Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Para a NBA que eu quero descer! - Parte I


Dois dos jogadores envolvidos no dia mais maluco da temporada

A NBA já estava doida, quando antes da Trade Deadline (data limite para trocas, ou seja, ontem) dois All Stars trocaram de time, Deron Williams e Carmelo Anthony, cujas trocas nós explicamos nos dois posts abaixo. Mas ai, em cima da hora, a NBA começou a pipocar de trocas, e não só trocas inúteis como o James Johnson indo para o Raptors, mas sim trocas envolvendo nomes como Jeff Green, Gerald Wallace e Shanne Battier! Mudou muita coisa, muitos times assumiram outras posturas, e foi uma correria só pra conseguir acompanhar tudo que aconteceu. E portanto viemos aqui analisar todas as trocas que aconteceram desde a ida do Deron para o Nets. No entanto, eu preferi dividir o post em duas partes. Hoje vou comentar as trocas mais simples e que já estão esclarecidas, e amanha eu comento as restantes e mais complexas, e que merecem mais atenção.
--------------------


Wizards mandam Kirk Hinrich e Hilton Armstrong para o Hawks por Mike Bibby, Jordan Crawford, Maurice Evans e uma escolha de primeira rodada no Draft de 2011.

O Hawks é, já faz algum tempo, um time de playoffs no Leste, mas nunca foi um time que realmente pudesse ser levado a sério. A prova veio ano passado, quando o time sofreu muito pra ganhar do Bucks sem Andrew Bogut e tomou uma varrida do Orlando Magic. E um dos motivos pra isso era a posição de armador. Depois do Draft de 2005, onde o Hawks usou a segunda escolha do Draft em Marvin Williams e deixou passar Chris Paul, Deron Williams e Raymond Felton, a posição de armador começou a pesar mais e mais pro Hawks. Eles trocaram pelo Mike Bibby, que já foi um ótimo armador mas que agora está velho e não faz mais muita coisa em quadra. De certa forma, o Bibby nem é o armador do time, quem fica com a bola é o Joe Johnson ou o Jamal Crawford e o Bibby serve mais de arremessador que outra coisa. O time sempre esteve atrás de um upgrade na posição de armador e agora conseguiu um no Kirk Hinrich, que é um ótimo defensor, arremessa muito bem de longa distância, que as vezes é um problema pro time, e também sabe ficar com a bola nas mãos e armar o time. Ou seja, é um upgrade dos dois lados da quadra. Ainda não é, talvez, o jogador que o time precisasse pra posição, mas já é uma melhora. Mas ainda não tapa o maior buraco do time, a falta de uma presença física no garrafão. O Al Horford é um ótimo jogador, bom reboteiro, muito técnico, mas não é alto e nem físico o suficiente pra marcar um jogador como o Dwight Howard, por exemplo. O Hawks precisa de uma presença física no meio do garrafão, e isso o time não conseguiu solucionar até ontem. Agora o time precisa decidir o que fazer com os contratos expirantes ao final da temporada, e se mantém o time junto pra mais uma tentativa.

Pro Wizards, a troca é só pra continuar o projeto de reconstrução. O Bibby vai vir pra ser reserva do John Wall até o fim do contrato, mas o Jordan Crawford é um SG calouro que tem potencial e o time também ganhou uma escolha de draft da primeira rodada, provavelmente uma não muito alta mas também não tão baixa, lá pela 18ª escolha, que pode ser usada pra achar um bom jogador de garrafão. O saldo pro Wizards, na prática, é um calouro que pode dar em um bom jogador e uma escolha da primeira rodada, que pode ser usada em um jovem bom jogador,  além do contrato do Maurice Evans acabar essa temporada e ano que vem eles terem que pagar 3 milhões a menos pro Bibby do que pagariam pro Hinrich. Eu gostei da troca, acho que o Kirk Hinrich é um jogador que não tem muito a adicionar para um time que é fraco e não briga por nada e tem muito a adicionar para um time já montado que precise de defesa e bolas de três pontos. O tipo de jogador que cairia perfeito na maioria dos times que busca um título. Que é exatamente o que o Hawks quer ser. Mas não é.
--------------------------------------------------------------------

Warriors mandam Dan Gadzuric e Brandan Wright para o Nets em troca de uma escolha de segunda rodada do Draft de 2012 e Troy Murphy

Troca inútil do dia, o Warriors vai terminar o contrato do Troy Murphy agora pra se livrar dos 11 milhões que esse cara ganha e das multas, enquanto ao fim do ano os contratos do Dan Gadzuric e do Brandan Wright também terminam e libera teto salarial pra contratar free agents para fazer companhia ao Deron Williams. Ou seja, grandes coisas, os dois liberando teto salarial, a única diferença é quem vai ser liberado agora e quem vai ficar até o final do ano. Aliás, existem já muitos boatos de time que vão pular em cima do Murphy se ele realmente for dispensado. Um desses times será o principal foco do post de amanhã...
-----------------------------------------------------------------------

Hornets mandam Marcus Thornton para o Kings em troca de Carl Landry

Essa troca é bem legal. O Hornets é um time que busca ir longe na pós temporada e convencer o Chris Paul a ficar em New Orleans ao invés de fugir pra jogar magic com os amiguinhos em New York, e para isso eles precisam convencer o armador de que o time tem condições de chegar longe e só precisa de mais alguns ajustes. É um time que tem uma defesa muito forte, mas que às vezes sofre no ataque. O PF do time, David West, é um ótimo jogador, arremessa muito bem de meia distância e funciona bem demais no pick and pop com o Paul, mas tem alergia de garrafão e prefere arremessar de meia distância o dia todo. O Carl Landry chega pra fazer exatamente o contrário, mas na mesma posição: pontuar de dentro do garrafão, algo que só o Emeka Okafor faz no time e mesmo assim de forma meio inconsistente, o Okafor tem como maiores atributos a defesa e os rebotes. O Landry é um jogador útil pro Hornets porque trás essa nova arma ao ataque do time, e pode viver dos passes do Chris Paul o dia todo embaixo da cesta, onde ele tromba até colocar a bola no aro. E o Marcus Thornton já era bem dispensável lá desde a chegada e a ascensão do Marco Bellineli e tava recentemente perdendo minutos até pro Willie Green. Ele é o melhor e mais promissor dos três, mas era dispensável, enquanto um pontuador de garrafão pra vir do banco é muito mais urgente pra um time que quer ser competitivo.

Pro Kings, a idéia é continuar a renovar o elenco. Depois dos ótimos Tyreke Evans e Demarcus Cousins, o time agora adiciona mais um bom jogador, jovem, que defende bem e chuta de três e teve média de 20 pontos por jogo quase ano passado quando foi titular, mandando embora um jogador que só dava dor de cabeça e que já tinha dito que queria ser trocado. Agora o time deve dar minutos a mais para o Jason Thompson se desenvolver, continuar a focar em dar minutos pra pirralhada e pensar seriamente no draft do ano que vem. Um ala ou um bom armador viriam muito bem a calhar para esse time, que já tem um núcleo jovem e talentoso.
-------------------------------------------------------------------------------

Clippers mandam Baron Davis e uma escolha de primeira rodada no Draft de 2011 para o Cavaliers em troca de Mo Williams e Jamario Moon

Uma troca entre Clippers e Cavaliers, essa é pra desequilibrar a galáxia! O Cavaliers quer se livrar logo de todos que tenham relação com a Era Lebron ou com contratos enormes pra jogar tudo no lixo e reconstruir de vez, e o Mo Williams foi o primeiro. Eles mandaram o Mo junto com o contrato expirante do Jamario Moon pelo Baron Davis, mas com olho na primeira escolha do draft do Clippers. É mais uma peça do projeto de reconstrução depois da saída do Lebron, o Clippers tem uma campanha fraca e sua escolha pode ficar entre as dez primeiras do draft, e é isso que o Cavs quer, já que sua própria escolha de draft também deve ser bem alta, e aí o time já contaria com dois calouros altos no draft pra começar sua reconstrução pós-Lebron. Mais uma peça no seu projeto de reconstrução, e o Baron Davis tem boas chances de ficar mofando no banco pra deixar o Ramon Sessions destruir todo mundo em quadra. Que, aliás, é o que o Baron Davis vai querer, ele era um jogador que sempre teve problemas de motivação no Clippers, jogava só quando queria, do jeito que queria e só entrava em forma quando estava afim.

Já o Clippers fez essa troca por dois motivos: primeiro se livrar do Davis, ele já esteve bem desinteressado em Los Angeles e não rendia mais tudo isso, agora o Clippers vai entregar o controle da franquia nas mãos do Blake Griffin e do Eric Gordon de vez. O que chega a ser um pouco bizarro é que como eu disse ali em cima, o Davis tem mesmo esses problemas de interesse. Mas acontece que no momento, o Davis estava realmente ficando interessado em jogar, ele gostou da atenção que o Blake Griffin recebia, e ficava feliz em jogar pontes aéreas pro moleque o dia todo. Ele melhorou muito de produtividade com isso e o Clippres chegou a ser um bom time, até o Eric Gordon se machucar e acabar com o bom momento da franquia. Eles tiveram muito tempo pra mandar o Davis embora e só mandaram quando ele realmente começou a render. O segundo é pra se livrar do contrato monstruoso do Baron Davis. O contrato do Moon é expirante embora o contrato do Mo Williams tenha a mesma duração que o do Davis, ele vale quase seis milhões a menos por temporada. Pra um time que não gosta de gastar e que vai ter que manter seus dois principais jogadores em breve, esse dinheiro pode ser importante. O Eric Gordon e o Blake Griffin não vão querer assinar extensões baratas e o time precisa de teto salarial e também manter suas finanças controladas como gosta o Donald Sterling, dono do time. Na prática, o Clippers não vai sentir falta nem do Davis nem da sua escolha no draft, o Eric Bladsoe é um bom armador e que vai ter os minutos necessários pra evoluir mais e o time já tem um núcleo jovem muito extenso, não faz sentido continuar juntando pirralhos pra embolar tudo e ter que trocar alguém. O Clippers não tem um grande ganho imediato, mas é um plano pro futuro válido.
-----------------------------------------------------------------------

Suns mandam Goran Dragic e uma escolha protegida da primeira rodada do draft de 2011 para o Rockets em troca de Aaron Brooks

O Rockets é um time que, pra mim, sofre com o mesmo problema que o Blazers sofria um tempo atrás: Excesso de jogadores bons nas mesmas posições. O Rockets tem Kyle Lowry, Aaron Brooks, Kevin Martin, Terrence Williams e Courtney Lee para as posições um e dois, é muito difícil você conseguir dar minutos para todo mundo, deixar todo mundo satisfeito e explorar o que cada um tem a oferecer, até porque são jogadores bem diferentes entre si. O Brooks foi o titular ano passado de armador, mas começou esse ano machucado e perdeu espaço para o Lowry, que joga melhor como armador puro do que o Brooks. Ai o Brook foi pro banco, entrava pouco durante as partidas, teve um aproveitamento de bola de três (Sua especialidade) bem abaixo do ano passado e não conseguiu um ritmo bom. Claramente tinha gente sobrando no time, e a solução do Rockets foi se livrar do Brooks. Em troca, eles recebem uma escolha de primeira rodada do Suns (Ela é protegida, portanto se o Suns ficar na loteria essa temporada, a escolha que vai para Houston passa a ser a da primeira rodada do Orlando Magic) e o Goran Dragic, que é um armador que chegou na Liga bem desacreditado (Draftado pelo Spurs, lógico, e trocado a preço de banana para o Suns) mas que evoluiu muito, substituiu muito bem o Steve Nash nos playoffs (Quem não lembra dos 19 pontos no quarto período que ele marcou contra o Spurs no jogo três ano passado?) e é um jogador muito bom. Ele é um armador mais completo que o Brooks, arma muito bem o jogo, e ainda tem um arremesso bem bacana de três pontos. Sua defesa não é tão boa, mas ele também não é o Nash, que parece pregado no chão. Ou seja, um jogador que pode até ser inferior ao Brooks, mas que também pode jogar menos minutos de forma bem mais eficiente do que o Brooks fazia, até porque ele arma muito bem o jogo e pontua quando precisa, ao contrário do Brooks, que quando entrava com os reservas em quadra só sabia arremessar de três. É um armador mais novo, que exige menos minutos que o Brooks e faz uma função mais útil para o time reserva do Rockets, alem de uma escolha da primeira rodada.

Pro Suns, a idéia é simples: Colocar mais gente talentosa no time pra tentar uma última (ou penúltima) esticada para a pós temporada. O Brooks é um ótimo pontuador, pode jogar na posição dois e não precisa da bola nas mãos para ser eficiente. Ele teve um ótimo 2010, chegou a ser eleito o Most Improved Player, mas que foi mandado embora de Houston porque tava sobrando naquele time e não era mais tão necessário por lá, com o Lowry comandando a festa e o Martin, o Lee e o Chase Buddinger acertando tudo de três pontos. Já no Suns, ele vem pra fazer exatamente o que ele sabe: pontos. De certa forma, parece um upgrade um pouco desesperado pelo Suns pra tentar fazer uma última tentativa fracassada. O Brooks vai provavelmente jogar mais minutos na posição dois, junto com o Nash, tirando minutos do fraquíssimo defensor Vince Carter, que atualmente só chuta de três: exatamente o que o Brooks faz bem melhor que ele. Na prática é um movimento pra reforçar o banco do Suns, adicionando um pontuador numa unidade cheia de jogadores defensivos: Jared Dudley, Mickael Pietrus e Marcin Gortat. Outro lado do Brooks é que ele vai ser um free agent restrito ao final da temporada, então o Suns pode simplesmente deixar ele ir embora se sentir que é hora de jogar tudo no lixo ou que está muito caro pra renovar. Por outro lado, parece uma decisão estúpida, o contrato do Brooks é barato e o do Dragic também era, o Dragic é mais novo, mais versátil e parece um jogador muito melhor pra estar num time em reconstrução. Entendo a pressa do Suns, mas a longo prazo eu achava melhor ter o Dragic no time porque, convenhamos, o Suns não vai ganhar nada.
---------------------------------------------

Por hoje a gente fica com essas, as mais light. As trocas mais importantes, mais impactantes e mais polêmicas a gente deixou pra amanhã, inclusive a minha troca favorita. E não, ela não envolve o Boston Celtics... Não deixem de conferir amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário