Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 9 da NFL

Na semana 7 meus palpites foram um fiasco, então não fiquei muito triste por não ter oficializado meus palpites da semana seguinte aqui no blog. Aí, depois de acertar 12 e errar apenas 1 palpite na semana passada, corri pra deixar registrado tudo que eu pensava sobre a semana 9... Então, naturalmente, eu errei seis palpites e acertei oito. É claro, Murphy, eu me esqueci. Muito obrigado! Vamos ver então o que aconteceu no nosso giro rápido semanal pela rodada...

Os fãs do Patriots terão pesadelos com outro camisa 85 da equipe de NY...


New York Jets 27 at 11 Buffalo Bills
Esse jogo era muito importante porque é um duelo que vai pesar não só pelo título de divisão como também por uma eventual vaga no Wild Card (confronto direto é o primeiro critério de desempate). E aliás foi um jogo muito feio, com dois times muito descuidados, muitos erros e turnovers de ambos os lados. No final, ganhou quem errou menos e melhor converteu os erros do adversário em pontos.

A vitória é péssima pro Bills, que perdeu a chance de abrir vantagem em casa, onde tinha vencido seus quatro jogos anteriores, ainda mais porque o time perdeu o DT Kyle Williams possivelmente pro resto da temporada. E sim, vai fazer falta mais pra frente, sem seu melhor defensor e perdendo um jogo importante dentro da divisão o Bills está se complicando um pouco.

Aliás, tem uma vitória mais marca registrada do Jets do que a "jogando em desvantagem, precisando da vitória, o adversário comete uma tonelada de erros, aproveita eficientemente esses erros e vence mesmo com um ataque pouco eficiente e recoloca o time no caminho certo diante da possibilidade de uma crise interna"??? Parabéns Bills, e bem vindo à NFL.



Seatle Seahawks 13 at 23 Dallas Cowboys
Pra quem não confia quando eu digo que o Cowboys é um time extremamente incompetente mesmo tendo bastante talento, que tal a seguite estatística: Ao final do primeiro tempo, o Dallas tinha 300 jardas (!!) e 6 pontos apenas!!! Uma produção absurda de jardas contra só seis pontos, cortesia de dois FGs bobos e um fumble na linha de uma jarda numa jogada extremamente fácil! Se essa não é a própria definição de "ineficiência", eu não sei que diabos é!!

PS. Mais um jogo, mais 139 jardas para o Demarco Murray. Desde que virou titular, ele tem média de mais de 8 jardas por carregada... Yeekes, Felix Jones, agora que você achou que ia ser titular aparece isso. "Its not your fault, it's not your fault", diria Robin Williams.



Cleveland Browns 12 at 30 Houston Texans
Nenhuma surpresa aqui, Arian Foster é bom, o Browns é fraco. Aliás, quem diria, no começo da temporada...

Cincinatti Bengals 24 at 17 Tennessee Titans
...que ao final de nove rodadas Texans e Bengals seriam os dois times mais bem colocados da AFC?? Tudo bem, o Texans pode ser alcançado semana que vem (Tem um jogo a mais), mas ainda é um tremendo tapa na cara de todo mundo. Tudo bem, o Texans não surperende - está jogando numa divisão fraca sem Peyton Manning e todo mundo esperava playoffs - mas estar acima de times como Patriots, Ravens e Steelers é uma surpresa. E o Bengals é um time que ninguém dava nada, que teve uma tomada de decisões um pouco questionável na offseason, mas que aproveitou uma tabela fácil para embalar, arrumar sua forte defesa e dar ao Andy Dalton alguma tranquilidade pra mostrar seu jogo. O Bengals ainda tem quatro jogos contra Ravens e Steelers, mas só de ter chegado até aqui com a melhor campanha da AFC já é excelente pra um time que fez mudanças tão drásticas. Pena que o Raiders não vai aos playoffs pro time ganhar duas escolhas de primeira rodada ao invés de uma de primeira e uma de segunda...


Atlanta Falcons 31 at 7 Indianapolis Colts
O melhor comentário que eu li sobre o Julio Jones e sobre o AJ Green, os dois WRs calouros, Green que está tocando o diabo com o Dalton a temporada toda, e Jones que teve 130 jardas e 2 TDs em APENAS TRÊS RECEPÇÕES no jogo de ontem: Eles são tudo o que nós achavamos que eles seriam. O que as vezes é complicado pra Wide Receivers, que costumam fazer uma transição bem difícil pra NFL e por isso é bem difícil de avaliar, mas os dois estão fazendo exatamente o que esperávamos antes da temporada. Bengals e Falcons agradecem.

E por falar nisso, o Colts agora tem uma incrível vantagem de um jogo na corrida por Andrew Luck, o que talvez seja uma vantagem grande demais pra disperdiçar. Rams e Dolphins ainda brigam, mas o Colts está na frente e não tem cara de que vá deixar passar essa vantagem. Mas esse vai ser o assunto do post de quinta feira...



Miami Dolphins 31 at 7 Kansas City Chiefs
O Dolphins venceu uma partida! Você não está sonhando, o Miami Dolphins realmente venceu uma partida, e ainda foi fora de casa e com Matt Moore passando pra três TDs!! Esse time do Dolphins não é tão ruim quanto o de 2007, mas essa vitória me lembrou muito quando aquele Dolphins venceu o Ravens e evitou de ir 0-16 pela primeira vez na história da NFL (O Lions conseguiu esse feito no ano seguinte). E o Chiefs acabou de oficialmente ser nomeado o "Time Bizarro do Ano" para 2011 ao tomar essa surra em casa depois de vencer quatro jogos seguidos. Existe um motivo pro Saints ter ganho esse prêmio em 2010, e não foi um bom motivo pra eles (Pra quem não lembra, perderam de Cardinals e Browns na temporada regular e pro Seahawks nos playoffs).



Tampa Bay Buccaneers 16 vs 27 New Orleans Saints
O Bucs não é o time em 2011 que nós pensamos que seria, e nem o time que foi em 2010. O Josh Freeman não está a vontade, os WRs estão tendo problemas pra se livrar da marcação, o time está lidando com muitas lesões e a defesa não conseguiu dar um salto em relação ao ano anterior, o pass rush quase inexiste. Isso tudo faz do Bucs um time dispensável pra 2011: Ainda é um time jovem e com muito potencial, mas pra 2011 o time vai ficar tentando se achar, não vai brigar por nada e só está esperando mais uma offseason.

Do outro lado, o Saints nos lembrou que um time com um grande QB sempre é perigoso, porque podem explodir a qualquer instante. O problema é - como o Saints nos lembrou semana passada - que se você não tem um plano B, você está igualmente sujeito a jogos piores e momentos piores que podem mudar uma partida. Drew Brees apareceu ontem bem, semana passada não... Você está sujeito a isso. O jogo terrestre do Saints precisa engrenar a qualquer custo.




Denver Broncos 38 at 24 Oakland Raiders
TIM TEBOW! TIM TEBOW! TIM TEBOW!!

CARSON PALMER!! CARSON PALMER!! CARSON PALMER!!

E o Broncos embola de vez a AFC West. Ao invés de tentar argumentar sobre qual é a pior divisão da NFL (A NFC West sempre vai ganhar), vamos estabelecer qual é a segunda pior divisão da NFL. AFC West e NFC East estão no páreo, e a AFC West vai vencendo.



Saint Louis Cardinals 13 at 19 Arizona Cardinals
Nunca venham me falar depois desse jogo que Special Teams não são importantes. O ataque do Cardinals passou o jogo inteiro tentando perder esse jogo, mas sempre tinha seus planos frustrados pelos especialistas. O John Skelton conseguiu sofrer um safety e, na rodada seguinte, tomar MAIS UM bem parecido. O Rams teve o jogo nas mãos, mas o Special Teams do Cardinals de novo apareceu: primeiro bloqueando um FG no final da partida que daria a vitória ao Rams, e depois com o calouro Patrick Petterson (Se tem decepcionado um pouco como Cornerback, tem jogado extremamente bem de retornador, é o seu terceiro punt retornado pra TD) colocando números finais na partida. Contra o mesmo Rams que venceu o Saints semana passada, só que com o QB titular. Quem disse que tinha que fazer sentido??



New York Giants 24 at 20 New England Patriots
Giants, ganhando dos favoritos Patriots, numa virada no final da partida, com uma recepção aérea quase impossível? Esse filme é repetido e, infelizmente, é um filme de terror pros torcedores do Patriots. O primeiro tempo foi pífio, Tom Brady demorou pra entrar na partida e quando entrou jogou muito bem, mas Eli Manning teve tempo pra virar a partida com ajuda do Jake Ballard. O Giants estava 5-2 com uma tabela fácil e entrando numa parte brutal do seu calendário, mas venceu com compostura seu primeiro desafio e vai embalado enfrentar os fortes 49ers.

Já o Patriots perdeu pela segunda vez seguida, viu sua defesa cometer erros infantis em momentos decisivos da partida e está com problemas sérios, sem falar que vai ter pesadelos. Que torcedor do Patriots não viu o David Tyree nessa recepção do Ballard no final da partida??



San Francisco 49ers 19 at 11 Washington Redskins
O 49ers continua vencendo com o mesmo padrão da primeira semana: Defesa muito forte, forçando turnovers, jogo corrido eficiente, boas posições de campo e produções pontuais do jogo aéreo. Sua eficiência ao longo da temporada pode ser diminuida por não ter um playmaker de QB, mas é um QB que comete poucos erros, cuida bem da bola e produz quando necessário. O Alex Smith é o QB que menos cometeu turnovers na temporada. O Niners caminha pra uma 2nd seed e folga na primeira rodada se conseguir passar pelo Giants.

Tangente rápida: Ontem a noite eu olhei a tabela e vi que na AFC East temos três times empatados com cinco vitórias e três derrotas, Patriots, Jets e Bills. Na AFC West, temos três times 4-3 (Chiefs, Chargers e Raiders) e um 3-4. E temos a NFC West, onde temos um time 7-1 e os seus perseguidores mais próximos estão 2-5 (Seahawks e Cardinals). Alguma dúvida de que o Niners vai ter oficializado seu título na semana 11??



Green Bay Packers 45 at 38 San Diego Chargers
Eu realmente espero que todo mundo tenha assistido esse jogo, porque ele ilustrou simplesmente TUDO que eu venho falando desde o começo do ano (E também porque todo mundo riu quando eu disse que o Chargers ia vencer). Tem tantas coisas relevantes nessa partida que vamos por tópicos:

a) Todo mundo viu algo que eu defendo desde o começo da temporada: O Packers é um tremendo time, o melhor da NFL, a linha ofensiva tem feito um bom trabalho e o Aaron Rodgers é espeacular, mas não é invencível nem invulnerável. O seu ataque - em especial o ataque aéreo - é ridiculamente bom e levou o time a 8-0, o que é impressionante, mas o time mostrou algumas fraquezas nessa partida, especialmente sua defesa aérea (as interceptações foram bonitas, mas foram de presente). Não fossem duas pick six de presente, uma cacetada de faltas imbecis que o Chargers cometia sempre que tinha uma boa chance e um erro grosseiro de arbitragem (que validou um TD do Jordy Nelson no final do primeiro tempo que claramente bateu no chão), o Packers não teria saído com a vitória (pelo menos no tempo normal). Grande time? Sem dúvida. Invencível, completo e invulnerável? Não.

b) Eu estava pensando domingo em como a NFL em 2010 está com falta de grandes times. Tirando Packers, Steelers e talvez o Ravens, temos muitos times bons (Niners, Saints, Patriots, Giants), mas estamos com falta de times que realmente são times dominantes e grandiosos. Claro, nenhum está no nível histórico de times como o Patriots de 2007, por exemplo, mas temos grandes times. Só que em número tão pequeno que eu acho difícil ver competição séria contra Packs e Steelers nos playoffs. Até lembrar que das quatro top seeds da NFL até aqui temos Niners, Texans e Bengals. Por isso a NFL é tão apaixonante.

c) Patroits e Saints tem dois dos três melhores QBs da temporada (Com um tal de Peyton Manning fora), mas eles tem um problema importante: eles dependem totalmente desses QBs. Um grande QB sempre vai fazer a diferença, ainda mais na NFL de hoje onde passar é cada vez mais fácil, mas um QB sozinho não vai garantir a vcê sucesso. O Patriots depende só de Brady (E Wes Welker) praticamente, o jogo terrestre ainda é muito errático e o resto dos recebedores deixam muito a desejar. O Saints não consegue estabelecer o jogo terrestre e seus alvos são bons, mas não excepcionais, o que exige mais do seu QB. Mas o Packers (Que tem o terceiro desses QBs)? O Packers não depende só de Rodgers. Eles tem um grupo de recebedores que faz de tudo por ele, se desmarca, pega passes ruins, etc. O time tem três jogadores que não podem ser marcados no mano a mano (Greg Jennnings, Nelson e Jermichael Finley) e isso oferece ao Rodgers mais possibilidades do que qualquer outro QB da Liga.

Quem viu o jogo ontem percebeu isso durante boa parte do jogo, quando Rodgers estava tendo que jogar a bola rapidamente e sempre tinha um jogador livre, ou então quando ele abusou de passes ruins (não horríveis, claro, mas muito baixos, muito altos, longe, etc) e vimos seus alvos saírem com uma cacetada de recepções sensacionais (Claro que não é qualquer QB que conseguiria fazer tudo isso). Aí, claro, quando o jogo apertou, ele lançou três passes absolutamente geniais e matou o jogo, porque ele é um jogador fora de série e tudo que eu NÃO quero fazer aqui é diminuir o quanto esse cara é bom. Mas a verdade é que ele tem alvos melhores do que qualquer outro QB da Liga e portanto é mais fácil achar seus alvos e conseguir que os seus passes sejam completos. O Packers não é um time melhor do que Saints e Patriots porque Rodgers eventualmente seria um QB melhor que Brees e Brady. O Packers é um time melhor porque ele da condições muito melhores ao seu craque de brilhar. Um QB sozinho não ganha títulos, mas o Packers deu ao seu totais condições de ganhar de qualquer time da Liga, que não é o caso do Pats e do Saints com sua falta relativa de alvos confiáveis e suas defesas porosas. O Packers não seria o time que é sem Rodgers e com, digamos, Matt Schaub (que é bom) no lugar, porque Rodgers é Rodgers e ele é excepcional. Mas o camisa 12 não teria a facilidade e os números que tem se não tivesse tantas coisas a seu favor no excelente time montado pelo Packers. O Packers é o time de Rodgers com certeza, mas o que o diferencia de Pats e Saints é a defesa e o corpo de recebedores.



Baltimore Ravens 23 at 20 Pittsburgh Steelers
O Steelers jogou sem dois dos seus principais defensores e pode usar isso como justificativa. No entanto, o Ravens tem coisa demais a comemorar, especialmente a postura mostrada pelo errático Joe Flacco, que teve muita compostura e calma pra liderar a campanha da vitória no final da partida.O Ravens ainda não achou seu equilíbrio ofensivo, mas Anquan Boldin vem jogando bem e o Torrey Smith (mãos de manteiga, ok, mas rápido pro diabo) virou uma perigosa opção na bola longa, então o time está tendo uma maior variação ofensiva, e com mais armas o Flacco está mais confiante. O Ravens tem ótima defesa e bom RB, mas pra chegar no nível de Steelers e Packers o Flacco vai ter que maturar e vencer jogos. Ontem ele fez isso, e os torcedores do Ravens esperam que seja um sinal.

A coisa mais legal do jogo? A declaração do Terrell Suggs depois do jogo, falando de "Quando eles se enfrentarem em Janeiro...". Não se, quando. Nenhum dos dois tem a menor dúvida de que os times vão se enfrentar nos playoffs, e já se preparam para isso. Eles conhecem a própria capacidade e também respeitam a do adversário. Isso que é rivalidade de verdade. Mal posso esperar por esse duelo nos playoffs!



Chicago Bears 30 at 24 Philadelphia Eagles
O Eagles não pareceu nada com o time que venceu o Dallas com pompa semana passada. O time não conseguiu pressionar o QB, não protegeu Michael Vick e seu jogo terrestre não foi tão efetivo quanto antes. Mas o maior problema é que a defesa voltou a jogar de forma bagunçada, bater cabeça, deixar jogadores sem marcação e a jogar como um bando de jogadores colocado junto ao acaso. Foi uma visão desagradável e mostrou que o Eagles - apesar de todo o talento junto no time - ainda não se encontrou, e só não é tarde demais porque o Giants tem um final de calendário brutal.

Por outro lado, o Bears pareceu novamente o time das duas últimas rodadas. Protegeu muitíssimo bem o QB, Earl Bennett jogou muito bem, Matt Forte continua imarcável e a defesa apareceu bem especialmente no jogo terrestre. O principal problema do time (proteger o QB) está aparecendo cada vez menos, Jay Cutler está tendo mais espaço e tempo pra lançar e jogando de forma mais inteligente, e o ataque finalmente está jogando bem o suficiente pra não colocar toda a pressão na defesa. Se o Bears conseguir manter esse nível indo pra frente - e conseguiu três jogos seguidos - pra mim os ursos são um time melhor que em 2010.

Um comentário:

  1. Boa análise, quero só ver a AFC North nessas próximas semanas, vai pegar fogo! Steelers jogando para se manter vivo, Ravens buscando pela primeira vez com o Flacco conseguir jogar em casa nos playoffs e Bengals tentando mostrar que está mesmo merecendo a campanha que tem feito. Quem viver, verá hahaha

    ResponderExcluir