Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pensamentos rápidos da semana 15 da NFL

Dan Orlovsky, o mensageiro do apocalipse, manda beijos à torcida



Sabe quando estamos fazendo contas de soma com números grandes e esquecemos de somar aquele"um" que subiu numa coluna? Lamento informar, mas foi o que aconteceu com os maias. Eles acharam que o mundo ia acabar em 2012, mas era apenas um erro de conta, na verdade era 2011. Os sinais estão em toda a parte, e só não vê quem não quer. Ou vocês acham que é uma mera coincidência que esse domingo o Colts venceu, o Packers perdeu, o Broncos marcou 13 pontos no primeiro quarto e o Chad Ochocinco marcou um Touchdown? Tudo isso acontecendo no mesmo dia, ainda? Estamos condenados. Muito obrigado a todos os leitores, foi muito bom escrever pra vocês. Um minuto de silêncio...



Jacksonville Jaguars 14 at 41 Atlanta Falcons
A rodada até começou normal. De verdade. Ta bom, eu achava que o Jaguars ia surpreender e equilibrar um pouco mais o jogo, mas não da pra olhar pra esse resultado e estranhar. O Falcons é um bom time e o Matt Ryan tem jogado muito bem. Meu problema com o Falcons é a incapacidade que eles tão mostrando de jogar o que sabem contra defesas boas, onde eles parecem encolher e se assustar. Mas contra a defesa desfalcada do Jaguars? Normal, normal...



Dallas Cowboys 31 at 15 Tampa Bay Buccaneers
Outro jogo que foi desequilibrado. Na verdade, o Dallas até tentou equilibrar no segundo tempo e o Bucs conseguiu 15 pontos, mas parou nisso. A favor do Dallas, eles tentaram de verdade. O Dallas fez sua parte, mas por incrível que pareça, a derrota do Giants não realmente beneficia o time. Agora o Dallas tem uma vitória a mais que o Giants, mas... E dai? Se os dois vencerem o próximo jogo, a vaga vai ser decidida da mesma forma: no confronto direto da última semana, porque o Giants vencendo terá vantagem no critério de desempate. Se o Giants tivesse vencido e ambos vencessem na próxima rodada... Eles chegariam empatados na última rodada, e quem vencesse seria o campeão da divisão. Ou seja, a derrota dessa semana do Giants e essa vitória do Dallas não mudam nada em relação aos playoffs pra esses dois times... Desde que consigam vencer o Jets semana que vem. O que ela pode mudar? A gente vai falar disso mais abaixo...



Miami Dolphins 30 at 23 Buffalo Bills
Um jogo inútil que só mereceu destaque pelas 200 jardas terrestres do Reggie Bush, que aos poucos tem se adaptado muito melhor ao papel de RB titular que ele assumiu pela primeira vez em Miami. Tudo bem, é contra a defesa terrestre atual do Bills, mas é alguma coisa. O CJ Spiller também teve uma boa partida, o que é um consolo pro Bills, mas aquela extensão do Ryan Fitzpatrick ta parecendo cada vez mais cara...



Seattle Seahawks 38 at 14 Chicago Bears
O Chicago não perdeu a vaga nos playoffs quando o Matt Forte se lesionou. O Bears perdeu essa vaga quando o Lovie Smith decidiu que não precisava de um QB melhor do que o Caleb Hanie pra conseguir uma vaga nos playoffs mesmo sem um RB multidimensional pra ajudar. A defesa é boa, mas não da pra ganhar de 1 a 0 com penalti roubado na NFL. Eles precisavam de um ataque que colocasse alguns pontos no placar. Com o Forte e o Jay Cutler, estava fazendo isso muitíssimo bem. Sem o Cutler, a coisa engrossava, mas ainda dava se o foco do ataque fosse o Forte tanto pelo ar como pelo chão. Sem o Forte e com Marion Barber, a única chance de playoffs do time era que o seu QB ganhasse jogos com seu braço. O time exigiu isso de Hanie, ele tem amis interceptações que TDs, nesse jogo só foram três ints, duas retornadas pra TD. Ou seja, se o Lovie Smith lesse as colunas do TM Warning, teria percebido que precisava de um QB, e talvez o Bears tivesse vivo na temporada.



Carolina Panthers 28 at 13 Houston Texans
Pela primeira vez desde a lesão do Matt Leinart, o TJ Yates pareceu um calouro de quinta rodada jogando de QB. Sua compostura e confiança das últimas semanas o deixaram na mão, e a forte defesa do time não foi a mesma sem o coordenador defensivo Wade Phillips, que está de licença após uma cirurgia. Os números do TJ Yates não foram dos piores - 19/30 pra 212 jardas, mas ele lançou duas interceptações e pareceu assustado em muitos momentos. Esse é o problema de ter alguém inexperiente chamando o jogo, ele está encarando situações novas e precisa depender apenas do que ele será capaz de adaptar durante o próprio jogo. Até agora ele foi bem quando seu time esteve em comando, mas com a defesa não sendo tão dominante como de costume, ele não conseguiu manter a compostura e errou mais do que de costume. Isso é normal, um dos motivos de ser tão difícil vencer com um calouro na posição, e é um risco que o Texans sabia que estava correndo. Ainda acho que insistir no Yates é a melhor solução que eles tem, afinal o Phillips já deve voltar na próxima semana e a presença dele com certeza vai afetar a defesa.



Tennessee Titans 13 at 27 Indianapolis Colts
E aqui está o primeiro sinal do fim do mundo maia! Não é apenas o Colts ganhando - é o Colts ganhando jogando bem e marcando 27 pontos contra uma boa defesa!! E isso com seu QB passando para apenas 82 jardas!! WTF está acontecendo aqui??

A verdade é que o Colts soube aproveitar bem os erros do adversário. Um muffed punt na linha de 1 jarda do Titans, uma interceptação retornada pra TD e um erro de defesa que resultou numa corrida de 80 jardas do Donald Brown. O Dan Orlovsky não teve um grande jogo, mas evitou turnovers, o Colts não errou, e o Titans errou até demais. O Jake Locker até entrou no final pra tentar salvar a pátria, e ele até conseguiu um TD, mas o Colts saiu com uma boa vitória. Agora o Colts tem apenas um jogo de vantagem sobre Vikings e Rams na corrida por Andrew Luck e a tabela do Colts ainda permite ao time uma vitória. Ou toma cuidado ou vai perder um jogador que já parecia ganho.

Tangente rápida: O quão irônico é o fato de que o QB que ajudou o Colts a quebrar o que seria uma temporada históricamente ruim de 0-16 foi o mesmo QB que levou o Lions à primeira (e até agora única) campanha 0-16 da história?



Green Bay Packers 14 at 19 Kansas City Chiefs
E aqui está o segundo (E a meu ver mais surpreendente ainda) sinal do apocalipse. O que o Chiefs fez foi fazer o que eu já tinha cantado como o caminho para vencer o Packers - evitar erros e especialmente turnovers, correr bem com a bola, trabalhar no play action, explorar o meio do campo, e pressionar o Aaron Rodgers para forçá-lo a ficar dentro do pocket, impedindo seu scramble -  coisas muito simples de se falar ou até observar mas nem de longe fácil de se executar dentro de campo contra esse belo time. Mas o Chiefs não só fez isso como o fez à perfeição, e ainda contou com um grande número de drops do Packers pra dominar totalmtente a partida, porque o jogo foi muito mais dominado pelo Chiefs do que o placar final mostra.

Na verdade, eu senti pena do Packers porque, como eu disse nos palpites, você não sabe quando vai ter chance de entrar pra história dessa maneira de novo, pode ser a única chance na vida. Mas se você for pensar, essa derrota foi boa pro Packers. O Greg Jennings já está fora por lesão, e o time perdeu mais dois OLs possivelmente para o resto da temporada nessa partida. Com o record perfeito quebrado, o Packers não tem mais motivo pra manter seu time titular em campo e pode colocar todo mundo no banco pra evitar que mais jogadores sucumbam a lesões. Além disso, um time que não perde não conhece suas limitações - essa derrota foi importante pro Packers poder observar melhor seus defeitos para corrigí-los futuramente. E por fim, essa derrota e o fim da temporada perfeita para com esse hype ridiculo de "melhor time de todos os tempos". O Packers tem uma das cinco piores defesas da NFL, mas como o time (Que pegou um calendário muito fácil) tava invicto, todo mundo queria usar isso pra justificar que era o melhor time de todos os tempos, uma tremenda perda de tempo. Agora pelo menos não teremos mais essas comparações e podemos nos focar no que interessa: o resto da temporada 2012 da NFL, que promete ser espetacular.



New Orleans Saints 42 at 20 Minnesota Vikings
O Vikings continua perdendo e simplesmente sendo ruim, e o Drew Brees continua com uma temporada impressionante, foram cinco TDs e nenhuma interceptação nessa partida. O Brees está a pouco mais de 300 jardas de quebrar o recorde de jardas do Dan Marino, e dificlmente vai perder o recorde. Eu já disse e volto a insistir nessa tecla: Hoje em dia, conseguir 5000 jardas é muito, muito mais fácil do que conseguir 5000 jardas em 1984, ficar olhando só pros números é algo que engana muito e não esclarece nada. A temporada de 84 do Marino é, pra mim, a melhor temporada regular de um QB em todos os tempos, estatisticamente ou não. Não deixem os números enganarem vocês, olhem para o que está atrás dos números. E não deixem esse fato fazer vocês não prestarem atenção no simples fato de que a temporada 2011 do Brees está sendo espetacular e merece ser lembrada como uma temporada histórica. Assim como a do Rodgers.



Washington Redskins 23 at 10 New York Giants
Ok, esse eu errei feio mesmo. Eu achei que esse jogo era tão óbvio que o Giants ia entregar que eles iam surpreender e não entregar, já que é o time que menos faz o lógico na NFL. Mas eu tentei olhar demais e ignorei o fácil, que era o fato de que era um jogo perfeito pro Giants perder porque tinha tudo pra ganhar. Confuso? É claro, é o Giants. Foi um dos piores jogos do time que eu vi no ano. Eli Manning foi muito mal, a defesa foi totalmente dominada pelo Rex Grossman e o ataque foi acuado pelo que realmente é uma boa defesa. Como eu já disso, esse resultado não altera a questão Giants/Cowboys, desde que o Giants vença semana que vem: Em qualquer caso a disputa entre os dois fica pra última rodada. O peso que essa derrota teve? Bem...



New York Jets 19 at 45 Philadelphia Eagles
Ele deu uma última e definitiva chance ao Philadelphia Eagles de salvar a sua temporada, por incrível que pareça!! É fácil pro Eagles? Nem de longe, o time precisa de algumas combinações de resultados (Ganhar do Cowboys semana que vem e a rodada final, torcer pelo Jets contra o Giants semana que vem, e o Giants precisa ganhar do Dallas no encerramento), mas agora é possível de novo. O Giants acabou de perder do Redskins, é tão difícil imaginar eles perdendo do Jets? O Eagles tem condições de vencer o Dallas essa semana. Se isso acontecer, o Giants só precisa vencer em casa o Cowboys pra dar ao Eagles caminho livre aos playoffs.

Isso não vai acontecer porque, a meu ver, o Giants não vai perder do Jets. O Jets mostrou essa semana como é um time medíocre, o Mark Sanchez teve mais um jogo pavoroso e chegou a ir pro banco do M... M... Argh, do Mark Brunnel! O cara tem 41 anos!! Além disso, vai ser um jogo de muita pressão pro Giants, que se perder deixa de depender só de si pela classificação, e eles vão entrar sob desconfiança. Ou seja, a conjuntura que costuma resultar em bons jogos pro Giants. Mas que o Eagles está vivo, ele está, e é o tipo de time que ninguém iria querer enfrentar nos playoffs.

Outro time que se beneficiou desse jogo? Bem...



Cincinnati Bengals 20 at 13 Saint Louis Rams
Foi um jogo bem feito, o Bengals não jogou bem e o Andy Dalton fez história ao ser superado em performance pelo Kellen Clemens. Mas a defesa do Bengals apareceu bem, segurou o Rams a apenas 2 conversões de terceira descida no jogo todo em 13 tentativas e o jogo terrestre apareceu pra anotar os dois TDs do time de Ohio. Semana passada, o Jets controlava o próprio destino. Agora os dois times estão empatados, ombro a ombro, e o Jets está caminhando para enfrentar o Giants num jogo de vida ou morte pros dois, principalmente por causa da vitória do Jets. Tudo bem, o Bengals não tem jogado bem, teve problemas contra um dos piores times da Liga e ainda enfrenta o Ravens. Mas pelo menos agora não tem diferença entre os dois na coluna de vitórias.



Detroit Lions 28 at 27 Oakland Raiders
Conforme esperado, foi um jogo feio e cheio de faltas, mas também foi um excelente jogo, muito emocionante. O Raiders chegou a abrir 26 a 14 de vantagem num fumble retornado pra TD, quando o Hue Jackson cometeu o erro fatal da partida. Faltam 9 minutos pra acabar o jogo, e você tem a chance de a) chutar um extra point e fazer 27 a 14 ou b) tentar um two-point conversion pra abrir 28 a 14. Lembrando que faltam 9 minutos, o que vocês fariam?

Bom, se vocês fariam a, então vocês não servem pra Head Coaches na NFL... Ou talvez sirvam, já que foi o que o Jackson decidiu e ele está lá enchendo o cofre de dinheiro. 13 pontos de vantagem significa que o adversário vence o jogo com dois touchdowns. Se a conversão de dois pontos der certo, o adversário EMPATA o jogo com dois TDs. Se você falha na conversão de dois pontos, a vantagem fica em 12 e o adversário AINDA vence o jogo com um touchdown. Não é óbvio então que nessa situação então o melhor a fazer é tentar a conversão de dois pontos? Tudo bem, existe o outro argumento, que é que se você tiver 13 de vantagem, o adversário pode empatar com um TD e dois FGs, enquanto que com 12 pontos você perde o jogo. Mas a questão é que faltavam 9 minutos. A chance do Lions conseguir três posses de bola para pontuar com nove minutos no relógio era extremamente pequena. Duas posses de bola pontuando em 9 minutos é possível, três é muito difícil. A decisão do Jackson faria sentido se fosse, digamos, no terceiro período. No quarto? Não fez. E o Raiders pagou por isso porque perdeu exatamente por esse um ponto de diferença.

Bônus do dia: 214 jardas e 2 TDs? Bem vindo de volta, Megatron, sentimos sua falta!!



Cleveland Browns 17 at 20 Arizona Cardinals
O Cardinals não é um grande time. Mas... É um time que está começando a ser eficiente. A defesa tem jogado bem, principalmente, e pra falar a verdade tem dado um pouco de sorte. Mas o que importa são as vitórias. Infelizmente pro Cardinals, as vitórias do Lions e do Falcons complicaram a vida do time pros playoffs. Mesmo com Saints e Packers pela frente desses dois, o Cardinals dificilmente vai ter a chance de sonhar com alguma coisa. E a verdade é que por mais que o John Skelton esteja vencendo alguns jogos de QB, ele tem jogado bem mal (Tirando a partida contra o 49ers) e o time tem vencido apesar dele. Ainda acho que o Kevin Kolb foi um fiasco que não vai levar o time a lugar nenhum, mas ele é um QB melhor que o Skelton.



New England Patriots 41 at 23 Denver Broncos
Mais um bom jogo - não espetacular, mas bom - do Tim Tebow, mas dessa vez não foi suficiente. O time cometeu três turnovers, o Tom Brady entrou inspirado, a defesa jogou mal, o melhor RB do time saiu machucado e o Broncos não teve chance dessa vez. Eu achei que o Broncos ia ter uma chance nesse jogo porque eu confiava no jogo terrestre do time e principalmente no monstruoso pass rush de Elvis Dumervil e Von Miller, mas a linha ofensiva do Patriots jogou muito bem, anulou esses dois que tiveram um jogo totalmente apagado, e a contusão do Willis McGahee num momento que o Broncos dominava a partida contribuiu ainda mais para atrapalhar a vida do Broncos, que agora tem dois times na sua cola (1 jogo atrás) mas o time possui uma tabela relativamente fácil (Bills e Chiefs).

Alias, o que eu mais gostei dessa partida foi a maneira como os dois QBs entraram nesse jogo. Tebow, que ainda está no começo da carreira, encarrou esse jogo como mais um, um jogo para jogar como todos os outros. Já Tom Brady, um veterano ultra-competitivo, entrou encarando esse jogo como uma partida de playoffs, ele queria a todo custo vencer Tebow. Era exatamente com essa postura que ele entrava pra enfrentar seus grandes rivais, Ben Roethlisberger, Peyton Manning, etc, como quem quer vencer por motivos quase pessoais. Foi assim que ele entrou pra enfrentar Tim Tebow. E não poderiamos fazer um cumprimento maior do que esse pro camisa 15.



Baltimore Ravens 14 at 34 San Diego Chargers
E o Chargers foi um dos grandes beneficiados dessa rodada, inclusive jogando uma excelente partida e conseguindo uma grande vitória sobre o Ravens, com atuação de gala do Phillip Rivers. O Rivers demorou bastante pra se achar na temporada, mas nas últimas semanas tem parecido mais e mais o QB que a gente sabe que ele é e que está entre a elite da Liga. Agora o Chargers está aproveitando a rodada: Um jogo atrás do Broncos na briga pelo título da conferência, e um jogo atrás da dupla Jets/Bengals na briga pelo wild card. A tabela do Chargers não é exatamente um passeio no parque - Lions e Raiders - mas o time está mostrando, finalmente, um futebol americano de playoffs. Ótimos passes, jogo terrestre funcionando, Vincent Jackson em boa fase depois de um ano inconsistente e uma defesa agressiva com o Eric Weddle em um ótim momento. Pra mim é mais time que o Bengals, o Jets ou o Broncos. Mas como não depende só de si mesmo - pra mim o Broncos não perde mais, por exemplo - o Chargers pode acabar continuando sua sina de um time talentoso que demora demais pra engrenar e sempre morre na praia. O Mavs tinha essa fama e conseguiu superar. Vamos ver... Eu não descartaria, de jeito nenhum, o Chargers nos playoffs.



Pittsburgh Steelers 3 at 20 San Francisco 49ers
O 49ers tem que tratar essa vitória como ela realmente foi: Uma vitória importante, contra um grande time, que pode garantir ao time a 2nd seed. Mas tem que lembrar que a vida do Niners foi facilitada pelo Big Ben Roethlisberger jogando no sacrifício com um tornozelo machucado, o que prejudicou muito seus lançamentos longos e seu scramble e ajudou na segunda interceptação da partida. Mas o Niners jogou muito bem em diversas outras formas, a defesa terrestre foi muito boa, o monstro calouro Aldon Smith está a 1,5 sacks de quebrar o recorde da NFL para calouros, e o time de especialistas fez um papel incrível limitando a posição de campo do Steelers, e o Andy Lee teve um jogo muito bom. Ou seja, tem que tomar cuidado ao comemorar a vitória, afinal enfrentou um adversário com seu QB muito quebrado, mas também tem que comemorar e admirar as muitas coisas certas que a equipe fez. Mantenho minha opinião sobre o Niners, um time que joga bem em casa e vai ser muito dificil de vencer em casa nos playoffs, sem dúvida um candidato ao título, mas que talvez tenha dificuldade em jogos de placares altos.

Do outro lado, eu realmente não entendi qual era a do Steelers nessa partida. Antes de mais nada, eu já não entendi porque o Big Ben estava jogando. Tudo bem, ele é bem melhor que o Byron Leftwitch ou o Charlie Batch mesmo jogando de muletas, mas ele estava com uma lesão séria, enfrentando uma defesa muito boa, muito física e com ótimo pass rush, e pior, mesmo com Big Ben a vitória não estava garantida. Tudo bem, eu entendo a vontade do Steelers de vencer e assumir a liderança da divisão, uma folga na primeira rodada e jogos em casa fazem a diferença. Mas valia a pena arriscar a saúde do Big Ben pros playoffs num jogo dificílimo desses? Será que não valia a pena arriscar com o Batch, confiar na sua ótima defesa e poupar o Big Ben? Perder esse jogo atrapalhava, mas não era o fim do mundo. Perder o Ben pros playoffs é o fim da temporada do Steelers. Pra piorar, o Mike Tomlin manteve o Ben em campo mesmo com uma desvantagem de 17 pontos no quarto período e com o Aldon Smith comendo a linha ofensiva do Steelers viva só pra ver o QB levando mais pancada. Pra que manter ele no time? Não é como se eles tivessem chance de virar o jogo. Como muito bem disse um seguidor no twitter, ele não precisa provar pra ninguém que tem raça. O Steelers cruzou a linha que separa vontade e estupidez e deu sorte de não sair com mais problemas...

3 comentários:

  1. Fala chará, blz? Então, eu sempre escuto alguém falando que as jogadas de passe/o jogo aéreo antigamente era muito mais difícil de ser utilizado do que o jogo terrestre. Gostaria de saber mais especificamente o porquê, quais regras que tinham que impediam tanto assim o passee facilitavam a corrida.
    Meu Ravens deu um vacilo essa semana, mas graças a ajuda do Niners ainda estamos sentados no seed#2. Espero que fiquemos por ali mesmo, porque jogar on road nos playoffs vai ser pedreira com a campanha que o time teve durante a temporada (todas as 4 derrotas fora de casa).

    ResponderExcluir
  2. Opa, tranquilo.

    Essa mudança do jogo em direção ao passe foi bem gradual, começou no meio da década de noventa pra frente e se consolidou de vez lá pra 2004. As principais mudanças foram, por exemplo, uma limitação imensa do que um cornerback podia fazer (Atualmente, encostou é falta) pra evitar que o WR recebesse o passe, limitaram as formas como um jogador pode atingir o QB, diminuiram as formas de tackle... Foram mudanças graduais, mas que tiveram um grande impacto, hoje em dia passar a bola é MUITO mais difícil do que nos anos 80/90, por exemplo. Não é a toa que antes das regras de 2004, os três campeões anteriores de Super Bowl (Patriots, Ravens e Bucs) eram todos times muito defensivos, e que depois delas os campeões foram todos times com fortes ataques e grandes Quarterbacks.

    E pra mim o Ravens precisa dessa 2nd seed mais que o Steelers porque tem mais problemas fora de casa. O problema do Ravens está sendo a inconsistência, o time é capaz de grandes jogos contra times fortes como Niners e Steelers mas perde de Chargers, Jaguars, etc. E pra isso estabilizar, o Joe Flacco precisa evoluir, ele ainda não deu o salto necessário.

    ResponderExcluir
  3. Alias, esqueci de avisar, eu fiz um post faz algum tempo sobre esse assunto que você perguntou, é esse aqui http://two-minutewarning.blogspot.com/2011/11/evolucao-do-jogo-aereo-na-nfl.html , trata justamente das mudanças em relação ao jogo aéreo na NFL. Ta bem mais detalhado e completo.

    ResponderExcluir