Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A dura missão de ser o pior time da Liga...


Andrew Luck está perto da NFL, e um time pode decidir seu destino

Eu sei que ainda é cedo pra falar sobre a primeira escolha do próximo Draft. Ainda temos oito rodadas e na NFL isso é coisa pra cacete. Mas um dos assuntos mais comentados de todo o universo conhecido desde o Draft passado tem sido o Andrew Luck. Muito se fala dele, muito se fala dos times que podem acabar com ele e até ficou famosa a campanha "Suck for Luck", na qual times supostamente deveriam perder de propósito para acabar com a primeira escolha do Draft. O assunto acabou tão grande que é impossível continuar sem falar um pouco de tudo que está acontecendo em volta dessa escolha de Draft.

No momento, temos três times que são ruins o suficiente e brigam pela primeira escolha: Miami Dolphins (1-7), Saint Louis Rams (1-7) e Indianapolis Colts (0-8). Tudo bem, temos times ruins com records próximos como Jaguars e Seahawks (2-6), mas pra mim duas vitórias já é o suficiente pra você não ter a primeira escolha do Draft esse ano. E enquanto esses times ainda estão na briga, ninguém está mais perto de Andrew Luck do que o Indianapolis Colts.

O Colts é um time que sempre esteve na briga dos playoffs nos últimos 10 anos por causa de um jogador: Peyton Manning. Claro que o Colts montou grandes times ao longo da década, teve grandes jogadores e deveria ter tido mais do que só um título conquistado em 2006, mas sempre foi um time assustador que esteve entre os melhores da Liga. E no meio de tudo isso, grandes times e jogadores, ou então times e jogadores medíocres, a única coisa que se manteve no time foi Manning. O Colts de Manning é o único time da história a contrariar de forma estatisticamente significante a Pythagorean Theorem (Uma estatística que mede quantas vitórias um time deveria ter tido na temporada), e mesmo quando os times do Colts estavam fracos lá estava Manning fazendo o time ir aos playoffs, vencer jogos improváveis e assustar todo o resto da NFL. Portanto, não é uma coincidência que a grande decadência do time aconteceu quando ele se machucou. O time assinou o veterano Kerry Collins, entregou o comando do time ao Curtis Painter, e nada pareceu adiantar e o time continuou perdendo.

Uma tangente rápida: Eu acho que o Colts em 2011 seria um time ruim mesmo com Manning, porque o resto do time está muito mal, então de certa forma o Manning escolheu a hora certa pra se machucar. Esse time "ruim" com seu QB terminaria o ano com umas 8 ou 9 vitórias. Agora o time está no caminho de se tornar  o segundo time da história a terminar 0-16, uma diferença significante.

No final, a lesão do camisa 18 era mais séria do que se imagina, seu pescoço passou por três cirurgias e não reagiu como se esperava, ao ponto que ele está até cogitando ir à Europa fazer um tratamento por células tronco. Mas em resumo, a lesão é séria, a carreira do Peyton Manning (de 35 anos) está correndo risco e ninguém sabe se ele vai conseguir voltar a jogar. Enquanto isso, o time do Colts é muito ruim e está caminhando na frente de todos para ficar com a pior campanha da Liga, a primeira escolha do Draft em um Draft que tem aquele que é cogitado o próximo grande QB da NFL, Andrew Luck. O Luck é um QB que não só joga muito bem no nível universitário como tem todas as ferramentas que ajudariam na sua transição para a NFL. Ele é excelente lendo defesas, joga muito bem em formações que não sejam shotgun (dois problemas para QBs recém-saídos do College), tem excelente precisão, um jogo de pernas muito bom, boa mobilidade, consegue ler as movimentações e tem boa força no braço, sem falar que é um jogador que sempre quer treinar e melhorar e é um lider nato. Ou seja, já no nível universitário ele tem todas as ferramentas pra dar certo na NFL e tem tudo pra ser um dos melhores QBs da Liga pelos próximos 10 anos, e como a NFL é acda vez mais uma Liga de Quarterbacks, draftar um jogador como Luck significa criar uma fundação extremamente sólida para construir qualquer time.

O grande debate, portanto, é o que aconteceria se o Colts realmente ficasse com a primeira escolha da Liga. Esse debate para times como Dolphins são inúteis, eles pegariam Luck e ponto. Mas o Colts tem seu QB de longa data, a cara da franquia e tudo mais, já no final de sua carreira, vindo de uma lesão muito séria e para jogar em um time muito fraco. A solução simples, portanto, seria draftar Luck, entregar a ele o comando da Franquia, trocar Manning para acumular alguns jogadores e escolhas de Draft e reconstruir em torno de um cara extremamente pronto para jogar e que vai ser um grande QB pelos próximos anos. Trocar um QB tão importante pra Franquia é sempre difícil, mas se o 49ers fez isso com Joe Montana quando uma lesão acabou com sua carreira para dar papel ao Steve Young, o Colts pode mandar Manning embora e dar o papel de líder ao Luck qualquer dia da semana.

O problema é que essa questão é muito mais complexa do que imagina. Na verdade, o Colts tem três escolhas: Draftar Luck e trocar Manning, manter Manning por algum tempo como mentor de Luck antes de entregar de vez o controle ao garoto, ou então trocar sua primeira escolha e apostar na saúde do seu QB das antigas. 

A segunda (manter Manning alguns anos antes de trocá-lo) lembra o que o Packers fez com Brett Favre e Aaron Rodgers, com grande sucesso: Draftar um QB jovem e um pouco cru no Draft, deixá-lo aprendendo tudo que puder sem pressão na sombra de um grande QB, e enfim colocá-lo de titular. O problema é que Rodgers e Luck são jogadores que saem do College totalmente diferentes. Rodgers era talentoso, mas cru: ele precisava desenvolver fundamentos antes de poder jogar. Luck não só é talentoso como está extremamente completo, ele é o tipo de jogador que tem todo o ferramental, só precisa de experiência. Jogadores assim não precisam ficar dois anos no banco treinando, precisam entrar e enfrentar defesas de verdade pra melhorarem por conta própria. Deixar Luck no banco um ou dois anos é tirar um ou dois anos do seu crescimento, sem falar que isso praticamente mataria o valor de mercado do Manning e o  Colts corria o risco dele se aposentar ou ser trocado por quase nada. E o Colts anda precisando de talento, de forma que esse cenário é talvez o mais improvável.

Na verdade, o grande problema do Colts é o contrato monstruoso de seis anos que ofereceram ao Manning no começo do ano, cerca de 18 milhões por ano. O time não tem condições de continuar pagando esse dinheiro todo para o Manning para ficar na reserva do Luck, e também não deve ser atraente continuar pagando esse salário por um ou dois anos enquanto come anos valiosos da carreira do Luck. Mas o pior é que esse contrato imenso torna muito mais difícil de trocar o Manning. Poucos times tem o espaço no teto salarial para acomodar esse contrato gigantesco, e o que é pior, é um contrato que sozinho vai comer todo seu espaço pelos próximos seis anos, pra ganhar um QB com a saúde duvidosa e que ninguém sabe como vai voltar das cirurgias. Isso limita absurdamente a quantidade de times que podem receber o camisa 18, porque já são poucos os jogadores que se encaixam no perfil para trocar por ele (Times que precisam de um QB como solução imediata para jogar um ou dois anos, de preferência com um time já montado, só esperando um QB pra tentar ser campeão. De cabeça, consigo pensar em três times na Liga: 49ers, Redskins e Jets) e agora tem que ser um time disposto a receber um contrato assassino e aceitar que tem boas chances de perder jogadores no final de contrato ou nos próximos anos. A não ser que aconteça algum acordo pro contrato ser encerrado e Manning possa assinar um novo mais barato, a troca é praticamente inviável por causa do seu salário, a não ser que alguém surte. Quando ofereceu o contrato pro Peyton, o Colts estava se comprometendo com ele e somente ele pelos próximos seis anos. Deu errado, a saúde dele não aguentou, e agora o Colts está com esse compromisso e praticamente impossibilitado de passá-lo adianta.

O Colts pode engolir o rojão, deixar o Manning no banco e ficar com o Luck, mas pagar 90 milhões pra alguém não jogar, comer seu teto salarial e ainda não converter isso em melhoras pro seu time não é uma opção atraente. O que nos traz à terceira opção: Manter Manning e trocar a escolha de Draft. Eu acho uma solução muito ruim pro Colts, mas ela é muito provável por causa do contrato imenso que Manning recebeu. Se ele voltar com força total e o Colts conseguir converter a escolha de Draft em ativos valiosos, pode ter em dois ou três anos suas últimas chance de ganhar títulos com seu Franchise QB para consolidar sua carreira. Passados esses anos, títulos ou não, o time amargaria alguns anos difíceis de reconstrução, e a vida seguiria em frente porque o que acontece depois é imprevisível. Por incrível que pareça - e eu acho que o Luck tem que ser draftado a qualquer custo - é a opção mais viável no momento caso o Colts realmente termine com a pior campanha do Draft. O contrato do Manning torna ele difícil de ser trocado, e pelo menos o Colts tem os últimos anos de glória em busca de um título.

Além disso, tem outro ponto. O Manning praticamente manda no Colts, e ele não está satisfeito. Ele acha que tem gasolina pra queimar (talvez tenha mesmo), ele quer ficar no Colts e quer jogar para tentar suas últimas chances com esse time. Ele provavelmente aceitaria ficar de titular treinando o Luck pra assumir, mas como já dissemos, essa opção não é atraente para o Colts, você queima anos do Luck, não consegue nada de novo e dificilmente será campeão sem reforçar o elenco. O Colts tem que tomar a decisão com base na franquia e não no jogador, mas a vontade dele vai pesar e muito. Se o Manning acabar por ser trocado, ele com certeza terá uma voz na decisão. E como ele não quer sair, é possível que isso acabe por convencer o Colts a trocar a sua escolha por ativos pro time.

Se o Colts optar por esse caminho, tem que buscar ajuda imediata para reforçar o time, e o que não vai faltar é mercado pelo Luck. O Dolphins vai no mesmo instante oferecer tudo que tiver ao alcance pelo cara, de repente até um pacote com Chad Henne, Brandon Marshall, Cameron Wake ou Vontae Davis, e a escolha de primeira rodada. O 49ers pode oferecer Colin Kaepernick (O que daria ao Colts um QB jovem para se preparar), Parys Harralson ou Ahmad Brooks, duas escolhas de primeira rodada e duas de segunda (Eu aceitaria no mesmo instante se fosse o 49ers). E mais duzentos times em busca de um Franchise QB vão se interessar pelo garoto, e nesse caso ganhará quem fizer a oferta mais irrecusável. No instante que o Colts ganhar a primeira escolha (supodo que aconteça), o Dolphins vai tentar oferecer tudo que puder por ele, o 49ers vai entrar na briga, times como Browns, Chiefs, talvez Raiders caso a experiência Carson Palmer falhe, Redskins, Seahawks e talvez até o Jets vão oferecer muita coisa por ele. É dificil imaginar que o Colts não consiga nenhuma oferta que melhore seu time titular imediatamente pra sair em busca de um ou dois títulos.

Uma questão que vale a pena considerar também é que o Andrew Luck é um jogador de personalidade muito forte, o que talvez não seja o ideal para um time na posição do Colts. Ele não quer acabar em qualquer time, ele quer um time que tenha estrutura e competência para saber que não vai disperdiçar sua carreira em times medíocres para uma diretoria incompetente (O nome Dan Marino parece familiar, Luck?) e deixou isso bem claro. Algumas fontes dizem que ele pode até não entrar no Draft essa temporada caso esteja desconfortável com a situação que veja se desenhando, e embora ele não tenha deixado explícito, muita gente (inclusive eu) achava que ele se referia ao Dolphins. Não vou falar que é o caso, claro, mas ele provavelmente vai querer participar das discussões sobre para onde ele irá caso uma troca venha a ser a opção discutida. Nesse cenário, a opção mais provável é o San Francisco 49ers, porque ele tem uma relação muito forte com o técnico Jim Harbaugh, é nativo da região de San Francisco e tem olhado com muito bons olhos a situação da equipe, e ao mesmo tempo ele é o encaixe perfeito pra um time tão jovem e extremamente talentoso como esse. O problema é, claro, se o 49ers terá condições de pagar o que o Colts pediria, acima de times como Dolphins ou Seahawks. Entre os times interessados nos serviços do garoto, é o time que mais lhe agrada de longe, mas depende muito do Colts além dele. Existe times mais desesperados na Liga.

Ou seja, como vocês podem ver, a situação do Colts com essa primeira escolha (caso se realize) não é muito confortável. Eles tem uma decisão extremamente difícil de tomar - apostar no futuro da franquia mesmo em uma situação muito difícil para mover seu QB titular, ou tentar uma última corrida para o título e trocar o jogador que pode ser o novo Manning - e que vai afetar não só o futuro imediato como provavelmente os próximos 10, 15 anos da franquia. E também não é só uma questão do que achar certo, e sim do que for viável para a equipe: O time pode achar que draftar e manter Luck seja o melhor, mas comprometer o salary cap por seis anos e pagar 18 milhões pro seu reserva - que não conseguiram trocar - pode comprometer seriamente a carreira do Luck e seu time, ao invés de trocar Luck e ganhar um último título. Por outro lado, Luck pode dar ao time muitos títulos na próxima década. É um risco de uma forma ou outra, e não da pra saber o que vai acontecer, e por isso essa decisão é tão difícil. Se o Colts realmente conseguir a primeira escolha, a decisão é inevitável, e não necessariamente a decisão tomada será viável. O tempo está contando, e o Colts tem na mão a decisão do que fazer com provavelmente o melhor QB dos últimos 12 anos.


-------------------------------------------------------------------------
Como essa semana começamos com os jogos de quinta a noite, trago adiantado meu primeiro palpite para a rodada.

CHARGERS ganha do Raiders
Apostei a favor do Chargers essa semana e perdi. Apostei contra o Raiders nas duas últimas e ganhei. A sequencia do Raiders ainda é maior, e o Carson Palmer ainda lança mais interceptações do que o Phillip Rivers. Sábado tem mais palpites.

Um comentário:

  1. Olha acho que ainda tem um ponto não abordado, caso os Colts optem pelo Luck e esse não venha a tender o esperado, antão o time terá mandado embora o melhor QB da última década, que pode ser recuperar e voltar jogando no nível que todos conhecemos! Pra mim o Manning ainda tem lenha pra queimar e o Luck é uma promessa, iguais a muitas que eu vi chagar na NFL e não fazer nada!

    ResponderExcluir