Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comentários rápidos da semana 14 da NFL

Infelizmente ontem o dia foi muito corrido e não tive tempo de fazer nosso tradicional resumo da rodada, então ele sai com um dia de atraso. Amanhã nosso post rotineiro pra falar mal do David Stern.


Cleveland Browns 3 at 14 Pittsburgh Steelers
Esse jogo não só foi um dos mais feios que eu já vi na vida (Eu e um amigo assistimos ao jogo juntos, e toda hora esperavamos por um time pontuar como se fosse a salvação... O que sempre não acontecia, era 4th down na linha de 1 jarda que dava errado, interceptações e etc até que a gente se encheu e foi jogar video game. No entanto, esse jogo teve algo ainda pior do que o seu nível técnico, que foi a concussão do Colt McCoy.

Pra quem não ta acompanhando, o James Harrison deu mais um dos seus famosos helmet to helmets no Colt McCoy em um lance desnecessário. Todo mundo sabe que o Harrison é um jogador violento, já foi punido quatro vezes por roughing the passer e mais duas por unnecessary roughness, mas dessa vez o Roger Goodell foi mais longe. Lembram da discussão sobre possíveis suspensões a jogadores que violassem as novas regras de segurança que tivemos temporada passada? Pois o Goodell decidiu aplicar ao Harrison uma suspensão de um jogo pela entrada. Muita gente achou que ficou barato, mas pra mim ficou de bom tamanho. Foi a primeira suspensão apenas e dar uma suspensão muito grande poderia criar um precedente perigoso. Um jogo está bom  - pra começar. A NFL tem que aumentar gradualmente a suspensão conforme os jogadores se tornarem recorrentes. Mas por enquanto, a suspensão foi mais do que justa.

A questão é que essa questão foi tratada de forma vergonhosa. O garoto sofreu uma concussão séria, mas o Browns mandou ele voltar a campo duas jogadas depois sem sequer aplicar a ele os testes padrão de concussão obrigatórios! Isso é muito grave, o técnico Mike Holmgren até tentou negar num primeiro momento mas finalmente admitiu a enorme negligência do seu time. Ele não deveria ter voltado a campo sob nenhuma hipótese, mas o Browns arriscou a saude do seu jogador sem nem realizar testes obrigatórios! Isso é um absurdo, e todos os envolvidos deveriam ser punidos: Harrison já foi, falta punir Holmgren e o Browns.



New England Patriots 34 at 27 Washington Redskins
Quando o Patriots ganha de um certo time num shootout e com uma interceptação na end zone nos segundos finais, e esse time é o Redskins do Rex Grossman, a gente percebe que temos algo errado. MUITO errado. Tudo bem, a secundária do Pats era tão ruim que o Bill Belichick colocou o Julian Edelman de cornerback, mas ninguém esperava algo nesse nível, semana passada o time quase tomou uma virada do Colts. Times assim só tem uma chance, e é vencer com seu ataque, o que é possível se seu QB é o Tom Brady. Certo?

Bom, pelo visto nem o ataque está tão bem assim. Tudo bem, o Rob Gronkowsky ainda parece um Tony Gonzales mais atlético (Até eu pareceria bom jogando com o Brady) e o time está vencendo, mas a discussão do Brady com o coordenador ofensivo semana passada foi causa para preocupações. Num time que depende tanto do seu QB, um problema entre o OC e o QB pode destruir o ataque e acabar com a cooperação do time. Eu não sei a extensão do problema e com o Belichick pretende resolver isso, mas é bom que resolvam rápido.



Kansas City Chiefs 10 at 37 New York Jets
Eu achava que o Jets ia ganhar com alguma facilidade, mas não esperava um massacre desse nível contra uma boa defesa como a do Chiefs,  e olha que o Tyler Palko nem jogou tão mal! Mas o Shonne Greene fez o que quis pelo chão, o Mark Sanchez correu pra dois TDs e passou pra outro, e o Jets agora controla seu próprio destino na AFC. Entra ano, sai ano, o QB ainda é uma droga, mas o Jets continua competindo pra valer na AFC. Pra mim eu já disse, é o Jets mais fraco dos últimos três anos, mas... De repente um matchup contra o lesionado Texans na primeira rodada dos playoffs, um Patriots com a pior secundária dos últimos anos depois... E o Jets pode pintar na final da AFC de novo se Steelers e Ravens se matarem simultaneamente. Ah, esqueci, o Broncos que vai ser campeão da AFC.



Houston Texans 20 at 19 Cincinnati Bengals
O que mais me impressionou aqui não foi a vitória do Texans em si, e sim ver o Texans ganhando com o Arian Foster apagadíssimo e com o calouro TJ Yates vencendo o jogo nos segundos finais. Eu já disse que esse Texans está totalmente diferente de antes, a defesa do Wade Phillips está jogando bem demais e o time está muito focado. Mas o Yates passou pra 300 jardas e 2 TDs SEM o seu melhor WR e sem um jogo terrestre eficiente!! Isso foi surpreendente mesmo contra uma defesa que jogou sem sua secundária titular, e se o Yates continuar nesse ritmo, eu volto a ter medo do Texans na AFC. Muita gente fala que o Matt Schaub pode forçar uma volta para os playoffs, mas não vejo isso sendo vantajoso para o Texans. Ele não vai voltar 100% para os playoffs, e é melhor pro Texans desenvolver um jogo com o Yates do que tentar mudar tudo em cima da hora. Até aqui o calouro tem surpreendido bastante, mas vamos ver como ele se porta nas próximas semanas com Colts, Panthers e Titans pela frente, três jogos ganháveis que podem significar um bye.



Indianapolis Colts 10 at Baltimore Ravens 24
Contagem regressiva: 3...

Tangente rápida: Pra mim, o Patrick Willis é o Defensive Player of the Year, e o Darrelle  Revis e o Jared Allen estão logo atrás. Mas não da pra deixar o Terrell Suggs de fora. São 13 sacks em 13 jogos, ele demoliu a linha ofensiva do Colts pra três sacks como já tinha feito contra o 49ers, e ele tem sido um game changer em Baltimore, um time que tem um ataque decente mas cujo trunfo ainda é sua defesa. Se o Willis perder o resto da temporada machucado... Pra mim o Suggs tem boas chances de passar na frente do resto e ser o DPOY sem dúvida.



Minnesota Vikings 28 at 34 Detroit Lions
Sinto muito Lions, mas você não pode quase perder para o Joe Webb SEM o Adrian Peterson pra ajudar e ainda ser levado a sério. Eu tentei, mas ta ficando difícil. Tudo bem, o Lions deve ir aos playoffs de qualquer jeito, mas não vai ser levado a sério por lá. O ataque não tem sido o principal problema, mas a defesa está muito mal, e o velho problema - faltas - continua levando o time pro ralo. O Vikings chegou até a colocar seu QB titular no banco depois de um jogo muito ruim, mas o Joe Webb quase levou o time à vitória e se não fosse a incapacidade do time de converter uma 1st and 1 pro TD o Viks sairia com a vitória. O Ndamukong Suh deve voltar na próxima rodada, mas o time ainda tem um confronto com o Packers no horizonte e se bobear pode cair fora, apesar de improvável. Mas é uma triste verdade: Times que não estão focados raramente tem vida longa nos playoffs. E o Lions não está nem um pouco na mesma página.



Atlanta Falcons 31 at 23 Carolina Panthers
Eu gosto bastante do Cam Newton, mas a verdade é que ele tem jogado bem pior na segunda metade da temporada. Não que surpreenda, o início dele foi absurdo e insustentável, e agora os outros times estão mais preparados para enfrentar a 1st pick do Draft. Mas o fato é que ele tem colecionado alguns jogos bem ruins, e esse foi mais um pra conta. O Panthers tinha o jogo sob controle, estava jogando bem e com uma boa vantagem, mas o Newton lançou duas interceptações bobas que trouxeram o Falcons de volta ao jogo e ainda deram a vitória ao time da Georgia. Faltou um pouco de inteligência ao calouro, o que a gente espera que ele desenvolva com o tempo mas que trás de volta algumas das preocupações que o pessoal tinha na época do Draft.

Aliás, quando parecia que a NFC já tinha seu playoff definido com Falcons e Lions nas vagas de Wild Card, cada um com oito vitórias, lembrem-se que Dallas e Giants tem 7 vitórias, e que até mesmo Seahawks e Cardinals talvez ainda estejam na briga com 6 vitórias cada. Então ta cedo pra cantar vitória, especialmente porque o time não vem jogando bem. Tem muito a evoluir ainda para os playoffs.



Tampa Bay Buccaneers 14 at 41 Jacksonville Jaguars
O Bucs acabou de fazer o Jaguars parecer um time de verdade, e o Maurice Jones-Drew continua sua temporada de fantasy absurda com 4 TDs nessa partida. Engraçado como tudo deu errado pro Bucs, tão engraçado que eu nem vou mais tocar nessa tecla até meu especial (que pode vir antes do que vocês imaginam) de final de temporada. Pro Jaguars as coisas também deram errado, e começaram com a decisão da franquia de dispensar o David Garrard, achando que o Luke McCown ia ser um QB melhor, dai tirando o McCown pra tacar o Blaine Gabbert no fogo. A defesa até tem ido bem, mas sem ataque, não deu. Será que o Maurice Jones-Drew será o próximo recebedor do Troféu Barry Sanders de Superstar que disperdiçou boa parte da carreira em um time horrível??



New Orleans Saints 22 at 17 Tennessee Titans
Como previsto nesse blog, acabou sendo um jogo mais interessante do que o esperado, e o Jake Locker é um bom jogador oficialmente, embora eu queira ver ele mais antes de dar algum veredito mais completo. O Titans só não ganhou porque o Chris Johnson voltou à sua mais recente forma, quase 2 jardas por carregada de média e foi totalmente inútil o jogo todo... Sabe, contra a pior defesa terrestre da NFL. Eu avisei que os últimos dois jogos poderiam ser enganadores porque os adversários tinham defesas fracas, mas eu esperava algo semelhante do Saints. Mas 23 jardas em 11 carregadas? Isso foi nojento! E aí o Titans dependeu 100% do calouro, que teve problemas com sua precisão e cujos WRs droparam vários passes. Mesmo assim, foram quase 300 jardas e quase a vitória, faltou um pouco de experiência no final, aquela jogada não era para fazer o bootleg e sim tentar um passe rápido e baixo que se falhasse dava ao time mais uma chance. Mas não deu, e o Saints acabou tirando a sorte, porque com a derrota do 49ers, ele tem uma chance real de conseguir a 2nd seed, é só o Niners perder do Steelers segunda feira.



Philadelphia Eagles 26 at 10 Miami Dolphins
Eu confesso que nmão tinha interesse nesse jogo, mas qual foi minha surpresa ao descobrir que o Eagles venceu com... defesa!! Isso mesmo, defesa, aquela coisa coisa que parecia esquecida na Philadelphia! Mesmo com o LeSean McCoy num jogo ruim e o Michael Vick ainda voltando de lesão, a defesa forçou três turnovers, deu ótimas posições de campo pro time e facilitou a vida do time de um modo geral mesmo com o ataque sendo bem contido por uma boa e subestimada defesa. Esse era o padrão que o EAgles queria ver desde o começo pra sua defesa... Mas convenhamos, é mais fácil fazer isso contra Matt Moore do que Aaron Rodgers ou Drew Brees.



San Francisco 49ers 19 at 21 Arizona Cardinals
Notícia bombástica das minhas fontes: Perder o melhor jogador defensivo da NFL no momento atrapalha e muito a defesa de um time, e o 49ers sentiu isso na pele. Foi a pior partida defensiva do Niners na temporada, o time teve muitos problemas com tackles (Antes tinha errado 14 tackles na temporada TODA) e o John Skelton correu para três terceiras descidas com muita facilidade. Isso atrapalhou em muito o time, e o Cardinals tirou vantagem disso, especialmente com o Larry Fitzgerald pegando fogo, mas esse não foi o principal motivo da vitória do Cardinals. Afinal, se o Patrick Willis tivesse jogado, ele não teria mudado em nada o fiasco que foi o ataque em terceiras descidas do Niners, um fiasco de 3-14 em conversões. Frank Gore ainda está machucado, Kendall Hunter não foi efetivo em nenhum momento, a linha ofensiva foi uma peneira e o Alex Smith teve um jogo muito ruim. O Cardinals não foi brilhante, mas sua defesa jogou muito bem e o Larry Fitz ainda é o melhor WR da NFL. O Cardinals está 6-7 no momento e a defesa finalmente está jogando bem... Será que está muito cedo pra descartar playoffs? Se o Lions continuar nesse ritmo, e o Falcons não melhorar...

Tangente rápida: Acho que poucas vezes na NFL eu vi uma sequência tão ridicula como a que aconteceu nessa partida. O 49ers tinha uma 4th and 6 e posicionou o time pra chutar um Field Goal de 52 jardas. No entanto, o 49ers fez um fake field goal que resultou num passe de 30 jardas pro Johnathan Goodwin. Acontece que os juizes apitaram depois que a jogada já tinha começado (E portanto eles não poderiam ter interrompido/anulado a jogada) dizendo que o Cardinals tinha desafiado a jogada anterior(também depois que a jogada já tinha começado), o que anulou um avanço muito importante do Niners. Só por isso a lambança da arbitragem já seria ridícula, mas na hora de rever a catch do Kyle Williams (E eu até achei que o desafio estava correto ao dizer que a bola bateu no chão), eles disseram que não podiam rever porque "O equipamento teve um problema". Ou seja, eles anularam uma jogada importantíssima do Niners quando não poderiam tê-lo feito e nem reviram a jogada que causou essa paralização por um problema no equipamento?? Quantas vezes eu já vi algo semelhante na NFL? Certeza pouquíssimas.



Oakland Raiders 16 at 46 Green Bay Packers
E olha que esse foi um dos piores jogos do Aaron Rodgers do ano. Agora, a questão que fica é: O que o Packers deveria fazer, tentar terminar a temporada invicto e fazer história ou poupar os titulares como o Colts fez em 2009?

Pra mim, o Packers tem que tomar cuidado (essa semana o Greg Jennings já sofreu uma lesão no joelho, por exemplo) com seus titulares. Se o Clay Matthews ou o próprio Rodgers sofrem uma lesão desnecessária, então a pós temporada do Packers vai ficar bem mais difícil.  No entanto, 16-0 é um patamar que só um time na história conseguiu alcançar (Dica: Não foi uma coincidência que isso só aconteceu na era pós-regras pró-ataques aéreos de 2003/04), e ele não foi campeão. Você não sabe quando vai ter a chance de fazer história de novo, ou se vai ter algum dia. Mas a chance está ai, agora, pra eles talvez se tornarem o primeiro time campeão 19-0 da história. Você talvez só tenha uma chance na vida. Então pra mim tem que tentar o 16-0, mas com cautela. Jogue um estilo porra-louca de shotgun no começo das partidas, abram uma vantagem considerável, depois administrem com os reservas. Descansar titulares não significa jogar duias partidas inteiras com os terceiros reservas. Eu acho que os titulares devem jogar, mas com cuidado e moderação. O importante é a saúde dos jogadores e o Super Bowl.



Buffalo Bills 10 at 37 San Diego Chargers
Vocês sabiam que o Bills somam -53 em pontos totais? O pior colocado da AFC East, o Dolphins, tem saldo de 10. Ah, espera, eu não ia mais falar desse time. Falha minha.



Chicago Bears 10 at 13 Denver Broncos
TEEEEEEBOOOOOOOOW!!

Ok, eu estou ficando assustado. Uma coisa é virar jogos como vinha acontecendo, mas estar perdendo por 10 pontos faltando 2 minutos e 15 segundos, dai ver o adversário pegar a bola SEM TEMPOS PARA PEDIR e ainda assim conseguir uma virada... Estou achando que estamos lidando com forças além da nossa compreensão, e eu falo sério! Tudo bem, o milagre contou com ajuda do Marion Barber, que só precisava ter ficado dentro do campo pra ter garantido a vitória com 99% de certeza (Se bem que era o Tim Tebow, eu não duvido que ele conseguisse um TD nos 6 segundos que ele ia ter). O Barber, aliás, teve um jogo bom, mas cometeu dois erros fatais: Primeiro, foi para perto da lateral numa jogada crucial para matar o relógio, o que permitiu ao defensor empurrá-lo pra fora e parar o cronômetro, e depois sofreu um fumble na prorrogação quase impossível, quando ele já tinha passado dos defensores e tinha ainda umas 10 jardas pra correr - e sim, dentro do alcance do pé de chumbo do Robbie Gould. Nas duas ele deu ao Tebow uma chance, e nas duas o Tebow fez valer a pena. Você não pode dar uma chance ao Broncos. Simples assim.

Matt Prater merece os créditos pela vitória, mas o fato é que o ataque do Broncos não se ajudou o jogo todo, e a principal culpa não foi do Tebow. Sim, ele acertou apenas 3 de 16 passes nos primeiros três quartos e errou várias vezes alvos livres, mas o Denver também teve seis drops nesse periodo, inclusive um drop do Eric Decker no que seria um TD de 40 jardas. Ou seja, Tebow terminaria 9 de 16 com 1 TD... O que é bom. Mas pra compensar... 18-24 no quarto período e OT, inclusive 8-8 na campanha do TD do time? Yeekes... Isso não faz sentido, isso não da pra explicar... e eu não ligo. Isso é espetacular, isso que faz o esporte ser tão sensacional. Um jogador como Tebow desafia tudo que nós conhecemos... E não tem nada melhor.



New York Giants 37 at 34 Dallas Cowboys
Um jogo com implicações de playoffs crucial que acabou sendo um dos melhores da temporada, com o Eli Manning orquestrando mais uma virada espetacular e com o Tony Romo mais uma vez jogando muito bem o jogo todo e falhando no momento decisivo (embora colocar a culpa da derrota no Romo seja ridículo). Foi um jogaço de altíssimo nível, e no final, a diferença. 12 pontos atrás, o Eli Manning orquestrou uma campanha perfeita pro touchdown. No momento seguinte, o Romo errou um passe facílimo para o Miles Austin que provavelmente teria virado um TD (no mínimo um first down) se o passe fosse RUIM, de tão livre que ele estava, mas o passe conseguiu ser pior e incompleto. Ai o Eli Manning anotou mais um TD, com ajuda do Demarcus Ware, que teve dois offsides cruciais para o sucesso da campanha, inclusive numa jogada que o Snap foi tão mal feito que o Giants perdeu 10 jardas na jogada por causa dele... e foi anulado porque teve o offside antes. O Dallas até teve a chance de empatar, mas o FG do Dan Bailey foi bloqueado no último segundo. O quie mais vocês precisam de um jogo de NFL??

Mas o nome do jogo foi Jason Pierre-Paul. Eu disse que esse segundo anista ia ser bom, mas cacete, o que ele fez domingo ta além do que eu imaginava. Foram dois sacks (um deles pra safety), um fumble forçado e ele AINDA bloqueou o FG que deu a vitória ao Giants!! Esse cara é um monstro, e se essa frontline do Giants ficar saudável pros playoffs, ela realmente pode causar muitos problemas.



Saint Louis 13 at 30 Seattle Seahawks
Esse jogo foi tão esquecível que é melhor vocês ficarem com o vídeo abaixo que ganham mais.


2 comentários:

  1. Que tal o Cowboys trazer o Tebow só para fechar os jogos?

    ResponderExcluir
  2. Não vai acontecer, o Denver sabe que é só manter o Tebow que eles serão campeões do Super Bowl! Já disse, estamos lidando com forças além da nossa compreensão, o Denver va chegar no Super Bowl e um raio vai atingir o Aaron Rodgers!

    ResponderExcluir