Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

sábado, 7 de janeiro de 2012

NFC Wild Card Round (continuação)

No post de ontem ficou faltando o segundo jogo da NFC, entre Falcons e Giants. Não vou me demorar muito no jogo, mas queria compartilhar uma coisa absolutamente genial que li ontem na coluna do Bill Simmons (e que eu ia responder em forma de comentário pra Ciça no post sobre a AFC, mas achei tão legal que valia a pena compartilhar num post inteiro).

Nessa coluna, um leitor sugeriu a seguinte ideia: Na NFL, um time que está nos playoffs deveria poder "trocar" seu lugar nos playoffs. Funcionaria assim: Um time que chegou nos playoffs (O cara sugere que fosse 8-8 ou pior, eu acho que poderia ser qualquer time) poderia trocar sua vaga com qualquer outro time da sua conferência em troca de uma escolha de primeira rodada E uma escolha condicional dependendo da performance do novo time nos playoffs (Por exemplo, se perder de cara, paga apenas a escolha de primeira rodada. Se chegar na final de conferência, manda também uma escolha de segunda rodada daqui a dois anos. Se chegar ao Super Bowl, uma escolha de primeira rodada agora e uma daqui a dois anos). 

Só eu achei isso genial? Pense no Broncos, um time com algumas boas peças para o futuro mas que não tem a menor condição de disputar algo esse ano. O Broncos não trocaria facilmente essa vaga nos playoffs que não vai dar em nada (Se o Broncos ganhar domingo, o post de segunda feira trará uma foto minha Tebowing. Promessa feita) com, digamos, o Chargers? O Chargers tem um bom time e tem um técnico e uma direção desesperados, eles com certeza pagariam pra testar suas chances (Que não são das piores...) numa AFC fraca, enquanto o Broncos ganha muito mais saindo dos playoffs e coletando mais escolhas altas de Draft pra continuar reconstruindo. Genial e bom para todos os envolvidos!! Porque não pensamos nisso antes??

"Eu tenho um desses. Problem, Falcons?"




Atlanta Falcons at New York Giants
O Falcons é, estatisticamente, o time mais consistente da história da NFL. É sério, e observando o Falcons por umas três semanas consecutivas da facilmente pra entender porque. Ele é um time bom e que faz muitas coisas bem... Mas não faz nada excepcionalmente. Típico time que ganha fácil de times fracos, ganha apertado de times medianos e perde de times fortes. O time lança bem a bola... Mas não demais. O time corre bem com a bola... Mas não demais. O time consegue pressionar o QB bem com o John Abraham, mas não o suficiente com essa fase ruim do Ray Edwards. A secundária não é uma peneira, mas também não vai vencer jogos. É um time simplesmente mediano em todos os aspectos!!

Do outro lado, o Giants é um time totalmente inconsistente, que mescla momentos de genialidade e momentos dignos do Colts. É um time que perde pro Seahawks ANTES do Marshawn Lynch engatar a quinta marcha e pro Redskins, mas que domina totalmente Jets, Cowboys e outros times medianos (eu até acho o Dallas melhor que "mediano") e que pra mim, se tem um time fora do top 6 (Niners, Packers, Saints, Ravens, Steelers e Patriots) capaz de surpreender, jogar em modo Berserk e chegar ao Super Bowl (Todo ano tem um time que muda totalmente quando chegam os playoffs e assusta todo mundo) o Giants seria minha aposta. Eles tem um jogo aéreo muito bom com o Eli Manning atingindo um novo nível e com o Victor Cruz aparecendo com um playmaker extremamente dinâmico e tem uma linha de frente extremamente forte se saudável com Osi Umenyora, Justin Tuck e o meu favorito, Jason Pierre-Paul. A secundária está bem destruída por lesões mas tem tido alguns bons jogos, se não é uma força pelo menos não é a peneira que era algum tempo atrás.

A consistência do Giants preocupa pra essa partida, sem dúvida. Mas se o Giants jogar bem - apenas bem - provavelmente vai ser o suficiente pra ganhar uma partida em casa contra os medianos Falcons. Do Falcons a gente já sabe o que vai obter, exatamente o que eles mostraram nos outros 16 jogos da temporada, então esse jogo vai depender de que time do Giants aparece para jogar.  Considerando que o jogo é em casa, que o Giants não vai precisar executar nenhum tipo de plano de jogo mirabolante (só o que costuma fazer, correr com a bola e abusar do West Coast offense com o Victor Cruz conseguindo jardas após a recepção e o Ahmad Bradshaw recebendo screen passes, pressionar o QB...) pra conseguir dominar o Falcons. A minha única preocupação é se o Eli Manning não vai entrar num modo de auto-destruição que as vezes ele inicia, mas não acho que vá porque a) Ele não vai precisar ganhar o jogo sozinho; b) porque ele não está num embalo absurdo que deixe muita gente confiante e c) porque o Giants não é um favorito absoluto pra essa partida. O que sempre faz o Giants jogar que nem o time aqui do bairro é quando eles tem muita confiança, muito favoritismo e, portanto, muita pressão do tipo "Se destruir não fez mais que obrigação, se perder é vexame". Não tem isso dessa vez, é playoffs, e então eu acho que o time vá aparecer pra jogar.

Muita gente me perguntou se aquela história dos jogadores do time estarem 'desistindo" do técnico Tom Coughlin. Eu já disse que não acredito isso, o time não teria vencido seus dois últimos jogos se seu time não estivesse focado e determinado. Eu acredito na evolução do Eli como líder do time, e acredito que o time tenha muitos valores jovens pra fazerem esse tipo de coisa, jogadores que ainda precisam se firmar. Pra mim o Giants é o melhor time, está jogando em casa e tem os melhores jogadores (Manning, Cruz e Paul) do confronto. Claro, o Giants eventualmente vai ter problemas com o trio de Roddy White pela lateral, Tony Gonzales pelo meio e Julio Jones em profundidade, é inevitável, mas pra mim vai ter muito mais condições de resposta. O Giants só corre o risco de perder para ele mesmo, por causa da sua eterna mania de regredir quando mais parece que eles estão jogando perto do seu potencial.

Aliás, o que faz do Giants tão perigoso pra esses playoffs é justamente que, passado esse jogo, ninguém espera nada mais do Giants. O Giants não tem nada a perder, não tem nenhuma pressão para vencer o Packers e portanto pode jogar livre daquilo que tanto faz o time se atrapalhar. Um Giants a vontade, jogando sem nada pra perder e sem pressão é um Giants perigoso. Se cuida, Packers, se cuida...

Aliás, uma tangente rápida. Ninguém tem mais a perder nesse jogo que o Giants, mas alguém tem mais coisa a provar do que o Matt Ryan? Um bom QB, joga bem no final das partidas, jovem, promissor... Mas que nunca conseguiu jogar bem nos playoffs? O Eli tem mais a perder, mas ele tem um Super Bowl e não precisa provar mais nada pra ninnuém. O Ryan está precisando provar que pode ser um Franchise QB capaz de levar um time ao título. Depois da ótima temporada do ano passado (com um pouco de sorte, mas sólida) do time, o Falcons trocou a casa pelo Julio Jones porque parecia ser a peça que faltava pra um título, só pra ver o time regredir e estacionar num patamar decente, mas mediano. Eles não tem a escolha de primeira rodada dessa temporada. O Ryan não está precisando urgentemente dar um sinal pro time de que não foi tudo em vão e de que ele vai conseguir dar o próximo passo e levar a Franquia adiante? E ele não tem que fazer isso na temporada regular, e sim nos playoffs, fora de casa, contra o forte Giants.

Palpite: Giants

5 comentários:

  1. To esperando a sua promessa Vitor.

    "Se o Broncos ganhar domingo, o post de segunda feira trará uma foto minha Tebowing. Promessa feita"

    ResponderExcluir
  2. Só digo uma coisa: Cadê a foto?
    Não é motivo de zoação, de forma alguma. Como fã assumido do Bengals, ver um time que se considera destinado a ganhar perder pro Tebow foi a maior emoção que tive recentemente (maior, inclusive, que a decepção pela surra do sábado)

    ResponderExcluir
  3. Nem me fala velho.
    Eu tava aqui em casa na tranquilidade do meu lar. Torcedor do Niners como eu sou e assim já totalmente surpreso com o resultado porque eu tava crente que ia ser um massacre em favor do Stealers.

    Quando o Tebow me manda aquele passe velho, putz deu vontade de gritar que nem louco...me segurei para não ser considerado maluco aqui pelo pessoal do condominio e não acordar os velhos aqui tb. Mas foi foda d+. Muito show!

    Eu estou tebowing tb.

    Ahhh...Vitor você poderia enviar uma foto pro pessoal do site. E até a galera da CBS fez um Tebowing coletivo ontem pouco depois do jogo no jornal de esportes.

    ResponderExcluir
  4. Hoje tive um pequeno imprevisto no trabalho e o post vai sair só amanha, mas garanto a vocês que terá essa foto hehe

    Também não acho motivo nenhum de zoação. Aliás, torci feito LOUCO pelo Broncos, gritei pra burro e ajoelhei e fiz o Tebowing quando ele ganhou o jogo, levantei e gritei: TEEEEEEEEEEEEEEBOOOOOOOOOOOOOOW! Torcer pra esse cara é divertido demais!!

    E pode deixar, que essa foto estará aqui etrça feira. Estou me divertindo pensando em ideias pra ela hehe

    ResponderExcluir
  5. Não lembrava de torcer assim pra nenhum time que não fosse o Niners. Esse cara é demais!

    ResponderExcluir