingo. É um esporte que coloca muito desgaste no corpo do jogador, que o deixa fragilizado e acaba gerando muitas lesões, algumas até muito sérias, além de poder gerar complicações pro resto da vida do jogador por causa das pancadas, até hoje o Rodney Harrison tem problemas com luzes forte por causa das pancadas na cabeça. E isso tudo com apenas 16 jogos por temporada, com apenas uma semana de descanso. Imagina como ficaria a situação com essa mesma semana de descanso mas 18 jogos de pancadas intensas? Teríamos muito mais jogadores machucados, mais complicações sérias, menos estrelas ficariam saudáveis para os playoffs e correríamos o risco de ver os jogadores reduzirem sua vida útil na Liga.

Por isso tudo, não é de se admirar que os jogadores não estejam dispostos a jogar mais partidas por temporada e se oponham às propostas que incluam um aumento nos jogos. Eles deixaram bem claro que a proposta de um aumento nos jogos ia ter problemas pra passar - a NFL já fala agora até de uma temporada de 17 jogos - e que eles estavam desagradados com as propostas que chegavam. Mas a Liga parece não desistir dessa proposta e também existem conversas sobre uma redução do teto salarial, o que deve ser ainda mais um motivo de discórdia na situação. O teto salarial previsto na antiga CBA para a NFL - que é um hard cap, um teto que não pode ser superado em hipótese alguma - era calculado através da seguinte conta: 59.5% da arrecadação projetada pela NFL para o ano, dividida entre os 32 times da Liga. Parece que a proposta, tendo em vista a crise econômica que ainda não foi totalmente superada e alguns times com prejuízos recentemente, também proporia uma redução nesse número, o que causaria uma redução nos salários. Claro que com um aumento no número de jogos esse valor aumentaria numericamente, mas relativamente os jogadores estariam ganhando menos pra apanharem mais. Não é a toa que o acordo não está mais avançando, eu também não aceitaria! Existem também algumas questões menores, como as relativas aos jogadores após a aposentadoria, que também estão gerando divergência, mas de forma geral essas são as mais importantes travando um acordo no momento.

As reuniões estão acontecendo e as vezes parece que avança, outras vezes parece que travam. A situação está imprevisível, mas é melhor que seja resolvida logo. A falta desse acordo trabalhista fixado entrando na offseason altera sensivelmente alguns pontos, como por exemplo o que diz respeito aos free agents: Os jogadores com três, quatro ou cinco anos na liga serão restricted free agents, e os com seis ou mais, unrestricted free agents. A gente vai explicar mais sobre eles no próximo post, mas basicamente o unrestricted pode negociar irrestritamente com qualquer time, enquanto o restricted ainda tem algumas ligações com o time que ele fazia parte. Mas a principal preocupação é o que pode acontecer na próxima temporada caso não se chegue logo a um acordo. A preocupação, no caso, é a de uma greve dos jogadores em busca de um contrato. Não é uma novidade nos esportes americanos e tampouco na NFL, mas é algo que não ocorre já faz algum tempo. A última greve de jogadores foi em 1987, quando a temporada regular perdeu um único jogo por causa de greve e teve apenas 15, sem maiores conseqüências. Entretanto, em 1983 a greve teve proporções muito maiores, a temporada regular perdeu sete jogos e acabou tendo apenas nove, na lendária temporada onde o kicker Mark Moseley acabou sendo eleito o MVP, dizem que como uma espécie de represália contra os jogadores que fizeram a greve aquela temporada. Caso um acordo não seja acertado logo entre os jogadores e a Liga, o risco de uma nova greve é real.

No entanto, na minha opinião, embora eu ache que ainda não teremos um acerto imediato, não acho também que é motivo para pânico no que diz respeito a não termos uma temporada 2011 na NFL. Esse atraso nos acertos trará complicações para a Liga e para os times, com certeza, mas eu acho que no final dois fatores acabarão por prevalecer. Primeiro que a NFL é uma Liga que movimenta muito dinheiro por ano, muito mesmo, e uma temporada a menos vai ser extremamente prejudicial para todos os times e para a própria Liga, bem como para os jogadores. É muito dinheiro para não pesar quando as coisas começarem a apertar de forma mais perigosa, e acho que no final vale a pena abrir mão de muitas coisas pra evitar um ano sem receita, que seria péssimo para todo mundo. E segundo o fato que a NFL, ao contrário da NBA, não tem uma alternativa para seus jogadores. A NBA também está com problemas com contratos entre a Liga e os jogadores e também está ameaçada de não ter uma temporada ano que vem caso não tenhamos um acordo, mas caso isso se concretize, os jogadores da NBA estão falando em jogar uma temporada no basquete europeu, onde eles podem continuar jogando e ganhar algum dinheiro. Na NFL, não existe outra Liga no mundo onde os jogadores possam jogar em caso de greve (Existem outras ligas de futebol americano, não foi o que eu disse, mas nenhuma delas oferece uma possibilidade atraente como o basquete europeu é para a galera da NBA) e portanto eles não tem uma alternativa no caso de uma greve prolongada. Por esses dois fatores, eu acredito que um acordo será firmado antes que o risco de uma greve séria fique alto demais.

Galera, hoje eu passei por cima do que é esse CBA que está tendo tanto destaque nessa offseason. Conforme os dias forem passando a gente vai trazer mais informações relativas não só ao novo CBA como vamos atualizar todo mundo em várias outras coisas da offseason da NFL, como free agents, franchise tag, draft e o que mais pintar, sem esquecer do All Star Weekend que está chegando. A gente anda um pouco sem posts por causa do começo das aulas e da inatividade do Marcelo e do nosso novo estagiário, mas a gente vai seguindo o ritmo que der. Esse post sobre a CBA também é o primeiro de uma série (não muito grande, acredito) explicando como funciona a NFL na offseason. Se vocês conhecerem alguém que tiver interesse ou quiser se informar, por favor passem o endereço desse blog, é uma chance da gente ganhar novos leitores e se expandir um pouco e também de ajudar mais pessoas a se informarem sobre o assunto. E quem tiver dúvidas pode deixar sua dúvida nos comentários ou mandar um email pro email do blog, tmwarning@hotmail.com que responderemos assim que possível. Agradeço a todos vocês, e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário