Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prêmios de final da temporada - NBA

A temporada regular está chegando ao seu fim (Aleluia!) e os playoffs já vão começar, mas como ninguém parece disposto a ficar quieto (O Thunder, que até uma semana atrás parecia morto no quarto lugar, já está a um jogo do Lakers, que está em segundo) e então não ta dando pra saber antecipadamente os confrontos dos playoffs pra começar a soltar os preview agora, vai ficar uma zona isso aqui quando finalmente acabar a temporada.

Mas fim de temporada também quer dizer que está na hora de anunciar os ganhadores (ou os candidatos, sei lá) dos prêmios individuais que a NBA distribui todo ano: MVP, Defensive Player of the Year, Rookie of the Year, Sixth Man of the Year, Most Improved Player e Coach of the Year . E se eu já reclamava que os prêmios da NFL eram subjetivos e sem um critério definido, os da NBA são 100 vezes piores, um dos motivos pelos quais eu estava relutante em fazer um post desses. Mas no final a diversão prevaleceu sobre o bom senso e eu vou dar meus palpites e meus critérios pra cada um desses prêmios malucos, começando por...


"COMO ASSIM ELES FIZERAM CINCO PONTOS?"

Coach of the Year (Técnico do ano)
A premissa é simples: Quem foi o melhor técnico nessa temporada? Mas claro que na hora do vamos ver nada é simples assim. O melhor técnico é o que tem mais vitórias? O que fez mais com menos? O que mudou tudo e viu seu time melhorar? O que teve uma sequência sem mudar nada? Bom, resumindo, não existe (pra variar) um critério aqui. Cada um usa o critério que achar melhor pra avaliar essa simples questão, "Quem foi o melhor técnico dessa temporada?", e não é a toa que tanta gente discorda quanto à resposta, afinal cada um usa o seu critério. E eu usei o meu pra nomear o Tom Thibodeau o técnico do ano da NBA.

O Chicago Bulls é, talvez, o melhor time da NBA no momento, tem o melhor record do Leste e ainda conta com uma escorregada do Spurs pra ficar com o melhor geral. O time chegou pela primeira vez a 60 vitórias desde que um tal de Michael Jordan se aposentou e é apontado por muitos como o favorito ao título. E é um time que ano passado mal chegou ao oitavo lugar do fraquíssimo Leste graças à lesão do Chris Bosh que tirou as chances do Toronto! Tudo bem, tem muita coisa que fez o Bulls passar de figurante pra favorito, um certo armador evoluiu com uma velocidade absurda, o time trouxe novos jogadores, mas o Bulls virou o time que é graças à sua defesa. O Tom Thibodeau é a mente defensiva mais insana que o mundo já viu desde a Segunda Guerra Mundial e ele foi o responsável pela defesa insandecida que o Celtics teve nos últimos anos (e também pelo prêmio de técnico do ano do Doc Rivers). Ele é um gênio, ele que parou Lebron James nos playoffs do ano passado e eu quase chorei quando soube que ele tava saindo do Celtics. E ele levou essa sua defesa pra Chicago, implementou seu esquema rígido por lá, aproveitou a chegada do Carlos Boozer (O primeiro jogador de garrafão decente do Bulls no ataque desde... Elton Brand?) pra montar um esquema ofensivo simples mas eficiente e implementou a defesa nos seus moldes desde cedo. E ele também foi responsável pela evolução do Derrick Rose dentro e fora de quadra, os dois se complementam perfeitamente e se hoje o Bulls é o que é, é por causa da mente doentia do Thibodeau e do talento insano do Derrick Rose. O Thibodeau leva aqui o meu voto pro seu prêmio individual. O do Rose...

Menções honrosas: Greg Popovich e seu Spurs que mais parece o Suns que eles tanto massacraram, Doug Collins e a bizarra ressureição do Sixers, George Karl e o Denver Sem-Carmelo-Mas-Melhor-Que-Nunca e por fim Nate McMillan e o Blazers.


Essa foto precisa MESMO de legenda?

Sixth Man of the Year (Sexto homem do ano)
O prêmio dado pro melhor jogador que jogou mais de metade das suas partidas saindo do banco de reservas, é meio estranho porque muitos jogadores tem minutos de titulares mesmo vindo do banco, mas pelo menos ele define bem UM dos critérios, o critério do "sexto homem". "Sexto homem" é a denominação comum usada para um jogador que é sempre a primeira opção do banco de reservas e que geralmente tem minutos de titular. Esse ano esse prêmio vai ser do Lamar Odom, mas de certa forma por falta de concorrência.

Não tou tentando questionar o talento e a importância dele, longe disso, eu adoro o Odom, mas eu não preciso discorrer aqui sobre a importância dele e o que ele faz de tão bom pra ser o sexto homem do ano simplesmente porque ele não tem uma concorrência séria. Eu podia ficar aqui falando de como ele foi importantíssimo pro Lakers com o Andrew Bynum machucado, como o Odom é um missmatch ambulante de dois metros de altura e que portanto pode ser o diferencial em qualquer jogo apertado, mas eu simplesmente não preciso. Quer dizer, quem seriam os concorrentes do Odom? Jason Terry? James Harden? Jamal Crawford?

O James Harden tem jogado muito bem ultimamente e tem sido importantíssimo pra desafogar o Thunder quando vem do banco, mas ele só assumiu de vez o papel de sexto homem agora. Foi o melhor depois do Odom, é verdade, mas ele começou o ano sem um papel muito definido no time, chegou a perder minutos pro Daequan Cook (Uma especie de Jason Kapono que pelo menos sabe se movimentar) e volta e meia tinha um bom jogo. Agora o Harden assumiu de vez o papel de sexto homem do time desde a saída do Jeff Green e tem sido um ótimo reserva, mas o Odom jogou bem o ano todo, não da pra comparar.

O Terry é um bom reserva, mas ele só sabe jogar no quarto período (O que não é ruim, mas também não é ótimo) e embora volta e meia exploda em algum jogo e tenha um pick and pop com o Dirk Nowitzky impossível de ser marcado, ele não tem sido nem de longe um jogador confiável para o Mavericks, as vezes o melhor jogador do banco do time é o Shawn Marion. E o Jamal Crawford não é nem sombra do jogador que foi ano passado e deve estar de saida, ponto final. O Odom é ótimo, baita jogador e tem milhões de argumentos a favor dele pra esse prêmio. Mas a verdade é que ele também não tem concorrência.


Aldridge está tentando entender como o Love não ganhou esse prêmio


Most Improved Player (Jogador que mais evoluiu)
Finalmente chegamos no prêmio mais subjetivo da história do mundo. O jogador que mais evoluiu consegue ser mais abstrato que 'jogador mais valioso', e eu falo sério. Como voce mede um jogador que evoluiu? Como o Bill Simmons sempre fala, não adianta olhar só pra estatísticas, isso é basquete e não baseball (Sim, ele ta avacalhado, mas ele tem um ponto). Não importa a mudança nos números, o que importa é o que levou a essa mudança. O Kevin Love é sensacional, eu sou fã dele desde quando ele era calouro, não canso de falar o quanto ele é impressionante, mas quem viu o Kevin Love jogar ano passado sabe que ele não mudou muito. O que acontece é que depois da saída do Al Jefferson o Love virou titular, ganhou mais minutos e o papel de ser a estrela do time em quadra. Não importa se o time perde por 40 desde que o Love esteja jogando bem, o Wolves deixou bme claro que não liga pra perder por enquanto. Com mais minutos e um papel mais importante, o Love aumentou em muito seus números pra um patamar absurdo, mas seu jogo continua basicamente o mesmo. Ótimo, mas o mesmo.

Eu também sigo outro critério pessoal, de que quanto melhor o jogador é, mais difícil é para ele evoluir (Menos áreas pra evoluir, por exemplo), e portanto uma melhora do Dwyane Wade é proporcionalmente melhor que uma melhora no JaValle McGee (Que se fizer uma cruzadinha já concorre a esse prêmio). Por isso meu voto vai pro Lamarcus Aldridge. O Aldridge era um bom ala de força, mas era chamado demais de 'soft' e jogava muito longe do garrafão, vivia dos seus arremessos de meia distância e podia fazer seus 20-25 pontos num dia bom mas não era um jogador que fosse um grande diferencial por muito tempo. E isso mudou absurdamente, agora o Aldridge parte pra dentro do garrafão, cava faltas, pega rebotes de ataque, da enterradas e isso tudo ainda acertando arremessos de meia distância. Ele melhorou um pouco como reboteiro, mas sua maior melhora foi dar uma nova dimensão ao seu jogo ofensivo, essa capacidade de bater pra dentro e pontuar no muque, e isso abriu um pouco mais pro seu jogo de meia distância. O Blazers perdeu Brandon Roy, perdeu Greg Oden (Nossa! Sério?!) mas o Aldridge segurou as pontas, levou o time nas costas e se o Blazers vai aos playoffs com a esperança de aprontar uma zebra, é porque o Aldridge evoluiu para o nível de estlela, e essa evolução vai muito além dos números. O motivo dele ser meu MIP.

Menções honrosas para o Kevin Love (Eu ainda vou me jogar da janela por não dar esse prêmio pra ele), pro melhor Role Player da Liga, o Arron Afflalo, pro Dorrell Wright, que ta fazendo tudo que o Heat queria quando mandou ele embora, e pra máquina de tocos Serge Ibaka. Ah sim, o Dwight Howard também merece ser lembrado, ele teve uma melhora absurda.


O poster é épico e auto explicativo. Sem mais.

Rookie of the Year (Calouro do ano)
Sinto muito John Wall, voce merece uma menção muito honrosa, tem tudo pra ser uma estrela na Liga, mas nenhum calouro chega perto desse monstro. Ele é o único jogador com média de 20 pontos, 12 rebotes e 3 assistências em toda a NBA, foi o jogador mais divertido de longe de se ver jogar e tem "Estrela" escrito na testa. E ele fez o mundo todo assistir jogos do Clippers, merece o prêmio e uma cobertura no Hawaii só por isso. Blake Griffin foi Blake Griffin, e ninguém mais foi. Ponto. Ah sim, ainda teve isso aqui, mas quem liga?

Tocos bizarros são a especialidade do Dwight. Além das cotoveladas.


Defensive Player of the Year (Jogador defensivo do ano)
Jogadores de garrafão são mais reconhecidos como jogadores defensivos porque jogam mais próximo da própria cesta na defesa e por isso são responsáveis por tocos e rebotes de defesa na maioria das vezes. E quando vemos o Marcus Camby recebendo esse prêmio, a gente percebe que o que realmente é valorizado aqui são tocos e rebotes de defesa. Isso muitas vezes distrai as pessoas que votam da defesa de perímetro que alguns jogadores exercem e que muitas vezes é tão importante quanto - se não mais que - a defesa no garrafão. E temos dois ótimos exemplos nessa temporada que merecem uma menção honrosa: Grant Hill e Andre Iguodala. O Hill, que tem 38 anos, de repente se reinventou como um defensor de perímetro absurdo, responsável por dar a jogadores como Kobe Bryant e Kevin Durant alguns dos seus piores jogos na temporada, e o Iguodala é um dos principais responsáveis pela ressureição do Sixers, defendendo todo santo dia o melhor jogador de perímetro da equipe adversária e sendo responsável por muitos dos contra ataques do Sixers.

Dito isso, não da pra não votar no Dwight Howard pela terceira vez seguida. O Dwight não é um grande defensor individual, ele costuma sofrer bastante com jogadores mais técnicos como Pau Gasol, Tim Duncan e até o Roy Hibbert no mano a mano, mas quando o assunto é defender o garrafão, ele ainda é o que mais faz a diferença na NBA. Seu time está recheado de jogadores como Jason Richardson, Gilbert Arenas e Hedo Turkoglu que não defendem nem no 21 e mesmo assim o Magic continua sendo um time com bons números defensivos e que é o segundo melhor da Liga em pontos sofridos próximos à cesta, só perdendo pro Lakers. E isso acontece porque o Dwight está lá pra defender o garrafão. Não sou o maior fã do mundo do Dwight Howard, mas nenhum jogador é tão importante defensivamente para seu time como o Superman.

Menção honrosa também para dois grandalhões que fazem muito bem o papel defensivo nas suas equipes, Tyson Chandler e Kevin Garnett.

-------------------------------------

Opa, o MVP está faltando! Sim, ele está faltando porque eu acho que esse assunto merece ser aprofundado melhor e portanto merece um post à parte. Ele vai vir provavelmente amanhã, então não deixem de conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário