Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Divisional Round - Domingo

Não deu tempo para postar aqui com a calma que eu gostaria sobre os jogos de domingo. Então, pra não ficar sem nada, vamos passar pelos dois jogos um pouco mais rapidamente que de costume. Foi mal pela pressa, mas eu viajo amanha, então as coisas ficaram corridas. O blog vai ficar um pouco mais parado até eu voltar (se conseguir acesso à internet eu continuo postando, mas não garanto que vá conseguir), espero que vocês compreendam e voltem a acompanhar o blog quando eu voltar.


Houston Texans at Baltimore Ravens
Dois times cuja maior característica é a defesa e a proficiência do jogo terrestre no ataque, dois times que buscam correr com a bola antes de passar e tem alguma desconfiança quanto ao seu QB. Eu já falei que gosto do Joe Flacco, não acho ele horroroso, mas dependendo do dia ele pode ganhar ou perder um jogo se tiver arremessos o suficiente, então o Ravens começou recentemente (e finalmente) a achar sua identidade como um time que corre antes e pergunta depois. O problema é que o Texans também é um time que corre antes, pergunta depois, corre mais um pouco e só ai vai pro passe. Como os dois times tem defesas sufocantes e jogos terrestres como o foco do ataque, esperem uma partida que vai passar voando, cada campanha gastando seis ou sete minutos do relógio e poucos pontos.

O diferencial do jogo é que o Ravens está mais confortável com o Flacco passando do que o Texans com o TJ Yates, embora o calouro não jogue mal e ele tem o melhor WR do jogo do seu lado. O Ravens vai fazer o que o Steelers tentou fazer semana passada contra o Broncos: Congestionar a linha, parar as corridas e forçar o Yates a vencer o jogo com o braço. O Steelers fracassou porque o Tim TEbow começou a acertar lançamento longo atrás de lançamento longo, leu perfeitamente a defesa e a linha ofensiva do Bronco fez um trabalho excepcional. Se o Texans quiser fazer o mesmo, o Yates vai ter que acertar seus passes, especialmente trabalhando no play action atrás daquela boa linha ofensiva. O Arian Foster vai ter que conseguir espaços, claro, mas o Ravens provavelmente estará disposto a ceder alguns passes de 20 jardas pro Yates do que deixar o Foster correr 10. A proposta de ambos os times provavelmente vai ser evitar terceiras descidas curtas parando o jogo terrestre e colocando o adversário em situações obvias de passe. E minha aposta no Ravens se dá porque eles são mais confortáveis nessas situações e porque eles jogam em casa, onde são muito melhores do que fora. 

(Mas se o Texans conseguir pressionar o Flacco, forçar algum turnover e o Yates não se assustar com o ambiente hostil e não cometer nenhum erro...)


New York Giants at Green Bay Packers
Muita gente tem falado que o Giants tem chances reais de vencer os poderosos Packers. Vamos ver exatamente porque...

A favor da vitória do Giants
O Giants tem o pessoal defensivo pra causar problemas pro Packers com sua linha de frente. Contra o Packers, não adianta uma boa cobertura da secundária se o Aaron Rodgers tiver tempo pra jogar e conseguir sair do pocket, então o importante é pressionar o Rodgers a ficar dentro do pocket (onde ele é muito menos perigoso) e tirar seu tempo pra reagir às movimentações defensivas, forçando passes rápidos e apressados e especialmente explorando a problemática linha ofensiva do Packers, que ainda tem alguns desfalques e alguns jogadores jogando com pequenas lesões. 

Na verdade, o Giants tem o pessoal pra executar o estilo de jogo que mais incomoda o Packers e que foi usado exaustivamente pelo Chiefs na única derrota dos queijeiros na temporada: Pressionar o QB pra dentro do pocket, correr bastante com a bola pra explorar o problema de linebackers do Packers, controlar o relógio, usar jogadores que consigam jardas depois das recepções curtas para explorar a dificuldade de dar tackles, e atacar bastante o meio da defesa com tight ends. O Giants tem tudo isso, tem um corpo de recebedores fantástico, tem o Eli Manning em ótima fase e vem embalado. Uma semana de descanso pode ser muito boa pra alguns times mas as vezes tira o ritmo de outros, e o Giants tem tudo pra controlar o relógio e forçar o Packers a jogar atrás no placar. O frio e o vento no Lambeau Field podem significar uma vantagem para o jogo terrestre, e o Giants corre muito melhor que o Packers.

Contra a vitória do Giants
O Giants já perdeu do Packers em casa essa temporada, a secundária é fraca par acompanhar os recebedores do Packers se Green Bay decidir jogar com passes em velocidade saindo do shotgun (até pra evitar o pass rush), está jogando num Lambeau Field congelado, está enfrentando um dos melhores QBs da Liga no Rodgers (Melhor que o Eli), e tem uma defesa que adora forçar turnovers e enfrenta um QB que tem uma mania de lançar interceptações demais, e já foi provado que se você começar a errar contra o Packers e não forçar erros deles em compensação, você não tem chance de vencer o jogo. O Packers tem tudo pra vencer a batalha dos turnovers.

Além disso, algo ainda mais menosprezado é o fato de que o Packers vai entrar nesse jogo com sangue nos olhos. É o mesmo Giants que tirou o Packers do Super Bowl em 2007, um time que quase venceu o Packers na temporada regular, e um time que todo mundo está fazendo um grande auê como sendo um possível candidato a um upset esquecendo que o Packers, apesar da tabela fácil, terminou 15-1 na temporada regular e jogou o fino da bola durante muito tempo. Além disso, está tendo muita conversa sobre como o Saints é incrível, deixando um pouco o Packers em segundo plano. Vocês conseguem imaginar os competitivos e orgulhosos Packers ficando alheios a tudo isso? Eu não, eu só consigo imaginar o time entrando com sangue nos olhos pra ganhar por 15 pontos e não deixar dúvidas sobre qual é o melhor time, além de mandar um recado ao Saints. E quando você tem um Aaron Rodgers com sangue nos olhos, você tem algo de bom. Ou um problema, no caso do Giants. Então calma: É possível um upset? Com certeza, o Giants é um ótimo time com grandes jogadores e que é um matchup dificil pro Packers. Favorito? Com certeza não, até provarem que é possível segurar o Rodgers jogando em casa.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho lido muito absurdo sobre esse jogo aqui no Brasil, como se o Giants fossem o franco favorito, loucura! É bom lembrar que o Packers vem bem descansado, esse time não joga uma partida inteira a 4 semanas, pra mim o Packers é franco favorito e ainda bem que o jogo ta chagando, to de saco cheio de ler bobagens aqui no Sobre esse jogo! Vitor, parabém pelo seu 49,s que jogou o "fino da bola"ontem!

    ResponderExcluir