Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Saindo do fundo do poço (ou tentando)

Kevin Kolb dançando "Na boquinha da garrafa"


A NFC West é - e isso não é de hoje - a divisão mais fraca de toda a NFL. De longe. A divisão não tem sequer um time competitivo (Qualquer uma das outras sete tem pelo menos um), a maior parte dos times tem sérios problemas em diversas partes e, mesmo com a vitória do Seahawks nos playoffs de 2010 em cima do Saints, ninguém realmente leva nenhum time dela a sério. Faltam QBs, faltam boas defesas, alguns casos também faltam técnicos. Não que a divisão tenha sido um completo fiasco nos últimos anos, o Rams foi um dos grandes times do começo da década (O famoso Greatest Show on Turf), o Seahawks foi um time forte durante o meio da década (chegou ao Super Bowl em 2005 e deu trabalho pro Packers em 2007 nos playoffs) e o Cardinals teve um dos melhores ataques da década em 2008 (quando foi vice do Super Bowl) e 2009, liderados pelo Kurt Warner. Ou seja, a divisão teve seus bons momentos recentemente. Mas desde 2007 o Seahawks não consegue se manter relevante (Graças, em grande parte, às sucessivas lesões do Matt Hasselback), o Rams foi um dos piores times da Liga por anos a fio, o Cardinals mostrou que é horroroso quando o Kurt Warner se aposentou e deixou o time nas mãos dos QBs Derek Anderson e Max Hall, e o 49ers amargou anos de desgraça, pareceu que ia melhorar mas só pra voltar a regredir tudo de novo.

Falando em história mais recente, o time que parecia em 2010 estar caminhando para um bom futuro era o Rams. O time draftou o ótimo Sam Bradford pra ser seu Franchise QB e, apesar de um elenco muito fraco e cheio de buracos, pelo menos tem um jogador jovem e bom o suficiente pra ser o centro de uma reconstrução. Mas ainda falta muita coisa pro time ficar bom, afinal de contas eles ficaram de fora dos playoffs por causa do Seattle Seahawks, um time velho e decadente, mas eu vou falar mais deles um pouco mais pra frente. O mesmo vale para o Cardinals, que apesar do seu record de 2010 não mostrar, era disparado o pior time da Liga em 2010. O 49ers deveria ter clamado o topo da divisão para si em 2010, era o melhor time, mas o time foi uma grande decepção e ficou em terceiro, em meio a trocas de técnico e mudanças de QBs. Atualmente, o Rams é um time que conseguiu sua pedra angular e está se montando em cima disso, enquanto o 49ers é um time que busca desesperadamente achar o problema e finalmente se colocar no caminho do sucesso. Enquanto a diretoria tem fracassado nisso recentemente, pelo menos trouxeram um técnico competente e vencedor para o time. Mas ainda vai ter que suar pra brigar pelo título da divisão.

E como ficam os outros dois times? Bom, o Cardinals era o time mais divertido dos últimos anos em 2008, quando finalmente deixaram o Matt Leinart de lado pra colocar o Warner de titular. O resultado foi que o Warner teve um ano de MVP, três WRs do time passaram de 1000 jardas, foi o ataque mais assustador dos últimos anos (tirando o Patriots de 2007) e merecia ter ganho o Super Bowl que perdeu para o Steelers. Um Cardinals mais fraco teve outra boa campanha em 2009, ganhou do Packers nos playoffs por 51 a 45 em um dos melhores jogos de playoffs de todos os tempos e com uma das melhores atuações de um QB em uma partida em todos os tempos. Infelizmente esse time não aguentou a rodada seguinte, e Kurt Warner decidiu se aposentar. O Cardinals também perdeu vários titulares, especialmente na defesa, mas o que mais fez falta foi o QB. O time tentou o veterano Derek Anderson, tentou calouros como Max Hall ou John Skelton, mas foi tudo um fiasco e o time foi uma desgraça completa. O time então chegou à decisão (Absolutamente genial) de que precisava de um QB, e eu comentei do interessante dilema do Cardinals quando analisei o Draft da NFC West, disse que o time teve a chance de pegar um bom QB mas preferiu pegar o melhor jogador disponível e apostar na Free Agency para conseguir seu QB. É um risco, claro, mas um risco calculado: O Kevin Kolb queria jogar em Arizona desde antes do lockout, o Cardinals estava interessado e parecia mais uma questão de acertar os valores com o Eagles do que outra coisa. Mesmo sem o Kolb, o time ainda era atraente para os QBs do mercado, o time apostou que sairia pelo menos com um. No final, como podemos ver, a confiança do time não era infundada, já que o Kolb realmente foi pra lá. Mas será que o Kolb realmente é o salvador da pátria?

Eu acho engraçado que o Kevin Kolb, que passou a ser visto como a solução a longo prazo para times em busca de um QB, recebeu esse 'título' tendo jogado apenas sete (!!) jogos como titulares em toda a sua vida (E mais alguns quebrados que ele entrou na metade, mas nesses sete que ele começou saiu na metade de dois)! Tudo bem, ele teve boas partidas entre elas, tem um bom braço e é habilidoso de forma geral, mas ele também teve partidas medianas mesmo contando com um execlente corpo de WRs. Ele é bom, jogou bem em jogos razoavelmente difíceis e pode ser um titular consistente na NFL, mas basear toda a premissa de 'grande QB do futuro' ou "novo Aaron Rodgers" em um jogador que jogou apenas sete partidas na vida de titular é um grande exagero! Teve boas partidas, outras nem tanto. E de repente ele aparece como um grande QB jovem disperdiçado no banco do Eagles que vai ser a solução pra uma franquia que apresenta problemas em quase todas as suas áreas. Algo não parece um pouco estranho?

Eu não questiono a necessidade do time por um QB. Eles precisam de alguem pra jogar com o Larry Fitzgerald e um QB jovem (Kolb tem só 26 anos) pode ser exatamente a peça que eles precisavam pra voltarem a ser relevantes. O Kolb teve bons jogos e tem talento, inquestionável, com um grande WR talvez ele nem precise ser um Rodgers da vida para dar certo por lá. Mas eu acho que colocar tanta confiança em um QB que ainda não se provou na Liga, tem pouca experiência é arriscado demais. Além disso, o preço foi altíssimo. Um dos melhores CBs da Liga E uma escolha de segunda rodada por ele? Eu não pagaria. Pra mim o Kolb poderia até valer uma escolha de primeira rodada, mas um jogador (Dominique Rodgers-Cromartie) que vale sozinho mais do que uma escolha de primeira rodada e MAIS uma escolha de segunda? A contratação do Kolb foi inteligente, a leitura da situação foi perfeita (e obvia), mas talvez tenham pago um pouco demais para um jogador que tem muito pouco provado. Foi de certa forma um grande risco a um preço muito alto que o time assumiu. Além disso, o time tem um problema que não tinha no passado. O único WR acima da média que tem no time é o Fitz (BEM acima da média, mas vocês entenderam), o Anquan Boldin e o Steve Breaston saíram e o time vai ter que contar com o Early Doucet realmente jogando bem, o que é muito mais fácil fazer com o Kurt Warner de QB. O movimento do time foi sem dúvida na direção certa - eu acho até que o Kolb era a melhor opção pro time mesmo - mas o time está colocando esperança e pressão demais nas costas do Kolb, que veio a um preço mais alto do que ele vale por enquanto.

E enquanto o Cardinals está com um corpo de recebedores destruido e rezando para o Beanie Wells resolver o problema dos RBs pra aliviar a barra, mas pelo menos conseguiu um QB talentoso e jovem, o Seahawks fez o caminho oposto. O time ganhou a divisão ano passado porque o Matt Hasselback ganhou jogos importantes e, sinceramente, porque o resto da divisão era horrível. A grande surpresa da temporada foi que o time ainda ganhou do Saints nos playoffs, com atuação vintage do Hasselback e uma corrida épica do Marshawn Lynch, mas ficou claro no jogo seguinte que aquilo realmente não deveria ter acontecido. O time era muito fraco no geral, a defesa era razoavel mas nada demais, e o grupo de WRs do time era um absurdo de ruim (tirando talvez o Mike Williams, que machucou). Nessa Free Agency, então, o time gastou as calças para trazer bons alvos para seu QB. Trouxe dois dos recebedores mais importantes da Free Agency, o Sidney Rice (que ganhou um contrato milhonário graças a um excelente ano recebendo bombas do Brett Favre) e o Zach Miller. O Rice foi o WR que, quando o Favre foi pra Minnesota, foi o principal alvo dele, fez o diabo e teve uma temporada absolutamente espetacular. Em 2010 ele machucou e não jogou, mas as lembranças de 2009 garantiram a ele um gordo cheque. O Miller é um dos melhores TEs recebendo da Liga, mas como joga no Raiders ninguém lembra dele e nem ele tem um QB que preste pra lançar pra ele. São dois jogadores de alto nível, excelentes recebedores que dariam um upgrade ao ataque aéreo do time imediatamente.

O Seahawks adicionou dois grandes recebedores mas, em troca, perdeu o Matt Hasselback. Tudo bem, o Hasselback ta velho e lesionado, por isso eu comentei no link alí de cima que esperava ver o time gastando a sua escolha numero 25 da primeira rodada em um QB como Ryan Mallett, Andy Dalton ou Colin Kaepernick, um QB que fosse promissor mas que precisasse passar um ou dois anos treinando sob um veterano. Aí renovava com o Hasselback, que ama Seattle, pra ficar dois anos na frente do calouro, e quando o calouro estivesse pronto você colocava ele com suas boas armas ofensivas pra jogar. Básico projeto de reconstrução, mas o Seattle não fez isso: Trouxe suas grandes armas, trouxe um bom jogador de linha ofensiva (Robert Gallery) pra reforçar ainda mais o ataque, mas ao invés de pegar um bom QB jovem para desenvolver com calma à sombra do velho mas ainda bom Hasselback, o time deixou o Hasselback ir embora (nem tentou segurá-lo) não para buscar um QB jovem como Kolb, não para draftar alguém, e sim pra ir buscar o Tarvaris Jackson no Vikings!! O Tarvaris Jackson não é bem velho, tem 28 anos, mas ele simplesmente não é bom! Ele é móvel, sai bem do pocket, mas ele toma decisões ruins, não improvisa bem e sua precisão é muito abaixo da média. Ele não é horroroso, mas não é bom o suficiente pra nenhuma Franquia se comprometer com ele como o QB nº1 e encher o elenco de recebedores talentosos e caros para dar opções para ele. É como contratar um excelente atacante sem ninguém capaz de levar a bola pro ataque.

Alguém pode até argumentar que o time está estruturando seu corpo de recebedores para o futuro, para pegar um QB nas próximas temporadas via Draft ou troca. Mas se era pra fazer isso, pegassem logo nesse Draft, cacete! Eles adoraram o Mallett e não tentaram pegar o dito cujo, só posso imaginar que eles acreditaram que pegariam alguem bom na Free Agency, mesmo sabendo que o unico jogador realmente interessante para eles estava namorando com o Cardinals, sem falar que o Hasselback ainda era melhor do que qualquer outro QB disponível. Não consigo entender o raciocinio do time, o melhor que eles tinham a fazer era justamente pegar um QB no Draft. Talvez a ideia seja pegar um QB na boa classe de 2012, mas isso é um grande risco. Existe times piores que o Hawks pra conseguir os melhores jogadores. Ou seja, leitura totalmente errada da situação, talvez no medio prazo traga algum benefício mas não vejo um beneficio real nessas decisões.

Nessa divisão, o Rams continua no caminho certo, o Niners ainda está tentando descobrir em que caminho está. O Cardinals, me arrisco a dizer, está no caminho certo, embora tenha pago um preço exagerado pra isso. E o Seahawks está mais perdido do que qualquer outro time, e nessa divisão, isso quer dizer muita coisa...

2 comentários:

  1. Sério, nas minhas contas o Kolb só tinha custado o DRC. Puta merda, se fosse pra dar o DRC, que trouxessem logo o Michael Vick! Acho que o Kolb vai sofrer o diabo no Arizona. E o Arizona vai sofrer o diabo nas mãos do Kolb. Pelo menos, pegaram o monstro do Patrick Peterson. Talvez, TALVEZ o DRC não faça tanta falta. Mas ter um receiver enfrentando o Cromartie e o outro pegando o Peterson ia ser de arrepiar.

    ResponderExcluir
  2. Meu problema com o Kolb é que de repente ele passou de reserva decente a salvador da pátria. Tão colocando expectativa demais em cima dele, e pagar o que pagaram só prova isso. Mas acho que o Kolb vai se dar bem no Arizona SE o jogo terrestre conseguir tirar um peso das costas dele.

    O Peterson é bom, mas ele e o DRC fariam uma dupla sensacional, não muda o fato de que o DRC foi um preço bem alto a se pagar.

    ResponderExcluir