Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Duas trocas que deveriam acontecer (Mas não vão)

"Se você não sumir nos quartos períodos, eu tenho uma proposta..."


Agora que a NBA voltou, lembramos de como pode ser chato um período de offseason. Todos os dias nós escutamos uma tonelada de boatos diferentes, "fontes" garantindo isso ou aquilo, várias noticias falsas de contratos assinados ou trocas que nunca aconteceram, e muita gente levando isso como se fosse a verdade suprema do universo. Acho que desde que anunciaram o fim do lockout o Chris Paul já foi trocado pra uns sete times diferentes. E enquanto os times se preparam pra temporada num período de Free Agency bastante limitada (Os três melhores jogadores: Marc Gasol, restrito, Tyson Chandler e sua falta de joelhos, e o Nenê, um bom jogador mas que tem "role player" escrito na testa), a maior parte dos boatos envolve dois jogadores que virarão Free Agents só ao final da temporada: Dwight Howard e o próprio Chris Paul.

Aliás, isso fica cada vez mais claro com o que aconteceu hoje, com o Albert Pujols assinando com o Los Angeles Angels. Superestrelas não querem só reconhecimento, eles querem dinheiro e querem jogar em times de mercado grande. O Pujols tem dois títulos com o Cardinals, joga em um dos melhores times da MLB... E mesmo assim saiu da cidade e do time onde jogou toda sua carreira só porque o Angels pagava mais que o Cardinals. Tirando a NFL, as Ligas americanas tem um formato que é brutal com os times de mercado pequeno, e está cada vez mais difícil para esses times manterem suas estrelas e seu time. Vejam o Carmelo Anthony, por exemplo, que não quis reassinar com o Nuggets e forçou uma troca ao Knicks a todo custo. Agora Paul e Dwight vão virar Free Agents e não querem continuar em times pequenos, e como todo mundo sabe que eles vão sair ao final da temporada de um jeito ou de outro, pipocam boatos de troca porque o Nuggets mostrou pra todo mundo que é mais vantajoso trocar um superstar que vai sair do seu time ao final da temporada, porque ai pelo menos você recebe algo em troca. Portanto, como as saidas do Paul e do Dwight são iminentes, todo mundo fica fazendo os boatos mais bizarros sobre o que vai acontecer com eles.

Nesse contexto, vamos brincar um pouco. Não de boatos, mas sim imaginando duas trocas que não vão acontecer com probabilidade de quase 99,9% - mas que deveriam, porque elas fazem sentidos para todos os envolvidos e... francamente, porque gerariam resultados muito divertidos para os fãs de basquete. Vamos a elas então, lembrando que elas são totalmente hipotéticas e respeitam as regras salariais.



1ª troca hipotética que deveria acontecer, mas não vai: Oklahoma City Thunder troca Russell Westbrook, Nate Robinson, Nick Collison e uma escolha de primeira rodada por Chris Paul

A questão do Hornets aqui é simples. Eles sabem que o Chris Paul não vai reassinar com a equipe ao final da temporada. Portanto, eles tem duas opções: Aguentar firme até o final do ano numa esperança provavelmente inútil de tentar convencer o Paul a mudar de ideia, ou trocar seu armador All-Star por alguma oferta que possa dar ao time alguma base para se reconstruir. A noticia que chega de todas as partes é que o Paul quer mesmo é ir para o Knicks, o que de certa forma inibe potenciais times que ofereceriam ao time a troca. Vários times tem condições de oferecer algo interessante pelo melhor armador puro da NBA desde Isiah Thomas, mas muitos times se perguntam: Porque eu vou oferecer jogadores jovens com muito potencial por um jogador que pode jogar um ano comigo e depois sair ao fim do contrato pra ir pro Knicks de graça? Tudo bem, muitos times (Clippers com Eric Gordon, Warriors com Stephen Curry, entre tantos outros) estão dispostos a arriscar mesmo assim, mas vamos em frente por enquanto.

Do outro lado, se o Knicks for realmente para onde o Paul quer ir, a chance dele ir por uma troca é quase zero. O Knicks não tem nada para oferecer ao Hornets além de Chauncey Billups (Um vovô que só serviria de contrato expirante) e o Landry Fields, ou seja... Yeekes! Se é pra trocar o Paul por um reserva e um contrato expirante, vale mais a pena o Hornets ficar com ele até o final do ano e perder ele por Free Agency. Ou então, recorrer a um outro tipo de "comprador", um time que esteja disposto a trocar pelo Paul mesmo sabendo que ele não vá renovar, só para ter o Paul por um ano rumo ao título. Por exemplo, se o Celtics oferecer o Rajon Rondo e algumas escolhas de Draft, porque o Hornets iria recusar? O Celtics tem uma base idosa, e por isso dificilmente o Chris Paul renovaria o contrato pra jogar em um time em reconstrução, mas teria um time de Chris Paul, Ray Allen, Paul Pierce, Kevin Garnett pra tentar uma última corrida ao título antes do corpo dos velhotes quebrarem de uma vez e o Paul sair pela Free Agency (Embora eu ainda prefira que troquem Rondo e Jermaine O'Neal por Steve Nash e Marcin Gortat). Na verdade, o Paul só vai renovar com um time onde ele possa ter um mercado grande E tenha um time competitivo e promissor pelos próximos anos. Por isso essa troca é arriscada para os times de one-and-done, perder ativos em troca de um ano (eventualmente um título) e só.

Ai entra o Oklahoma City Thunder. O Thunder é sem dúvida um candidato ao título desse ano e dos próximos, tem um time com uma defesa agressiva de garrafão e que tem dois superstars no Russell Westbrook e no Kevin Durant. Por mais que a média de idade do time titular seja suficiente pro time jogar o sub 17 do colegial, o time tem tanto talento e está tão bem montado que já podia ter disputado o título ano passado, tanto que chegou até as finais de conferência, onde perdeu para o Mavericks, eventual campeão. O time tem todos os motivos pra acreditar que ainda vai disputar o troféu por anos a fio, mas o time está com um problema na atualidade, que é a relação Westbrook/Durant. Muita gente criticou com razão o Westbrook nos playoffs por agir muito como um pontuador, segurando a bola e tentando resolver tudo sozinho, ao invés de agir como um criador e entregar mais a bola pro Durant (Que as vezes é um pouco passivo nesses momentos, aceita o Westbrook jogando sozinho ao invés de exigir a bola mais). O Thunder jogava bem até chegar nos momentos decisivos das partidas, onde o Westbrook arremessava muito mais do que devia e forçava arremessos ao invés de agir como criador. Por melhor que ele seja - e ele é muito bom - o estilo dele nesses momentos não casava com o estilo do time, e custou ao Thunder mais de uma vitória. O Westbrook é jovem, muito talentoso e está ainda no começo da sua carreira. Por mais que ele ainda não tenha entendido melhor como jogar mais como criador, criando boas situações para seu companheiro antes de segurar a bola e forçar arremessos, ele ainda é muito novo e tem muita carreira pela frente, não temos porque acreditar que ele nunca vá conseguir adaptar o seu jogo dessa maneira.

No entanto, a gente também não sabe quanto isso vai demorar, e pode acabar comendo temporadas importantes de um time já muito pronto pra ser campeão. Então não seria interessante trocar o Westbrook pelo Paul? O Paul é exatamente o que o time precisava, um armador puro que cria para seus companheiros. Ele não precisa da bola nas mãos o tempo todo pra finalizar como o Westbrook e seu estilo de jogo casa muito melhor com o Thunder e em especial com o Durant. Quanto mais arremessos o Durant der - especialmente se fossem criados pelo Paul - melhor para a equipe. E o Paul também não só é um grande criador como é um grande defensor e que é capaz de pegar a bola embaixo do braço e pontuar feito louco. Ele é um jogador completo, um dos melhores jogadores do mundo e que casa perfeitamente com o estilo do time. A inclusão dele não só daria ao time um jogador que é excelente no que faz, como também é um jogador cujo estilo é perfeito não só pra maximizar o talento do time agora como pra manter a evolução do time nos próximos anos. O Thunder já é um dos times mais divertidos da NBA, imagina quando tiver o melhor armador da NBA, um jogador que sozinho ganhou duas partidas do Lakers nos playoffs com o seu segundo melhor companheiro de time sendo o Emeka Okafor?? Eu pagaria o salário do Paul pra ver isso acontecendo!!

Mas infelizmente, não vai acontecer. Dificilmente o Thunder- um time que montou essa excelente base com troca sóbrias e conservadoras - vai arriscar mandar um jogador tão bom e com potencial como o Westbrook em troca de um jogador mais velho, com histórico de lesões e sem garantia que ele vá renovar. Pro Thunder, afinal, só faria sentido se o Paul garantisse que iria renovar ao final da temporada. Se o Paul estiver em busca de um contender com futuro, o Thunder é perfeito, um time pra brigar por títulos nos próximos oito anos. Mas ele também teria que aceitar ganhar menos, ou o time não teria condições de renovar com o James Harden e com o Durant no futuro (dois que possivelmente já teriam que aceitar uma redução salarial), o que tornaria o time menos competitivo. Mas pro Hornets, a troca não poderia ser melhor, eles perdem um superstar (que iriam perder de qualquer jeito) mas recebem outro de 21 anos em troca pra tentar uma segunda vez montar alguma coisa em torno dele. Pro Thunder, também é ótimo, torna um time excelente ainda melhor. O problema é que ela depende do Paul aceitar ganhar menos para renovar com a equipe, e que o Sam Priesti dificilmente iria aceitar uma troca tão arriscada. Mas não seria divertido ver um time com Paul, Harden, Durant e Serge Ibaka? Você sabe que seria!!


2ª troca hipotética que deveria acontecer, mas não vai: Miami Heat troca Joel Anthony e Lebron James por Dwight Howard e Ryan Anderson


Aqui está, minha falsa troca preferida! Eu já comentei dela várias vezes tanto aqui como no nosso twitter (www.twitter.com/tmwarning) e ela já rendeu alguma discussão, então agora chegou a hora de colocar ela as claras. Pra mim, essa troca não é como a do Paul, que é legal de imaginar, faria sentido, mas tem várias variáveis que podem torná-la menos atrativa para os envolvidos. Essa troca faz TOTAL sentido para TODOS os envolvidos (Menos um, mas tudo bem) e deveria acontecer sem pensar duas vezes!

Primeiro, o Magic está na mesma situação que o Hornets. O Howard dificilmente vai ficar no Magic ao final do seu contrato, vai querer ir para um time com melhores condições de título e se o Magic não trocar ele antes da trade deadline vai perder seu melhor jogador por nada, portanto uma troca aqui ainda é a melhor opção a não ser que o Howard por algum motivo decida continuar onde está, o que não vai acontecer se o time não melhorar, o que não vai acontecer, e aí voltamos à etapa inicial. O Magic tem é que conseguir a melhor oferta possível por ele pra ter alguma esperança futura.

Agora vocês vão perguntar "Porque diabos o Heat aceitaria essa troca?? Eles juntaram dois dos três melhores jogadores da Liga em um time só!! Eles acabaram de chegar nas Finais com Mike Bibby e Joel Anthony!! O Heat é um time que tem tudo pra ganhar vários títulos, porque trocariam talvez o jogador mais talentoso da Liga??", e não deixa de ser uma boa pergunta. Essa vai exigir um pouco mais de imaginação. Antes de mais nada, o Heat tem três grandes jogadores e realmente tem dois dos três (No máximo cinco) melhores jogadors da NBA no seu elenco com contratos por pelo menos mais quatro anos. O time quase chegou ao título mesmo sendo o primeiro ano do time jogando junto. Então volta a pergunta, porque o Heat trocaria um dos seus principais jogadores?

A resposta é simples: Porque ela faria o time ser melhor. O Dallas e o Heat acabaram de nos provar de uma vez por todas nas Finais que um time não é a soma das suas partes apenas. O Heat tinha dois dos três melhores jogadores do mundo mais o Chris Bosh, que é um excelente jogador, enquanto que o Dallas tinha um jogador top 10 (Dirk Nowitzki) e mais um bando de role players que já tinham passado do seu auge. O Heat claramente era o time com mais talento, mas foi o Dallas que saiu campeão, porque eles tinham um TIME melhor. Não é o time com mais talento que é o melhor, depende de muitas outras coisas, especialmente da forma como esses jogadores se encaixam dentro de quadra. O Dallas era um time com menos talento, mas era um time bem montado, onde os jogadores se complementavam perfeitamente. O Heat era um time que batia cabeça e que tinha vários jogadores pra fazerem a mesma função.

Na verdade, esse era um problema do Heat desde o começo, quando aconteceu o The Decision. Dwyane Wade e Lebron James são dois jogadoers espetaculares, mas eles tem a mesma característica, são pontuadores que preferem infiltrar, não são grandes arremessadores e que gostam de ter a bola nas mãos o tempo todo. Muita gente achava que os dois iam bater cabeça, e com razão. Jogadores com características tão iguais sempre serão mais difíceis de jogar juntos do que jogadores com características complementares, como era o caso do Paul/Durant alí em cima. E isso realmente aconteceu na temporada, Wade e Lebron tentavam jogar da mesma forma e batiam cabeça, não tinha espaço para os dois jogarem da forma como são mais efetivos. Isso obrigou o Wade a jogar muito fora do seu comum, o que ele fez muito bem, mas ainda tornou os dois jogadores menos efetivos porque não poderiam jogar como gostariam o tempo todo. O fato dos dois jogarem juntos tornou os dois menos efetivos, e tirou totalmente a bola das mãos do Chris Bosh, um jogador que tinha como maior característica seu grande arsenal ofensivo, mas que acabou virando um arremessador de luxo no time do Heat porque raramente tinha a bola nas mãos. Esse foi um dos motivos do Heat ter tido um time bem pior do que o nível de talento no time sugeria.

Além disso, uma coisa que muita gente esquece e só vai lembra em Junho: Nos playoffs, quem vence é geralmente quem domina o garrafão. Um dos principais motivos do Dallas ter vencido as Finais foi o fato do Tyson Chandler ter dominado totalmente o garrafão e o Miami não ter nenhum pivô ou ala de força pra bater cabeça com o pivô de Dallas lá dentro. O Wade e o Lebron podem ocasionalmente fazer um papel de Michael Jordan/Scottie Pippen (Que compensavam pela falta de um pivô dominante controlando o o garrafão com energia e atleticismo), mas não da pra esperar que eles façam isso sempre. Agora pensem um instante, que time domina melhor o garrafão: Wade, Lebron e Bosh, ou Wade, Bosh e Dwight Howard? É lógico que é o segundo. Não precisa nem perguntar de novo.

Ou seja, o Miami sai perdendo em termos de talento nessa troca, mas o Dwight é capaz de contribuir muito mais do que o Lebron pro sucesso do time como um todo. O Lebron e o Wade limitavam mutualmente os talentos um do outro na hora de jogar porque eles fazem funções muito parecidas, mas o Dwight se encaixa muito melhor no time. O Dwight é um superstar, nenhum jogador da NBA é tão dominante no garrafão na atualidade, mas ele funciona muito melhor quando não precisa criar o próprio arremesso, quando ele pode impor sua dominação na defesa e no ataque é acionado apenas em situações onde ele precisa converter o arremesso apenas, não criá-lo. No Heat, o Wade pode finalmente jogar com a bola como ele gosta e fazer em parceria com o Bosh, sem ter um outro jogador ofensivo exigindo a bola o tempo todo e acionando o Dwight apenas quando ele estiver embaixo da cesta, além de liberar o Shane Battier pra ser o titular e grudar no melhor jogador de perímetro do adversário com sua defesa. Agora, de repente, você tem tudo que um time precisa pra ser balanceado: Dois pontuadores, um defensor de perímetro, um reboteiro/defensor do garrafão, um chutador de três e alguns role players ocasionais. Antes Lebron e Wade jogando juntos tiravam  potencial um do outro e excluíam o Chris Bosh, agora Bosh e Wade podem jogar no ataque a vontade e o Dwight fica com o que sobrar ali na frente, sem falar que da ao time muito mais condições de dominar o garrafão num jogo disputado E acaba com a dúvida sobre quem tem que ser macho alfa nos finais dos jogos. Pro Heat, esse time é muito melhor do que o anterior E ainda deixa de ser o time mais odiado da Liga!

Do outro lado, o Magic troca um Superstar que inevitavelmente vai embora por outro Superstar, no auge, que ainda tem mais quatro anos de contrato e é o jogador mais talentoso da Liga. Nada mau, certo? Se Wade e Bosh tinham em mente ganhar títulos, então eles agora vão ter um time com melhores condições de fazê-lo. Podem até não gostar do seu amiguinho ter sido trocado, mas se a vontade deles era realmente títulos (especialmente depois daquela bronca do Wade no Lebron no jogo 3 das Finais, onde ele gritou por quarenta segundos ininterruptos na cara do camisa 23, com raiva de verdade nos olhos) não acho que eles vão criar caso. Todos ganham, tirando uma pessoa, Lebron James. Ele volta pra onde estava antes da The Decision, num time mal montado e sem outros jogadores de alto nível. Ele vai voltar a ser aquele jogador absurdo que fazia 30 pontos, 7 rebotes e 6 assistências por jogo num time fraco, sem nenhum coadjuvante decente e que vai perder na semifinal dos playoffs porque ninguém além do Lebron apareceu pra jogar (ou as vezes nem ele apareceu). Pra ele vai ser um retrocesso, mas só pra ele, todos os outros jogadores e times envolvidos nisso saem ganhando. Porque ela não vai acontecer? Porque ela é uma troca muito ousada e envolvendo jogadores muito valiosos e ninguém vai ter os culhões pra aceitá-la, embora deveriam. Ela melhora os dois times, dará ao Heat alguns títulos e ao Magic um superstar pra tentar alguma reconstrução nos próximos anos. Porque o Otis Smith não vai pelo menos TENTAR essa troca? Ah sim, porque ele é o cara que primeiro tem que decidir se vai usar sua amnesty clause no Gilbert Arenas ou no Hedo Turkoglu. As vezes eu acho que seria um GM melhor do que alguns desses manés...

Nenhum comentário:

Postar um comentário