Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 13 da NFL

Estamos de volta com nossa programação normal depois de uma chata semana de provas finais (Espero que sejam as finais mesmo...) e depois de uma rodada onde meus palpites terminaram com um record de 14-2 pra lavar minha alma de alguns palpites meio errados. Vamos ver o que de melhor (E de pior) aconteceu nessa rodada.


Todo mundo sabe que vamos vê-lo em Janeiro. Onde está seu Deus agora??

Philadelphia Eagles 14 at 31 Seattle Seahawks
Sabe qual é a pior parte dessa derrota? Tipo, tirando o fato de que o autoproclamado Dream Team da NFL tomou uma surra do Tarvaris Jackson? Que com a derrota do Dallas pro Cardinals e com ainda um confronto direto com o Cowboys, e mais a tabela do Giants que não é exatamente uma caminhada no parque (apesar do pior já ter passado), se o Eagles tivesse vencido a partida eles ainda teriam chance de ganhar a divisão! Dava pra chegar na última rodada empatado com o Dallas ou com o Giants dependendo de como os duelos entre os dois caíssem. Era só vencer o Seahawks e o Tarvaris Jackson, mas o time conseguiu tomar uma surra do Marshawn Lynch (que tem jogado muito bem nas últimas semanas) e está oficialmente, definitivamente, fora da briga por qualquer coisa. Assim como o Seahawks. Mas pelo menos ninguém esperava nada deles em nenhum momento da temporada. 



Tennessee Titans 23 at 17 Buffalo Bills
De repente, o Chris Johnson começou a parecer o RB dos velhos tempos e que merece ganhar o caminhão de dinheiro que recebe. Eu não sei se ele ficou mordido com as críticas, se ele teve mais tempo pra treinar desde o lockout e só agora engrenou, ou se foi simplesmente uma combinação de jogos contra defesas terrestres ruins. Possivelmente um pouco dos três, mas se o Titans quer desbancar o Texans do topo da divisão, o CJ tem que continuar jogando assim. O próximo jogo? A fraca defesa terrestre do Saints. Alguém aqui consegue ver o Titans ganhar sem 200 jardas do Chris Johnson?

Enquanto isso, na oficina do Coringa, a gente vai fingir que o Bills não existe mais até o final do ano. O time começou com muita sorte e jogando muito acima do seu valor, e não só isso reverteu como o time também perdeu dois dos seus melhores jogadores (Kyle Williams e Fred Jackson). Não há time - ou extensão contratual pro seu QB - que resista. Eu ainda acho que é culpa da barba do Ryan Fitzpatrick, though.



Kansas City Chiefs 10 at 3 Chicago Bears
Não fosse um TD de 38 jardas num Hail Mary do Tyler Palko com o relógio do primeiro tempo estourado que o Brian Urlacher deu um toco e caiu como milagre nas mãos do Dexter McCluster, esse jogo seria 3 a 3... E isso é tudo que eu posso falar sobre Bears e Chiefs.

E o Bears, que já estava mal sem o Jay Cutler e com o Caleb Hanie, conseguiu ficar ainda pior sem o Matt Forte, seu melhor jogador ofensivo. Eu acreditava que o Bears ainda podia ir aos playoffs nas costas do seu jogo corrido e com o Caleb Hanie evitando turnovers, mas não só o Hanie está fazendo tudo MENOS evitando turnovers como o Forte agora sofreu uma lesão no joelho e deve perder pelo menos duas semanas, o que significa que o Bears vai tentar vencer Tim Tebow sem Forte, Cutler e fora de casa. Yeah, eles estão ferrados. O que é uma pena, porque o Bears estava sendo um dos melhores times da Liga antes da lesão do Cutler, tinha uma boa defesa e um bom ataque e parecia que podia até brigar por algo sério nos playoffs... Até que foi tudo pelo ralo com essas duas lesões.  Agora eles são um time com uma boa defesa mas sem sombras de um ataque e cujo melhor playmaker é o seu retornador (Se mesmo assim algum time ainda chutar a bola pra ele, merece perder. Sério). O Bears de 2011 era um dos times mais divertidos de se acompanhar. Agora eles já estão pensando em 2012. E ainda te gente que defende um calendário de 18 jogos...

E como não poderia deixar de ser, já pipocam rumores sobre o Bears contratando Quarterbacks, rumores que variam desde Donovan McNabb até Joe Montana, passando em particular pelo Brett Favre. Eu acho que se eles querem tentar uma última chance pros playoffs, eles precisam de um QB capaz de ganhar alguns jogos. Eu não sei se McNabb é esse cara, mas eles não podem ficar parados, qualquer um já é um upgrade aqui. Se eles acharem que não vale a pena arriscar, é hora de renovar o contrato do Forte e pensar no ano que vem. E não, o Brett Favre não vai sair da aposentadoria. Nem o Kurt Warner, embora eu prefira ele tirado AGORA da TV, sem treino, preparo físico ou playbook do que 95% dos QBs da NFL. Deixem ele onde ele está, ele é o melhor comentarista!



Atlanta Falcons 10 at 17 Houston Texans
Matt Schaub. Matt Leinart. Mario Williams. E durante a partida, Andre Johnson de novo. E o Texans conseguiu vencer essa partida com seu QB reserva!! Mesmo que o Texans não tenha futuro em 2011, isso fala muito sobre um time. O Texans venceu com sua defesa e seu jogo terrestre, mas fez isso contra um time forte. O Arian Foster simplesmente não para de ser bom, e a defesa teve um crescimento de produção tão grande com as chegadas do Wade Phillips e do Jonathan Joseph que é difícil acreditar que é a mesma defesa que foi uma das piores do ano passado. Mesmo que o Texans não vá pros playoffs, a maturidade que o time tem mostrado está impressionando. 

Do outro lado, o Falcons tem uma chance de ouro de ir aos playoffs com o Bears todo estrupiado, mas com o Matt Ryan acertando 20 de 47 passes... hmm... Não vai rolar. O jogo terrestre do time tem perdido muito em eficiência, o jogo aéreo (que estava jogando muito bem contra edfesas medianas) foi totalmente humilhado pela forte defesa do Texans. Se o Falcons é um time de playoff, não pode perder esse tipo de jogo contra um QB que duas semanas atrás era 3rd string.



Oakland Raiders 14 at Miami Dolphins 34
Existe algum time na NFL mais empolgado que o Miami Dolphins? Foram quatro vitórias nos últimos cinco jogos, com a derrota vindo por um ponto, e de repente o Matt Moore parece o QB do futuro do time (Não deu certo com o Panthers, mas do jeito que ele ta jogando e sem Andrew Luck e possivelmente Matt Barkley na jogada é bem capaz que o Dolphins acabe dando uma chance a ele (Ou um contrato de 60 milhões, nunca se sabe com Fitzpatrick por perto pra dar o exemplo). Mas o fato é que o Dolphins agora está com a defesa que todo mundo esperava antes da temporada, o Reggie Bush está jogando bem e eles massacraram o coitado do Raiders sem dó nem piedade.  O Dolphins bem que merece ir pros playoffs. Sabe, não fosse o fato de que perderam os primeiros sete jogos.



Denver Broncos 35 at 32 Minnesota Vikings
Alguém viu a declaração do Willis McGahee no meio da semana? Ele disse que não importava se todo mundo desacreditasse do Broncos, mas que ele tinha certeza que se o jogo estivesse apertado no final eles iriam vencer. Ou seja: TIM TEBOW!! 

Todo mundo que não gosta ou não acredita no Tebow argumentou nas últimas vitórias do QB, não sem uma certa razão, que o Broncos estava ganhando por causa de sua defesa forte, que estava mantendo os placares baixos e evitando que o ataque precisasse produzir em quantidade. Acontece que dessa vez o Broncos, sem Von Miller, viu sua defesa jogar muito mal durante boa parte do jogo e tomar quase 400 jardas do Christian Ponder, além dos 32 pontos, forçando Tebow e o ataque do Broncos a produzir em quantidade. O resultado? 10 de 15 passes pra 202 jardas e 2 TDs, e um Rating de 149,3. Isso com seu melhor WR (Eric Decker) recebendo marcação dupla o jogo todo, o que significou 144 jardas e 2 TDs pro Demaryus Thomas. Então é, parece que no final das contas ele sabe lançar a bola sim.

Eu comentei semana passada que o Tebow estava evoluindo nos seus lançamentos jogo após jogo, e muita gente deu risada. Mas cada vez mais ele parece um QB de verdade, e essa semana sem dúvida foi seu melhor jogo. Ele soube se movimentar no pocket, manteve os olhos na secundária o tempo todo, seu jogo de pernas esteve frequentemente no ritmo adequado e ele acertou bons lançamentos ao longo do jogo. Seus fundamentos estão melhorando, sua leitura das defesas está melhorando e ele está acertando cada vez mais passes de média ou longa distância. É difícil vencer um time tão confiante como o Broncos. O time todo confia no seu QB, seu QB confia na defesa, a defesa confia no ataque, os jogadores confiam nos técnicos... Não só o Broncos vai roubar uma vaga dos playoffs como tem uma chance de conseguir uma 3rd seed com as lesões do Texans, o que permite fugir do Steelers ou do Ravens num primeiro momento. Quem disse que esse garoto Tebow não ia dar certo na NFL, mesmo? Vocês sabem que ele vai estar no Pro Bowl em Janeiro... E ninguém merece mais do que ele na AFC.



Indianapolis Colts 24 at 31 New England Patriots
Vamos por partes nesse aqui...

a) Contagem regressiva: Quatro jogos. 
b)O Patriots tentou descontar toda a longa rivalidade entre essas franquias nessa partida com um pequeno massacre em cima do Colts, cortesia de Tom Brady e Rob Gronkowsky. Quase deu certo, chegaram a abrir 31 a 3 até o Dan Orlovsky conduzir campanhas pra anotar 21 pontos no quarto período.
c) Leia a frase anterior mais uma vez e entenda porque fica difícil levar o Patriots a sério com essa defesa.



Cincinnati Bengals 7 at 35 Pittsburgh Steelers
E mais uma vez o Steelers nos lembra de porque eles são o time mais completo da NFL. Dominaram o Bengals do começo ao fim tanto no ataque, como na defesa e special teams, forçaram turnovers, dominaram pelo ar e pelo chão.... Enfim, deram uma surra no pobre Bengals. O Bengals não é culpado pelo seu calendário, e ainda pega o Ravens mais uma vez, mas o time vai ter algum trabalho pra se manter com essa vaga do Wild Card na frente do Jets e eventualmente do Titans, especialmente se o Andy Dalton não jogar as próximas semanas. 



Carolina Panthers 38 at 19 Tampa Bay Buccaneers
Cam Newton é bom e o Panthers é um time que vai brincar de estragar a campanha dos adversários nesse final de temporada. O Tampa já era, sua defesa está toda estrupiada, seu QB titular machucado, e o time não teve uma boa chance de continuar seu bom momento do ano passado. O Panthers também não briga mais por nada, mas está embalado, tem seu jovem QB pra desenvolver e vai se divertir no final da temporada. O Cam Newton igualou o recorde de TDs terrestres pra um QB em uma só temporada, o que é incrível. Mas fora isso... Alguém realmente viu esse jogo?



New York Jets 34 at 19 Washington Redskins
Ok, tem alguma coisa errada com esses jogos. Jets e Redskins, sério? Mark Sanchez terminando mais um jogo sem nenhuma interceptação?? Jets marcando 21 pontos no quarto período pra virar o jogo?? Ok, vamos explicar isso.

Na verdade, foi um jogo entre running backs. Primeiro quem fez a festa foi o Roy Helu, que correu pra 100 jardas e 1 TD, e ainda recebeu mais 42 jardas do Rex Grossman. Quando o Redskins apertou o Jets, foi a vez do Shonne Greene explodir pra 3 TDs em 88 jardas terrestres. No final, acabou vencendo o time que menos cometeu turnovers e que soube melhor aproveitá-los, e aí o Jets volta à briga do Wild Card. Eu não consigo engolir esse time do Jets, parece que toda vez que eles deveriam ser mandados para a obscuridão eles dão um jeito de embalar uma sequência que os coloca de novo nos playoffs. O ataque do Jets é medíocre, a defesa é boa mas não é nem de longe a força de dois anos atrás... E o time continua incomodando todo mundo pra ir aos playoffs.



Baltimore Ravens 24 at 10 Cleveland Browns
200 jardas e 1 TD pro Ray Rice depois, eu ainda não consigo entender porque o Ravens não entendeu ainda que o foco do ataque tem que ser o jogo terrestre. O Rice é o jogador mais talentoso desse ataque, ele é explosivo, ágil, recebe passes tão bem como corre e aguenta 25 toques por jogo. O Joe Flacco é um bom jogador, braço forte e que tem melhorado em termos de liderança, mas o Rice ainda é um jogador melhor. O Flacco tem muita inconsistência ainda (10 de 23 pra 150 jardas), e o time é melhor quando o Rice é o foco do ataque. Não sei porque está demorando tanto pro Ravens estabelecer essa identidade ofensiva, mas é o que falta pro time até os playoffs, talento e defesa o time já tem, a questão agora é extrair o máximo que puder dos seus ataques. Uma abordagem run first e alguns play actions podem ser suficiente pra esse time, mas eles precisam achar uma zona de conforto e uma jogada de segurança. No momento o Ravens não tem nenhum.



Dallas Cowboys 13 at 19 Arizona Cardinals
Sabe quando você pede um tempo antes do kicker adversário chutar um Field Goal decisivo nos segundos finais da partida com a esperança de deixar ele nervoso e fazer ele errar o chute? O Dallas se tornou o primeiro time da NFL a fazer isso... com seu próprio Kicker.

Vamos relembrar a série de eventos. O Tony Romo acertou um belo passe pro Dez Bryant até a linha de 30 jardas com o placar empatado em 13 a 13 e com 24 segundos no relógio, dois tempos pra pedir. O time deixou o relógio ir até o 4, fez um spike e preparou o chute, quando o Jason Garrett pediu tempo antes do seu kicker chutar e acertar. Quando voltou do timeout, lá foi o Dan Bailey... E errou o FG. E agora todo mundo está metendo o pau no Garrett por zicar o próprio Kicker. Então antes de mais nada, vamos ver porque o Garrett realmente errou.

Isso de pedir tempo antes do chute, pra mim, é uma grande besteira. Não serve pra nada, não atrapalha ninguém e estatisticamente falando os kickers costumam até acertar mais chutes após esse pedido de tempo do que se ele não acontecesse (ajustado para a distância). Kickers como Adam Vinatieri, por exemplo, já deram entrevistas falando que se sentem mais confortáveis com o pedido de tempo porque têm uma chance de chutar sem valer nada pra testar. Então o Dallas não perdeu o jogo porque o Garrett pediu esse tempo e "zicou" (Se alguém tiver uma tradução melhor pra iced que não seja "gelou", me avise). O Dallas pediu tempo porque quando conseguiu a first down na linha de 30 - um FG de 47 jardas - o time poderia ter pedido um tempo, ai teria 24 segundos no relógio e outro tempo pra pedir, tempo mais do que suficiente pra avançar o seu time mais umas sete ou dez jardas e dar ao seu kicker um FG muito mais fácil. Mas ao invés disso esperou o relógio chegar no 4 pra peedir um tempo (o outro ficou lá de besta), não tentou avançar a bola e deu ao seu kicker um FG difícil naquelas situações. O que perdeu o jogo foi o mau uso dos tempos e da posição de campo, não o fato do kicker ter sido 'gelado' (Eff it) antes do chute. E ai o Cardinals se aproveitou de uma falta imbecil do Terrence Newman numa 2nd and 17 pra conseguir uma primeira descida de graça e acabou com um TD logo depois de 56 jardas pra vencer a partida. Típico jogo que o Dallas precisava ganhar a todo custo e por isso perdeu. A NFC East está ficando muito previsível...



Green Bay Packers 38 at 35 New York Giants
Semana passada, eu falei que o Packers andou vencendo alguns jogos apertados porque os adversários cometeram erros cruciais e o Packers soube aproveitá-los, o que é uma verdade quando olhamos os jogos como um todo. Isso não quer dizer que os Packers sejam piores, saber aproveitar os erros dos adversários e não cometer os seus é uma virtude. Essa semana, no entanto, em mais um jogo apertado, não teve sorte e nem erros do adversário. Ao contrário dos últimos jogos, o Packers não deu sorte (mas também não deu azar). O Giants cometeu um grande erro, e o Packers cometeu outro em troca (As duas interceptações que resultaram em TDs). Ou seja, em termos de erros e sorte, o jogo foi extremamente nivelado. O que decidiu esse jogo? Simples, que o Packers é um time melhor do que o Giants e que o Aaron Rodgers e o Jordy Nelson (Não existe nenhum WR que use a lateral melhor do que ele no momento. Nenhum) executaram um ataque de 50 jardas em 15 segundos pra vencer a partida de forma magistral. Era o tipo de jogo que o Packers precisava enfrentar: Fora de casa, contra um adversário forte, sem ter a vantagem da sorte. E o time venceu com muita propriedade. Por isso que o Packers é o melhor time da Liga, porque ele tem condições de vencer qualquer time da Liga num jogo equilibrado. O fato dele ter vencido ultimamente só por causa dos erros adversários (e um pouco de sorte) não muda essa simples verdade.



Saint Louis Rams 0 at 26 San Francisco 49ers
O 49ers não teve um grande jogo. Na verdade, errou bastante no ataque (Um fumble, um drop dentro da end zone, um drop numa 3rd down dentro da red zone, incapaz de converter três corridas numa 1st and 5 pro goal...). Mas mesmo assim e mesmo sem seu melhor jogador no Patrick Willis, o time limitou o ataque terrestre do Rams a 1,8 jardas por carregada, forçou três turnovers e não cedeu um ponto sequer, e o Alex Smith fez alguns dos passes longos mais bonitos que eu já vi ele fazer na carreira, sem falar que o sophomore Kyle Williams está se firmando como um bom jogador no ataque com 2 TDs nas últimas três partidas. Contra o Rams, nada é um grande indicador de que o seu time está bem, então não vale a pena animar muito do lado dos 49ers. Por outro lado, podem ter certeza que 12 jogos na temporada sem ceder UM touchdown terrestre quer dizer muita coisa.



Detroit Lions 17 at 31 New Orleans Saints
O Lions continua com o mesmo problema. Excesso de descontrole, jogadas violentas, muitas faltas pessoais, muitas faltas imbecis... Uma parte é a falta de maturidade de um elenco jovem, outra parte o excesso de pressão em cima do time, e outra o fato de que a liderança do time - o técnico Jim Schwartz - confundiu nervosismo com intensidade e passou isso aos seus jogadores de forma irremediável. O Paulo Antunes e o Everaldo Marques acharam a definição perfeita pra esse time do Lions: Egoísta. Um time com jogadores egoístas que fazem faltas desnecessárias sem pensar no time.

Do outro lado, não existe nenhum ataque na NFL que esteja pegando mais fogo do que o New Orleans Saints e Drew Brees, nem mesmo o Packers e Aaron Rodgers. O que o Drew Brees tem jogado nos útlimos jogos é uma brincadeira, parece que ele finalmente acordou pra sua forma de 2009 e o ataque do Saints está funcionando às mil maravilhas. A tabela do Saints provavelmente vai garantir um 13-3 ao time até o final, especialmente se o Brees continuar assim e a defesa continuar não comprometendo, o que talvez faça o time cavar uma 2nd seed das mãos do 49ers. Demorou bastante, mas o ataque do Saints se achou e está funcionando perfeitamente, especialmente Brees e a linha ofensiva. Vamos ver se a defesa consegue solidificar um pouco antes dos playoffs.



San Diego Chargers 38 at 14 Jacksonville Jaguars
Eu achei que tinha uma chance do Chargers forçar esse jogo pra derrubar o Norv Turner. Não aconteceu. O primeiro tempo do jogo até foi bem legal, com os dois QBs jogando bem e o Maurice Jones-Drew comendo o Chargers com farinha. No segundo tempo... Fizemos jus à sequencia horrorosa de horário nobre que vinhamos tendo. Pra que perder mais tempo aqui? Vão ver um reprise do jogo do Tim Tebow!

3 comentários:

  1. Jaguars foram massacrados mas o MJD me fez 30 pontos. Adoro fantasy!

    ResponderExcluir
  2. Ótimos comentários, destaque para o comentário sobre os Parkers, análise simplesmente perfeita. Pra mim o vamos ter um repeteco do super bowl do ano passado, e eu estarei lá zaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Quem não joga Fantasy não sabe a alegria que é torcer pra um RB de um time perdendo por 20! Uma vez eu ganhei de um amigo num jogo por 1 ponto apenas, graças a uma interceptação, num Hail Mary, no último segundo, de um Monday Night. Nada supera!

    E ei, isso foi cruel! Me leva na sua bagagem?? Se o Niners de alguma forma ganhar do Packers, não vão conseguir me manter longe daquele estádio com um teaser!!

    ResponderExcluir