Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 13 de novembro de 2011

Palpites para a semana 10 da NFL

Claro que nós já começamos a 10ª rodada errando o primeiro palpite para o Thursday Night, com o Raiders ganhando do Chargers com boa partida do Carson Palmer. E isso sem o Darren McFadden. A AFC West me envergonha. Mas enfim, vamos aos palpites para a 10ª semana da NFL, time da casa em caixa alta.


Jaguars ganha do COLTS
Tudo que vocês precisam saber sobre o Colts está no post abaixo, ou para os preguiçosos, é só clicar aqui. E só pra deixar claro porque achei que não ficou no post anterior: O Colts definitivamente tem que pegar o Andrew Luck, não importa o que. Tudo bem, é difícil achar times que possam acomodar (e estejam dispostos a pagar) o contrato do Peyton Manning sem estragar totamente sua folha salarial e perder uma parte do time via free agency, mas eles precisam draftar Luck. Não importa como façam, eles TEM que draftar Luck.

Sobre o Jaguars? Eles são um time decente, que fizeram um péssimo planejamento na offseason e tem um QB totalmente cru e inexperiente jogando sem recebedores nem linha ofensiva mas que tem bom jogo terrestre e boa defesa. O Jaguars é melhor do que seu record de 2-6 indica. O Colts é exatamente o que nos mostra seu 0-8.


FALCONS ganha do Saints
Eu estou ficando desapontado com o Saints, que eu apontava no começo da temporada como o time pra bater de frente com o Packers. O jogo terrestre é uma decepção, a defesa não para nem o ataque do Palmeiras e eles estão ficando cada vez mais nervosos. O Falcons é um time embalado, que tem bom jogo terrestre e que vai jogar em casa, num Dome barulhentíssimo. O Saints é um time melhor, mas as circunstâncias estão contra eles. O ideal aqui era um jogo fácil pra retomar confiança e momento, não enfrentar um rival de divisão embalado fora de casa.


Steelers ganha do BENGALS
O Bengals é um bom time e tem boa defesa, mas o Steelers está um patamar acima. Eu ainda acho o Steelers o melhor time da AFC, e mesmo com os desfalques tem time pra vencer o Bengals. O Bengals vai ter que tomar cuidado, porque o 49ers já mostrou como faz pra vencer esse time: Tirar a opção do jogo terrestre, colocar pressão pra forçar o Andy Dalton a se movimentar e não mandar jogadores extras na blitz. O Steelers tem o pessoal pra fazer isso, só não pode ficar cometendo faltas inúteis e errando tackles como fez contra o Ravens. O Bengals só venceu o Bills de time bom, e o Steelers é melhor do que qualquer time que eles enfrentaram aqui.

Aliás, o Bengals não é um graande time, mas é um time bom e que aproveitou ao máximo a situação: Pegou um começo de calendário fraco, usou pra acumular gordura e definir seu plano de jogo, entrosar seus novos jogadores e agora que vai para a parte mais complicada já conseguiu uma boa distância para seus rivais. Isso não garante playoffs, mas o Bengals soube aproveitar ao máximo a situação para maximizar suas chances (Se não fosse uma derrota para o Denver Broncos).


 Rams ganha do BROWNS
O Rams é uma incógnita, que vence o Saints uma semana com seu QB reserva e na seguinte perde para o Cardinals. Saint Louis não tem ataque aéreo, não tem defesa... Mas tem um grande RB no Steven Jackson. O Browns tem duas forças, a defesa aérea e a linha ofensiva, mas não tem ataque. Eu até pensei em apostar no Browns, mas as palavras "péssimo matchup" continuavam aparecendo na minha frente. O Rams não consegue defender o passe, mas o Browns não tem jogo aéreo. O Rams não consegue parar a corrida, mas o Browns não tem jogo terrestre. O Rams não consegue passar a bola, e essa é a força da defesa do Browns. O Rams joga melhor quando corre, e o Browns tem uma defesa terrestre esburacada. Ou seja, encaixe perfeito pro Rams. Eu SEI que eles são bizarros e que jogam fora de casa, acredite.


Bills ganha COWBOYS
O Jets foi um péssimo matchup para o Bills semana passada e fez um bom time de Buffalo parecer muito pior do que é de verdade. O Bills tem o Fred Jackson numa temporada espetacular, o Ryan Fitzpatrick é meio inconsistente mas vai enfrentar uma secundária fraca e a defesa gosta de forçar turnovers. A falta do Kyle Williams deixa o time mais vulnerável ao jogo terrestre, é verdade, mas o Bills tem o tipo de ataque pra abrir 14 a 0 e obrigar o Cowboys a passar a bola. Se o Eagles fez isso, o Bills também pode. Uma derrota aqui pode significar o fim da linha em 2011 pro Cowboys e o fim da linha pro Tony Romo em Dallas.


Broncos ganha do CHIEFS
Tim Tebow! Tim Tebow!! Tem Tebooooow!!!!!!

Por mais que o Tebow receba amor e críticas nas mesmas proporções nunca vistas antes na NFL, um fato inegável: Ele ganha jogos, e o Broncos está 2-1 desde que ele assumiu como titular, contra 1-4 o resto do campeonato. Kyle Orton atualmente é um QB melhor que Tebow, inegável, mas o time vence mais com Tebow. Talvez (provavelmente) ele nunca vá ser um grande QB, mas ele é o QB mais emocionante de ver jogar e, mais uma vez, ele vence jogos. O Chiefs é o Time Bizarro do Ano e venceu Chargers pra perder pro Broncos. Faz todo o sentido do mundo. Mesmo que não faça.


EAGLES ganha do Cardinals
Ao invés de explicar essa escolha óbvia, dois comentários rápidos:

O Eagles ainda não se achou na temporada e continua com os mesmos problemas. Embora a NFC East ainda esteja em aberto graças ao calendário do Giants, o Eagles sabe que está atrás na corrida e talvez não seja capaz de correr atrás do prejuizo esse ano. Isso é ruim porque perde um ano de um time com talento pra ser campeão, mas tem que ser usado de forma construtiva. O Juan Castillo não deu certo de coordenador defensivo, corram atrás de um de verdade e coloquem todo o talento do time em campo de forma produtiva.

Como o Bill Simmons apontou essa semana, o record combinado dos times que venceram o Eagles essa temporada é 28-12. O Eagles não está bem, mas isso nos mostra como eles foram vencidos por times fortes que simplesmente estão melhores do que eles.


Texans ganha do BUCS
Que o Texans iria ganhar a divisão sem Manning, todo mundo já esperava. Ótimo. Só que NINGUÉM imaginaria que o Texans teria a defesa que menos cedeu jardas em toda a NFL ao final da 9ª semana, a segunda melhor defesa aérea e a quarta melhor terrestre. Lembram quando eu disse que o Wade Phillips era ótimo como coordenador defensivo, mas nunca pra ser técnico? Mais um acerto pra minha conta (Ta bom, eu paro, mas por favor, não joguem de novo na minha cara que eu achei que o Dolphins ia aos playoffs!! Eu paro!!). O Texans tem um jogo terrestre excepcional com o Arian Foster saudável e quando Andre Johnson voltar vai ter um ataque que não vai dever em nada para nenhum outro da AFC. A defesa enfrentou uma tabela relativamente fácil em termos de ataques, verdade, mas a defesa do Texans está totalmente diferente mesmo sem Mario Williams: A dupla de meio Demeco Ryan e Brian Cushing está jogando muito bem, as duas primeiras escolhas do Draft estão tendo grande destaque e o Jonathan Joseph está sendo uma das melhores adições da Free Agent ao ponto de que eu não vou mais chamá-lo de Panic Move (Apesar de ter sido). Esse time pode aprontar ainda na AFC, mas se Williams estivesse 100%... Quem sabe...


PANTHERS ganha do Titans
O Panthers é um time que tem tido muitas derrotas em jogos decididos por menos de uma posse de bola, tem dado muito azar e tem uma das melhores combinações QB-WR de toda a NFL. O Titans é um time que poderia ir longe com o Chris Johnson do passado e o Kenny Britt saudável, mas sem eles, o Titans é um time medíocre e equilibrado. O Panthers é um time decente com um ótimo ataque e uma péssima defesa. Eu acho que vai ser um jogo apertado, mas que chegou a hora do Cam Newton mostrar que pode vencer um jogo apertado.


DOLPHINS ganha do Redskins
O Dolphins está jogando com vontade pela primeira vez desde o início do ano para o desespero dos seus fãs que sonhavam com Andrew Luck e enfrentam um time do Redskins que tem o pior QB titular da NFL no John Beck. Eu acho que vai ser a primeira vez desde o início do ano que os torcedores do Dolphins vão de fato torcer com tudo para o seu time em um jogo em casa. Porque? Pra não ver o John Beck vencendo um jogo contra eles, aposto que essa torcida nunca superou o trauma de ver John Beck e Daunte Cullpepper brigando pra ver quem era o QB titular do time em 2007. Curiosamente o torcedor do Redskins sabe exatamente como é isso vendo Beck e Rex Grossman disputando a vaga. Duas torcidas que tem mais com comum do que imaginam.


Ravens ganha do SEAHAWKS
O Ravens é o segundo melhor time da AFC e está batendo na porta do Steelers como o melhor. O Seahawks é, nesse momento, o pior time da NFC atrás até mesmo do Saint Louis Rams. O palpite mais fácil da rodada (Sim, eu sei que essa frase sozinha tem o poder de fazer o Seahawks retornar dois kickoffs para touchdown... Mas eu não tenho medo!)


49ERS ganha do Giants
O Niners é o pior matchup para o Giants no momento, um time que consegue colocar pressão no QB e parar o jogo terrestre sem precisar recorrer a defensores extras, que corre muito bem com a bola e possui muitos alvos difíceis de serem cobertos pela secundária esburacada do time, ainda que tenha uma desvantagem na posição de QB. Na verdade, se tirarmos o QB da equação, o Niners é possivelmente o melhor time da NFL, mas o problema é que, num jogo de playoff contra times como Saints e Packers, existe a enorme chance da partida virar um duelo por pontos que exija do 49ers a capacidade de jogar de forma explosiva. Alex Smith está tendo uma ótima temporada por causa da sua eficiência, não da sua produtividade. Se um adversário conseguir furar cedo a defesa do 49ers e forçar San Francisco a jogar atrás no placar, Smith vai precisar produzir em grande escala, e isso é uma enorme incógnita até aqui. Por esse motivo eu acho que o 49ers não tem chances reais de ir ao Super Bowl, ainda que possa aprontar na pós temporada caso pegue um adversário desprevinido. A esperança do 49ers é que nenhum dos times de ataques explosivos da NFC (Saints, Packers, etc) possui uma grande defesa, mas não é o suficiente. Pelo menos por enquanto...

Tangente rápida: Uma vitória do Falcons e uma vitória do 49ers nessa rodada praticamente garante o 49ers como a 2nd seed nesses playoffs. O Giants cairia pra 5-3 com uma tabela brutal, incluindo um confronto com o Packers. O líder da NFC South teria quatro derrotas. E o Niners estaria 8-1 e, embora ainda tenha jogos contra Ravens e Steelers, os outros cinco jogos são dentro da NFC West!! Isso garante praticamente um 13-3 na pior das hipóteses, e o Giants teria que vencer todos os seus jogos brutais restantes pra empatar (o que não vai acontecer). Isso significa uma rodada de folga, jogar o primeiro jogo em casa e possivelmente enfrentar o Saints  enquanto Lions ou Bears se degladiam com o Packers, dois times que tem condições de complicar a vida dos campeões, o que seria o melhor cenário possível pro time a não ser que de alguma forma o 49ers consiga vencer Ravens e Steelers, o Packers perca dois jogos e o Saints de alguma forma derrote o Packers. Droga, estou fazendo previsões longe demais. Vamos pros próximos!


Lions ganha do BEARS
Eu tenho que confessar: Eu gosto do Bears de 2011. Acho um time que está jogando melhor do que o de 2010, a linha ofensiva tem feito um bom trabalho, Jay Cutler está jogando o melhor futebol americano desde que saiu do Broncos, a capacidade do Bears de jogar com seu time de especialistas é fora de série e o Matt Forte está tendo uma temporada de MVP. Eu estava cético com o Bears, mas depois de ver as mesmas coisas acontecendo por três jogos seguidos, eu acredito nesse time para ir aos playoffs (No final as duas vagas de Wild Card provavelmente serão disputadas por Falcons, Bears e Lions).

Deixando isso claro, eu também gosto do Lions e acho que essa partida será decidida pelo simples fato de que o Bears não tem como cobrir o Calvin Johnson, eles não tem um safety físico ou um cornerback troncudo como o 49ers tinha quando evitou que Megatron pegasse um TD, por exemplo. O Lions é vulnerável às corridas do Matt Forte, mas tem um ataque explosivo pra responder rapidamente. Se o Lions conseguir controlar o placar cedo no jogo e forçar o Cutler a segurar mais a bola, o pass rush do time pode ser eficiente especialmente se o time do Bears ficar nervoso e voltar aos problemas do começo da temporada de falta de equilíbrio no ataque. Eu sei que o Bears tem tido um excelente controle nas últimas três partidas, tem conseguido balancear o ataque e jogar com inteligência, ao contrário do qe fez anteriormente, mas aqui está a questão: Nesses três jogos o Bears não teve que correr atrás do placar. Se o Lions obrigar o Bears a isso, como eles vão reagir? Pro Bears evoluir nessa direção, a meu ver, eles tem que enfrentar essa situação alguma hora. E pra eles é melhor que seja pra errar agora do que contra o Packers nos playoffs.


Patriots ganha do JETS
Podem falar o que quiser do Patriots. O time não está bem, Tom Brady está tendo dificuldades, tirando o Wes Welker o corpo de recebedores está deixando muito a desejar, o jogo terrestre é errático e a defesa é ruim. Tudo verdade. Mas eu não consigo aceitar que o Patriots vá perder três jogos seguidos pela primeira vez de 2003 e logo contra os rivais Jets. A defesa do Jets é muito boa, mas tem tido problemas com o jogo terrestre e foi assim que o Patriots venceu da última vez.

(Se o Patriots perder, ficar fora dos playoffs e oficialmente ser considerado um time abaixo da concorrência pela primeira vez desde o século passado, qual a chance do Patriots trocar o Tom Brady?? E se isso acontecer, qual a chance dele ir para o Niners??)


PACKERS ganha do Vikings
O Vikings é um matchup ruim para o Packers. E mesmo assim o Packers deve ganhar por uns 15 pontos, porque o Vikings não tem um Quarterback que faça a secundária do Packers pagar por tentar parar o Adrian Peterson. Eu gosto bastante do Vikings com o Christian Ponder, mas não da pra esperar que o calouro domine um jogo dessa forma. Da última vez o Vikings só perdeu do Packers por causa de duas interceptações muito ingênuas do Ponder, mas essa vez acho que em Green Bay as coisas serão bem mais difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário