Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 19 de junho de 2011

As regras do baseball

Estamos firmes na nossa cobertura do Draft da NBA e esperando pra começar a comentar a sério de NFL, mas muita gente tem reclamado que não tem nenhum esporte pra assistir e matar o tempo. Bom, a NBA e a NHL acabaram de acabar, a NFL não só ainda demora pra começar como também está com o futuro incerto por causa do lockout, então o que nos resta é a MLB.

Só que tem um problema: A temporada regular da MLB é chata. São 162 jogos no total, não é de se estranhar que seja cansativa e desnecessária. Eu já acho os 82 da NBA uns 30 a mais do que deveria, então imagina quando se tem o dobro. O que vale realmente a pena na MLB são os playoffs. Aí sim, são jogos muito mais emocionantes, disputados e interessantes, e é nos Playoffs que está a grande graça da MLB. A temporada regular tem jogos legais, mas ficam perdidos no meio de outros tantos chatos, tanto que mesmo gostando bastante do esporte eu geralmente só acompanho os jogos do meu time (Red Sox) ou então entre dois times fortes, promessa de clássico (também gosto de acompanhar os Yankees pra torcer pelas suas derrotas, mas isso não vem ao caso).

Mas por outro lado, nessa época onde tudo está tão parado e nossa alternativa em termos de esportes (além do nosso querido futebol, claro, Julho tem Copa América aliás) é o futebol americano de arena (Uma versão indoor do futebol americano, inspirado no nosso futsal, e que é mil vezes mais chato que o original), talvez aprender a entender baseball não seja uma má ideia.

Mas baseball é um esporte meio complicado de entender e as vezes até cansativo de assistir. Mas como agora ta tudo parado mesmo e todo mundo clama por algo pra se distrair, eu decidi trazer a vocês uma sinopse das regras do baseball que eu escrevi já faz algum tempo. O melhor jeito de se começar a gostar ou de acompanhar um esporte é entendendo como ele funciona e então ir botar isso em prática, assistindo e acompanhando. A ESPN transmite as vezes (agora nesse período de inatividade deve exibir ainda mais) e no site http://www.mlb.com/  da pra acompanhar lance a lance o que ta acontecendo. Então aos que estiverem dispostos a dar essa chance ao baseball, tentem entender como ele funciona e então coloquem isso em prática. Quem sabe vocês, assim como eu (comecei a assistir por causa desse período parado dos esportes americanos), não acabam gostando do esporte, de um time, e começam a acompanhar?

Ah, uma última coisa. Eu escrevi isso já faz algum tempo, e eu estava morrendo de sono, então pode conter alguns erros bestas ou então não estar muito bem explicado. É só perguntar qualquer coisa nos comentários que eu tiro as dúvidas também. E lembrando que está bem resumido e bem por cima, só para dar uma ideia geral mesmo.


As regras (básicas) do Baseball

No baseball, assim como no futebol americano, os times se revezam em ataque e defesa, mas no baseball não há troca de jogadores entre um e outro. 
O time que começa na defesa espalha seus jogadores pelo campo, coloca um jogador em cada uma das quatro bases e coloca um Pitcher (Arremessador). Para melhor entender, vejam o diagrama abaixo.
Diagrama 1: Posições defensivas
Os três Outfielders (Left, Central e Right) são os jogadores responsáveis por cobrir a parte externa (outfield) do campo. São geralmente jogadores rápidos, já que precisam de velocidade para cobrir uma área maior do campo. Os três jogadores de base (1B, 2B e 3B) e mais o Shortstop (SS) são os responsáveis por cobrir a parte interna (infield) do campo. O Pitcher (P) é o arremessador e o Catcher (C) se coloca atrás do rebatedor adversário para segurar as bolas que passem pelo arremessador e evitar que elas saiam do controle do time.
O time que está no ataque entrará com um rebatedor apenas, seguindo uma ordem pré-determinada, do número 1 ao número 9. Se repararem no diagrama acima, cada time possui nove jogadores na defesa, e esses mesmos nove irão ao bastão rebater quando estiverem ao ataque. Na American League, o Pitcher não precisa rebater quando seu time estiver no ataque, sendo substituido por um jogador que entra apenas para rebater no seu lugar e não joga na defesa, o Designated Hitter (DH).

Para começar a jogada, o pitcher vai arremessar a bola pro rebatedor rebater. No entento, ele tem que arremessar a bola dentro de uma zona imaginária, entre os cotovelos e joelhos do rebatedor de altura e com a largura de uma base (a quarta base, chamada Home Plate, fica imediatamente abaixo dessa área, marcando sua largura), como mostrado no diagrama abaixo.
Diagrama 2: Zona de Strike
Caso no arremesso a bola não passe dentro dessa zona de strike(Strike Zone) e o rebatedor não tente uma rebatida, será marcada uma 'Ball', algo como uma falta do pitcher. Caso num mesmo rebatedor o pitcher tenha quatro 'Ball's, será concedida uma andada automatica ao rebatedor, um Walk, e ele avança uma base. Se houver um jogador já ocupando a primeira base, ele avança para a segunda e assim por diante. Caso o arremesso acerte o corpo do rebatedor fora da zona de strike, ele também ganha automaticamente a primeira base, o chamado Hit By Pitch.

Caso o rebatedor não tente a rebatida mas a bola passe dentro da zona de strike, caso ele tente rebater e erre a bola ou então a rebata pra fora da área válida (Delimitada pelas linhas brancas no diagrama 1), a chamada foul ball, ele recebe um Strike. Tres strikes eliminam o rebatedor (quando um rebatedor é eliminado com três strikes, acontece o chamado Strikeout), e é contabilizada uma eliminaçao para o time que está na defesa (No entanto, uma foul ball não elimina nenhum jogador, nem que ele esteja com dois strikes. Caso ele acerte uma foul ball com dois strikes, nada acontece). Com tres eliminaçoes, o time que estava na defesa vai para o ataque e vice versa.

Caso o rebatedor acerte a bola, temos três situações possíveis:
- Caso ela seja pega antes de tocar o chão pela defesa, o rebatedor é eliminado automaticamente e uma eliminaçao é contabilizada. Todos os jogadores que já estiverem em base continuam onde estão.
- Caso ela toque no chao, o rebatedor deve correr pelas bases até onde conseguir. Caso ele consiga chegar até a segunda base, por exemplo, antes que o jogador da defesa daquela base tenha a bola na mao e um pé na base, ele está 'salvo' e nao pode ser queimado. Assim, ele fica naquela base, e um novo rebatedor entra. No entanto, se ele nao conseguir alcançar uma base antes que o jogador daquela base tenha a bola e pé nela, ele está eliminado. Nessa situação, a partir do momento em que a bola toca no chão, o rebatedor é obrigado a prosseguir para a primeira base. Caso tenha algum jogador nela, ele é obrigado a correr pra segunda, e por aí vai, e portanto a defesa pode eliminar um jogador através dessa bola que não seja o que rebateu, se lhe for mais conveniente. No entanto, se o corredor estiver na segunda base e não tiver ninguém na primera, por exemplo, ele pode optar por permanecer na sua base mesmo no caso de uma ground ball.
- Se a bola for rebatida pra fora da área de jogo, mas sem sair lateralmente daquelas linhas brancas do Diagrama 1, é considerado Home Run, e todos os jogadores do ataque podem avançar livremente as bases que lhes faltam.
Aqui, dois parênteses:
- No caso da bola que é pega antes de tocar o chão, a Fly Ball, os jogadores que estiverem anteriormente em base devem estar com um pé nela no instante que a bola é pega. Mas se tiverem feito isso, se quiserem, podem correr para a próxima base a partir desse momento, e estarão 'salvos' se chegarem antes da bola. Naturalmente, isso só acontece quando a Fly Ball é pega longe da base em questão.
- No caso de uma Ground Ball, quando a bola é rebatida e toca o chão, a defesa pode eliminar mais de um jogador na mesma jogada, basta que a bola passe por duas (ou mais) bases para as quais um jogador se dirige antes que eles cheguem nela, a chamada Double Play.

No baseball, os pontos sao contabilizados cada vez que um jogador do ataque cruza a Home Plate, ou a quarta base, a de onde ele rebateu. No caso de um Home Run, cada jogador do ataque que estivesse numa base soma um ponto.
Caso o time que esteja no ataque sofra tres eliminaçoes, os times invertem as posiçoes e recomeça a brincadeira, com o outro time defendendo e vice versa.

Quando o time do ataque sofre três eliminaçoes, acaba o chamado 'Inning', ou os 'tempos' do baseball. São nove no total. O Inning seguinte começa da mesma forma que o anterior, com os respectivos times atacando e defendendo, a partir do ponto onde parou sua rotação de rebatedores no final do Inning anterior.

Observaçoes:
- Obviamente, vence o time com mais pontos ao final dos nove Innings.

- Caso haja um jogador do ataque em uma base, ele pode tentar correr para a próxima base em qualquer momento que o jogo não estiver parado (Ou seja, quando o juiz não estiver segurando a bola ou então tenha determinado a paralização do jogo). Caso ele alcançe a base em segurança, ou seja, antes que a bola chegue naquela base e o jogador encarregado dela (de posse da bola) encoste no corredor, ocorre um roubo de base. Mas como o arremessador pode simplesmente virar e arremessar a bola para a base que estiver sendo roubada, não é fácil conseguir um roubo de base (Steal). A situação mais propícia para que isso aconteça é durante o ato do arremesso. Quando o arremessador começa o ato do arremesso, ele é obrigado a fazer uma pequena série de movimentos e, uma vez que ele os começou, não pode interrompê-los. Portanto, essa é a hora onde o arremessador fica vulnerável e existe a maior chance para roubar uma base. Para evitar o roubo, o Catcher deve pegar a bola arremessada pelo arremessador o mais rápido possível e jogá-la para a base que será roubada. Se o jogador encarregado da base, em posse da bola, encostar com a luva no ladrão de base, ele está eliminado. Um pitcher também, caso espere o roubo de bola, pode combinar com seu catcher para jogar a bola propositalmente para fora da zona de strike para facilitar que o Catcher consiga jogar a bola para a base.

- Nao podem haver dois jogadores do ataque numa mesma base. Caso um jogador avance sobre uma base, o jogador lá alojado (Se houver) deve ir pra próxima.

- As substituições são permitidas em qualquer momento do jogo, mas uma vez que um jogador sai da partida, não pode voltar mais. O jogador que entrou pode entrar especificamente para rebater, quando o rebatedor da rotação não é bom rebatendo e o técnico acha que é mais importante conseguir a rebatida (Pinch Hitter), quando o jogador que entrou ocupa o lugar de alguém que estivesse em base, o que ocorre geralmente porque quem entrou e mais rápido e pode roubar mais bases (Pinch Runner), ou então caso um Pinch Hitter ou Runner não seja bom defensivamente, pode ocorrer uma substituição defensiva e alguém entra no lugar do Pinch para continuar jogando sem comprometer a defesa.
- Os arremessadores que iniciam a partida raramente a terminam. Se cansarem ou o técnico achar que ele não está bem, ele coloca um arremessador no seu lugar, vindo do chamado Bullpen. Os arremessadores do Bullpen , que geralmente tem menos energia que um titular (Jogam menos innings) mas costumam ter mais força física para conseguir mais eliminações rapidamente, tem três funções: Aliviar um titular quando ele está cansado ou jogando mal, tirar o time de uma situação dificil (Por exemplo com bases lotadas precisando de uma eliminação) ou então fechar um jogo (arremessar no final para garantir que ninguém anote pontos e segure o placar). Para os arremessadores, vale a mesma regra dos rebatedors: Uma vez que saiu, não volta mais.
Acho que, de grosso modo, é isso. Se eu esqueci de alguma coisa ou então vocês tem alguma dúvida, é só perguntar nos comentários ou nos mandar um email. E espero que tenha sido útil, que vocês possam se divertir vendo baseball nesse período sem basquete nem futebol americano. Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário