Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Um apanhado do resto da Free Agency

Vontae Leach pode ser gordo, mas a conta bancária dele é muuuito mais



Sinto muito pela demora em postar, as coisas estão corridas e os textos infelizmente não estão saindo com a rapidez que a gente queria. Mas pelo menos a gente continua por aqui quando conseguimos, não desistam da gente!

Desde o final do lockout da NFL (ou melhor, desde que eu voltei de viagem), a gente já falou de muitas coisas. Analisamos o Draft dos 32 times da Liga por divisão, comentamos sobre as diferenças entre os lockouts da NFL e da NBA e dissemos porque o da NBA não deve ser resolvido tão cedo. Também falamos muito da Free Agency, comentamos sobre como o Eagles montou um excelente time, dissemos que o Patriots, melhor time da NFL, apostou em veteranos com algum risco mas com alta recompensa em caso de sucesso para complementar os jovens jogadores do time e tentar cobrir suas falhas. Comentamos a contratação de seis Free Agents em dois posts separados (Parte I e Parte II) e também falamos dos caminhos opostos tomados por Seahawks e Cardinals, esse último acompanhado de uma análise da famosa troca pelo Kevin Kolb. Agora ficamos apenas com contratações menores, jogadas de menor importância sobre as quais que eu não acho que valha a pena ficar falando muito ou dedicando posts inteiros a elas. Por isso, esse post vai ser pra falar rapidamente (juro, vai ser curto!) de alguns times que até podem ser citados de passagem, mas não merecem mais do que isso. Felizmente esse período complicado por aqui coincide com o período antes da NFL e sem NBA, então é realmente uma época meio parada (Eu sei que tem pré-temporada, mas a pré-temporada é pros técnicos observarem seus times e seus jogadores, tem muito pouca coisa que realmente se pode extrair desses jogos). Mais pra frente vamos voltar com algumas novidades, temos programado um especial pro Blog, o Celo pediu pra falar do Pré-Olimpico de basquete e quando chegar a NFL devemos voltar a intensificar a coisa por aqui. Mas por enquanto, fiquem com...


Os que tem motivos para comemorar

Baltimore Ravens
O Ravens ainda tem vários problemas - falta um RT, já que o time não queria mais o Jared Gaither - e a principal chance do Ravens ser campeão depende do Joe Flacco aumentar o nível do seu jogo, especialmente nos playoffs. Ou seja, o Ravens vai precisar dar esse salto de dentro pra fora. Ainda assim, o Ravens teve um sucesso moderado nessa Offseason: Reassinou seu Free Agent mais importante no Chris Carr, trouxe de volta Free Agents relativamente importantes em Tom Zbikowski Marshall Yanda e Bernard Pollack, e assinaram dois Free Agents interessantes no Ricky Williams, pra ser o reserva do Ray Rice, e principalmente no Vontae Leach (que vai ganhar um contrato kajilhonário). O Leach foi o melhor FB da Liga em 2010 e uma das causas da temporada absurda do Arian Foster, e agora vai ocupar a função que já foi do Lorenzo Neal nesse ataque de Baltimore, o que vai ajudar a intenção do técnico de jogar mais pelo chão com o Rice. Uma adição cara, mas extremamente valiosa.

O time também perdeu alguns alvos que já foram importantes - Derrick Mason, Todd Heap - mas nenhum deles realmente estava contribuindo muito. Esse é um time que deveria ter ido atrás do Steve Breaston, mas conseguiu o Lee Evans do Bills no final das contas, via troca. Pra quem não lembra - todo mundo que não tinha ele no Fantasy - ele foi o WR do Bills que teve três TDs numa única partida em 2010 contra esse mesmo Ravens. Ele nunca deu muito certo em Buffalo (também, quem conseguiria?) mas tem a chance de dar um rebound na carreira e ajudar um veterano Anquan Boldin (Sem falar que o time pegou o Torrey Smith no Draft). O Breaston seria melhor do que ele, mas já é melhor do que o Mason atualmente. O Heap não vai fazer tanta falta, agora os TEs mais jovens do elenco como Ed Dickson e Denis Pitta vão poder tomar conta - como já deveriam ter feito ano passado.


Kansas City Chiefs
Vai ser difícil o Chiefs repetir a temporada 2010 que teve, o time talvez tenha chegado mais longe do que deveria. Mas não foi por isso que o time deixou de trazer jogadores importantes, ambos citados no time acima: Jared Gaither e Steve Breaston, além do LeRon McClain. O Chiefs sabe que chegou mais longe do que deveria, mas também sabe que a divisão tem como melhor time os pouco-confiáveis Chargers e que uma vaga pode acabar sobrando pro time. Por isso foi atrás de jogadores que fossem adicionar ao time, especialmente ao ataque. Gaither é problemático mas é um bom OT, e não só ele protege o QB bem como também é forte no jogo terrestre. A grande força do Chiefs foi a dupla de RBs e adicionar um bom RT e um dos melhores FBs da Liga só vai adicionar a essa força. E mesmo deixando claro que a intenção do time é continuar levando o ataque nas costas do jogo terrestre, o time teve o bom senso de pegar um excelente WR pra fazer par com o Dwayne Bowe. O Matt Cassell tem se desenvolvido num bom QB, mas com um alvo só esse ataque fica extremamente dependente do jogo terrestre. Um outro bom alvo - aliado ao promissor Tony Moeaki e ao excelente grupo de RBs - já vai fazer maravilhas pelo ataque aéreo do Chiefs. E acreditem, o time precisa disso.


Carolina Panthers
Não, vocês não estão sonhando, o Carolina Panthers se deu bem nessa Free Agency. Eu já bati aqui na tecla de que o Panthers não é um time tão ruim como pareceu em 2010, o time só teve muitos problemas e tem fraqueza demais em áreas chaves (leia-se QB). O time tem um núcleo muito jovem e talentoso, e o Panthers fez o excelente trabalho (que muitas vezes passa batido) de segurar esse núcleo jovem: Renovou com o ótimo DE Charles Johnson, trouxe de volta o DeAngelo Williams e assinou um contrato longo com o sensacional LB Jon Beason. Segurou jogadores menores (James Anderson é um bom jogador e liderou o time em tackles em 2010) e trouxe alguns bons FAs (Ron Edwards, Jeremy Shockey antes do lockout e especialmente o bom TE Greg Olsen), mas o que realmente fez o Panthers se destacar foi a forma como manteve os jogadores talentosos que formam o núcleo do time para o futuro - Para uma franquia em reconstrução, isso é de extrema importancia.


Os que ainda não sabem se ganharam ou perderam

San Francisco 49ers
É difícil um time que não sabe muito bem que caminho tomar (E nem em que caminho está) conseguir acertar nesses momentos complicados, como uma Free Agency totalmente maluca que nem essa. Acho que a unica certeza do Niners agora é que eles finalmente conseguiram um bom técnico pra começar a recolocar o time no caminho certo. O Niners apostou no Draft e no bom núcleo que o time conseguiu pra ir pra frente. Mas isso não quer dizer que o time não tenha conseguido bons jogadores. O time resolveu uma das maiores carências que tinha ao trazer o Center Pro Bowler Jonathan Goodwin do Saints (Pra quem não lembra, o 49ers perdeu dois jogos porque o C antigo cometeu dois touchbacks fazendo snaps por cima da cabeça do QB), adicionou um bom WR no Braylon Edwards pra melhorar o estagnado ataque aéreo do time e reforçou em muito sua secundária (Outra área carente) com o CB Carlos Rodgers e os Safetys Madieu Williams e Donte Whitner.

Mas por outro lado, o time viu a principal força da sua equipe - a defesa - perder QUATRO titulares: O CB Nate Clements, os LBs Takeo Spikes e Manny Lawson e o NT Aubrayo Franklin. Enquanto o Spikes e o Lawson não devem fazer tanta falta (O time tem substituto pro primeiro e o Lawson era muito problemático em relação ao que produzia), o Clements e especialmente o Franklin vão fazer muita falta. O Clements teve um 2010 fraco mas ainda era o melhor CB do time, e o Rodgers jogaria melhor do lado oposto a ele ao invés de jogar com o Shawnte Spencer (que joga melhor de nickel). O time reforçou muito bem o ataque e adicionou profundidade à secundária, mas perdeu muitos jogadores da sua defesa e, talvez, o segundo jogador mais importante dela no Franklin. Dependendo de como o 49ers repuser esses jogadores, a Free Agency pode ter sido boa ou ruim pro time.


Jacksonville Jaguars
O time Draftou muito bem e tem um grupo muito jovem e promissor pra acompanhar o calouro Blaine Gabbert. O time está conseguindo manter esse grupo - perdeu o Mike Sims-Walker, mas acho que ninguém por lá está infeliz de vê-lo pelas costas - e tratou de ir atrás de alguns jogadores jovens que ficaram livres graças ao novo CBA - ou seja, jogadores de quartas ou quintas temporadas, normalmente Free Agents restritos. Nesses caso foram o SS Dawan Landry, o ILB Paul Posluszny e o OLB Clint Sessions (Landry está indo pra sexta temporada, os outros indo pra quinta). Todos são jogadores com talento, que tiveram boas temporadas e eram titulares em times de playoffs (Tirando o Paul, que jogava no Bills). Sem dúvida o Jaguars reforçou seu elenco e adicionou ainda mais valor ao seu grupo. O problema aqui é que como o Jaguars não é exatamente o time mais atraente do mundo, eles acabaram pagando para esses jogadores contratos enormes, muito acima do que eles deveriam ganhar. Todos são bons jogadores, já disse, mas nenhum deles está entre os melhores da posição e estão ganhando como se fossem. Pra um time que daqui a pouco vai ter que começar a reassinar seus Free Agents e contratar os jogadores para fechar o elenco, essa manobra salarial ousada pode voltar pra assombrar daqui a uns anos.


Os times que saíram perdendo, seja mais ou seja menos


Chicago Bears
O Chicago Bears foi o rei dos times overachieving na temporada 2010, chegando até a final de conferência onde perderam para o Packers. O time não era ruim, era até bom, mas nem de longe tão bom assim. Um QB talentoso mas nem um pouco confiável, um grupo de WRs muito jovem, imaturo, com características repetidas, uma secundária questionável e uma linha ofensiva muito fraca acabaram sendo levadas nas costas por uma excelente defesa e uma linha de frente absolutamente sensacional (além de um ótimo ano do Matt Forte). O Bears precisava fazer as coisas bem feitas nessa offseason pra sonhar com uma final de conferência de novo, mas o time fez quase tudo errado.

Primeiro de tudo, deixou o seu melhor jogador da linha ofensiva, o Center Ex-Pro Bowl Olin Kreutz ir embora na Free Agency porque o time estava gastando demais e queria pagar menos por ele, e dai substituiu por outro C muito mais fraco que vai custar 500 mil a menos apenas. Depois não reassinou seu WR mais promissor (Devin Aromashodu) e trocou seu melhor recebedor (Greg Olsen) para pegar em troca Roy Williams e Marion Barber (Sem falar que o time apostou no Vernon Goldshon, um dos piores top10 draft picks dos últimos anos). Ou seja, o time acabou ficando sem NENHUM recebedor acima da média pra jogar com um QB não-confiável, enfraqueceu a já horrível linha defensiva e está contando com Roy Williams (que nos últimos dois anos jogou num ataque bem melhor e mesmo assim não fez nada) e Marion Barber (Um RB explosivo e forte que perdeu boa parte da sua força e explosão e que, embora ainda possa funcionar com um RB de curtas distâncias, está jogando no time com o ginásio de PIOR GRAMADO para esse tipo de jogada) pra se recuperar. Qual a chance disso dar certo?


New York Giants
O Giants, que joga na divisão do chamativo Eagles, está comemorando o fato de não chamar atenção da imprensa e estar, nas próprias palavras do elenco, "flying under the radar" (Tradução livre "Voando sob o radar", quando um time está indo bem mas sem chamar atenção). O time teve um Draft que eu gostei muito, tem um bom elenco, uma boa defesa e um time bem montado. Tem alguns problemas de consistência e atitude, mas o elenco é bom. Mas o Giants saiu da Free Agent sem nenhum reforço de peso (Mas com aquele famoso C do 49ers, o David Bass, que fez os dois snaps por cima do QB) e ainda perdeu dois dos seus alvos mais importantes, o líder em recepções Steve Smith e a válvula de escape Kevin Boss, sem adicionar nenhum recebedor melhor que o Michael Clayton. Pra um time que tinha um ataque funcional, mas sem ser ótimo, perder dois jogadores tão importantes assim faz uma grande diferença. Talvez o Giants não tenha tanto a comemorar assim.


Minnesota Vikings
Não vou nem comentar o fato do time ter perdido o Sidney Rice. Mas pense no seguinte: O Vikings acabou de ficar sete anos mais novo na posição de QB contratando um cara de 34 anos. Isso é tudo, Meritíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário