Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Voltando de viagem

Pois é, estou de volta de viagem. Mas infelizmente, ainda não estou em condiçōes normais para escrever um texto coerente com começo, meio, fim e 5000 palavras que de alguma forma tentem fazer sentido. Então vamos apelar e mandar apenas os bullet points de costume, pra não deixar passar em branco a quantidade de coisa que eu perdi enquanto estive fora. Assim que possivel, retomamos a programação normal. Ou quase, não sei se falar de times de basquete enfrentando aliens pode ser chamada de "normal".


- Primeiro, o mais recente, a derrota da seleção brasileira de basquete pros EUA segunda a noite, 80 a 69. Sinceramente, muita gente fez tempestade em copo d'água com esse jogo. Por exemplo, se o jogo realmente valesse alguma coisa, vocês acham que o Magnano teria deixado o Raulzinho tanto tempo em quadra no segundo quarto (os minutos que definiram a mudança de panorama do jogo)? Claro que não. Mas em um amistoso, o importante era que o Raulzinho apanhasse um pouco e ganhasse experiência jogando contra os melhores. Uma vitória ontem não teria ajudado em nada pras Olimpiadas, talvez desse confiança mas deixaria os americanos mais motivados. Uma derrota ontem na qual pudemos ver nossas fraquezas, nossas forças, o que precisamos evoluir, uma derrota que servisse pro time ganhar manha, experiência e motivação definitivamente pode ajudar a equipe no longo prazo. Nenhum adversário melhor que os EUA pra mostrarem nossas deficiências. O amistoso cumpriu perfeitamente a função que o Magnano queria.


- Holy smokes, tem alguma coisa que grite a incompetência dos GMs da NBA mais do que a Free Agency? Depois que o último CBA incluiu a cláusula da "Anistia" - que permitia ao time dispensar um jogador, tirando-o do seu plantel e da sua folha salarial, desde que continuasse pagando o salário do seu contrato - vocês já pararam pra observais que boa parte dos jogadores anistiados tiveram seus contratos assinados na temporada imediatamente anterior ao lockout? Travis Outlaw, Brandon Haywood, Andray Blatche, Josh Childress, Darko Milicic, Luis Scola (Ok, esse foi pra abrir espaço salarial, perdoável porque vale o que ganhava)... Todos eles assinaram contratos antes da temporada 2010. E olha que ainda existem muitos debates acerca de jogadores como Carlos Boozer. Em resumo, o CBA deu aos GMs a chance de se livrar de um contrato estúpido, e boa parte deles estão se livrando de contratos que foram assinados na temporada anterior!! E depois se perguntam porque tivemos um lockout...


- Por falar nisso, parece que a última moda agora é ir atrás de armadores que você mesmo já dispensou ou trocou. O Suns, que trocou Goran Dragic junto de uma escolha de primeira rodada por Aaron Brooks, agora correu pra oferecer pro esloveno 30 milhōes em 4 anos, sendo que podiam ter ficado com ele E uma escolha de primeira rodada de Draft. O Rockets, que dispensou Jeremy Lin ano passado quando o David Stern vetou a troca de Chris Paul-para-o-Lakers, agora ofereceu um contrato de três anos, 25 milhōes pro chinês. Alias, o próprio Rockets estava correndo atrás de Brooks, que acabou indo pra Sacramento. Ah sim, o Knicks também trouxe de volta Ray Felton, que tinha sido mandado embora na troca por Carmelo Anthony. Haja arrependimento, não? Só faltava o Deron Williams correndo pra voltar pra Utah também. Alias, imagina se ano que vem o Chris Paul decide voltar pra New Orleans? Paul, Austin Rivers, Eric Gordon, Anthony Davis e uma boa escolha de Draft? Ou ate mesmo trocando Eric Gordon por Paul George? Wow... Vamos parar por aqui antes que eu me empolgue demais.


- Aliás, outra moda dessa Free Agency tem sido os Restricted Free Agents. A quantidade de debates rolando (ou que já rolaram) sobre os contratos oferecidos pra esses caras, e se os times deviam aceitar ou não, foram mais extensivos que qualquer debate do tipo que eu lembre recentemente. Tivemos Omer Asik e sua proposta do Rockets de 3 anos, 25 milhōes que o Bulls vai ter problemas financeiros caso decida igualar (eu não igualaria - gostei do contrato, mas o Bulls precisa manter Luol Deng a todo custo). Tivemos o Wolves oferecendo a casa (4 anos, 46 milhoes) pro Nicolas Batum, oferta que o Blazers deve igualar (e tem razão nisso). O Suns ofereceu um contrato máximo pro Eric Gordon, que o Hornets igualou sem pensar duas vezes (realmente, era uma decisão fácil). O Knicks não igualou a proposta por Lin feita pelo Rockets (mais no proximo paragrafo). Tivemos o Pacers igualando o contrato absurdo que o Blazres ofereceu pro Roy Hibbert (Essa é dificil, nao sei dizer se eu teria igualado ou não). O Raptors oferecendo 3 anos, 19 milhōes pro Landry Fields pra evitar que o time de NY fosse atrás do Steve Nash. Enfim, foi uma orquestra de contratos absurdos e times se vendo em dificuldades para igualar todos. Acho que foi a forma do mercado reagir a uma classe de Free Agents irrestritos bem fraca...


- Um minuto de silêncio para todos os torcedores do Knicks que viram mais um show de incompetência do Jim Dolan essa offseason. Perder Lin para o Rockets por birra - sério, foi o principal motivo - sendo que ele gerou 600 milhōes pro Knicks ano passado foi a cereja no topo do bolo. A simples noticia de que o Lin PODERIA sair do Knicks fez as açōes do time de NY despencarem (50 milhōes em um dia). O Knicks não manteve Lin porque acharam que houve "falta de lealdade" do chinês por assinar a oferta qualificatoria com o Rockets e usaram a desculpa do salário alto para um jogador que jogou apenas 25 jogos ano passado, quando o principal motivo foi birra do Dolan com ele porque ele contratou um agente de imagem sem perguntar pro Knicks antes (Ele era Free Agent!) e porque ele assinou a proposta com o Rockets quando o Knicks - surpresa! - não tinha oferecido pra ele nenhum contrato e tinha assinado com Jason Kidd e Ray Felton, e o Dolan ainda chegou a dizer que achava o Felton tão bom quanto ou melhor que o Lin. E agora Lin foi pro unico time que sabe o verdadeiro impacto financeiro de ter uma estrela chinesa no seu time. Ache algo nesse parágrafo que faça sentido.


- Já comentei ali em cima de como os armadores tiveram um papel ativo nessa Free Agency, mas temos ainda dois exemplos que ficaram de fora: Nash, e Kyle Lowry. Depois de perder Dragic, o Rockets acabou investindo em Lin e trocando Lowry por uma escolha de primeira rodada do Raptors. Eu achei uma troca bem legal pra ambos os lados: Dificilmente o Raptors vai conseguir um grande armador no próximo Draft, e Lowry é um dos melhores da NBA, ainda jovem, vai encaixar bem nesse time. Do outro lado, com Lin chegando o time não precisava do insatisfeito Lowry, e conseguiu uma escolha valiosa que pode ser envolvida em alguma troca, ou então trazer um bom jogador temporada que vem pro grupo.

A segunda foi mais dificil... Afinal, naão é todo dia que meu jogador preferido de todos os tempos vai pro maior rival do meu Celtics. Agora minha vontade de ver o Lakers perdendo vai bater de frente com minha vontade de ver o Nash sendo campeão... Se eu tiver um derrame durante os playoffs por causa do Lakers, vocês já sabem o motivo. Não acho que o Nash era o armador perfeito pro Lakers, mas com certeza vai ajudar. Já faz algum tempo que o Kobe não é mais aquele jogador atlético que tinha facilidade em criar o seu espaço pras jogadas, hoje ele é mais eficiente se movimentando sem a bola e recebendo a redonda nos lugares onde ele tem melhor aproveitamento, onde pode dar um ou dois dribles e finalizar sem precisar ganhar muito espaço. PRa ele jogar assim, faltava um armador competente, e se ele aceitar mais esse papel e deixar Nash controlando mais a bola e tomando as decisōes, acho que o time do Lakers só tem a melhorar. O mesmo vale pro garrafão, o Lakers tem um dos melhores da Liga, mas faltava alguém capaz de acioná-lo em boas posiçōes perto da cesta, o que o Nash deve ajudar. Uma boa escolha tanto pra Nash como pro Lakers. Agora com licença, vou colocar fogo na minha camisa do Nash. Comigo dentro.


- Por falar em contratos absurdos, queria ressaltar dois fatos relativos aos times de New York. Primeiro, o Knicks: Sabia que o Knicks tem 64 milhōes garantidos em salários para a temporada 2014/2015... Com apenas quatro jogadores (Kidd, Melo, Amare Stoudamire e Tyson Chandler)? Na verdade, o que assassinou o Knicks salarialmente foi o contrato de 5 anos, 100 milhōes que ofereceram para o Amare em 2010... Sabe, o jogador que não conseguiu colocar um seguro nos seus joelhos de tão ferrados que já estavam e que vinha de cinco temporadas recebendo passes do Nash? Bom, a vida naão é tão fácil sem o canadense. Amare nunca repetiu as grandes atuaçōes dos tempos de Suns, teve dificuldade para se encaixar em qualquer esquema que o Knicks jogasse, teve muitos problemas de saúde, e agora seu contrato está assassinando o Knicks. Hell yeah, Nash, acabou com mais uma franquia! Jogadores como Amare, Shawn Marion, Leandrinho, Boris Diaw, Jason Richardson, Quentin Richardson, Channing Frye, Marcin Gortat e companhia deviam ter uma cláusula nos contratos que assinaram depois de jogar com o canadense que revertesse 60% do seu salário pra uma conta do Nash na Suiça.


- Agora, o mais legal: Gerald Wallace, que renovou com o Nets por 4 anos, 40 milhōes, é o titular do Nets que menos ganha em salário anual. So there!


- Não, é sério! Deron Williams ganha 18 milhōes, Joe Johnson ganha 22, Kris Humphries ganhará 12 milhōes, e Brook Lopez ganha 15 milhōes em um contrato máximo. Eu não estou pronto pra viver num mundo onde o Brook Lopez ganha um salário máximo... (Eu tinha outras coisas pra falar sobre o Nets, mas merece um post separado).


- Abriram as apostas de Vegas para o título do Super Bowl de 2013. O favorito? Meu 49ers, é claro, porque aparentemente isso faz algum sentido. Vegas, baby!! Embora eu preferisse quando ninguem acreditava na gente. Oh well...


- Foi mal pelo post esquisito, ainda nao estou 100% desde que voltei. Ainda hoje tem um podcast saindo, então fiquem ligados. Até a proxima!

2 comentários:

  1. Deviam usar a Amnesty Clause no Amar'e, lol

    Não se encaixa nesse time atual, custa uma fortuna, não tem times dispostos (achismo meu, mas creio que seja verdade) a fazer uma troca razoável, e é melhor se desfazer dele do que se desfazer do Melo ou do Chandler (pra tentar alguma mudança mais profunda no time, um dos três teria que dançar)

    ResponderExcluir
  2. Hehe, pensei melhor, não tem como: só pode usar a amnesty uma vez e o Knicks já usou no Billlups...

    ResponderExcluir