Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Palpites para a semana 14 da NFL

Vamos aproveitar o embalo dos 14 acertos da semana passada pra embalar os palpites dessa semana, com times da casa em caixa alta. Lembrando que o dessa semana já começou 1-0 com a vitória do Steelers ontem num dos jogos mais feios que eu já vi em muito tempo (LEmbrando que eu não vi Rams e Cardinals, por exemplo).


RAVENS ganha do Colts
Contagem regressiva: 3...



PANTHERS ganha do Falcons
Eu já disse que acho que o Panthers vai brincar de estragar o final de temporada dos outros times? Não? Estou falando agora então. A primeira vítima vai ser o Falcons num jogo de 70 pontos e 2 TDs terrestres do Cam Newton. Sabe o que é mais legal de assistir aos jogos do Panthers? A defesa é tão ruim e o ataque é tão explosivo que todo mundo sabe que vai rolar ponto pra cacete, ainda mais quando enfrenta uma defesa fraca como a do Falcons.

Eu confesso que estava apostando alto no time do Falcons, pelo menos para ir aos playoffs, mas a derrota da última semana me deixou um pouco descrente. Tudo bem, a defesa do Texans está jogando muito bem, mas o Matt Ryan teve uma partida horrível e o jogo terrestre foi tão produtivo como minhas noites de sexta feira. O Panthers está embalando, não tem nada a perder, e o Falcons acabou de perder pro TJ Yates. Algo me diz que o Panthers vai surpreender aqui...

Tangente rápida: Se o Panthers perder, podemos fazer um caso que o TJ Yates é melhor que o Newton?



BENGALS ganha do Texans
É mais fácil jogar contra a defesa do Falcons sem o Andre Johnson do que contra a do Bengals, e o coitado do Yates vai descobrir isso na prática. Pior que esse vai ser um jogo bem difícil pro Bengals, que vem de uma sequência bem difícil, Andy Dalton não vem de um bom jogo e enfrenta agora uma defesa muito forte. Mas eu confio mais na defesa do Bengals pra parar o Arian Foster na medida do possível do que a do Falcons, e vai ser bem difícil jogar sem o Johnson se o Bengals colocar toda a defesa pra parar a corrida. O TJ Yates não foi mal semana passada, até que foi bem dadas as circunstâncias, mas é dificil confiar nele pra vencer, fora de casa, contra a defesa do Bengals passando pra Daniel Owens e Jacoby Jones.



LIONS ganha do Vikings
Até agora, só os times da casa vão vencendo nos nossos palpites, e aqui continuamos com a tendência. Confesso que o Lions tem me decepcionado, não pelo que vem mostrando em termos de futebol americano mas pelo que NÃO vem mostrando em termos de inteligência e maturidade. O time está se autodestruindo, matando campanhas boas ou dando mais oportunidades aos oponentes com faltas, erros e más decisões. Eu ainda acho que a cabeça do time vai custar muito caro ao Lions, mas não contra o Vikings, especialmente se o Adrian Peterson não jogar pra tirar vantagem da falta do Ndamukong Suh. O Christian Ponder vem de um jogo de quase 400 jardas, mas num jogo onde a defesa do Broncos foi péssima, então preciso ver isso acontecer mais uma vez antes de dar alguma palavra positiva pros fãs do Vikings. Dessa vez acho que vai ficar mais fácil pro Megatron e pro Matthew Stafford voltarem ao ritmo de antes do que o Vikings vencer fora de casa.



Bucs ganha do JAGUARS
Primeiro palpite de vitória de um time jogando fora de casa, e só porque é contra o Jaguars. Eu já disse que não vou falar mal do Blaine Gabbert por enquanto, pelo menos até ele ter um técnico, uma linha ofensiva, WRs decentes e uma offseason. Mas do jeito que as coisas vão para o Jaguars, teremos mais um jogo de 30 fantasy points do Maurice Jones-Drew e uma derrota relativamente larga.



DOLPHINS ganha do Eagles
O Dolphins é um dos times mais embalados da NFL, e o Eagles é o time mais deprimido da Liga. O Dolphins não tem nada a ganhar porque não vai mesmo aos playoffs, mas... Eles estão se divertindo e salvando o emprego do técnico Tony Sparano, e parece que era o que eles queriam mesmo. Além disso, muitos jogadores lá - em especial o Matt Moore - ainda tem muito a provar se querem ter um futuro no time, então vejo o Dolphins mantendo o ritmo até o último jogo. Já o Eagles está claramente com a cabeça no ano que vem e também com o Vince Young. Alguém imaginaria três ou quatro anos atrás que estariamos falando do Young da mesma forma que falamos do Tyler Palko ou do Caleb Hanie? Eu com certeza não, estava muito ocupado marcando Touchdowns com ele no Madden 2008 (Do qual ele era capa).



JETS ganha do Chiefs
Pela milésima vez, eu gosto muito da base que o Chiefs montou. Uma defesa muito forte, boas peças ofensivas... Só falta saúde pra disputar algo mais sério nos playoffs, talvez um QB capaz de vencer jogos com maior consistência que o Matt Cassell (De quem eu gosto, aliás) mas principalmente que seus jogadores fiquem saudáveis. Mesmo com o ataque totalmente esburacado por lesões, o Chiefs tem dado bastante trabalho nas últimas semanas, e o Mark Sanchez vai ter vida dura essa semana. Eu sei disso. Eu só não consigo apostar, em sã consciência, que o Tyler Palko não vá entregar o jogo contra a defesa do Jets, ainda mais jogando fora de casa.



Saints ganha do TITANS
Esse jogo vai ser mais difícil do que parece à primeira vista. O Titans é um time mediano na NFL, se eu fosse separar a Liga em três percentis o Titans com certeza estaria no meio do segundo, mas é um time com uma boa defesa e que tem um RB explosivo (embora eu ainda precise de mais um ou dois jogos antes de decretar a volta oficial do Chris Johnson). A defesa do Saints é muito fraca, especialmente contra a corrida. Eu até acho que um upset aqui do Titans é possível porque o Saints dificilmente terá alguma ambição que necessite desse jogo (Dificilmente passará o Niners pela 2nd seed e dificilmente perderá a 4th seed) e ainda joga fora de casa, mas num primeiro momento, eu não vejo a defesa do Titans - mesmo que seja boa - parando o Drew Brees embalado do jeito que ele está.

Aliás, vamos esclarecer uma coisa de uma vez por todas. Eu não ligo se o Drew Brees quebrar o recorde do Dan Marino de jardas. Eu não ligo se o Aaron Rodgers quebrar quase todos os recordes pra um QB nessa temporada. Eu não ligo se Brees, Rodgers E Tom Brady quebrarem o recorde do Marino ao mesmo tempo. Só que dadas as circustâncias - inclusive o nível dos jogadores ao redor desses QBs e o fato de que passar hoje na NFL é milhões de vezes mais fácil do que da década de 90 pra trás - nenhum desses jogadores está tendo uma temporada do nível daquela do Marino. Conseguir 5000 jardas naquela época era mais difícil do que conseguir 5500 hoje por causa das regras, imagina conseguir isso com um ataque sem grandes astros como aquele Dolphins? Não deixem os números enganarem vocês, esses três são espetaculares e tem mais é que serem apreciados mesmo, mas sempre tenham em mente que são épocas diferentes e situações totalmente diferentes quando forem comparar coisas tão simples e cegas como números e estatísticas.



Patriots ganha do REDSKINS
Eu acredito que não eu não preciso explicar isso aqui. Se eu precisar, é porque você não anda assistindo futebol americano OU é empresário do Rex Grossman...



Niners ganha do CARDINALS
Vocês sabiam que nos três jogos dentro da divisão, o Niners anotou 82 pontos e tomou apenas 24? Eu acho que esse jogo pode ser complicado pro 49ers - Fora de casa, sem Patrick Willis, contra um time que vem melhorando aos poucos e com Frank Gore ainda sem se recuperar totalmente da sua lesão na perna - mas não da pra negar a diferença absurda de nível entre o Niners e o resto da NFC West. Não é só uma distância, é um abismo de diferença, e eu acredito que o Niners saiba que se vencer esse jogo, está a um Rams e um Seahawks da 2nd seed e um bye nos playoffs. Jogar em casa contra New Orleans depois de 9 anos sem playoffs faz TODA a diferença do mundo, e tem coisa demais aqui em jogo pro Niners permitir uma derrota pro time do Kevin Kolb. Mas confesso que não estou tão tranquilo...



BRONCOS ganha do Bears
Um jogo interessante porque vai colocar o Tim Tebow contra uma boa defesa terrestre, que pressiona o QB, mas tem sua parcela de problemas na secundária. Se ele continuar mostrando a evolução nos seus passes que vinha tendo nas últimas semanas e continuar tomando conta da bola, ele deve conseguir o suficiente para uma vitória tranquila contra Caleb Hanie e Marion Barber. Se ele não estiver conseguindo acertar os passes - especialmente os passes médios e longos que ele não acertava nem por decreto no começo e nas duas ultimas semanas ele acertou num excelente nível - ele vai ser obrigado a voltar a recorrer ao option para 80% das jogadas, e aí ele vai ter um dia bem difícil contra essa defesa. Mas quando foi a última vez que eu apostei contra o Tim Tebow?? Aposto em mais um bom jogo dele, dessa vez sem necessidade de uma virada no quarto período, especialmente se o Von Miller jogar.



PACKERS ganha do Raiders
Jogos contra times como o Raiders são bem perigosos para times como o Packers, mas não vejo Green Bay perdendo do Raiders depois de vencer o Giants naquele jogo semana passada. E se esse resultado realmente acontecer, e o de cima também, o Broncos vai abrir um jogo de vantagem sobre o Raiders com vantagem no critério de desempate, sendo que o único jogo difícil do Broncos pela frente é o Patriots EM CASA. Se o Packers fizer o óbvio e o Broncos confirmar o favoritismo (E a gente viu semana passada que o Broncos sabe jogar com favoritismo), o Broncos vai estar com uma mão nos playoffs. Tebow haters, onde está seu deus agora??



CHARGERS ganha do Bills
O azar do Chargers é que o Broncos é um time sólido e que pegou fogo na hora certa, e por isso eu não vejo o Chargers conseguindo transformar essa boa sequencia final num título de divisão, mas não seria de todo improvável se o Kyle Orton ainda fosse titular. O Chargers sempre é o time que embala no final e o Broncos sempre foi o time que refuga na reta final, mas... Não o Broncos de agora. Atitude faz toda a diferença, e o John Fox merece estar na conversa de técnico do ano (Conversa pro segundo lugar, claro. O primeiro já foi definido faz muito tempo). Não vai acontecer esse ano.



Giants ganha do COWBOYS
Um jogo de playoff em plena semana 14 da NFL? Jogo da rodada sem dúvida, não percam esse Sunday Night por nada!

Na verdade, são dois jogos de playoffs, já que esses times ainda vão se enfrentar mais uma vez. Mas a questão é que esses são os dois jogos que vão decidir o título da NFC East. O Dallas até teve a chance de arrumar uma folga com uma vitória sobre o Cardinals, mas... Bem, não vamos torturar meu amigo Zeca relembrando essa questão. Se cada um ganhar em casa, o Dallas tem um jogo de vantagem, por isso eu acho que esse jogo é o mais fundamental para o Giants vencer. E eu acho que o Giants, como um time, tem uma identidade e um conjunto, algo que o Dallas ainda não conseguiu achar. O Dallas, com todas as lesões que assolaram o Giants, talvez seja um time um pouco melhor, mas é um time que muitas vezes não consegue jogar em conjunto quando um jogo exige... E eu acho que esse jogo vai exigir, e isso vai fazer a diferença.



SEAHAWKS ganha do Rams
É SÉRIO que esse vai ser o nosso Monday Night Football?? Sério?? (E o pior é que eu sei que vou assistir... Eu preciso  de ajuda profissional).

Um comentário:

  1. E olha que eu já estava esquecendo da bobeira que deu o Garrett anulando o que seria o 5º Game-Winning FG do Bailey na temporada (de calouro!).

    ResponderExcluir