Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Preview - National League Divisional Series

Segunda parte do preview das semifinais de conferência (Divisional Series) da MLB. Logo abaixo está a ALDS, e agora vamos para a NLDS. As mesmas regras de noite passada continuam valendo - quando o post começar pra valer, qualquer menção ao Red Sox será varrida da minha mente (A única forma que eu achei pra superar sem recorrer ao álcool foi ler TODOS os posts do Bill Simmons sobre a lendária série de playoffs contra o Yankees em 2004 - Sim, aquela que o Red Sox virou depois de estar perdendo a série por 3 a 0 com o Yankees ganhando de 4 a 3 na nona entrada do jogo quatro e Mariano Rivera no montinho. Sim, a série na qual o Big Papi sozinho assassinou o Yankees em dois jogos seguidos. Sim, a série da meia ensangrentada do Curt Schilling. Sim, a série do Grand Slam do Johnny Damon. Sim, a série que o Derek Lowe lançou um one hitter com DOIS DIAS DE DESCANSO em pleno Yankee Stadium. Meu Deus, está fazendo efeito, vamos terminar logo com isso pra eu voltar a ler os posts. Eu juro que essa série ainda vai virar um especial do TM Warning).


Homens de verdade rebatem só com o cabo do bastão!

Arizona Diamondbacks at Milwaukee Brewers
Jogo 1: 01/10 (Sábado), 15:00 -Ian Kennedy (21-4) vs Yovanni Gallardo (17-10)
Pra variar, mais uma série equilibradíssima nesses playoffs. Esses playoffs podem ser os mais disputados dos últimos anos, nenhuma das séries tem um franco favorito. Ainda assim, Diamondbacks e Brewers seguiram um caminho diferente até aqui.

O Diamondbacks foi uma grande surpresa no começo da temporada, se aproveitou da lesão do Buster Posey e tomou a dianteira da NL West, na frente do então campeão Giants. Mas não demorou muito tempo pra todo mundo olhar pra esse time e entender o que não era tão óbvio - Esse time não é um cavalo paraguaio!! O Diamondbacks montou nos últimos anos um núcleo muito jovem, trocou seus principais jogadores por prospects e deixou seu time quieto, perdendo porque sabia que com o tempo aqueles jovens talentos iriam maturar e o time voltaria a ser relevante.E agora estamos jogadores que vieram como prospects por trocas (Ian Kennedy, Daniel Gibson, os dois melhoers pitchers do time), um astro criado no time candidatíssimo a MVP (Justin Upton, irmão do BJ Upton do Rays... E não, ele não é meu MVP da NL. Mas o MVP está nessa série.) e mais um sem-números de jogadores recém promovidos que estão tendo um começo espetacular de carreira (E sim, eu estou pensando no Paul Goldschmidt nessa) misturado a alguns jogadores revitalizados (Miguel Montero está sendo o melhor C ofensivo de toda a temporada, e ele tem apenas 28 anos!!). Ninguém esperava que tudo caisse no lugar certo para o Diamondbacks tão cedo. Hell, nem eles mesmos esperavam isso. Mas o fato é que quando começou, não parou mais - o time está empolgado, tem bons jogadores, não tem muito a perder (o que os torna mais perigosos) e tem muito futuro porque os principais jogadores tem todos menos de 28 anos!


Ainda assim, o time sofreu um pouco com consistência ao longo da temporada, o que aliás é extremamente normal para um time tão jovem e que joga junto tem tão pouco tempo. O time tem vários jogadores explosivos e rebate muitos Home Runs. O time também tem jogadores velozes (como o próprio Upton) e pode jogar com sua velocidade em alguns momentos contra defesas mais pesadas. Mas isso acontece as vezes. Várias vezes eu assisti a um jogo do D-Backs esperando Home Runs e o time não conseguiu colocar dois hits juntos. Outras Upton, Montero e Goldschmidt iam para o outro lado do muro. Essa incapacidade de manter o ritmo pode ser fatal para o time, mas pra mim é apenas o menor dos três problemas do time. O segundo e mais óbvio é que por ser um time muito jovem, ele nunca enfrentou uma série de playoffs. Jogo de playoffs é totalmente diferente: Cada arremesso vale mais, a torcida tem um papel muito mais importante e o clima é diferente como um todo. Jogar nos playoffs depende de experiência, e o D-Backs está tendo seu primeiro gostinho dos playoffs só agora. O Brewers é um time mais rodado e tem a vantagem da experiência do seu lado.


Por fim, tem a questão dos arremessadores. O D-Backs tem o melhor arremessador da série no Ian Kennedy e o Daniel Gibson pode ser muito bem o segundo melhor da série. No entanto, o grupo de titulares de Arizona não tem muita profundidade - atrás desses dois, não tem nenhum jogador confiável para jogar contra o potente ataque do Brewers. O fato do Kennedy ser o melhor pitcher é bom, mas não trás uma vantagem tão grande - ele e o Gibson formam uma dupla melhor do que Yovanni Gallardo e Zack Greinke, mas a diferença no talento não é tão grande a ponto de compensar a diferença entre os dois ataques. O ataque do Brewers é mais consistente que o do D-Backs, e a dupla de trás da rotação do Brewers é muito melhor que a do D-Backs.


O Brewers, ao contrário do D-Backs, era a grande aposta para surgir essa temporada rumo aos playoffs. O time tinha um bom ataque, bons pitchers e melhorou seu bullpen antes da trade deadline. Tudo isso foi carregado para essa série, com alguma folga desde o meio da temporada. Além disso, o Brewers tem o MVP da NL a meu ver no Prince Fielder. Ele foi a principal causa do Brewers ter ganho mais de 20 jogos em Agosto e ter conseguido gordura o suficiente para não sofrer com os avanços do Cardinals, seus números estão acima de qualquer outro jogador de playoffs (Matt Kemp não está na pós temporada) e ele foi fundamental junto com o Ryan Braun para o Brewers ser tão temido. O problema do Brewers é justamente o excesso de dependência dessa dupla, Fielder e Braun. Os dois são espetaculares, tem bom aproveitamento, sabem rebater com força, batem Home Runs e impulsionam corridas, estão entre os melhores jogadores da Liga e são uma dupla muito temida. O problema é que nos playoffs, você não ganha séries longas com dois jogadores, você precisa de pelo menos cinco - ou de uma rotação espetacular, como foi o caso do Giants em 2010. A rotação titular do time é muito profunda e regular, mas o time não tem um ás. Greinke e Gallardo tiveram um bom ano e devem continuar sólidos nos playoffs, mas o time pode sentir falta de um ás, aquele arremessador que o time recorre quando precisa desesperadamente de uma vitória. De todos os times desses playoffs, só o Brewers e o Rangers não possuem um, sendo que Rays (David Price, James Shields) e Phillies possuem dois.


Os dois times tem falhas, com certeza, e eu duvido que algum deles chegue na final. Mas pra mim a melhor dupla titular do D-Backs não vai ser suficiente pra colocar o time na frente, pelo menos no papel. Quem não garante que o Backs não vai explodir nos playoffs como o Giants fez ano passado? Mas pelo menos pra mim as fraquezas do D-Backs são mais siginficativas que as do Brewers, e por isso eu confio mais nos cervejeiros. Brewers em quatro.

Roy Halladay lançou um Perfect Game e um no-hitter nos
playoffs em 2010. Até que ele é bom. 

Saint Louis Cardinals at Philadelphia Phillies
Jogo 1: 01/10 (Sábado), 18:00 - Kyle Lohse (14-8) vs Roy Halladay (19-6)
O Cardinals foi o Rays da NL, tirando uma absurda vantagem que o Braves tinha no Wild Card na última rodada depois de um mês espetacular de Setembro. Os áses do time funcionaram - Albert Pujols, Chris Carpenter - e diversos Role Players do time começaram a acertar suas bolas (Rafael Furcal, Yadier Molina, David Freese) e de repente tudo começou a cair no lugar. Kyle Lohse, Edwin Jackson, Jaime Garcia e Jake Westbrook começaram a jogar com mais confiança, sabendo que o ataque lhes estava cobrindo. O time começou a ganhar, começou a acreditar, e o time de Atlanta - especialmente seu bullpen, sólido durante toda a temporada - não aguentou a pressão. E o Cardinals chega na pós temporada embalado, com o melhor rebatedor do jogo em talvez sua última temporada pelo Cardinals (For the record, espero que não seja. Pujols tem que ficar em Saint Louis, é onde ele pertence), um ataque que finalmente encontrou as reservas que tinham mas não usaram durante toda a temporada e está confiante porque sabe que pode vencer qualquer time na Liga. Recentemente, o Cards venceu dois de três do Phillies na Philadelphia justamente contra o Roy Halladay. Eles sabem que se existe um time embalado na NL, são eles. O Phillies está em modo de hibernação faz algum tempo (Tirando o fato de terem varrido o Braves pra tirá-los dos playoffs), o Brewers bambeou no final da temporada e o D-Backs simplesmente é inconsistente apesar de todo seu talento. O Cardinals não, o Cardinals chega embalado e pronto pra enfrentar quem vier. Nunca se pode relevar o momento dos times nos esportes. Simples assim.

Dito isso, eu quero deixar um ponto bem claro: Eu não acho que exista nenhum time nessa pós-temporada que seja capaz de vencer o Phillies numa série de playoff. O único time que tinha chance de derrotar esse Phillies sofreu um acidente em Setembro. O Phillies é simplesmente bom demais, completo demais. Você pode vencer um grande pitcher numa série de playoff. Você pode vencer Roy Halladay numa série de playoffs. Você pode vencer Cliff Lee numa série de playoffs. O Giants venceu os dois, primeiro Halladay e depois Lee, no caminho para a World Series. Ter um ás desse nível numa série é uma vantagem importante, mas não quer dizer que você não possa vencer a série como um todo. Vencer Lee é possível. Vencer Halladay é possível. Mas infelizmente, vencer Lee E Halladay ao mesmo tempo talvez seja uma tarefa impossível. O Phillies tem uma das melhores rotações de todos os tempos. Roy Halladay é o melhor pitcher da MLB (Desculpe, Justin Verlander, sua temporada foi melhor, mas precisa jogar bem nos playoffs pra mostrar que está nesse nível. Halladay é o cara que mandou um no-hitter nos playoffs do ano passado) e Lee é um dos melhores da história da pós temporada (Até a World Series do ano passado, Lee NUNCA tinha perdido um jogo de playoffs). Se você passar por eles, ainda vai enfrentar Cole Hammels e Roy Oswalt. O quinto homem dessa rotação - QUINTO - que provavelmente não vai começar jogando nos playoffs terminou com 11 vitórias e 1 derrota!!! Sinto muito, MLB, mas a rotação do Phillies é de outro mundo.

Mas além disso, o time tem ataque, especialmente depois da brilhante troca do time pelo Hunter Pence. O time trouxe um rebatedo destro pra colocar no meio dos canhotos da sua lineup, um dos melhores Right Fielders defensivos da Liga e um jogador que sabe jogar todas as facetas desse jogo - rebater Home Runs, rebater por contato, roubar bases, chamar walks, trabalhar contagens... Ele é um dos jogadores mais inteligentes e caiu como uma luva nessa lineup. Pra mim o ponto fraco do Phillies era seu ataque, que dependia demais de canhotos e só tinha um ou dois rebatedores realmente confiáveis na rotação. Sozinha, a adição do Hunter Pence resolveu esses problemas. Aquelas 102 vitórias não foram por acaso - esse é o melhor time da MLB no momento.

Então é, o Phillies vai ganhar essa série. Tem uma rotação titular história, um sólido bullpen e um forte ataque. Pra piorar, o ás do Cardinals - Carpenter - jogou o último jogo da temporada regular e só deve jogar o jogo quatro da série (caso ele ocorra). Os demais titulares do Cardinals são bons e tem jogado muito bem, em especial Jackson, mas nenhum deles tem cacife para bater de frente com Halladay e Lee. Carpenter poderia dar mais esperanças ao time eventualmente (lembrando que o verdadeiro ás do time, o Adam Wainwright, perdeu toda a temporada por causa de uma cirurgia), mas com ele só num eventual jogo quatro fica muito difícil. Até acredito que Pujols leve um jogo para casa, mas não mais do que isso. Estou me mordendo para chamar a vitória do Phillies em três jogos, mas não vou. Phillies em quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário