Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Albert Pujols e minha torcida para o Saint Louis Cardinals

Só para lembrar que esse post foi escrito ANTES do jogo 5 entre Phillies e Cardinals


Pujols sente a bola batendo nele por trás


Confesso que, antes dos playoffs começarem, eu estava torcendo pelo Phillies. Não que fosse meu time favorito (Torço para o Red Sox e na NL gosto do Giants), mas eu achava que eles mereciam mais do que ninguém (tirando talvez o Tigers), além do fato de eu adorar a rotação titular do time, em especial o Roy Halladay. Além disso, é o time com mais chances de evitar um título do Yankees, e eu realmente não quero eles ganhando. Mas agora que a série está empatada e indo 2 a 2 para um jogo 5 decisivo, eu realmente quero que o Cardinals ganhe e avançe para as Finais. Porque? Simples: Albert Pujols.


Pujols é talvez o melhor jogador de baseball que eu vá ver na vida - com certeza é o melhor rebatedor que eu já vi até hoje. Eu talvez seja antiquado, nessa época onde superestrelas parecem escolher onde querem jogar (Estou olhando pra você, Carmelo Anthony. Pra você também, Lebron James) por achar que ainda possa existir identidade entre um jogador e uma franquia. Isso não existe mais no futebol, por exemplo - perguntem ao Cristiano Ronaldo. E eu não gosto de ver essa tendência acabando. Eu gosto da ideia de um jogador fazer sua carreira associado a um único clube. Não é obrigatório ou mesmo algo "decente", é simplesmente algo que eu acho bacana quando vejo. Pra mim, um craque como Pujols - que começou sua carreira pelo Cardinals, fez sua história por lá, está associado à franquia e até ganhou um título com o Cardinals - deveria continuar com o Cardinals até pelo menos o crepúsculo da sua carreira (quando não da pra culpar o time e o jogador de partirem caminhos que seriam mais benéficos para ambos). Existem trocentas situações onde não da pra sequer culpar o jogador, quando a franquia claramente está estacionada e comendo os grandes anos da carreira de um atleta (Alguém pensou no Kevin Garnett aqui, mesmo o KG nunca tendo pedido uma troca?), mas o Cardinals é um excelente time, que vai brigar por algum tempo por títulos com uma excelente base - fixa em Pujols - e com fãs que são totalmente devotados ao time e que reverenciam Pujols. Porque ele sairia? Por dinheiro?

As conversas para renovar contrato entre Pujols e o Cardinals esfriaram em 2010 quando Pujols pediu um salário absurdo, que acabaria com a capacidade do Cardinals de manter o time competitivo. Infelizmente isso acontece na NFL, e times sem um mercado grande como New York não conseguem gerar receita o suficiente pra competir com os grandes (vejam o caso do Brewers, por exemplo, que reassinou Ryan Braun a preço de ouro mas não tem como reassinar Prince Fielder agora sem destruir suas finanças). Não sei se algum dos lados tem razão, e isso nem é o caso. Mas o fato é, Pujols ainda não decidiu o que fazer da vida. E eu queria que o melhor rebatedor que eu vi jogar até hoje continuasse no time onde ele construiu sua carreira e sua história. Uma troca de time não seria uma "mancha" na sua carreira, eu simplesmente prefiro ver jogadores e times construindo uma identidade. Por mais que eu entedesse perfeitamente o motivo que levou o Red Sox e Pedro Martinez (pra mim um dos cinco melhores pitchers de todos os tempos) a separarem seus caminhos após o título de 2004 (Pedro Martinez queria dar os toques finais na sua carreira de Hall da Fama e ganhar o máximo possível de dinheiro antes da sua aposentadoria, enquanto o Red Sox não queria dar um contrato longo pra um pitcher em decadência com problemas nas costas), eu fiquei muito triste de não ver o Martinez terminar sua carreira no Red Sox. Pra mim, ele sempre estará associado ao Boston, mas pra mim faltou ver aquele jogo de despedida para Pedro no Fenway Park, sabendo que era o seu último jogo pelo time que fez dele o que ele foi - e o time que ele fez voltar a ser relevante na Liga.

O que não necessariamente implica que o jogador em questão tenha sido draftado e formado por esse time. Pedro não começou sua carreira no Red Sox, mas foi o time com o qual ele criou a maior identidade, com o qual ele pra sempre vai estar associado quando lembrarmos da sua magnífica carreira, dos lendários anos de 1999 e 2000, do seu 17 K one-hitter em pleno Yankee Stadium contra um time no meio de quatro títulos seguidos. Curt Schilling não foi draftado pelo Sox, não foi formado pelo Sox, o grosso da sua carreira foi no Phillies e possivelmente os melhores anos ele passou no Diamondbacks, na verdade ele só foi jogar no Sox no finalzinho da sua carreira, mas aqueles quatro anos de 2004 a 2007 que ele passou no Red Sox foram o suficiente pra ele criar uma identificação com a torcida que ele nunca teve com nenhuma outra. O título de 2004 pra sair da fila de 86 anos - com um Schilling de 37 anos como o astro - , sua raça pra jogar os playoffs de 2004 com tendão rompido simplesmente porque ele sabia que ELE era o astro daquele time e que sem ele o time não teria nunca ganharia o título, mesmo arriscando todo o final da sua carreira (inclusive pra mim um dos jogos mais impressionantes de todos os tempos em qualquer esporte, o jogo seis da ALCS em 2004 quando o Yankees tinha uma vantagem de 3 a 2 na série e Schilling arremessou SETE entradas com o tendão rompido, o pé sangrando e a meia ensopada de sangue, cedendo apenas uma corrida e virando de vez a série pro Sox simplesmente porque ele sabia que só ELE poderia fazer isso naquele momento), a liderança e a paixão com que ele liderou o Sox aos seus dois títulos recentes... Tudo isso fez o Schilling ser um pitcher mais importante pro Sox do que pra qualquer outro time que ele tenha passado na sua carreira de 20 anos, e eu fiquei genuinamente feliz de ver o Schilling aposentando com a camisa do Red Sox, a camisa com a qual ele sabia que eventualmente seria lembrado, a camisa que tinha mais significado pra ele do que qualquer uma dos outros quatro times que ele jogou na Liga. Aquele jogador era do NOSSO time - a nossa torcida sabia disso.

Então é, pra mim esse tipo de coisa importa. Quando assistimos esportes, querendo ou não, estamos torcendo para uniformes. Criamos relações com os jogadores que vestem essas roupas ou com os que gerencial essas coisas, mas no fundo, o tempo passa e o que fica é a roupa e tudo que vem com ela - história, títulos, etc. Mas isso está relacionado ao time, à camisa, não aos jogadores. O meu outro Boston - o Celtics - provou que, infelizmente, hoje em dia os esportes são um negócio como qualquer outro quando trocou o Kendrick Perkins pelo Jeff Green. A troca até fazia sentido no papel, mas a troca passou por cima de tudo que os jogadores - e os torcedores - do time acreditavam. Perkins foi draftado pelo Celtics, cresceu com o Celtics, fez sua carreira (e mais, sua vida) pelo Celtics, e ele foi trocado sem cerimônia para um time por uma troca que no papel fazia sentido. O que existe de tão apaixonante nos esportes é que ele é composto de dois lados: um lado objetivo (o papel) e um lado subjetivo. A troca fazia sentido no lado objetivo, mas nenhum no lado subjetivo. Ela destruiu tudo que o time do Celtics acreditava - amizade, lealdade, aquele sentimento de apoio que vinha da química entre aqueles cinco jogadores titulares, que acreditavam piamente que nunca seria derrotados juntos (como nunca foram). Por isso ela destruiu a temporada do Celtics. Não só porque ela tirou uma arma do time (a altura, e o garrafão extremamente defensivo), mas porque ela deixou os jogadores e os torcedores quebrados. Perkins tinha uma identificação com o time e com a torcida, e vice versa. Quando ele saiu, isso deixou de fazer sentido, e todo mundo viu que no fundo eles estavam apenas torcendo para a roupa. Não importava se o jogador que cresceu e deu o sangue pelo time estava chorando o dia todo, indo cabisbaixo para longe jogar com pessoas que ele não conhecia - tudo que importava é se o time com a roupa verde estava mais forte. Os outros quatro titulares não sabiam o que fazer sem seu amigo, sabendo que o pivô grandalhão e desengonçado que sempre estivera cuidado das suas costas não estava mais lá. A química do Celtics e tudo que havia de subjetivo naquele time - que fazia ele tão forte - foi pro ralo, e o time NUNCA mais foi o mesmo.

Infelizmente, estamos realmente torcendo para um negócio - para um uniforme. Por isso eu realmente fico feliz quando aparece algum jogador que supera esse tipo de coisa, que realmente cria uma identificação especial com um time ou com uma torcida. Talvez seja porque meu time de futebol tem isso, mas é algo diferente, algo que foge do comum e nos faz voltar a torcer para alguém - se importar com ele, torcer para ele se dar bem individualmente, dentro e fora de quadra, ficamos putos quando alguém fala mal dele. Quando nós realmente encontramos um jogador desses, queremos que sua história e a do time continuem juntas. Isso já foi comum, mas com cada vez mais dinheiro no meio e o esporte virando cada vez mais um negócio, isso está fugindo. Pode ser uma visão antiquada - podem me chamar de velho, eu sei que tenho esse lado - mas eu gosto de ver esses tipos de jogadores. Por isso fiquei arrasado quando vi Pedro indo para o Metz. Por isso fiquei comovido quando vi Schilling encerrar sua carreira no Sox. Por isso fiquei desiludido com os playoffs do Celtics de 2011. Nós torcemos para uniformes, mas nós não queremos isso - queremos herois de carne e osso, que estejam acontecendo nesse momento, para nós vermos com nossos próprios olhos. O Cardinals tem um jogador desses em Pujols - e eu não quero que ele vá embora. Eu não quero que sua relação com o time seja desfeita simplesmente por dinheiro. E é com essa esperança que eu torci para o Cardinals, para que um último título fizesse Pujols ficar no time com o qual ele tem uma identificação maior do que qualquer outro jogador hoje (tirando Derek Jeter e talvez David Ortiz). Alguns jogadores simplesmente cruzam essa barreira, e eles vêm em números cada vez menores ultimamente. Cada um desses jogadores nos levam a um lugar maior como fãs de esportes, independentemente da torcida. E eu quero o máximo possível deles na minha vida.

Talvez isso infelizmente não seja possível. Talvez Pujols pegue uma oferta de 175 milhões de patacas do Angels e deixe Saint Louis pra trás mesmo com um título. Talvez o time de Saint Louis não consiga igualar e caia para um canto obscuro da MLB. Talvez a gente esteja realmente num tempo onde os jogadores escolham seus times por coisas que não tem a ver com torcida, história ou leandade - dinheiro, mídia, etc. O esporte mudou, e a relação dos jogadores - e dos torcedores - com os times vem mudando junto. O esporte é um negócio como outro qualquer. O Celtics nos lembrou disso com Kendrick Perkins. Talvez Pujols nos lembre disso mais uma vez. E por mais que eu odeie isso, talvez não seja algo estranho, e sim algo natural para o esporte nos dias de hoje. Cada vez mais, nós estamos torcendo para uniformes - quer nós gostemos disso ou não.




Palpite para a NLDS extremamente resumido: Cardinals vs Brewers
O Brewers é muito forte em casa, mas o Cardinals está embalado demais. Não vai dar pra segurar. Cardinals em sete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário