Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 22 de março de 2011

Reta final

Stoudamire ficou confuso tentando entender quanto falta para seu time classificar


Agora que faltam pouco menos de três semanas para o fim da temporada regular da NBA, nós entramos na fase que pode ser a mais interessante ou a mais chata de toda a NBA. Por um lado, é agora quando cada jogo adquire uma importância ainda maior para vários times, os jogos que vão decidir posições, mando de campo, quem entra e quem cai fora, etc. São os jogos decisivos e muitas vezes essas disputas vão até o último dia.

Por outro lado, para os principais times da Liga, esses jogos são os que menos valem. Os times já se garantiram na pós temporada, não precisam ficar se dando ao luxo de escolher em que lugar classificar e estão muito mais preocupados apenas em ficar saudáveis para os playoffs do que em ganhar. A encarnação dessa postura é o Boston Celtics, que é um time que já faz algum tempo que leva essas últimas semanas nas coxas, sem vontade, perdendo para o Nets ou o Clippers aqui e ali, e só aparecendo pra jogar de vez em quando, quando está afim, como foi o caso do quarto período de ontem ou o quarto período contra New Orleans. Mas em geral essas semanas são o ápice da chata temporada regular da NBA, que é longa demais, demorada demais, enrolada demais, e chega num momento onde os principais times da Liga só querem evitar contusões. De certa forma, ser bom ou ruim depende principalmente dos times envolvidos. No Oeste do ano passado, onde todos os times eram fortíssimos e até o oitavo colocado (Thunder) passou das 50 vitórias, as últimas semanas foi uma coisa absurda, times cairam da terceira para a sexta posição em questão de dias, e cada jogo estava sendo de vida ou morte. Esse ano, onde as diferenças entre os times fortes e os médios aumentou, está bem sem graça.

Apesar de eu achar um exagero e até um saco essas últimas semanas, ainda existem algumas brigas por posições, algumas mais importantes e outras menos, mas de qualquer forma são disputas que valem a pena dar uma conferida. Pra isso eu estou aqui hoje, pra falar um pouco sobre quais as disputas ainda em aberto, começando pela Conferência Leste, a conferência mais deprimente da NBA.

A Conferência Leste ainda possui três posições em disputa: A primeira, a sexta e a oitava seed. Na disputa pela primeira seed temos Celtics e Bulls empatados com 50 vitórias e 19 derrotas, com Boston na frente por estar 2-1 no confronto direto e possuir um record melhor dentro da conferência. Essa disputa, embora valha um eventual mando de campo na final e o direito de fugir do Miami Heat (Afinal, todo mundo zoa o time de Miami mas fica com medo na hora de enfrentar) nas semifinais, não está sendo lá muito levado em consideração. O Boston está no mesmo ritmo de tédio que estava no final da última temporada, ganhou apenas 6 das últimas 10, e perdeu jogos ridículos como o massacre para o Rockets, além dos já citados (E não menos vergonhosos) confrontos contra Nets e Clippers. O Boston sabe que a maior importância para o time é dar minutos para os reservas (Carlos Arroyo, Sasha Pavlovic, Jeff Green, Troy Murphy e Nenad Krstic: um time inteiro que até um mês atrás não jogava em Boston) ganharem entrosamento e principalmente manter seus titulares inteiros até os playoffs. Como o Boston não está ligando em perder uns jogos e o Bulls está num momento absurdo (9-1 nos últimos 10 jogos), além de ter uma tabela mais fácil, deve ficar com a vaga, mas nenhum dos dois vai ficar muito preocupado caso não termine em primeiro. O Miami Heat não está longe dos dois e tem uma tabela fácil, pode acabar incomodando, mas acho difícil que fique em primeiro, no máximo rouba a número 2 do Boston.

E por mais que as outras brigas pareçam mais interessantes, não são. A primeira é pela sexta colocação entre o atual sexto colocado 76ers e o Knicks. Philadelphia tem uma vitória a mais no mesmo número de jogos que o Knicks, mas o Philadelphia é um time em ascensão desde que teve um começo de temporada patético e o Knicks ainda é um time que está aprendendo a jogar junto e lamentando o fato de que não se pode jogar com duas bolas em quadra pra facilitar a vida, perdeu seis dos últimos 10 jogos e ainda não encontrou seu melhor estilo de jogo desde a troca que trouxe o Carmelo Anthony. O Knicks ainda pode demorar um pouco, mas também pouco deve ligar pra isso, porque todo mundo sabe que o Knicks está se montando para o futuro.

Por fim, temos a briga feroz entre três das maiores potências do Leste pela oitava vaga: Pacers, Bobcats e Bucks. Enquanto o Pacers está 2 jogos na frente dos rivais, ninguém realmente imagina que eles percam essa vaga. O Pacers está se achando ultimamente, o Tyler Hansbrough finalmente está jogando o basquete que jogou na NCAA e eles até arrancaram a série invicta do Bulls, enquanto que o Bobcats já desistiu da temporada faz tempo e foi jogar Pokemon e o Bucks é uma mistura sem lógica nem ataque. O Bucks até não tem jogado mal ultimamente, mas eu realmente duvido que tenhamos surpresas aqui. O Heat em terceiro, o Magic em quarto e o Hawks em quinto são três times que não tem expectativas nem de subir nem de cair na tabela.

Por outro lado, na Conferência Oeste, as disputas são bem mais interessantes, assim como o Oeste é mais interessante que o Leste desde que o Michael Jordan se aposentou (Do Bulls, ninguém considera realmente a passagem dele no Wizards uma volta da aposentadoria). Tirando o Spurs isolado em primeiro lugar, o Thunder isolado (para mais e para menos) em quarto e a batalha desinteressada entre Lakers e Mavericks pelo segundo lugar (Aquela que vale mais orgulho que outra coisa e deve ficar para o Lakers mesmo), as outras cinco vagas ainda estão em aberto. Tudo bem, a distância de Denver (5º) para Houston (9º) é de 5 jogos, mas se você levar em consideração que tem quatro vagas ai pra serem disputadas e que dentro dessa margem nenhum time tem mais de 2 jogos de vantagem em relação ao seguinte, vira tudo uma grande zona, que engloba até o 10º colocado Suns.

Dentro dessa zona estão, em ordem e com o número de jogos atrás do líder Spurs: Nuggets (15,5), Blazers (17), Hornets (17,5), Grizzlies (18,5), Rockets (20.5) e Suns (21), sendo que só quatro irão se classificar. Tirando o Nuggets, que está numa situação mais confortável, todos os times aí no bolo tem chances de playoffs e também tem chances de cair fora, alguns mais outros menos, claro. O Nuggets é um dos times mais interessantes da Liga, mais metamorfoseados e que, desde a saída do Carmelo Anthony, começou a jogar um basquete mais coletivo, com defesa (Sim, defesa!!) e muitas bolas de três pontos que faria o Rick Adelman chorar de orgulho. Todo mundo está mais envolvido no ataque, o time não depende mais de um ou dois jogadores como antes e é um time que eu definitivamente não iria querer enfrentar nos playoffs. Talvez sintam a falta de uma estrela nos playoffs, mas em geral eles assustam, e muito.

Tirando o Denver Nuggets, que está numa ótima fase e com uma vantagem confortável sobre o Rockets e o Suns, os outros três times estão em situação mais delicada, simplesmente porque o Rockets também está num ótimo momento e com o Kyle Lowry destruindo quem estiver pela frente, conduzindo o time e até acertando bolas de três. Aliás, esses dois times estão tão interessantes que até merecem um post, mas fica pra outro dia. O Rockets ganhou quatro seguidas e 7 das últimas 10 partidas, é um time embalado e que não tem nada a perder, e esse é o maior motivo de medo nos outros times do bolo. O Suns é claramente o time que corre por fora, deve ficar de fora mesmo, mas ainda não pode ser descartado simplesmente porque volta e meia o Steve Nash fica oito anos mais novo e o Suns começa a ganhar de todo mundo, mas claramente é um time mais fraco que os outros, com um garrafão inconsistente (Aposto que o Channing Frye nem sabe que existe uma regra que impede um jogador de ficar três segundos no garrafão) e que deve levar um choque de realidade ao final da temporada que finalmente pode fazer os engravatados perceberem que é hora de tacar tudo no lixo, fazer uma estátua para o Nash e começar de novo.

Entre esses times, o meu favorito era, como vocês talvez lembrem de tanto que eu falo deles no Twitter e até mesmo aqui no blog, o Memphis Grizzlies. Acho o Grizzlies um time jovem, talentoso, com uma ótima defesa e que tem crescido de produtividade nos últimos tempos. Eu não só coloquei o Grizzlies nos playoffs como disse que era um time que poderia eventualmente aprontar alguma surpresa com sua defesa forte e grande número de jogadores capazes de surpreender quem menos espera. Acontece que hoje chegou a notícia de que o melhor jogador do time, o Rudy Gay, vai ter que operar o ombro e perder o resto da temporada. O Grizzlies agora vai ter que juntar os cacos, pensar se vai mesmo trocar o OJ Mayo e por quem (A minha resposta é SIM, DEVEM) e se preparar para a temporada que vem. Ainda acho que o time deve se classificar, mas acho difícil aprontarem nos playoffs como eu apostava sem o seu melhor jogador. Agora o time tem mais é que se preocupar em renovar com o Zach Randolph (Parece que a renovação está encaminhada) e segurar o Shane Battier a um custo baixo pra poder fazer estrago ano que vem. O Grizzlies ainda tem time pra segurar sua vaga, mas talvez essa noticia desanime os jogadores e o time escorregue.

Já o Hornets está muito mais preocupado com o Chris Paul do que outra coisa, e a NBA está louca pra vender logo o Hornets antes que outro Mark Cuban reclame (Para quem não sabe, ele reclamou que a troca que trouxe o Carl Landry vai fazer o time - e logo, os seus donos, os 29 donos de outros times da NBA - pagar mais dinheiro de salário). O time tem uma defesa forte, é bem estruturado e conta com um dos melhores jogadores da NBA, mas o time está tendo uma temporada cheia de autos e baixos e parece que eles vão continuar. O time tem jogadores que arremessam bem, infiltram, jogam no garrafão, mas nenhum deles (Alem do Paul) parece ser bom o suficiente. Mesmo assim, é imperativo para eles que consigam deixar o Paul satisfeito com o que ele viu pra impedir que ele vá jogar Magic com seus amigos em New York. Com essa urgência nas mãos, o Paul talvez tenha que ser mais agressivo no quesito pontuação (O que não é bom para o time em geral), mas a tabela deve ajudar. O problema do Hornets é que se o Rockets continuar com sua fase e continuar ganhando, ser um time mediano talvez não seja suficiente para impedir que seja ultrapassado.

Por fim, o último time da briga, o Blazers. O Blazers está confiante na classificação a ponto de manter o Brandon Roy com minutos muito limitados por causa dos seus joelhos. O time tem um garrafão forte, Lamarcus Aldridge está jogando o melhor basquete de sua vida e o time ainda pode apelar para escalações mais baixas com o Aldridge de pivô e o Gerald Wallace de ala de força. O Brandon Roy não deve ganhar maiores minutos até os playoffs a não ser que a coisa realmente aperte, mas com o Wes Matthews segurando a onda por lá eles não devem passar esse susto. Vão ter mais trabalho achando a melhor forma de jogar e as melhores escalações do que pra classificar propriamente dito.

Dito tudo isso, eu acho que o Grizzlies e o Hornets correm o maior risco de cairem fora, não pela menor distância para o Rockets, e sim porque são dois times que perderam momento. O Grizzlies sabe que o Gay não voltar significa uma eliminação na primeira rodada e o Hornets é um time que parece que tenta se achar a cada jogo. Desses times, quem joga com a maior obrigação agora é o Hornets, que precisa dar ao Chris Paul motivos para ele querer ficar no time o fim do contrato. Tanto o Rockets, com seu projeto de reconstrução em andamento, quanto o Grizzlies sem seu melhor jogador, gostariam de ir para os playoffs mas sabem que por lá não farão nada de especial. Ah, bons tempos em que o último classificado do Oeste dava um susto no primeiro colocado. Parece que foi ontem. Mas na verdade foi ano passado mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário