Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 6 da NFL

Já que nosso post de pensamentos rápidos foi aprovado pela maioria dos leitores que respondeu à "enquete" no twitter (Ainda aceitamos votos!), voltamos com ele pra semana 6 da NFL. O post realmente impotante e profundo vai ficar pra amanhã, mas ele virá, não se preocupem. Enquanto isso, fiquem com as rapidinhas da semana seis da NFL.


Chris Cooley já está se preparando para a "Era John Beck"

 
Carolina Panthers 17 at 34 Atlanta Falcons
O Falcons conseguiu sair do buraco com uma convincente vitória sobre o Panthers, que pela primeira vez viu Cam Newton tendo um jogo péssimo, não passando para nenhum TD (Correu para um) e sofrendo três interceptações. Aliás, engraçado reparar que por mais que o Cam Newton esteja sendo um calouro sensação, jogando muito bem e fazendo todo mundo pensar "Porque eu não draftei ele no meu time de fantasy?", o Panthers não consegue traduzir isso em vitórias. O jogo terrestre ainda não se encontrou e a defesa está sem seu melhor jogador no MLB Jon Beason, mas o Panthers também tem que contar com o fato de que parte de suas derrotas se devem a jogadas ruins do seu QB. Na verdade, o Panthers conseguiu o que queria: Um Franchise QB (Talento ele tem de sobra, vamos ver se desenvolve), que ainda precisa amadurecer e pegar experiência. Quanto pior o time for agora, melhor será a escolha no próximo Draft. Os maus resultados virão, mas o Panthers não tem que se preocupar com isso por enquanto, ele conseguiu o que queria.

Já o Falcons ganhou de um adversário fraco, em casa, o que não é muita coisa. Se não fosse a lesão do Michael Vick na semana dois, o Falcons estaria 2-4, que nem de longe é um record respeitável, mesmo com um calendário relativamente difícil. A secundária do Falcons (que foi bem) ainda é horrível e o ataque não achou seu ritmo. 



Indianapolis Colts 17 at 27 Cincinnati Bengals
O Bengals foi um time que fez tudo errado (Pegou um QB no desespero mesmo sem a estrutura adequada), mas conseguiu se colocar de volta nos trilhos porque sempre existe um desesperado na NFL, que lhe paga possivelmente duas escolhas de primeira rodada (!!!) por um Quarterback que não estava nem no seu elenco. Agradeçam ao Raiders, torcedores do Bengals (E agradeçam aos céus pela mudança de ideia do Mike Brown. Manter o Carson Palmer na aposentadoria era mais satisfatório porque o QB deu as costas ao time, mas ele não valia nada para o time lá, extremamente mais proveitoso trocar o cara por ativos para seu futuro. Mesmo que não aparecesse um idiota como o Raiders oferecendo duas escolhas de primeira rodada, o time deveria trocar ele ainda esse ano pela melhor oferta disponível - tinham várias - antes que o valor dele caisse a zero).



San Francisco 49ers 25 at 17 Detroit Lions
A briga no final da partida entre o técnico Jim Harbaugh do 49ers e o técnico Jim Schwartz do Lions acabou desviando as atenções do que foi uma excelente vitória para o Niners. Em um jogo contra um time reconhecidamente forte e com um ataque explosivo, jogando ainda fora de casa num Dome extremamente barulhento e difícil de jogar (ainda mais com um time imaturo e cheio de jogadoers inexperiêntes), o 49ers saiu com uma apertada vitória graças à sua defesa, que desmontou completamente o poderoso ataque do Lions. O time cometeu 15 faltas, sua linha ofensiva (com seu melhor jogador machucado) foi completamente dominada pela linha ofensiva do Lions e Alex Smith não jogou bem, mas mesmo com todos esses problemas o time ainda saiu com sua terceira vitória de virada fora de casa na temporada. Se o time - com muito espaço para evoluir e sem seu segundo melhor Wide Receiver - consegue vencer um time tão forte num estádio tão difícil sem jogar seu melhor jogo, é porque esse time é pra valer. Uma pena que a briga entre os técnicos tenha desviado a atenção desse fato.

Aliás, eu não consigo deixar de comparar essa briga com a briga que aconteceu no jogo 6 das Finais da NBA. Não porque foram parecidas (não foram), mas sim porque os comentaristas da ESPN (Americana e brasileira) transmitiram e comentaram as brigas trezentas vezes e não conseguiram identificar porque elas começaram (Para quem não lembra, o DeShawn Stevenson e o Udonis Haslem brigaram depois que o Haslem fez um sinal de três pontos com a mão depois de uma bola de três e trombou de propósito no Stevenson, mas ele fez isso porque antes o Stevenson acertou uma bola de três pra fazer 40-28 pro Mavs e fez esse sinal de três pontos com a mão na frente do banco do Heat. Quando o Heat virou o jogo com uma bola de três, Haslem fez o mesmo, cortando o Stevenson e indo até o banco do Dallas). O problema não foi o aperto de mão forte ou o tapa nas costas, e sim porque o Schwartz (Que passou o jogo todo xingando e provocando Harbaugh, apesar de ninguém comentar esse fato) ficou puto porque o Harbaugh saiu pulando e comemorando quando conseguiu a vitória como o Jim Schwartz sempre faz quando ganha. Schwartz sempre sai pulando e comemorando feito um maluco quando seu time consegue a vitória, e ficou bravo porque outro técnico fez a mesma coisa quando ganhou do time dele.

A comemoração do Harbaugh foi exagerada? Sim, um pouco, mas NADA justifica a reação do Schwartz. Ele estava frustrado porque seu time perdeu, mas mesmo se Harbaugh tivesse xingado até a 15ª geração da mãe dele, nada justificaria. O próprio Schwartz vive provocando os adversários que estão perto da lateral, porque quando alguém o provoca ele sai querendo briga e falando em "quebra de protocolo"? Por favor... Intensidade é uma coisa importante, que Schwartz trouxe para os mornos Lions quando chegou. Mas descontrole é outra totalmente diferente, e que pode ter impactos muito desastrosos em times jovens como o do Lions (Antes que alguém negue, eu acompanhei 16 rodadas de Mike Singletary, eu sei do que eu estou falando).



Saint Louis Rams 3 at 24 Green Bay Packers
Alguém realmente esperava um resultado diferente? Se o Packers perdesse esse jogo merecia ser eliminado dos playoffs mesmo terminando 15-1 (Eu ainda defendo a existência de uma regra que diz que nenhum time que perdeu pro pior time da Liga pode ir aos playoffs).

Mas o Rams vai ganhar o reforço do Brandon Lloyd (que foi trocado por uma escolha de 5ª rodada pelo Broncos. Excelente estratégia por parte do Broncos, dar o comando do ataque a um QB com pouca experiência em uma situação de extrema pressão e trocar o seu melhor alvo por absolutamente nada. Alguns times merecem passar mais 40 anos sem títulos...) pras próximas rodadas, o que vai ser ótimo pro Sam Bradford continuar se desenvolvendo, mas os problemas do Rams são muito mais profundos do que isso - a defesa e a linha ofensiva, pra começar. Mas já é um bom começo, até porque veio de graça.


Buffalo Bills 24 at 27 New York Giants
O Giants é um bom time extremamente desfalcado. O Bills é um bom time em desenvolvimento, jogando sem seu melhor defensor (Kyle Williams). Foi um dos jogos mais interessantes da rodada, que evidenciou a fragilidade da defesa do Giants (dois TDs de mais de 60 jardas), mas como o Giants soube explorar a ausência do Williams e anotar TDs com o Ahmad Bradshaw a torto e a direito... O Bills tem uma defesa agressiva e que sabe forçar turnovers e um ataque explosivo, mas o time ainda sofre bastante de instabilidade e não tem uma defesa de contenção forte. É um time que tem chances concretas de playoffs, mas que ainda não é um time para incomodar os grandes. Já o Giants está de mansinho, quietinho, chegando ao topo de uma divisão que está muito abaixo das expectativas... Se você usar o argumento certo (Por exemplo que o 49ers de 2011 é melhor do que qualquer time da divisão), você pode argumentar que ela é a pior divisão da NFC (Embora o nível ridículo dos outros três times da West dificulte demais que essa discussão se prolongue de forma lógica e racional).


Jacksonville Jaguars 13 at Pittsburgh Steelers
LaMarr Woodley voltou. Os Steelers sentiram a sua falta. Mantenho a minha tese de que o Steelers é um time extremamente assustador que está tendo um começo lento e com problemas pontuais, que pode explodir se chegar nos playoffs, especialmente se continuar desenvolvendo o jogo terrestre (E também a tese de que o Jaguars está muito mal e é candidato ao Andrew Luck. David Garrard está sorrindo).


Philadelphia Eagles 20 at 13 Washington Redskins
Eu avisei a todos vocês sábado: Nunca apostem contra Rex Grossman numa disputa de turnovers. Foram quatro interceptações do ex-QB do Bears, sendo que o Safety Kurt Coleman recebeu mais passes dele do que qualquer jogador do Redskins. O Eagles mostrou uma nítida evolução defensiva (especialmente na defesa terrestre) e evitou seus turnovers. Tirando aquela patética interceptação do Vince Young, mas a gente releva. 

O Eagles respira na NFC East - com dificuldade, mas respira. Já o Redskins ganhou um problema quando Grossman foi para o banco para a entrada de John Beck. Releia essa frase e tente NÃO sentir pena do Redskins. Grossman não vinha jogando mal (também não estava jogando bem), mas porque ele pouco precisou fazer. Ele se descontrolou muito fácil e mostrou sua antiga falta de precisão. E acreditem, o Beck não vai resolver nada. O Redskins acabou de dar cinquenta passos para trás na busca pelos playoffs. Eu já disse e repito, se você está tendo que escolher entre Beck e Grossman, você está condenado de qualquer jeito. Sorte que a defesa é muito boa e todos os times da divisão estão com problemas.


Houston Texans 14 at 29 Baltimore Ravens
O Ravens não está chamando a atenção - tirando a primeira semana, o time não teve grandes vitórias ou atuações exuberantes. No entanto, o time está bastante sólido (especialmente a defesa) e teria vencido esse jogo mesmo sem anotar touchdowns (Foram cinco Field Goals). Joe Flacco passou pra 300 jardas, Ray Rice correu para 100 e o time limitou Arian Foster a 50 jardas em 14 carregadas (Com as mesmas 14 carregadas o Frank Gore teve 140 jardas, por exemplo). Tudo bem que o Texans é um queijo suiço com tantos desfalques importantes, mas o Ravens está conseguindo se impor nos seus jogos, o que é muito importante. Se eu fosse fazer um Power Rankings hoje, o Ravens estaria em terceiro. Não por brilhantismo, mas por eficiência.

Já o Texans - um time forte e com chances de ser competitivo se não fossem as lesões - só pode sentar e chorar. A volta de Andre Johnson deve impulsionar o time para brigar com o Titans pelo título da divisão, mas o teto do time está comprometido pela falta do Mario Williams. É horrível ter um time competitivo e saber que você vai ter um ano jogado fora por lesões, mas é o que acontece aqui. Mesmo assim, ir aos playoffs pela primeira vez já seria uma vitória para a franquia caçula da NFL.


Cleveland Brown 17 at 24 Oakland Raiders
Esse jogo vai ficar sem comentário por um bom motivo: Amanhã teremos um post inteiro dedicado ao Raiders. 

Aliás, temos dois comentários sobre o Browns: Primeiro, o corpo de recebedores é uma droga. Segundo, a maldição do Madden continua viva por mais um ano. Vamos ao próximo.


Dallas Cowboys 16 at 20 New England Patriots
Um dos jogos mais interessantes no papel acabou sendo um dos mais interessantes (e feios) da rodada. Ao contrário do que eu esperava, não foi um jogo de ataques. Na verdade, os ataques foram muito mal. Foi um jogo de defesas. Os ataques erraram demais desde o começo, e as defesas aproveitaram. O Cowboys cometeu dois turnovers e o Patriots cometeu quatro turnovers, sendo duas interceptações do Tom Brady, que não se sentiu confortável nos primeiros 57 minutos de partida e foi muito atrapalhado pela defesa de Dallas. Por outro lado, a defesa do Patriots, que vinha jogando muito mal, fez um ótimo trabalho e manteve o Patriots no placar apertado apesar dos erros do ataque.

O Dallas chego aos minutos finais da partida com a vantagem no placar, mas o jogo foi decidido por um simples fator: Um time tinha Tony Romo, e o outro Tom Brady. Com a bola em boa posição e a vantagem no placar com pouco mais de três minutos no relógio, o Dallas não teve confiança em Romo - chamou duas jogadas de corrida seguidas, que renderam -3 jardas, e depois de uma false start outra corrida pra devolver a bola pro Tom Brady com mais de dois minutos no relógio. E ele, depois de ter tido um jogo muito fraco, chamou todas as jogadas e conduziu uma excelente campanha que acabou com um passe maravilhoso para o TD da vitória. Eis a diferença entre Tom Brady e Tony Romo: Em um deles, você pode confiar em situações difíceis. No outro, não.


New Orleans Saints 20 vs 26 Tampa Bay Buccaneers
Semana passada, depois do meu Niners enfiar 48 a 3 no Tampa Bay em casa, eu propus algumas perguntas para uns amigos, e uma delas era se o 49ers era um time pra valer na NFC. Eu não me surpreendi que a resposta da maioria foi "não", mas o que me chamou a atenção foi que a principal justificativa foi "eles não venceram nenhum time bom ".

É incrível como as pessoas esquecem que o Tampa Bay Bucs É um time bom. Eles foram dominados por um time melhor e fora de casa, mas isso não quer dizer que o time seja ruim. O time é extremamente jovem e inconsistente, então é normal alguns deslizes. Além disso, o time ainda é muito imaturo e, depois de um começo dominante do 49ers, o time se descontrolou e afundou cada vez mais contra um time que não estava disposto a pegar leve com eles. Então de certa forma essa vitória sobre o Saints nos lembrou de como o Bucs é um time perigoso, especialmente quando o nosso querido JAAAAAAAAAAASH FREEMAN está calibrado. Ele jogou muito bem, conduziu boas campanhas e judiou da secundária do Saints, mesmo sem a ajuda do ótimo LeGarrett Blount. A defesa também foi muito bem e interceptou três vezes Drew Bress (Um problema para o Saints, são oito em seis jogos), inclusive no final do jogo, quando JAAAAASH FREEMAN mostrou que tem culhões pra conseguir duas primeiras descidas e matar o jogo. Quem sabe agora as pessoas lembram que o Bucs é sim um time forte. O Saints vai lembrar...


Minnesota Vikings 10 at 39 Chicago Bears
Alguns times tem o dom de fazer os adversários parecerem melhores. O Cardinals fez isso com o Vikings semana passada, e agora o Vikings passou isso adiante para o Bears. O Bears pareceu um time completíssimo nessa partida: A linha ofensiva foi muito bem, a secundária não deu espaços e o Jay Cutler pareceu imparável. O Celo chegou a me mandar uma mensagem falando que o Bears ia brigar pelo título da divisão! Nunca subestimem o poder de um time solidário. E por falar em times solidários que fazem seus adversários parecerem bons...


Miami Dolphins 6 at 24 New York Jets
Matt Moore, fora de casa, num Monday Night. Tudo que vocês precisam saber sobre esse jogo. Uma boa noite e até amanhã.

5 comentários:

  1. Cara, conheço alguns memes, mas qual é a dessa JAAAAAAAAAAASH FREEMAN? Minha irmã que tá se descobrindo uma torcedora do Bucs certamente gostaria de saber. :|

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à sua irmã, porque o Bucs é um dos times mais legais da NFL na atualidade hehe

    Não sei se você assistia ao Game Acess do NFL.com, mas ano passado o narrador de 80% dos jogos do Bucs sempre se empolgava com o QB e soltava um "JAAAAAAAASH FREEMAN". A galera começou a chamar ele assim pra zuar o narrador, ai acabou pegando, especialmente por quem gosta dele (Eu adoro).

    Eu particularmente não resisto, sempre que tem TD no jogo do Bucs eu levanto e berro um JAAAAAAAASH FREEMAN! É relaxante.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh tá. Na verdade, ela tem um "knack" por times da Flórida. Ela acompanhava por cima o Panthers e o Rays (mas parece que ela tá dead set agora com o Red Sox), e mais de perto o Heat. Ela começou a torcer pro Heat pouco antes de eles escolherem o Michael Beasley. Quer dizer, não foi bandwagon que trouxe a torcida dela pra South Beach. Aí ela tá escolhendo um time de futebol pra torcer. Achou o Dolphins muito sem graça. Putz, um golfinho? E o Jacksonville nunca empolgou. Então ela tá se ligando no Bucs. Apesar de também estar gostando do Saints.
    E não, não assisto ao Game Access. Nunca tive uma internet razoável pra acompanhar.

    ResponderExcluir
  4. Desse jeito Ravens x 49ers promete ser um jogão hein! Melhor vocês irem se preparando já, porque esse ano ninguém tira esse anel do Ray Lewis! Vale ressaltar que ele alcançou a marca inédita de 40 sacks e 30 int nesse jogo...fantástico

    ResponderExcluir
  5. Normalmente eu acharia legal, mas como torcedor de longa data do Sox eu garanto que ela vai sofrer um pouco agora... O time está destroçado. Não sei se vai se recuperar tão cedo... E bom, pelo menos ela escapou do Dolphins. Se bem que se o Luck for pra lá, eles realmente tem um futuro interessante!

    E inicialmente Ravens vs 49ers só tava chamando a atenção porque era o duelo dos irmãos Jim e John Harbaugh, mas olhando agora, são dois times de playoffs embalados. Promete!!

    Ah sim, esse detalhe do Lewis passou desapercebido. O cara é um monstro, melhor MLB de todos os tempos sem dúvida. Mesmo que ele não seja mais o mesmo do seu auge, ele ainda joga em altíssimo nível. Monstro!

    ResponderExcluir