Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os times - NFC North

Depois de uma breve pausa na NFL pra falar um pouco de baseball, é hora de terminar de vez esse preview dos times da NFL que já está demorando muito mais do que eu gostaria. Mas tudo bem, porque agora tem minha divisão preferida na NFL, a NFC North. Porque ela é minha divisão preferida? Bem...


Quando o da esquerda foi Draftado, o da direita ainda tinha oito anos

Green Bay Packers (10-6)
... pra começar, eles tem nada menos do que o atual campeão e pra mim o melhor time da NFL no papel!

O Packes é um exemplo de como bom gerenciamento pode manter um time competitivo por anos a fio: Depois de ter por muitos (e muitos mesmo) anos um dos melhores QBs da história da Liga no Brett Favre, o time teve uma chance claríssima de ir pro Super Bowl em 2007, quando o Packers foi o segundo melhor time da NFC e chegou na final de Conferência contra o Giants. Mas Favre foi interceptado na prorrogação e o Packers perdeu. Ao final dessa temporada, o contrato de Favre tinha terminado (E Favre estava com 38 anos), e Favre quis voltar para mais um ano. No entanto, o reserva de Favre, Aaron Rodgers, também estava terminando seu contrato e não queria ser um reserva, deixou bem claro que se fosse para ser reserva do Favre ele não renovaria seu contrato. O Packers então fez a jogada ousada, não renovou com Favre (Mandou-o para o Jets) e entregou todo o seu excelente time (Muita gente esquece isso na hora de citar a incrível ascenção do Rodgers, mas ele entrou num excelente time desde o começo, com um dos melhores corpos de recebedores da Liga e uma defesa extremamente sólida).

O resultado foi muito bom, já que Aaron Rodgers se tornou um dos melhores QBs da NFL e acompanhou uma ótima geração de jogadores (Greg Jennings, Jermichael Finley e mais vários outros jovens astros que apareceram junto com ele) para montar um dos melhores times titulares da Liga. Se o Rodgers já é o melhor QB da Liga é irrelevante (eu acho que não, a vida dele é mais fácil com um ataque recheado de craques, o que Tom Brady e Peyton Manning vinham fazendo com ataques muito mais limitados era mais impressionante), porque o fato é que ele é um excelente jogador, muito novo (28 anos) e que melhora a cada temporada, cada partida, cada snap. Se ele é "beneficiado" por ter um grande ataque ao seu redor, ele tem total controle desse grupo, sabe exatamente como jogar e com quem jogar em cada momento das partidas e torna esse ataque do Packers mil vezes mais perigoso.

Do outro lado, no papel, o time tem uma excelente defesa que vinha sendo uma das melhores nos últimos anos. Clay Matthews é um dos melhores OLBs da Liga, o coordenador defensivo Dom Carpers é um dos meus favoritos da Liga, o time tem uma boa secundária com Tramon Williams, Nick Collins e Charles Woodson, e BJ Raji é um dos melhores Nose Tackles da Liga. No papel, é o melhor time da Liga, um dos melhores ataques e uma das melhores defesas. Digo no papel porque, até aqui, a defesa tem sofrido muito mais do que deveria. Tirando contra o Saints (que tem um excelente ataque) o time sofreu contra os ataques fracos de Carolina, Denver e Chicago, e tem uma das piores defesas da Liga estatisticamente. Pra uma defesa que foi dominante, é um padrão perigoso, até porque é uma unidade que joga junta faz tempo e não passou por grandes mudanças, e portanto foi menos afetada pelo lockout do que defesas de times como Saints ou Texans. Ainda assim, é o time mais perigoso da Liga e, se Rodgers tem espaço ainda pra crescer (e ele tem), esse time ainda vai muito longe.



Tudo que o Suh quer é um abraço

Detroit Lions (6-10)
Além do Packers, a divisão tem meu segundo time favorito da temporada 2011, o Detroit Lions!! Curiosamente, os dois únicos times invictos da Liga jogam nessa divisão, Lions e Packers, jogam na NFC North. Não que eu ache que o Lions seja um candidato ao título dessa temporada - o time ainda é extremamente jovem, inexperiente e ainda precisa de alguns jogadores em posições chave pra ser um time realmente competitivo a longo prazo. No entanto, o Lions tem um elemento fundamental de qualquer time que sonhe em ir longe - atitude.

Depois de anos sendo o saco de pancadas da NFL e até conseguindo passar uma temporada inteira sem vencer nenhum jogo, o Lions mudou totalmente de postura. Não só os excelentes Drafts e Free Agency's do time nos últimos anos trouxe para Detroit um enorme número de jogadores talentosos, o time também trouxe vários líderes para seu vestiário, como os draftados Matthew Stafford e Ndamukong Suh ou os Free Agents Stephen Tulloch e Kyle Vanden Bosch. O time agora sabe que tem talento, e está disposto a ir pra briga com qualquer outro time. Além disso, o time tem o melhor jogador em toda a NFL nessas primeiras semanas no Calvin Johnson, o Megatron, que pegou dois TDs em cada um dos quatro jogos da temporada. Se o QB Matthew Stafford ficar saudável, o time tem um excelente ataque - falta um jogo terrestre consistente e a linha ofensiva tem suas falhas, mas a sintonia entre Stafford e Megatron é digna de prêmio.

Já a defesa conta com o melhor DT da Liga no Ndamukong Suh, um dos melhores jovens Linebackers no Tulloch, alguns veteranos de impacto como Vanden Bosch e ainda tem o bom calouro Nick Fairley pra estrear. A defesa precisa de um outro Safety pra parear com o Louis Delmas e um cornerback mais confiável, mas com uma linha de Suh, Bosch e Fairley o Lions é um time que coloca pressão no QB sem precisar recorrer a blitzes, o que é muito importante. Ainda falta experiência e alguns jogadores, mas o time tem tudo para ir aos playoffs. E se for pode acabar assustando um pouco... Não tem time mais divertido em toda a NFL para acompanhar, excelente mistura de idade, talento e atitude.



Um resumo da Final de Conferência da NFC para o Jay Cutler

Chicago Bears (11-5)
O Chicago Bears ganhou a divisão ano passado e chegou até a final de Conferência, onde perdeu num jogo polêmico para o Packers quando seu QB Jay Cutler saiu de campo com uma lesão leve, atraindo a ira de metade do mundo. Mas o fato é que o Bears deu muita sorte em 2010, qualquer estatística (Pythagorean Theorem, porcentagem de fumbles recuperados, etc) mostrava que o Bears simplesmente ganhou mais jogos do que deveria, principalmente porque recuperou seus fumbles em um ritmo que nenhum time na história da Liga manteve dois anos seguidos (E foi absurdamente acima da média do próprio Bears) e porque o Devin Hester é, digamos, bom. Muito bom. Ok, bom pra cacete.

Não que o Bears seja ruim. O time tem um QB desmiolado mas talentoso no Jay Cutler, um RB de elite no Matt Forte, o melhor retornador da história da NFL no Hester e uma linha de frente na defesa de assustar qualquer time da Liga, liderada por dois montros defensivos no Julius Peppers (DE) e no Brian Urlacher (MLB). O problema é que o time também tem muitos buracos que podem ser explorados por qualquer bom time da NFC: A falta de linha ofensiva (o ritmo de sacks que o time cede é ridiculo, Cutler não vai sobreviver muito mais), uma secundária muito fraca (O pass rush ajuda como pode, mas a secundária não cobre ninguém, até o ex-Pro Bowler Brandon Merryweather foi horroroso contra o Panthers domingo) e a falta de alvos decentes (Tirando o Forte, que é ótimo recebendo passes, o time trocou o seu melhor recebedor, o TE Greg Olsen). O time está fazndo um trabalho muito ruim de explorar seus pontos fortes (Correndo muito pouco com o Forte, não usando o Hester em retornos de kickoffs, etc) e isso está atrapalhando o time. Ainda tem time pra chegar nos playoffs, mas o Bears não é o bicho papão que pareceu ano passado. Segunda que vem contra o Lions em pleno Monday Night vai ser um bom teste.


A única forma de derrubar Adrian Peterson

Minnesota Vikings (6-10)
O Vikings foi um time que começou fazendo tudo certo só pra fazer tudo errado depois. Depois que o Packers mandou Favre embora em 2008, o Vikings trouxe o vovô em 2009 pra ser o líder do seu ataque. Favre teve uma das melhores temporadas da sua carreira e levou o Vikings até a final de Conferência, quando perdeu para o eventual campeão Saints. Aquele time cometeu alguns erros - o principal a meu ver foi tirar a bola em excesso das mãos do Adrian Peterson, o melhor RB da Liga - mas era um time bem montado, bastante completo e que jogou em altíssimo nível. Acreditando em mais uma chance em 2010, trouxe de volta o vovô.

No entanto, essa temporada foi um fiasco. Favre jogou muito mal e sofreu com lesões, Sidney Rice (principal recebedor do time) perdeu o ano quase todo por lesões, a defesa caiu muito de produção e o time fracassou redondamente na busca pelo título. Ai o Vikings teve a brilhante ideia: Vamos Draftar um QB calouro sem um plano B (Plano B que depois virou o Donovan McNabb, que... bem, ta fedendo) que deveria ter sido draftado na segunda rodada com nossa 12ª escolha, ai vamos fingir que ele é a nossa esperança de futuro mesmo sem ter nenhum WR decente, enquanto disperdiçamos os melhores anos da carreira do Adrian Peterson. Isso vai totalmente funcionar!!

Pois é, não ta funcionando. O ataque depende 140% do Peterson e mesmo assim está jogando com ele menos do que deveria, o McNabb não está fazendo nada e daqui a pouco o time vai colocar o calouro Christian Ponder numa fria pra apanhar bastante. A defesa é boa, mas está um pouco velha, não é exatamente o ideal para um projeto de reconstrução. Ao contrário do Packers, esse é um exemplo de uma boa temporada que levou a um mau planejamento nos anos subsequentes, e olha a consequência aparecendo ai... Ou o Ponder é um craque, ou o futuro é negro em Minnesota (ou eles Draftam o Andrew Luck e salvam o futebol americano profissional em Minneapolis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário