Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pela porta dos fundos

O resumo da temporada para a maior parte dos times desse post


Antes de falar sobre os playoffs - quatro confrontos já estão definidos no Leste - tenho a obrigação - a dolorosa obrigação - de falar (ou avacalhar com a cara) dos times que vão assistir à pós-temporada pelo League Pass. Ou seja, falar dos times eliminados. Falar a situação na qual eles se encontram, falar do que eles tem em mente, falar do futuro deles. Pra bem ou pra mal. Começando o quanto antes, vamos começar a falar dos times que importam: os que estão nos playoffs, mais o Hawks e o Pacers. Mas por hoje, vamos ficar com os outros 14 mesmo. E não esqueçam de ler aí embaixo o post sobre o MVP do TM Warning para a temporada 2011.


Cleveland Cavaliers
A temporada do Cavaliers tinha um único objetivo: Ser melhor que o Heat de alguma forma, em algum jogo, em algum aspecto. E a temporada do Cavaliers mostra que não conseguiu, a não ser levando em consideração aquele jogo que o Cavs ganhou do Heat que não valia mais nada depois do massacre no começo da temporada. A perda do Lebron James, o melhor jogador da história da Franquia, afetou o Cavaliers demais dentro e fora de campo, e a Franquia parecia realmente perdida ao longo do ano. O time tentou ser melhor que o Lebron, levou uma surra quando enfrentou o Heat em casa pela primeira vez (a gente até teve o gostinho de ler algo como 'Não na nossa garagem!' quando o Cavs finalmente venceu o Heat, mas não foi a mesma coisa) e aí o time entrou numa depressão e numa seqüência de derrotas lendária que acabou com tudo que o Cavs poderia tentar, e isso inclui uma vaga nos playoffs no Leste.

O Cavs agora finalmente parece ter saido do fundo do poço emocionalmente e agora quer se livrar de tudo e de todos e começar tudo do zero. Pra isso o time tem a segunda pior campanha da temporada e ainda tem a escolha desse ano do Clippers, e duas escolhas de loteria são uma boa forma de começar uma reconstrução. Por outro lado, esse Draft é um dos mais fracos dos últimos anos, não parece ter nenhum grande jogador como John Wall ou Blake Griffin para a Franquia se reconstruir em volta e vários bons jogadores estão decidindo voltar pra NCAA temporada que vem (Jared Sullinger, Perry Jones, etc). Ou seja, o Cavs tinha duas escolhas e queria usá-las pra começar uma reconstrução. O Draft é ruim e o Cavs se deu mau. De novo.

Minnesota Timberwolves
O Wolves ganhou atenção do mundo do basquete (E também do TM Warning) porque tinha uma máquina de pegar rebotes, que era o Kevin Love. O Love teve médias de rebotes comparáveis às do Ben Wallace e do Dennis Rodman, dois dos melhores jogadores reboteiros da história da Liga, mas chamou mais ainda a atenção porque ele conseguia fazer 20 pontos por jogo sem precisar sacrificar um braço. A temporada do Love foi histórica, o Wolves tem muito talento individual promissor (Anthony Randolph e seu famoso 'potencial', Michael Beasley que finalmente começou a jogar bem, Wesley Johnson, etc) mas não parece ter muito futuro como um time, eles são uma bagunça e o técnico escolhido pra botar ordem na casa já está tendo a sua permanência questionada. A esperança do David Kahn é que o Ricky Rubio disse que finalmetne deve vir para a NBA em 2012, mas depois da temporada desapontadora que ele teve na Espanha essa temporada, a idéia do Rubio vir pra NBA não parece tão agradável como era alguns anos atrás. Mas pelo menos o Wolves conseguiu perder 14 jogos seguidos e com isso roubar o último lugar do Cavs, e deve ter as maiores chances pra primeira escolha do Draft. Do jeito que o Wolves gosta de pegar vários jogadores da mesma posição, vão acabar Draftando o Kyrie Irving...

Toronto Raptors
O Jerryd Bayless é um garoto promissor, o DeMar DeRozan tem evoluido bastante recentemente, o Andrea Bargnani teve bons jogos na temporada, o Ed Davis mostrou potencial no final da temporada quando ganhou mais minutos, e o time deve ter uma boa escolha no Draft. Mas quanto mais se pensa no time, mais parece que ele não faz sentido: Só tem pontuador e ninguém que saiba soletrar 'defesa'! O time tem talento, mas não parece ter um padrão de formação. O Raptors deve estar em busca de um Franchise Player, mas ainda ta muito longe de ser um time decente. Ou de ser um time. Façam logo uma troca pra trazer o Steve Nash, pelo menos o time canadense passa a ter um jogador canadense, é o mais perto de um padrão que eles conseguem chegar.

Washington Wizards
Eles tem um Franchise Player no John Wall. Eles tem um calouro promissor na posição dois, o Jordan Crawford, que de repente parece o Jamal Crawford desde que saiu do Hawks (ta bom, ele tem permissão pra chutar até a mãe, mas tem jogado realmente bem) e até o JaValle McGee, que de jogador não tem nada mas que pelo menos tem atleticismo o suficiente pra dar uns tocos alucinantes e até pegar uns rebotes. O problema é que o McGee é... simplesmente... ruim, e o Andray Blatche joga com tanta vontade que eu fico comovido mas que quando quer é um bom jogador. Mas digamos que o Wizards é um time com um futuro bem interessante, porque tem um jogador bom em torno do qual se construir. Uma boa escolha de Draft, dar minutos para a pirralhada e esperar todo mundo crescer pra colocar veteranos pra completar o time. O modelo de reconstrução que o Thunder usou e agora tem um dos melhores e mais promissores times da Liga.

Detroit Pistons
Por falar em times que não fazem sentido, aqui está o campeão de todos no assunto. O Joe Dumars é um dos GMs mais bizarros de toda a Liga, e graças ao fato dele ter trocado o agora ótimo Aaron Afflalo e seu contrato minúsculo e ter usado o espaço salarial aberto pelo fim do contrato do Allen Iverson para pagar 95 milhões de patacas por Ben Gordon e Charlie Villanueva, dois reservas medianos. Agora o time tem o teto salarial comprometido, um técnico que não tem o menor controle do grupo (que aliás já o boicotou algumas vezes) e não tem jogadores jovens e promissores o suficiente pra começar uma reconstrução. Um time estacionado na mediocridade e que, pela porcaria de contratos que oferece, vai ficar nisso ainda por muito tempo.

Sacramento Kings
O Kings não está nem um pouco preocupado com o seu time dentro de quadra, ele está muito mais preocupado com o que acontece fora dela. O Kings está no meio do seu conturbado e sempre polêmico processo de mudança de cidades, e pode estar se tornando o Anaheim Royals em breve (Só é Anaheim porque ter três times de Los Angeles no nome era demais, mas na prática da na mesma). Ainda tem chão pela frente, isso ainda vai ganhar um post em breve, mas o Kings, enquanto não resolver esse problema, não pode pensar em mais nada. Até porque a situação do Kings dentro de quadra não é ruim, apesar da fraca temporada: Tem dois pirralhos muito bons no Tyreke Evans (muito atrapalhado por uma lesão no pé, mas todo mundo viu do que ele é capaz) e no Demarcus Cousins e uma boa escolha de Draft que eles poderiam usar, por exemplo, no Jimmer Fredette ou no Kemba Walker, dependendo do quão alta ela for. Além disso, o Marcus Thornton ta jogando muito bem. Realmente, faz mais sentido pensar no que ta fora da quadra, porque dentro o time é bem promissor.

Charlotte Bobcats
O Bobcats deixou bem claro o que quer: Tacar tudo fora, ser ruim e começar do zero. Ou seja, reconstruir apostando na molecada, o que as vezes da certo, como o Thunder deixou bem claro, e as vezes nem tanto, como o Wolves vem deixando claro já faz algum tempo. O Bobcats também é um time que tem duas escolhas no Draft e tem esperanças de conseguir jogadores para se construir em volta, porque como o Thunder (sempre ele!) mostrou, um time de mercado pequeno só tem futuro se tiver um Franchise Player e uma molecada promissora em volta dele. Aliás, o Chris Paul disse essa semana que seria interessante jogar para o Michael Jordan, e de repente todo mundo acha que o Paul vai pra Carolina daqui a um ano. Esse mundo dos boatos da NBA é uma coisa realmente bizarra...

Milwaukee Bucks
O Bucks era o time que muita gente apontava como uma surpresa nessa temporada. O Bucks quase tinha conseguido desbancar o Hawks nos playoffs do ano passado mesmo sem Andrew Bogut com uma defesa forte e um ataque sofrível. Essa temporada, o time se preparou pra ir mais longe trazendo jogadores capazes de pontuar (Chris-Douglas Roberts, Drew Gooden, Corey Magette) e renovou a preço de ouro com o John Salmons. O resultado foi que eles menos esperavam: A defesa piorou e o ataque nunca engrenou, ninguém gosta de jogar com o Magette, Gooden não ta sendo tão eficiente quanto o esperado e o Salmons está jogando num nível bem abaixo do ano passado, quando ele era o responsável por criar arremessos milagrosos por contra própria e desafogar o time. Agora o teto salarial do time ta comprometido e o plano que lentamente vinha sendo posto em prática pelo time nos últimos anos foi jogado pro espaço, e ajudou o fato do Brandon Jennings não ter conseguido jogar tão bem quanto ano passado.

Los Angeles Clippers
Outro time que parece bem encaminhado no papel: Tem um monstro no Blake Griffin, um excelente role player que é tão bom que parece uma estrela no Eric Gordon, uma moeda de troca valiosa no Chris Kaman se precisar e mais um pirralho promissor e atlético que é o DeAndre Jordan, além de dois pirralhos que tem mostrado um bom jogo no Eric Bledsoe e no Al-Farouq Aminu e que podem vir a ser úteis. Tudo parece ótimo, o time até se livrou do gordo do Baron Davis e seu também gordo contrato, mas o problema do time não está em quadra. O dono do time é um babaca, racista, sexista e que não está disposto a gastar dinheiro com o time, além de ser tão babaca que ninguém quer realmente jogar pra ele. Acontece que no final da próxima temporada- tempo muito menos do que o necessário pra esse time evoluir de verdade - o Eric Gordon vai virar um Free Agent e logo vai ser seguido pelo Blake Griffin um ano depois, e a não ser que o dono desenbolse bastante dinheiro pelos dois - o que definitivamente não é o perfil do cara - o time pode se desmontar antes de dar frutos de verdade. E mesmo que isso aconteça, o time também precisa ser atraente o suficiente pra atrair jogadores para completar o time quando esses jogadores estiverem prontos, mas quem vai querer jogar num time que não paga alto e tem um dono babaca?? O Clippers precisa, antes de um armador, de um dono novo. Aí sim, a gente pode admirar o potencial desse time de ir aos playoffs por anos a fio.

Golden State Warriors
O Warriors se livrou do Don Nelson, mas o time ainda é uma bagunça. Não é falta de bons jogadores - Monta Ellis, Stephen Curry, David Lee, Dorell Wright - é que o time simplesmente é... errado. Errado e divertido, é verdade, o time é uma correria sem nenhuma lei nem ordem (e nem defesa) e uma chuva de bolas de três. Não da certo, não ganha nada, mas é divertidíssimo de assistir. O Warriors parece ter esse papel na NBA, de entretenimento. Enquanto o time não se levar a sério, é difícil a gente levar. A não ser naquelas madrugadas de League Pass quando sua alternativa é Nets vs Pistons.

New Jersey Nets
O Nets conseguiu o Franchise Player que eles tanto queriam no Deron Williams, e agora vão se construir em volta dele antes que ele decida dar o fora de lá. O dono do time, Mikhail Prokhorov, tem muito dinheiro e está disposto a gastar tudo pra construir um time em volta de Williams e Brook Lopez. E quando eu digo gastar, estou falando de alguém que pagou 35 milhões de patacas para o Travis Outlaw mostrar que é ruim. O Prokhorov vai querer gastar seus centavos (e dolares, e milhões de dólares...) pra contratar todo mundo de bom que aparecer no mercado. O problema dele é que a classe de Free Agents dessa temporada é bem fraca e o possível melhor jogador nela, David West, rompeu o seu ligamento do joelho e, por sentir que seu valor na free agency foi afetado, é bem possível que volte para o último ano do seu contrato em New Orleans. Quem sobrou? Andrei Kirilenko? Não duvide...

Utah Jazz
Outro time que tem duas escolhas e possivelmente vai sair decepcionado com o que vai encontrar. Ou talvez não. O Jazz, ao contrário do Cavs e do Bobcats, não está necessariamente em busca de um Franchise Player. O processo de reconstrução do Jazz pós-Deron já está bem avançadinho, tem bons jogadores no elenco, garotos jovens e promissores, e embora eles adorassem botar as mãos em uma grande estrela, o fato disso ser pouco provável não deve incomodar o Jazz, eles se contentam com jogadores jovens e talentosos, ainda que para serem role players de bom nível. O Jazz teve boas partidas recentemente dos calouros Derrick Favors e Gordon Hayward e se conseguir mais dois calouros de bom nível e com potencial, já vai começar a dar minutos para todo mundo e esperar o time se entrosar mais. De certa forma, num Draft onde há falta de grandes talentos mas uma aparente abundância de role players, o Jazz ter duas escolhas caiu como uma luva.

Phoenix Suns
Nessa temporada, pela primeira vez desde 2000-2001, o time do Steve Nash não é o primeiro em eficiência ofensiva, e sim, isso conta o período dele no Mavericks e os anos com o Shaquille O'Neal. Sim, só uma curiosidade sobre meu jogador favorito, de volta ao que interessa agora.

O Steve Kerr, depois de fazer milagre em Phoenix e montar aquele time que deu sufoco no Lakers ano passado, foi demitido e o Suns ainda perdeu Amare Stoudamire, viu o novo GM contratar dois dos jogadores agenciados por ele a preço de ouro (que eles não valem) e seu time afundar com o Vince Carter, o que é de chorar. O Nash é um santo só por aguentar tudo isso quieto, o Suns deveria ter trocado ele até pra dar uma chance pro canadense ganhar um título, mas de repente o Channing Frye começou a decidir jogos, o Grant Hill virou o segundo melhor defensor de perímetro da Liga, o Nash continuou fazendo sua mágica e o Marcin Gortat mostrou que é um dos melhores pivôs da NBA. O Suns começou ganhar mesmo quando deveria perder e os cartolas do time ficaram com medo de tacar tudo isso fora, sob a ilusão de que ano que vem eles podem tentar reforçar as posições 2 e 4 (não sei como, não tem ninguém muito bom no mercado) e brigar por alguma coisa desde que tenham o Nash. O que é meio - se não for muito - bizarro, porque o Nash e o Hill vão estar ainda mais velhos e falta muita coisa pro Suns sonhar com vôos mais altos. E agora, por essa megalomania, o Suns perdeu a melhor hora de trocar o Nash, quando ele estava mais valorizado. E o Nash ainda afirma que não vai pedir troca e quer ir longe com o Suns!! Um minuto de silêncio pelo meu jogador preferido, como jogador, como pessoa e como canadense.

Houston Rockets
Pra fechar o pacotão, o Rockets. O contrato do Yao Ming acaba no final do ano e o Rockets sabe que não pode deixar o chinês ir embora de jeito nenhum, vai ter que oferecer um contrato menor e um papel secundário pro gigante (ninguém espera que ele tenha algo pra queimar, certo?) ou então deixar ele trabalhando no time numa função de treinador ou algo assim, porque o Rockets não pode perder o mercado chinês que o Yao trás, os chineses são doidos pelos chineses da NBA e pelos times deles (Eles chegaram a criar um canal de TV pra ver jogos do Bucks por causa do Yi Jianlian!!). Mas o fato é que a era Ming no Rockets já acabou e o time vai ter que seguir em frente sem o Yao, ele não aguenta mais. O Rockets tem muitos bons jogadores, muitos role players que sabem o seu papel e nenhuma estrela no seu elenco, o que favorece um jogo coletivo que o Rick Adelman tanto gosta, e sem o Yao eles devem continuar em busca desse tipo de jogo, de preferência tentando adicionar um pouco mais de tamanho pro time, não da pra continuar com o Chuck Hayes de pivô titular e esperar ganhar algo no Oeste, por mais que eu adore o Hayes. Mas o núcleo é jovem, tem muitas peças que ainda estão evoluindo e o futuro do Rockets parecia encaminhado.

Parecia, até você saber que estão seriamente considerando demitir o Rick Adelman e portanto acabar com o jogo coletivo e sem centralização que ele implementa e que parece feito sob medida para esse time do Rockets. Só falta colocarem o Yao Ming de técnico também, se é pra ferrar o esquema pelo menos ferra direito e com um chinês de 2m30 de altura no comando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário