Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comentarios e bold predictions na NFL

Foi só por uma tarde, mas Alex Smith foi
o melhor QB do Draft de 2005 em campo


Ainda naquele ritmo meio confuso de volta de feriado, vamos aproveitar o fim da primeira rodada da NFL 2012 pra fazer alguns comentários rápidos sobre o que vimos e, claro, pra dar alguns palpites pro restante da temporada (e pro jogo de quinta feira da proxima rodada, Packs e Bears).

Pra começar, já aviso que não vou dar nenhum palpite sobre o meu 49ers, que ganhou com propriedade do Packers fora de casa. Eu sei que meu time acabou de ganhar do time que muitos consideravam o melhor da NFL, sei que Alex Smith acabou de jogar melhor que Aaron Rodgers em um jogo importante fora de casa, sei que talvez seja o time mais completo da NFL... Mas talvez pra ser imparcial, talvez pra não zicar (ok, definitivamente pra não zicar), não vou insistir muito nesse assunto. Btw, já falei que eles tem a melhor defesa da NFL que engoliu até mesmo o MVP da Liga?

Mas se vou evitar um pouco - propositalmente - o Niners, não posso deixar de falar sobre o Green Bay Packers. Não porque eles perderam seu segundo jogo consecutivo em casa, claro. Se existe uma regra sobre a primeira rodada da NFL, é a seguinte: Nunca overreact em relação a ela. Vamos falar mais disso mais pra frente, mas nunca vale a pena se preocupar - ou se animar - demais em relação a só uma rodada. E isso vale pro Packers. Sim, apanhar em casa de forma sonora dói, as falhas que o Packers mostrou no passado ainda estão aí, e o time ainda depende demais do ataque aéreo. Mas o Packers ainda tem Rodgers, ainda tem bons playmakers, e continua sendo um candidato ao título. A derrota não mudou isso, e não foi isso que me incomodou. O que me incomodou foi a atitude do time.

Voltemos alguns meses pros playoffs da temporada passada. O Giants deu uma surra no Packers em pleno Lambeau Field, ganhou de forma definitiva, controlou o jogo todo e eventualmente ganhou o título... E tudo que o Packers tinha a falar era "Eles não nos venceram, nós perdemos para nós mesmos". E agora, na abertura da temporada 2012, depois de mais um jogo onde o adversário foi claramente o melhor time e dominou o jogo de ponta a ponta, o Packers repete a mesma história, com os comentários infelizes do Jarrett Bush: O 49ers não nos venceu, nós perdemos para nós mesmos. Não tem nada errado em ter confiança, mas começo a me perguntar se essa atitude do Packers não está atrapalhando a equipe. Talvez o Packers esteja tão confiante que eles são os melhores e poderiam vencer Giants e 49ers qualquer dia da semana e simplesmente "perderam para si mesmos", que eles não estejam olhando para as limitaçōes da sua equipe. O Giants explorou algumas falhas do Packers em Janeiro, e o Niners explorou praticamente as mesmas falhas domingo, e o Packers nunca soube como responder a isso. Talvez porque eles estavam preocupados demais se achando bons demais pra encarar a verdade: Giants e Niners foram melhores do que eles. E ainda que eu ache que Green Bay vá dar a volta por cima e tranquilamente ir aos playoffs, e que é um time muito perigoso, esse excesso de fanfarronice do time pode realmente acabar prejudicando a equipe mais pra frente.

Mas voltando um pouco pro quesito de "Nunca exagere na reação a um jogo de primeira rodada", meu candidato dessa semana pra isso é o Falcons. Sim, o Falcons é um bom time com um QB muito bom (Matt Ryan) e é um candidato pro título agora que está mais experiente depois de mais uma derrota nos playoffs. Mas olhando a primeira partida da equipe - 40 a 24 contra um bom time de Kansas City, em Kansas - faz o Falcons parecer um grande favorito... Até que lembramos que KAnsas estava sem seus dois melhores defensores (Tamba Hali e Brandon Flowers) e até por isso foi forçado a jogar um estilo que não é agradável pra eles (muito ataque aéreo pra alcançar no placar). O Falcons ainda é um bom time, ainda acho que Ryan vai ter um ótimo ano, mas não pensem que essa vitória diz tudo que parece. Aproveitando, fiquem com esse pequeno palpite:

O Falcons vai ganhar a NFC South com tranqüilidade

Porque agora chegamos a outro time da NFC South, o Saints. Desde o começo, eu achei que o Saints ia encaixar em uma dessas duas categorias: Ou uma temporada emputecida, com o time babando sangue pra jogar na cara do Roger Goodell que eles iam ganhar com ou sem suspensōes... Ou uma temporada confusa, com muitas dificuldades sem Sean Payton na lateral de campo e tendo que contar com muito talento em campo (algo que eles não tem mais tanto assim, pelo menos em variedade) pra superar a falta de tática e comando. E eu apostava na segunda, especialmente na defesa... E nós vimos o que Robert Griffin (alias, excelente estréia do garoto, tem futuro!) fez com eles na estreia. Yeah, eu sei, nunca tome a primeira rodada como algo definitivo, mas o fato de que o Saints se portou EXATAMENTE como eu esperava me fez ter confiança de que eu estava no caminho certo. Agora me permitam elaborar:


O Falcons vai ganhar a NFC South com tranqüilidade e o Saints fica de fora dos playoffs

Pra alegria de Goodell.

Outros dois times que merecem um troféu de consolação no quesito "Nao exagere após um jogo!", New York Jets e Dallas Cowboys, também começaram bem a temporada. O primeiro é particularmente complicado: Depois de uma pré-temporada pavorosa em termos ofensivos, e com a controvérsia Tim Tebow vs Mark Sanchez a todo vapor, o Jets mandou ver 48 pontos (!!!) pra cima de uma defesa que (no papel) deveria ser uma das melhores da Liga. Mas hmm.. Yeah... Não achem que isso vai se repetir pra sempre. Não vi o jogo e não sei explicar essa aberração de ambos os lados, mas dificilmente isso vai se sustentar. Sanchez teve um bom jogo, com ajuda do calouro Stephen Hill, mas naão acho que isso vá se repetir, em parte porque Sanchez nunca consegue ter uma boa sequência de jogos, em parte porque o ataque do Bills (em especial, Ryan Fitzpatrick, que foi dominado pela defesa do Jets ano passado) ajudou em muito o Jets, e em parte porque as várias fraquezas do ataque de NY não apareceu nesse jogo, mas dificilmente vai continuar assim por muito tempo. E embora eu ainda ache que o Jets não vai aos playoffs, acho que eles não vão sumir quietos, a defesa ainda é muito boa. Mas eles ainda precisam provar muito mais do que isso... Embora esse jogo TENHA me deixado preocupado com o Bills.

O Cowboys é mais difícil... Porque eles tem muito talento, começam a temporada jogando bem, fazem todo mundo pensar que eles finalmente encaixaram tudo e vão fazer a temporada que prometem há anos... Só que no final eles acabam entregando tudo de forma humilhante e ridícula. Tem sido assim há anos, e por mais que eu adoraria colocar aqui "Cowboys irá aos playoffs!"... Eu não consigo, tem bagagem demais. Vamos esperar mais duas semanas pra ver se esse time realmente se encaixou, e se Kevin Ogletree realmente aprendeu a segurar passes, se o Dez Bryant vai mesmo se manter na linha... E se Tony Romo consegue emendar tres bons jogos seguidos. Ai podemos falar do Cowboys pra valer.

(Btw, aproveitando: Ninguém aqui é louco de descartar o Giants depois desse jogo, espero. Perder alguns jogos, ter uma boa sequência no meio da temporada, depois perder um ou outro jogo fácil em casa, terminar a temporada no limite e classificar pros playoffs na última rodada no sufoco... E ligar a quinta marcha nos playoffs. O Giants já fez tanto isso que é tão previsivel como... Bem, o que eu falei do Cowboys no parágrafo anterior. Estou me segurando aqui pra não fazer um palpite do tipo "dois times da NFC East nos playoffs"... Vamos em frente antes que eu mude de ideia).

Por falar em NFC East, e pra compensar esse palpite que eu mudei de ideia 3000 vezes antes de terminar o post, citado acima (especialmente porque não confio no Redskins e nem no Dallas), vamos com outro aqui:

Robert Griffin e Andrew Luck disputarão entre eles, e mais ninguém, o prêmio de calouro ofensivo do ano

Hmm, essa foi difícil hein? Ok, ok, vamos com outra mais ousada...


Greg Schianno será técnico do ano e o Bucs terminará o ano 8-8 ou melhor

Hell yeah, sinta a ousadia! Todo mundo viu ano passado o "efeito Harbaugh", o efeito que acontece quando você troca um técnico muito fraco por um bom técnico, e que levou o Niners a 13 vitórias e terminar a dois fumbles de ir para o Super Bowl (Espera um minuto, preciso bater a cabeça na parede com força......... Ok, vamos em frente). Bom, esse ano o Tampa Bay Bucaneers é o meu candidato ao Harbaugh Effect. Eles tem bastante talento dos dois lados da bola, trouxeram vários bons Free Agents e tem um time muito jovem, mas ano passado esbarraram em falta de vontade e de um técnico que trouxesse o melhor dos jogadores à tona com um futebol americano mais forte e brigado (e que acabou com os jogadores forçando a saída do técnico. Não posso culpá-los). Depois de uma temporada 2010 muito boa e promissora, todo mundo - eu, eu! - achava que o Bucs ia estourar e ir aos playoffs em 2011, mas todo mundo lembra como acabou (10 derrotas seguidas). Agora, com um novo técnico, um time melhor e uma nova atitude, será que o Bucs estoura com um ano de atraso? Não durma nesse time... 

Aproveitando, vamos falar de três times que causaram uma ótima impressão nessa primeira rodada e em nenhum momento me pareceram fora da sua curva: Baltimore Ravens, Houston Texans e Chicago Bears. Bears e Ravens tem uma semelhança interessante: Times que viveram nas costas da sua defesa nos últimos anos, mas que estão vendo cada vez mais claramente que essa defesa está envelhecendo e se tornando menos e menos capaz de levar o time sozinho nas costas. E por esse motivo, ambos os times estão buscando compensar isso com ataques mais explosivos e placares altos. E tem dado certo: Joe Flacco é (junto com Matt Ryan) meu candidato a "Breakout Season" entre QBs desse ano, e Jay Cutler estava jogando em altíssimo nível ano passado antes de quebrar o dedo e cair fora dos playoffs, e está com um corpo de recebedores bem melhor agora. Com defesas velhas e machucadas, mas ainda sólidas, se os ataques desses times realmente confirmarem seu novo status, são dois times muito perigosos. O mesmo para o Texans, que quase ganhou do Ravens em Baltimore nos playoffs do ano passado com TJ Yates (!!) de Quarterback, e agora tem Matt Schaub de volta e com novo contrato. Três times com boas defesas e com ataques que prometem ser explosivos o suficiente. Tenham medo.

Bears, Texans e Ravens irão aos playoffs e pelo menos um deles irá a uma final de conferência (e será o Ravens)

Ops, escapou.

(Btw, os Patriots não me convenceram nessa primeira rodada apesar da boa atuação. A defesa foi melhor, o jogo terrestre funcionou... Mas foi contra um time medíocre do Titans, que teve a pior defesa terrestre da NFL em 2011 e cujo ataque, pra piorar, estava sem seu melhor WR. Ainda acho o Pats um grande time e gostei da intensidade da defesa, mas foi mais um time que pareceu melhor do que devia graças às circunstâncias favoráveis)

Alias, foi muito bom ver Peyton Manning de volta em um uniforme da NFL. Ele jogou bem, seu time jogou bem, e seu Denver Broncos conseguiu uma boa vitória sobre o Pittsburgh Steelers. Não vou palpitar sobre o Manning muito, acho que ele vai ter um bom ano e perder os playoffs mesmo assim (mas não por muito), mas deixa eu contar um segredinho: Esse time do Steelers está muito mais acabado do que parece. A defesa está um ano mais velha e com muitos jogadores com problemas de saúde, a linha ofensiva é patética, o jogo terrestre não existe... Quer dizer, a defesa ainda vai se aguentar um pouco e Big Ben é Big Ben, mas não consigo ver esse time ganhando mais que 8 jogos e indo aos playoffs. E com isso, o Broncos acaba caindo em mais um caso comum da primeira rodada: Aquele time que ganha de um adversário que foi bom, mas decaiu muito da temporada passada... Só que como é a primeira rodada, ninguém sabe ainda disso e a vitória parece mais impressionante do que realmente foi. So there.

Agora, pra terminar, falar um pouco dos times que fazem parte do pelotão de baixo: Browns, Dolphins e Rams, três times que eu tinha como candidatos à primeira escolha do Draft. Pra ajudar, dois deles (Browns e Phins) ainda tiveram a genial ideia de colocar dois calouros pra serem seus QBs titulares, o que deu um fracasso redundante: Brandon Weeden lançou 4 ints, e Ryan Tannehil foi humilhado pela defesa do Texans o dia todo. E o Rams, apesar de não ter feito feio contra o Lions (que contou com a ajuda dos juizes reservas num lance patético com o relógio que praticamente lhes deu um novo timeout), ainda tem muito mais problemas do que soluçōes. Quem escapou desse fundo de poço, no final, foi o Arizona Cardinals, que conseguiu boa vitória sobre o Seahawks e viu mais um bom jogo da sua defesa, com Kevin Kolb conduzindo a campanha (ok, o passe) da vitória. Btw, sabia que o Cardinals está 8-2 nos seus últimos 10 jogos? Just sayin'...

(Jaguars e Viks são um pouco melhores que esses três. Um pouco. Aproveitando...)

Browns e Dolphins brigam pela primeira escolha do Draft

Pronto. Assim eu já tiro isso da minha cabeça. O quão bizarro seria se a first pick (Matt Barkley, talvez?) ficasse entre dois times que acabaram de gastar uma 1st round pick com um QB?

Pra terminar, três previsōes para a temporada:

Pelo menos cinco times que foram aos playoffs ano passado ficarão de fora dos playoffs desse ano

Ops, fácil demais, isso acontece todo santo ano. Ok, vamos dificuldar as coisas...

Pelo menos cinco times que foram aos playoffs ano passado ficarão de fora dos playoffs desse ano: Saints, Lions, Bengals, Broncos e Steelers

Ou pelo menos esses são meus palpites pros cinco times que ficarão de fora. Faz uns oito anos que pelo menos cinco ficam de fora dos playoffs seguintes, então não vejo porque as coisas deveriam mudar agora. Saints e Steelers eu já falei, Broncos ainda tem defeitos óbvios que foram camuflados contra um time mediano do Steelers (Broncos 2011 era um time melhor que o Broncos de 2012. E não por causa de Tebow), e Detroit Lions e Cincinatti Bengals tem times talentosos que devem sofrer uma regressão em relação ao ano passado (a defesa do Bengals, em especial a secundária, está bem mais frágil, e o Lions deu uma boa dose de sorte ano passado E deve ter um problema maior esse ano com o Bears saudável). Confesso que não sou um grande fã do Lions, muitos problemas internos que devem ser corrigidos com o tempo, mas não rápido o suficiente pra competir em uma forte NFC.

Pelo menos um QB vai bater a marca de 5000 jardas esse ano

Ano passado tivemos três (Tom Brady, Drew Brees e Matthew Stafford). Antes disso, só dois jogadores na HISTÓRIA DA FUCKING NFL tinham conseguido passar das 5000 jardas: Dan Marino, em 1984, e Brees em 2008 (o jogador que mais chegou perto tirando eles? Eli Manning com 4933... Adivinhem... Ano passado. So there!). Então aceitem quando eu digo que desde 2004 a Liga tem mudado em muito suas regras relativas ao jogo aéreo, cada vez mais, para aumentar a quantidade de ataque e de pontos nas partidas de forma a torná-lo mais ofensivo, explosivo e mais divertido para os fãs. Essa inflação absurda nas estatísticas dessa década acabaram gerando comparaçōes ridículas entre os QBs dessa geração e os de geraçōes passadas, e me da vontade de vomitar cada vez que eu vejo alguém falando que Marino em 84 não teve a temporada regular mais absurda da história da NFL da posição, ou que Manning é o melhor QB de todos os tempos. Mas estou fugindo do ponto: A NFL é uma Liga voltada para o passe, e isso tem aumentado cada vez mais ao longo dos anos, ao ponto de que hoje chegar a 5000 jardas está virando uma coisa até comum. E isso só vai aumentar. Por isso, acho difícil evitar outra temporada de 5000 jardas esse ano. Mas não me arrisco a arriscar de quem.

Pra terminar, meu palpite sobre o Super Bowl...

No Super Bowl, vitória dos...

...

...

De jeito nenhum eu vou zicar isso falando o que eu realmente penso. Fiquem com meu palpite para o jogo de quinta feira, time da casa em caixa alta:


Bears ganham do PACKERS

Não, galera, não estou louco nem overreacting depois da primeira rodada e uma derrota em casa do Packers. Ainda acho o Packers um time um pouco melhor que o Bears, e sei que eles jogam em casa. Mas minha pick está sendo feita por um simples motivo. O jogo é na quinta feira, portanto menos tempo pra descansar e se recuperarem depois da rodada de domingo. Dado isso, quem vocês acham que está mais preparado para o jogo de quinta a noite: O time que enfrentou um jogo relativamente fácil e fisicamente mole contra um time muito fraco do Colts, que não consegue dar tackles, ou o time que foi jogado pra lá e pra cá (e esfregado no chão) como uma boneca de pano pelo time mais físico da NFL? Eu estou indo no time que ganhou do Colts e provavelmente vai ter os jogadores mais descansados e inteiros fisicamente na quinta a noite. E se Aaron Rodgers voltar pra me assombrar, que seja!

5 comentários:

  1. *Ctrl+f "Saints"* Legal cara, mas não. Dando uma de torcedor babaca eu ainda acredito no meu time e acho que o Falcons não é isso tudo, Ryan sempre da uma amarelada e o tecnico tb da umas vaciladas (mas pelo menos eles tem um ne).

    So pra te zicar, meu palpite pra esse SB é vitoria dos Niners contra os Ravens.

    ResponderExcluir
  2. Achei legal o post, acho que o Steelers fazem 10-6(mas tbm sou torcedor né).Acho que dava para botar o Raiders nesse fundo do poço ae, do jeito que eles tão usando o McFadden ele não chega na semana 5.Por isso e pela defesa que eu acho uma defesa solida, diria que o browns ainda são melhores que dolphins e raiders.

    SB vai dar Ravens X Bears - com bears vencendo.

    ResponderExcluir
  3. como sempre trocentos milhões de coisas pra ler, mas ta massa... A secundaria do Giants ta um lixo, espero que alguem apareça, seja do roster ou algum FA obscuro, por que ta foda. Espero que façam a mesma formula do ano passado, zilhoes de contusões no inicio do ano, mas no fim ficar focado e ir pra o SB, acho dificil agente ir ao SB de novo,

    meu palpite do SB é Niners e Texans

    ResponderExcluir
  4. Torcedor dos Packers aqui e, tendo visto os jogos dos dois times domingo, também acho que os Bears ganham quinta.

    Espero estar errado.

    ResponderExcluir
  5. Só espero que o San Diego tenha uma temporada decente.
    Tem sido meio irritante nos últimos anos.

    ResponderExcluir