Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lições básicas


Ontem, esse Stojakovic tinha mais chance de
 acertar uma bola de três do que o original


Em um jogo de basquete, bem como em praticamente qualquer outro tipo de confronto - outro esporte, uma briga, etc - a vitória geralmente é decidida por quem consegue usar melhor seus pontos fortes e explorar melhor os pontos fracos do adversário. Isso é uma lição básica, e se vocês querem um exemplo prático (que me entristece) no mundo do basquete, é só pensar no Phoenix Suns. O Suns era um time que tinha o MVP jogando em alto nível, um time fortíssimo que jogava muito bem na correria e que se não fosse pela covardia do Robert Horry nesse lance teria sido campeão pelo menos uma vez. Aquele time era absolutamente invencível quando jogava contra equipes fracas e sem identidade, porque elas tentavam copiar o estilo do Suns ao invés de jogar o seu próprio e aí eram massacradas na correria porque era impossível superar o Nash nesse quesito. Mas quando o Suns enfretava o Spurs, o Spurs usava seu jogo extremamente lento, cadenciado e metódico pra conter a correria do Suns, que depois de algum tempo começou a tentar copiar o Spurs trazendo o Shaq (Que se aposentou hoje, espero que vire comentarista) e abandonar um estilo de jogo no qual eram bons pra tentar copiar a força do outro. E bom, todo mundo conhece o resultado, na montagem de hoje na NBA.com sobre o Shaq tem ele com a camisa de cinco dos times pelos quais ele jogou, adivinha qual não tem? Pois é.

Bom, mas sem afastar demais do assunto em questão, essa final era mais um exemplo de confronto no qual a vantagem iria para aquele que melhor usasse seus pontos fortes e explorasse as fraquezas do adversário. E cada time nessa série tem pontos fortes diferentes, a unica excessão sendo a defesa forte: Os pontos fortes do Heat são a defesa sufocante e atlética, os contra ataques mortais e, claro, o talento individual dos seus três craques. No caso do Mavericks, os pontos fortes vinham sendo a defesa por zona, as bolas de três pontos e o banco de reservas, sem falar no Dirk Nowitzki, claro.

Olhando o jogo 1 da série, podemos ver que os dois times conseguiram impor sua forte defesa, já que ambos os times chutaram abaixo de 40% de quadra e o placar só foi passar dos 90 por causa da correria do final da partida. E se por um lado o Dallas conseguiu controlar os turnovers pra evitar que o Heat jogasse no contra ataque o tempo todo, o Mavericks simplesmente não conseguiu impor nenhum dos seus outros pontos fortes. O primeiro número que salta aos olhos é o fato do Heat ter acertado duas bolas a mais do que o Mavs, 11 a 9. O Heat sempre foi um time que teve problemas com as bolas de longa distância, o único chutador de três do time titular é o Mike Bibby, que não acerta nada faz alguns anos, mas o Heat acertou incríveis 45% das bolas longas que tentou e acertou um número muito acima da sua média, inclusive duas bolas seguidas do Mario Chalmers no final do primeiro tempo pra evitar que o Jason Terry abrisse o placar pro Mavs. Enquanto isso, o Mavs acertou 40% dos seus arremessos e acertou nove bolas, um bom número se você for pensar.

Mas o problema aqui pro Dallas não foi quantidade, e sim timing. O primeiro tempo terminou com apenas um ponto de diferença porque foi nele que cai a maior parte das bolas de três: O Jason Kidd acertou duas logo no começo do jogo, o Terry acertou suas três bolas longas, o DeShawn Stevenson também acertou uma, e o Dallas foi jogando o jogo que o tinha levado até alí. O Terry veio bem do banco, e pro segundo tempo o Dallas queria continuar com o ritmo. Mas daí deu tudo errado, porque nem as bolas de três nem o banco de reservas funcionaram. Analisando com calma, vemos que não só o Dallas acertou muito menos bolas de três do que está acostumado como também os três jogadores que mais tinham um papel importante vindo do banco - em boa parte por causa das bolas de três - que no caso são JJ Barea, Jason Terry e Peja Stojakovic, jogaram um dos piores jogos individuais desses playoffs. O Terry acertou todas suas bolas de três no primeiro tempo e errou absolutamente tudo que tentou no segundo. O JJ Barea fez muito bem o papel de costurar a defesa e conseguir bons arremessos próximos ao aro, mas com o problema de ter errado todos. E a maior parte não foi contestada nem nada, ele simpelsmente errou. Várias vezes ele tentou fazer uma bandeja por cima quando não havia necessidade, outra ele tentou afastar a mão do aro pra evitar um toco que nunca existiu, e no final seu único arremesso certo também foi no primeiro tempo. O Barea exagerou no individualismo e pra piorar não acertou seus arremessos, ele travou a rotação de bola do Dallas porque não soltou a laranja e ainda errou arremessos fáceis perto do aro. E o Stojakovic foi de longe o pior jogador em quadra, não acertou nenhum dos seus arremessos (todos livres) e além disso foi péssimo na defesa. Tudo bem, ele nunca foi bom na defesa, mas ele estava errando menos na defesa por zona e acertando tudo no ataque, mas ontem ele errou todas as rotações, deixou a defesa vulnerável e ainda matou todos os ataques com tijoladas! O banco do Dallas, que até aqui sempre vinha superando o banco dos adversários, um fator importantíssimo no plano de jogo do Mavs, marcou apenas 17 pontos, enquanto o fraco e contestado banco do Miami marcou 27.

Apesar disso, o Mavs conseguiu abrir boa vantagem na metade do terceiro, mas o Heat ganhou a partida no final do terceiro quarto e começo do último. Durante esse período, vimos o Stojakovic errar as rotações defensivas que mataram a defesa do Dallas, vimos o ataque do Dallas ficar completamente estagnado e gerando posses de bola pro Miami Heat e as bolas de três de Miami - aquelas que não cairam para Dallas - caíram o tempo todo, e o Heat usou isso pra tirar a diferença e abrir a sua. E pra piorar pro Mavericks, no começo do quarto período houve um período de tempo - dois, três minutos - nos quais os juizes erraram absolutamente tudo que tentaram: marcaram faltas que não aconteceram, ignoraram uma falta claríssima numa bola de três do Terry, deram uma falta de ataque no mínimo duvidosa... Num momento onde ambos os times estavam estagnados, isso fez muita diferença. Antes que os teóricos da conspiração venham falar que os juizes querem que Miami seja campeão, temos que ressaltar que a arbitragem da NBA não é tendenciosa (Esqueçam Tim Donaghy, sim?), mas que infelizmente ela é ruim, erra para os dois times por incompetencia, aconteceu de durante esse periodo o Dallas ter sido mais prejudicado até porque a maior parte dos lances mais difíceis desse período eram contra o Mavs. Não foi roubo, não foi armado, foi apenas incompetencia que por acaso prejudicou o Mavs. Faz parte do jogo.

E no final da partida, quando o Mavs finalmente acionou melhor o Dirk Nowitzki e começou a aproximar no placar, apareceu o último e principal ponto forte do Miami. Aliás, a marcação ao Nowitzki foi muito bem feita e contou com uma ajuda do Dallas. O Mavs acionou pouco o alemão e sempre muito longe do garrafão, e quando acionava, o Heat imediatamente dobrava a marcação nele como fez com o Derrick Rose. A bola rodava o perímetro e várias vezes o Heat, com a velocidade e atleticismo da sua defesa, conseguia muitas vezes correr atrás da marcação e contestar o arremesso. No primeiro tempo,o Dallas até aproveitou o espaço pra acionar o Shawn Marion e arremessar de três, mas durante o segundo tempo - do final do terceiro quarto em diante - o Mavs simplesmente errou as bolas de três. Quando a rotação assustadoramente rápida do Heat não era rápida o bastante, o Mavericks errava e aí colocava a bola nas mãos de Miami pra puxar o contra ataque. E aí como eu já disse a melhor arma do Heat - o talento individuai do Big Three - decidiu o jogo. Dwyane Wade, que teve um jogo relativamente apagado até alí, colocou a bola embaixo do braço, deu dois tocos, puxou contra ataques e acertou uma bola de três na cara do Kidd pra decidir o jogo. Simples, eficiente. O Heat fez o que tinha de melhor, enquanto o Mavs não conseguiu.

Outro ponto que impressiona são os 16 rebotes de ataque do Heat, um time com garrafão fraco. Ta bom que o Dallas não é o melhor time reboteiro da Liga, mas tomar 16 rebotes de um time baixo sem grandes reboteiros no garrafão? Isso é mais preocupante do que o sumiço do banco de reserva!

É cedo demais e é ingenuidade demais falar que esse jogo garantiu a vitória de um ou a derrota de outro. Mas o fato é que o Mavericks deixou escapar uma chance de ouro de quebrar o mando do Miami logo cedo, algo fundamental com o formato 2-3-2 das Finais da NBA. O Dallas não precisava ter se superado, feito coisas novas e difíceis para ter uma chance - só precisava ter feito o que fez o tempo todo, acertar suas bolas de três, acionar o Nowitzki onde ele mais gosta e aproveitar das dobras de marcação. Mas as bolas de três não caíram, o banco muito mais atrapalhou do que ajudou, e o Heat venceu mesmo num jogo no qual não jogou tão bem. Era um jogo que o Dallas podia ter vencido, e deixou escapar. O ponto positivo é que o Dallas mostrou que tem condições de vencer o jogo dois: A defesa foi eficiente, evitou os contra ataques e pontos fáceis no garrafão (Exceto os de rebotes de ataque) e o Nowitzki atraiu a marcação dupla que o Mavs gosta. O Mavs só precisa acertar a mira, melhorar a rotação de bola que foi falha no jogo 1, contar com boas performances de Barea e Terry (Esqueçam o Stojakovic e usem o Corey Brewer, mil vezes melhor defensor) e pegar mais rebotes que vai ter uma chance real de vencer esse jogo, porque ir pra casa perdendo de 0-2, nas Finais, é mortal.

2 comentários:

  1. Que post tendecioso o Mavs não perdeu mais sim o Miami que ganhou, para mim o azarão nessa série é o MAVS e não miami que é favorito deste da pre temporada da NBA.

    ResponderExcluir
  2. Ué, eu falei que o Miami estava num jogo abaixo do que costuma fazer - e mesmo assim ganhou de nove. Eu só mostrei que o Heat conseguiu explorar seus pontos fortes e o Mavs não.

    E pra mim o azarão sempre foi o Mavs, tanto que meu palpite na comunidade da NBA no orkut foi 4 a 1 Heat.

    ResponderExcluir