Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Primeira fase dos playoffs: As mamatas

Finalmente entreguei meu projeto de TCC, já foi aprovado, e agora voltamos à vida como a conhecemos. E isso significa que vamos ter que correr demais pra chegar em dia com o que ta rolando na NBA. Ja que ta um pouco tarde demais pra falar do que vai acontecer daqui pra frente, vamos começar falando do que já passou. Ou seja, das oito séries de primeira rodada. Começando hoje com as quatro séries que foram mais curtas, mais fáceis ou até mais chatas: Spurs vs Jazz (Divertido demais ver o Spurs jogar ultimamente), Thunder vs Mavs (Surpreendentemente divertida), Pacers vs Magic (Algumas coisas legais, mas no geral chato demais) e Heat vs Knicks (Decepção).


Spurs vs Jazz (4-0)
Quando temos uma varrida onde os três primeiros jogos são tão one-sided, especialmente se o time que perde foi o 8th seed, costumamos pensar que o 8th seed que é ruim, e que não merecia estar nos playoffs (Ver: Conferência Leste nos ultimos anos, tirando 2012). Mas a verdade é que esse nao era o caso. O Jazz era um bom time, com um bom técnico, muito bem montado, com depth e um garrafão muito forte. Era um time que controlava os rebotes, sabia acionar Al Jefferson no garrafão e que jogava com muita vontade. Além disso, foi um time que cresceu na hora certa e chegou nos playoffs com muitos méritos. Ainda que inexperiente por conta da baixa idade e poucas apariçōes de seus jogadores nos playoffs, o Utah Jazz dificilmente foi o "problema" da série. O problema é que o Spurs é simplesmente bom demais!

O Spurs, que tradicionalmente na era Gregg Popovich-Tim Duncan sempre foi um time muito defensivo, lento e extremamente mecânico e as vezes entediante no ataque, agora é um time extremamente veloz, criativo, cheio de bolas de três pontos e muita depth. Se o Spurs dos primeiros títulos chegava a ser entediante, esse Spurs é o time mais divertido desses playoffs, tanto pelo grande número de bons jogadores como pelo estilo leve, rápido, com boa movimentação de bola e sua capacidade alucinante de massacrar quem estiver pela frente. O Spurs vem de 15 vitórias seguidas, e seria mais se não tivesse descansado tanto seus três principais jogadores na reta final.

O Spurs, portanto, foi quem tornou a série fácil. Ainda que não tenha o garrafão forte do Jazz, o Spurs sabe muito bem pegar rebotes de defesa e simplesmente massacrou o Jazz em bolas longas na transição e com bom espaçamento na meia quadra. Eu tinha avisado já que o Tony Parker tinha tudo pra ser o cara mais importante do Spurs, dado o fato do Jazz não ter ninguém pra marcá-lo no mano a mano nem alguém no garrafão pra fazer uma cobertura eficiente. E foi o que aconteceu, ele fez o que quis e o Jazz nunca realmente ameaçou o Spurs. Ninguém garante que o Spurs vá ser campeão, ainda tem algumas falhas e a concorrência de Thunder e Heat não vai ser fácil, mas o fato inegável é que a NBA nao tem nenhum time jogando o que o Spurs ta jogando nesse momento...



Heat vs Knicks (4-1)
Antes de mais nada, defendo meu ponto de vista: Essa poderia ser uma ótima série de 6 ou 7 jogos caso o Imam Shumpert não tivesse se machucado logo no primeiro jogo. Aliás, lesōes parecem ser a história dos playoffs até aqui, com Baron Davis, Shump, Derrick Rose indo pro saco, e jogadores como Elton Brand, Paul Pierce jogando limitados (Sem falar na lesão do Chris Bosh que de repente tornou a série Heat vs Pacers muito interessante). Mas a do Shumpert foi especialmente problemática. Junte isso ao fato do Tyson Chandler (Defensive Player of the Year, vale alguma coisa) não estar 100% e do Mike Woodson ser... Bem... Limitado na hora de montar seu ataque com qualquer estrategia que não seja isolar o Carmelo Anthony. O resultado foi um 4 a 1, com um ou dois jogos divertidos... E pronto.

A lesão do Shumpert custou mais ao Knicks do que pareceu à primeira vista. Em primeiro lugar, e mais obvio, tirou do Knicks seu melhor marcador de perímetro e alguém capaz de marcar e incomodar muito o Lebron mas especialmente Dwyane Wade. Além disso, tirou do time a sua flexibilidade para jogar com o Carmelo de PF como tanto fez quando o Amare Stoudamire esteve machucado. O time até tentou, mas isso significava deixar o Steve Novak em quadra marcando Lebron ou Bosh... E isso foi ridiculo. O ataque estagnado do Knicks tambeém sentiu muita falta de alguem pra correr nos contra ataques, e também outra pessoa pra assumir a armação além do Mike Bibby quando o Davis machucou. Fez falta, e nos tirou uma excelente série...

Enquanto isso, o Mike Woodson tomou uma surra homérica da defesa do Miami Heat. A defesa do time da Flórida não é brincadeira, Lebron é um dos melhores defensores de toda a NBA e ele e o Wade são dois pitbulls babando atrás da bola, forçando turnover atrás de turnover (o que rende pontos fáceis de transição) e sufocando o adversário. O problema do Knicks não foi simplesmente não conseguir vencer essa defesa, e sim ter insistido com a mesma tática durante a série toda, bola no Melo e sai da frente. O primeiro jogo foi especialmente patético: O Heat defendeu o Melo com a simples tatica de entrar na frente dele pra evitar ele de receber a bola. Nada mais do que isso. E o Melo passou o jogo todo apagado porque o time não conseguiu fazer a bola chegar ate ele!

Claro, a dependência do Carmelo sem o Jeremy Lin a gente já conhecia, especialmente com o Davis em fim de carreira. E o Heat tem todos os méritos de se aproveitar disso. Mas me assustou o fato de que o Woodson nem TENTOU algo diferente, nem mesmo pra levar a bola no Melo, era o Melo vindo buscar no meio de quadra e tentando resolver. E claro, o Amare ainda teve tempo de socar o vidro de um extintor e perder um jogo 3 decisivo. Grande, grande... O Heat era um time melhor que o Knicks, mas com Shump e Chandler a 100%, ainda acho que teriamos seis ou sete jogos miuto divertidos. Olho nessa rivalidade...



Thunder vs Mavericks (4-0)
Não lembro qual foi a última vez que eu vi uma varrida de série tão equilibrada. Apesar da varrida e do Thunder ter se mostrado um time claramente melhor e, principalmente, com mais armas ofensivas, o Thunder venceu jogos bem apertados: 1 ponto no jogo 1, 3 pontos no jogo 2, e 6 pontos no jogo 4. Muitos desses jogos foram decididos nos detalhes, e nisso o Thunder leva vantagem porque tem um conjunto melhor. E, especialmente, porque o Mavericks foi incapaz de fazer aquilo que lhe deu o título ano passado: dominar o garrafão defensivamente, com rebotes e defesa de aro.

Eu já deixei isso claro, mas preciso repetir: O Mavericks leu errado a situação da temporada 2012 da NBA. Com o lockout e uma temporada insana pela frente, o campeonato estava muito em aberto pra qualquer time que chegasse nos playoffs saudável e com uma boa dose de talento e defesa, o que o Mavs tinha ano passado. Mas eles optaram por deixar o Chandler ir pro Knicks e apostar tudo em Deron Williams e Dwight Howard na Free Agency. Pode dar certo, a gente não sabe. Mas o que a gente sabe é o seguinte: A carreira do Dirk Nowitzki nao ta longe de acabar, e você não sabe quantas chances vai ter de brigar pelo título com ele. E por isso você tem que aproveitar todas elas. Por isso que Kevin McHale jogou com um pé quebrado em 1987 mesmo sabendo que isso provavelmente afetaria o resto da carreira dele. Aquela era a chance, ele tinha que aproveitar. Não sabia se teria outra (E sim, se ele estivesse 100%, o Celtics teria sido campeão. Argh...). 

Em outras palavras, o Mavs teve uma boa série, seus coadjuvantes foram bem, mas o time sentiu falta da defesa de garrafão e dos rebotes do Chandler. Ainda que a defesa do time continuasse boa, a identidade que o time tinha ano passado desapareceu quando perdeu seu segundo principal jogador (Chandler). Aquele tinha tinha seu padrão pronto, sua rotação pronta, sabia suas forças e fraquezas e, o mais importante, sabia como jogar nos momentos decisivos dos jogos. O Mavs sem Chandler teve que se reinventar em uma temporada mais curta e sem offseason, e não deu certo. O Mavs sobreviveu na série porque Shawn Marion foi muito bem, porque Dirk foi Dirk em alguns momentos (Não na série toda, mas enfim) e porque o coletivo do time funcionou muito bem, mas pra vencer o fortíssimo Thunder eles precisavam de algo a mais. Que tinham, e perderam.

Talvez Deron vá mesmo pra lá. Talvez o Mavs ganhe mais um ou mais títulos com Dirk e Deron e/ou Dwight. Ninguém sabe. O que eu sei é que o Mavs teve uma chance real de disputar o título de 2012 e preferiu apostar num futuro incerto.


Pacers vs Magic (4-1)
A única coisa legal dessa série foi ver os jogadores do Magic jogando como se tivesse algo a provar e, mais importante, como se estivessem realmente se divertindo, pela primeira vez desde o ano passado. A perda do Dwight Howard, obviamente, afetou muito o time em termos de talento, mas a equipe se motivou muito mais do que antes e foi pra cima com vontade. Infelizmente faltou talento, o Pacers tem uma equipe melhor com uma defesa muito forte, e as bolas de três do Magic não fizeram milagres.

Aliás, pra mim o mais curioso da série foi que eu imaginei que o Pacers iria abusar do seu tamanho contra o Magic sem Dwight, mas foi o contrário nos ultimos jogos, com o Pacers respondendo ao baixo time do Magic com uma lineup cheia de guards (Chegou a jogar com George Hill, Darren Collison, Leandrinho e Paul George juntos), o que acabou dando certo. Alias, eles tentaram isso contra o Heat também quando Miami perdeu Chris Bosh, mas eu discordo, pra mim focar no garrafão é muito melhor do que tentar ir pro 1x1 contra Lebron e Wade. Mas isso fica pra depois.

O Magic agora ta com um dilema. Acho muito dificil Dwight ficar lá depois de toda a palhaçada do Dwight, a treta com o Stan Van Gundy e pela forma como os jogadores pareceram muito irritados com toda a história. Ele deve sair, mas ningueém sabe como, se vai desistir do seu ultimo ano de contrato mesmo tendo jurado nao fazê-lo (Ele pode fazer isso, ou já pegou a opção, algueém sabe?), ou se o Magic vai simplesmente trocá-lo pela melhor oferta. Mas espero que, se for para trocar, que o faça logo. Ter um jogador assim no time só vai atrapalhar, vide o Denver do ano passado.

Um comentário:

  1. Ótimas análises, Vitor!
    O Dwight já pegou a player option, sinal de mais drama nessa offseason.
    No aguardo do texto sobre meu Wolves

    ResponderExcluir