Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Breaking News - O fim da primeira parte do processo


Chris Johnson se prepara para sair das férias forçadas

Como eu disse hoje mais cedo (e finalmente parei em casa pra esclarecer a questão), ontem a noite terminou o processo movido por dez jogadores da NFL - entre eles Tom Brady e Peyton Manning- contra a Liga em uma medida 'antitruste'. O processo faz parte de toda a história envolvendo a greve dos jogadores e o lockout imposto pela NFL, tudo isso motivado pelo fim do acordo trabalhista vigente entre a NFLPA, a associação dos jogadores, e a NFL. Para entender melhor toda a história por trás, inclusive o processo, vocês podem ler esse post explicando sobre a CBA ou esse aqui que explica toda a situação da greve.

A audiência aconteceu em Minneapolis sob a jurisdição da Juiza Susan Nelson dia seis de Abril, e após toda a discussão de ambos os lados e uma ordem da juiza obrigando ambos os lados a retomarem as conversas, ela finalmente chegou à sua decisão ontem. Nas 89 páginas comentando sua decisão, ela deu ordens imediatas para o fim do lockout, e em outras palavras, deu o ganho de causa aos jogadores e, portanto, à NFLPA. Agora vamos começar tudo de novo: O que isso significa de fato?

Primeiramente, que a Liga não tem mais o direito de lockout, e portanto o direito de impedir o contato entre jogadores e times. Agora o tempoe está correndo, e a NFL instruiu os times a não impedir mais o acesso dos jogadores às dependências dos seus times, o que não necessariamente quer dizer que os jogadores eram obrigados a comparecer sem um novo CBA. Alguns jogadores apareceram, a maioria ainda não, e dos que apareceram vários ainda não puderam usar a sala de musculação e realizar a maior parte das atividades, e de certa forma essa ída aos ginásios foi mais um jeito de falar que eles estão respeitando a ordem da Juiza. Mas tudo bem, pelo menos é um primeiro passo.

A segunda coisa a ser considerada é: O que acontece agora?

A verdade é que, infelizmente, ainda estamos longe de um acordo. O lockout foi levantado e a Juiza deu ganho de causa pros jogadores, mas agora a NFL tem 24h para pedir um adiamento da decisão - o que faria a ordem de levantar o lockout só valer daqui a algum tempo - e apresentar seus argumentos. A NFL também deve levar uma apelação para uma corte superior, a 8th U.S. Circuit Court of Appeals, para tentar reverter a decisão.

A questão aqui é que a NFL ainda tem que esperar essa apelação acontecer, e enquanto isso a Liga conta com o adiamento da decisão para manter o lockout no lugar e tentar uma última chance de trazer a balança de volta ao seu favor, balança que pesou muito pros jogadores após essa decisão da Juiza Nelson. Se o adiamento acontecer, a NFL pode esperar a apelação sem perder o controle das negociações que devem ser retomadas enquanto espera a decisão da oitava corte que eles torcem para que seja favorável e retome a vantagem da NFL nas negociações.

Mas isso não é tão simples de acontecer. Entre as 89 páginas da decisão da Juiza não tem só um 'Os jogadores ganharam a parada', ela explica detalhadamente os motivos que motivaram a decisão dela, e ela deixou muito claro o peso que ela considerou que vai existir na carreira dos jogadores no caso de uma paralização de uma temporada, e a causa disso é o lockout da Liga. A intensidade com que Nelson coloca isso na sua decisão (claro que ninguém aqui leu inteira, a gente tem uma vida, acho) mostra como ela acha essa decisão importante, e isso vai ser considerado por ela na hora de analisar o adiamento do lockout e também será considerado por quem analisar esse caso no recurso. Isso não define nada, mas a força que a Juiza colocou na sua decisão é um parâmetro importante a ser considerado no que acontecer daqui em diante, porque tudo que acontecer será em cima dessa primeira decisão.

E as negociações, como ficam?
Ambos os lados, a NFL e a NFLPA, já declararam interesse em retomar as negociações, o que deve acontecer em breve. A questão é o quão longe essas negociações podem ir. A NFL ainda espera uma resposta favorável no adiamento da medida que levanta o lockout para mantê-lo no lugar enquanto negocia, e caso consiga, eles devem esperar o recurso para tentar salvar sua posição, que está bem enfraquecida. Não há como negar, a pressão está em cima da NFL, e eles estão tentando sua última cartada. Se tudo correr como eles querem, eles vão conseguir manter o lockout no lugar pelo adiamento até que saia a decisão do recurso, que eles esperam que seja favorável. Mas nem tudo pode correr assim.

O melhor que pode acontecer, a meu ver, é que o adiamento seja negado. Se for o caso, a NFL ainda deve esperar o resultado da apelação para que possam acontecer grandes avanços nas negociações, mas isso quer dizer que, enquanto espera e negocia, o lockout não existirá e os jogadores poderão ter acesso às dependências dos times. Se isso acontecer, a NFL provavelmente será forçada a criar regras temporárias para a Free Agency (provavelmente iguais às da Free Agency de 2010) para que os jogadores possam ser trocados ou assinarem com novos times, e também para que retomem os treinamentos, principalmente os calouros do Draft, que aliás começa quinta. Se for o caso, os times podem esperar um acordo com seus jogadores a postos e montando seus times, para que comece pra valer o assunto. Aí, ao sair o resultado do recurso, as negociações podem enfim ser finalizadas para colocar um novo CBA no lugar.

Sim, é meio ingênuo acreditar que as coisas vão se resolver assim tão facilmente, mas parece ser o melhor caminho pra resolver o problema. Não vejo o adiamento passando, então a Free Agency vai acabar tendo que acontecer de alguma forma, e um regulamento temporário é a melhor forma enquanto esperamos o novo CBA. A questão é como as negociações podem prosseguir, estou assumindo que após o resultado do recurso ambos os lados - ganhe quem ganhar - não vão ter escolha além de terminar as negociações com a balança pendendo para o lado vencedor. Mas por enquanto, a gente só pode assumir que isso vai acontecer, nunca é bom subestimar a natureza humana quando 9 bilhões de patacas estão em jogo.

Galera, por enquanto é isso aí. Se tivermos novidades vamos trazer imediatamente ou divulgar no nosso twitter, e quem tiver dúvidas pode perguntar nos comentários mesmo ou mandar um email para tmwarning@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário